Racismo estrutural

Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

Flor.Brito 03/01/2021

Extremamente necessário
Pra mim foi uma leitura bem rápida e didática. Aprendi muito com esse livro e pretendo ler mais livros dessa série. Bastante informativo.

Oliveira208 17/06/2021

Livro difícil
Ele é cheio de verdades muito tensas de digerir, fiquei me sentindo mal em muitos momentos, porque passei a enxergar coisas que passavam despercebidas. Leitura necessária para entender que o racismo está na estrutura da sociedade e que ele precisa ser combatido.

Debby 04/01/2021

Um retrato da sociedade
Acima de qualquer coisa, o texto é rico em descrever de forma clara todos os pontos em que se propõe. E para mim deveria ser leitura obrigatória a todos. Uma explicação do papel da economia, do direito e
do estado no processo estrutural do racismo.
Um livro para ser lido e relido sempre com o objetivo de nos atentar para esses problemas que as vezes passam despercebidos. Um lembrete de tudo que precisa mudar.
Ri :) 07/01/2021minha estante
E totalmente acessível na linguagem.

Eduardo 05/01/2021

Acompanho as discussões sobre racismo de orelhada faz anos, leio textos na internet e acompanho debates, mas esse é o primeiro livro inteiramente dedicado ao assunto que eu leio.

Gostei bastante da leitura. Me agrada demais essa tendência de muitos professores universitários que têm procurado atuar mais diretamente no debate público publicando textos sobre assuntos em que são especialistas mas em uma linguagem acessível. Esse trabalho do Silvio de Almeida se enquadra bem neste tipo de publicação.

Chego a me empolgar em alguns trechos da leitura, ele consegue condensar em um livro não muito extenso uma grande quantidade de tópicos relacionados ao racismo. Em trechos bem específicos me pegava questionando algum modo de argumentação ou alguma conclusão do autor, mas mesmo nesses trechos sentia que isso era um ponto do positivo do livro, pois o autor estava estimulando o debate e o questionamento. A impressão era não só de um texto que aborda moralmente como pensar o racismo, mas também eticamente. Menos as respostas prontas, muito mais a reflexão crítica sobre o tema.

O livro ajuda a organizar muita coisa que ocorre no debate público entorno desse mesmo termo, racismo, mas que possui diversas concepções. Isso ele faz a partir do que parece ser uma pesquisa bem extensa e com base em uma bibliografia bem variada, contando a história do termo de raça e, após isso, diferenciando três concepções diferentes sobre racismo: individualista, institucional e estrutural. Aqui o conhecimento aprofundado do autor realmente traz ferramentas para que possamos compreender melhor as disputas em torno desse termo, o que eles têm por base e quais as suas implicações.

Indo além, o autor ainda relaciona de modo bastante didático diversas compreensões do racismo com as diversas compreensões do direito: as discussões sobre a escravidão/abolição no século XIX segundo o jusnaturalismo, o racismo individualista e o direito como norma, o racismo institucional e o direito como poder e, por fim, o racismo estrutural e o racismo como relação social.

O livro segue essa estrutura clara de explicitar como em parte do senso comum tenta-se compreender lógicas econômicas e sociais de modo muito preso à noção de indivíduo, buscando mostrar as consequências desse tipo de pensamento e como isso é insuficiente para compreendere o fenômeno do racismo, que é sempre estrutural, construído historicamente, de modo social e com implicações políticas e econômicas. Sendo assim, o racismo não é uma mera expressão de falha de caráter ou de uma irracionalidade do mercado que prejudicaria a produtividade e o lucro.

Como professor de Literatura para alunos de Ensino Médio, logo nas primeira parte do livro me peguei pensando sobre a necessidade de repensar a história da literatura que é ensinada na escola, de como a língua portuguesa é central para pensar o colonialismo e como esse processo se relaciona com o surgimento mesmo da noção de raça. O indício mais claro desse processo é o apagamento das minorias sociológicas na história da literatura, mas os processos sobre como isso ocorre e, principalmente, como devemos lidar eticamente com a história da literatura partindo desse ponto de vista acredito que é algo que ainda estamos desenvolvendo enquanto sociedade.

Por fim, termino essa resenha com um trecho importantíssimo em que Almeida comenta como as reivindicações por identidades podem ser capturadas pelos racistas e pela extrema-direita, algo bastante próprio do momento que vivemos: "No fim das contas, a identidade desconectada das questões estruturais, a raça sem classe, as pautas por liberdade desconectadas dos reclamos por transformações econômicas e políticas, tornam-se prezas fáceis do sistema. Facilmente a questão racial desliza para o moralismo. Por isso, diversidade não basta, é preciso igualdade. Não existe nem nunca existirá respeito às diferenças em um mundo em que pessoas morrem de fome ou são assassinadas pela cor da pele". (p. 190)

custodiovitoria 21/12/2021

É, sem dúvidas, uma ótima leitura. A obra aborda diversos temas importantes e desfaz algumas falácias acerca do racismo.

