Racismo estrutural

Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

Lisa Mifarreg 01/11/2020

Comecei a ler para fazer um trabalho da faculdade, mas gostei muito da leitura e da proposta da coleção, de trazer temas importantes, com base científica, mas em uma linguagem clara e acessível.

Sarah 03/11/2020

Que livro!
Silvio disserta sobre as concepções de racismo, faz apanhados históricos, aborda problemáticas e possíveis soluções, tudo com uma linguagem técnica, mas fácil de entender.
O autor aborda tudo com muita maestria, com dados ricos sobre o que fala; sabe fundamentar tudo muito bem.
Do começo ao fim nós sentimos um nó na garganta, no decorrer dos capítulos sentimos indignação... Um livro necessário.

Anderson 05/05/2022

Necessário
É um belíssima obra, além de muito importante para entendermos a origem do racismo em nosso país e como ele afeta negativamente. Todos deveriam ler! Deveria ser ensinado nas escolas

Irving Bruno 23/11/2021

Livro INCRÍVEL, mas requer bagagem para melhor compreensão..
O Silvio Almeida é cirúrgico em destrinchar o que é RACISMO, a diferença entre RACISMO, DISCRIMINAÇÃO RACIAL e INJÚRIA RACIAL, como o RACISMO é base da sociedade contemporânea e porquê não existe racismo reverso.

O autor aborda varios dados, cita outros autores e fundamenta bem seus argumentos,
nos fazendo refletir em como vemos como NORMAIS coisas que são extremamente racistas.

Mas não se enganem! O livro, principalmente do meio para frente, tem uma linguagem bastante técnica e acadêmica, dificultando ainda mais a leitura e difusão entre as pessoas que mais precisam ler e entender melhor a própria situação de vulnerabilidade social.

Aliás, essa é minha maior crítica a alguns pensadores pretos, pois acho de extrema importância termos livros como esse para usarmos como fonte em trabalhos mais fundamentados, mas ao mesmo tempo usa-se seria importante termos obras assim numa línguagem mais acessível para pessoas que querem entender mais sobre o assunto e muitas vezes nem sequer ouviram falar de RACISMO ESTRUTURAL.

NegrALANE 29/12/2020

Livro perfeito!
Em breve postarei tudo o que tenho a dizer sobre essa leitura. Simplesmente perfeita!
Leio, logo existo 29/12/2020minha estante
Maravilhoso mesmo! Siga o canal dele no YouTube, muito bom.

Mônica Paz 31/12/2020

Depois de 2020, todos precisam ler sobre Racismo Estrutural
O livro Racismo Estrutural de Silvio Almeida. O livro é bem didático ao explicar conceitos importantes para entendermos como o racismo está enraizado na sociedade brasileira. A obra faz parte da coleção Feminismos Plurais, organizada por Djamila Ribeiro.

O livro, que tem 192 páginas, pode ser adquirido por preços entre 15 e 20 Reais. Vale muito a pena!

Flor.Brito 03/01/2021

Extremamente necessário
Pra mim foi uma leitura bem rápida e didática. Aprendi muito com esse livro e pretendo ler mais livros dessa série. Bastante informativo.

Debby 04/01/2021

Um retrato da sociedade
Acima de qualquer coisa, o texto é rico em descrever de forma clara todos os pontos em que se propõe. E para mim deveria ser leitura obrigatória a todos. Uma explicação do papel da economia, do direito e
do estado no processo estrutural do racismo.
Um livro para ser lido e relido sempre com o objetivo de nos atentar para esses problemas que as vezes passam despercebidos. Um lembrete de tudo que precisa mudar.
Ri :) 07/01/2021minha estante
E totalmente acessível na linguagem.

Rafa 28/01/2022

Racismo estrutural
Como próximo livro da série "feminismos plurais" coordenada pela Djamilla Ribeiro, escolhi esse por motivos de: professor da faculdade pediu fichamento do primeiro capítulo e aproveitei para ler logo.
O livro é de autoria de Silvio Luiz de Almeida, advogado, filósofo, doutor e pós-doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, além de diretor-presidente do Instituto Luiz Gama e professor de universidades brasileiras.
O livro conta com, além da introdução e das notas e referências, cinco capítulos de títulos: raça e racismo, racismo e ideologia, racismo e política, racismo e direito e racismo e economia.
Assim, Silvio traz, de maneira muito explicativa, conceitos como "raça" e "nação", além de fazer a diferenciação entre os sentidos dos termos "racismo", "preconceito" e "discriminação", que retoma em algumas partes seguintes do livro.
O livro é foda e a leitura é obrigatória para quem busca estudar mais sobre o tema. Atualmente, falar que o racismo é estrutural se tornou comum, mas até se entender o que isso significa de fato, é preciso buscar se informar mais, pois assim como nos livros"empoderamento" e "lugar de fala" percebe-se que falar sobre esses termos viralizados sem entender o que são, de onde vêm e o que significam, é, no mínimo, correr o risco de propagar falsas percepções que ajudam a perpetuar ou estagnar lutas e mudanças sociais.

jujuwithbooks0 26/05/2023

Achei esse disponível no prime reading e aproveitei por já ter lido outro dessa coleção, gostei muuuuito. Tinha um pé atrás com os livros dessa coleção por achar que eram tão pequenos pra tratar de assuntos tão densos, mas me surpreendi tanto que em certo ponto o livro ficou um pouco massante por exigir um certo nível de concentração.