Com uma série de referências relevantes e uma análise histórica sociológica, Silvio Almeida apresenta um livro acessível com uma ótima síntese sobre o que é o racismo estrutural na sociedade brasileira.

Lau 22/07/2021

Enfim entendi a diferença entre racismo institucional e racismo estrutural, os quais as pessoas tanto gostam de usar como sinônimos, mesmo não sendo.

"Racismo estrutural" é uma obra que expõe os pilares de sustentação do racismo e o fato dele ter sido - e estar sendo - usado ativamente como técnica para o favorecimento do acúmulo de capital. Deixando explícito que o combate ao racismo a nível individual e institucional, apesar de importante, não é suficiente, o autor faz um apelo para um projeto de desenvolvimento nacional que finalmente infiltre essa luta no cerne da sociedade.

O livro explica algumas coisas muito bem, como os termos e relações políticas/jurídicas/econômicas essenciais à análise do racismo pelo seu ponto de vista, mas não dei 5 estrelas porque, para outras coisas, senti falta de uma evolução cronológica do raciocínio (ele traz referências de um passado distante, de um passado recente e do presente, indo e voltando neles de forma pouco harmônica) e, mais do que isso, muitas vezes o autor se propõe a fazer associações pulando do começo para o fim delas, sem explicar o meio. Acredito que vale muito a pena escutar o que o Silvio Almeida tem a dizer em entrevistas no Youtube, pois elas podem servir como complemento ao que foi escrito no livro.

Rafael.Gomes 09/01/2023

Denso e relevante
Segue a linha do "Pequeno manual antirracista" da Djamila Ribeiro, mas esta obra é bem mais profunda, mais difícil de ler e (talvez por tudo isso) ainda mais interessante. Aqui o "Estrutural" ganha contornos bem mais claros e em todos os aspectos sociais, econômicos e culturais. O despertar para esta realidade é fundamental para o conhecimento e "evolução" da sociedade. Gostaria de indicar para milhares de pessoas, mas acho que o "Pequeno manual antirracista" é mais relevante como leitura inicial para o tema e se adapta melhor à introdução, sendo esta obra uma leitura de aprofundamento posterior.

Trechos:

(?) o racismo é sempre estrutural (?) integra a organização econômica e política da sociedade. Em suma, o que queremos explicitar é que o racismo é a manifestação normal de uma sociedade, e não um fenômeno patológico ou que expressa algum tipo de anormalidade. O racismo fornece o sentido, a lógica e a tecnologia para a reprodução das formas de desigualdade e violência que moldam a vida social contemporânea.

(?) o racismo é uma decorrência da própria estrutura social, ou seja, do modo hormal" com que se constituem as relações políticas, econômicas, jurídicas e até familiares, não sendo uma patologia social e nem um desarranjo institucional. O racismo é
estrutural. Comportamentos individuais e processos institucionais são derivados de uma sociedade cujo racismo é regra e não exceção. O racismo é parte de um processo social que ocorre "pelas costas dos indivíduos e lhes parece legado pela tradição". Nesse caso, além de medidas que coíbam o racismo individual e institucionalmente, torna-se imperativo refletir sobre mudanças profundas nas relações sociais, políticas e econômicas.

O que nos é apresentado não é a realidade, mas uma representação do imaginário social acerca de pessoas negras.

(?) uma pessoa não nasce branca ou negra, mas torna-se a partir do momento em que seu corpo e sua mente são conectados a toda uma rede de sentidos compartilhados coletivamente, cuja existência antecede a formação de sua consciência e de seus afetos.

Assim como o privilégio faz de alguém branco, são as desvantagens sociais e as circunstâncias histórico-culturais, e não somente a cor da pele ou o formato do rosto, que fazem de alguém negro.

Não existe ?consciência de classe? sem consciência do problema racial.
Geraldo.Maia 30/03/2023minha estante
E pq não 5*? É uma dúvida mesmo, esse tá se aproximando na minha fila de leitura.

David713 15/04/2023

Ler o Silvio depois da Djamila foi triste...
Então... O cara é foda. Expõe temas importantes e necessários. Mas... Depois de ler Djamila Ribeiro, ler o Almeida foi doloroso de chato. Triste...

jujuwithbooks0 26/05/2023

Achei esse disponível no prime reading e aproveitei por já ter lido outro dessa coleção, gostei muuuuito. Tinha um pé atrás com os livros dessa coleção por achar que eram tão pequenos pra tratar de assuntos tão densos, mas me surpreendi tanto que em certo ponto o livro ficou um pouco massante por exigir um certo nível de concentração.

O livro trás tantos pontos importantes e vistas diferentes, é um ótimo livro pra quem tá começando os estudos e cumpre perfeitamente bem a função para que foi desenvolvido: conhecimento de qualidade em custos baixos. Recomendo muito.

Bruno 30/09/2021

Uma visão bem didática das estruturas do racismo
A leitura deste livro acaba sendo essencial para um entendimento mais explícito do racismo e suas formas de opressão, pois nele temos a abordagem não só do racismo individual ou da sociedade mas como também das instituições que acabam dando continuidade a esse asqueroso comportamento.
Gostei dos capítulos que debatem sobre a parte econômica do racismo e como os negros sofrem(principalmente as mulheres) com piores salários, como compões as classes sociais e como as estruturas funcionam em torno disso. Como o racismo marginaliza e segrega
direta e indiretamente a população negra.
Assim como em todas as obras sobre o assunto vemos que a elite acaba ficando com o papel de opressor, o que é compreensível já que somos o último país a proibir a escravatura, logo alguns traços e comportamentos ainda estão presentes na sociedade.
O livro é muito bom, mas acabei sofrendo em algumas partes por ser muito técnico ou se repetir em certos pontos o que não impossibilita o leitor de entender o que é o racismo estrutural.
OBS.: Estou tentando ler todos os livros do projeto "femininos plurais" e estou gostando bastante do que estou encontrando.

Mim 15/01/2022

Djamila Ribeiro coordenou uma coleção de livros denominada ?Feminismos Plurais?. No livro desta coleção ?Racismo Estrutural?, Sílvio Almeida, advogado, filósofo e professor universitário, aborda a questão do racismo estrutural em uma linguagem didática e acessível, mostrando que o racismo faz parte da estrutura da sociedade capitalista.
Nos anos 1970, Kwame Turu e Charles Hamilton, no livro "Black Power", apresentaram pela primeira vez o conceito de racismo institucional: muito mais do que a ação de indivíduos com motivações pessoais, o racismo está infiltrado nas instituições e na cultura, gerando condições deficitárias a priori para boa parte da população. É a partir desse conceito que o autor Silvio Almeida apresenta dados estatísticos e discute como o racismo está na estrutura social, política e econômica da sociedade brasileira.
É um livro excelente, aborda diversos assuntos com uma didática muito boa, traz contextualização histórica e referências de diversos estudiosos, comprovando o que foi dito. Por ser uma leitura mais científica requer bastante atenção, por isso em alguns momentos precisei voltar para entender melhor o que estava lendo, o que não é um ponto negativo, só um lembrete que demorar um pouco mais nessa leitura será super normal. Inclusive, ela é ótima também como material para ser citado em trabalhos acadêmicos, pois ele é rico em informações e referências.
Eu considero um material muito valioso para informações. Nessa luta contra o racismo precisamos saber do que se trata e sair da ignorância, precisamos ler e consumir conteúdos de pessoas que sabem do que estão falando, como Silvio, e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo. Com certeza é uma leitura que eu indicaria, não somente para ser lida uma vez, vai ser importantíssimo voltar no livro e rever alguns conceitos.

" No fim das contas, quando se limita o olhar sobre o racismo a aspectos comportamentais, deixa-se de considerar o fato de que as maiores desgraças produzidas pelo racismo foram feitas sob o abrigo da ilegalidade e com apoio moral de líderes políticos, líderes religiosos e dos considerados ?homens de bem??.

Marcelo 02/05/2021

Leitura difícil mas necessária
A leitura deste livro é imprescindível para um entendimento do tema. Não é uma leitura fácil. A escrita é acadêmica e não é muito acessível. Mesmo assim a obra é necessária para quem quer aprender mais sobre racismo e entender sua mecânica na sociedade.

Anderson 05/05/2022

Necessário
É um belíssima obra, além de muito importante para entendermos a origem do racismo em nosso país e como ele afeta negativamente. Todos deveriam ler! Deveria ser ensinado nas escolas

Rayssa.Ferreira 03/08/2022

Vale a pena
Uma leitura que realmente vale a pena. Para mim que estou começando agora a debater assuntos com esta temática sobre Relações étnico-raciais. E,
este livro traz detalhadamente todo esse processo do racismo estruturado que vemos até hoje muito na nossa sociedade. Debatemos ele em um grupo de estudos durante 3 encontros e ele trouxe muita relevância para a nossa discussão.

Edu 26/05/2021

Uma lanterna no meio da escuridão
Silvio Almeida não nos apresenta uma obra com juridiquês ou faz uso de expressões rebuscadas. Ele desenha um panorama de fácil apreensão e nos conduz por um caminho que esclarece o tema e outros correlatos.

É um guia para entender como o racismo vai muito além de atitudes atomizadas de indivíduos ou grupos. Falar que o problema o racismo é estrutural não nos exime da sua reprodução ou de estar fazendo parte do sistema que o utiliza.

Não é preciso concordar com o autor em tudo ou ir pela linha de seu raciocínio, mas enxergar sua visão de mundo nos ajuda a compreender a nossa. Ele mesmo explica que os grupos minoritários não são um bloco pensante unânime.

O livro não é somente uma aula, mas uma lanterna no meio da escuridão que ilumina paredes e becos sem saída que não estávamos vendo. Ele não nos leva à saída da caverna, mas nos ensina a andar com mais cuidado.

Eu já tinha uma consciência racial na adolescência, mas gostaria muito de ter lido esse livro aos meus 15 anos.