O livro trás tantos pontos importantes e vistas diferentes, é um ótimo livro pra quem tá começando os estudos e cumpre perfeitamente bem a função para que foi desenvolvido: conhecimento de qualidade em custos baixos. Recomendo muito.

Rafael.Gomes 09/01/2023

Denso e relevante
Segue a linha do "Pequeno manual antirracista" da Djamila Ribeiro, mas esta obra é bem mais profunda, mais difícil de ler e (talvez por tudo isso) ainda mais interessante. Aqui o "Estrutural" ganha contornos bem mais claros e em todos os aspectos sociais, econômicos e culturais. O despertar para esta realidade é fundamental para o conhecimento e "evolução" da sociedade. Gostaria de indicar para milhares de pessoas, mas acho que o "Pequeno manual antirracista" é mais relevante como leitura inicial para o tema e se adapta melhor à introdução, sendo esta obra uma leitura de aprofundamento posterior.

Trechos:

(?) o racismo é sempre estrutural (?) integra a organização econômica e política da sociedade. Em suma, o que queremos explicitar é que o racismo é a manifestação normal de uma sociedade, e não um fenômeno patológico ou que expressa algum tipo de anormalidade. O racismo fornece o sentido, a lógica e a tecnologia para a reprodução das formas de desigualdade e violência que moldam a vida social contemporânea.

(?) o racismo é uma decorrência da própria estrutura social, ou seja, do modo hormal" com que se constituem as relações políticas, econômicas, jurídicas e até familiares, não sendo uma patologia social e nem um desarranjo institucional. O racismo é
estrutural. Comportamentos individuais e processos institucionais são derivados de uma sociedade cujo racismo é regra e não exceção. O racismo é parte de um processo social que ocorre "pelas costas dos indivíduos e lhes parece legado pela tradição". Nesse caso, além de medidas que coíbam o racismo individual e institucionalmente, torna-se imperativo refletir sobre mudanças profundas nas relações sociais, políticas e econômicas.

O que nos é apresentado não é a realidade, mas uma representação do imaginário social acerca de pessoas negras.

(?) uma pessoa não nasce branca ou negra, mas torna-se a partir do momento em que seu corpo e sua mente são conectados a toda uma rede de sentidos compartilhados coletivamente, cuja existência antecede a formação de sua consciência e de seus afetos.

Assim como o privilégio faz de alguém branco, são as desvantagens sociais e as circunstâncias histórico-culturais, e não somente a cor da pele ou o formato do rosto, que fazem de alguém negro.

Não existe ?consciência de classe? sem consciência do problema racial.
Geraldo.Maia 30/03/2023minha estante
E pq não 5*? É uma dúvida mesmo, esse tá se aproximando na minha fila de leitura.

Bruno 30/09/2021

Uma visão bem didática das estruturas do racismo
A leitura deste livro acaba sendo essencial para um entendimento mais explícito do racismo e suas formas de opressão, pois nele temos a abordagem não só do racismo individual ou da sociedade mas como também das instituições que acabam dando continuidade a esse asqueroso comportamento.
Gostei dos capítulos que debatem sobre a parte econômica do racismo e como os negros sofrem(principalmente as mulheres) com piores salários, como compões as classes sociais e como as estruturas funcionam em torno disso. Como o racismo marginaliza e segrega
direta e indiretamente a população negra.
Assim como em todas as obras sobre o assunto vemos que a elite acaba ficando com o papel de opressor, o que é compreensível já que somos o último país a proibir a escravatura, logo alguns traços e comportamentos ainda estão presentes na sociedade.
O livro é muito bom, mas acabei sofrendo em algumas partes por ser muito técnico ou se repetir em certos pontos o que não impossibilita o leitor de entender o que é o racismo estrutural.
OBS.: Estou tentando ler todos os livros do projeto "femininos plurais" e estou gostando bastante do que estou encontrando.

WalterGoncalves 09/08/2023

O livro fala sobre como o racismo se relaciona com as diferenças de classe e também com o patriarcado ariano — já obsoletas do século XIX e início do século XX — aquele sistema onde os homens de "raça superior" têm mais poder. Ele até explora o surgimento do capitalismo, e como as crises desse sistema vem sugando teorias hereditárias do colonialismo e imperialismo. O foco especial do patriarcado reforça o sofrimento da vida das mulheres negras.

Só que fica a dica: como o livro tem uma abordagem bem "marxista", acaba deixando de lado outras nuances importantes das formas de opressão.

Mas mesmo assim, ele ajuda a entender melhor como esses problemas todos estão entrelaçados, mesmo que veja tudo através desse filtro classificatório.

Marina.Soares 28/04/2021

Mas nada disso faz com que tenhamos que dizer "amém" a alguém que erra tanto em análises como Sílvio Almeida. Seu livro é melhor que o de Djamila, da mesma coleção "Feminismos plurais", porque não é preguiçoso no arcabouço teórico, mas o que ele conclui se debruçando sobre dezenas de autores é muitas vezes espantoso pelo simplismo, pelo pensamento de seita e até por alguma evidente má-fé.

Edu 26/05/2021

Uma lanterna no meio da escuridão
Silvio Almeida não nos apresenta uma obra com juridiquês ou faz uso de expressões rebuscadas. Ele desenha um panorama de fácil apreensão e nos conduz por um caminho que esclarece o tema e outros correlatos.

É um guia para entender como o racismo vai muito além de atitudes atomizadas de indivíduos ou grupos. Falar que o problema o racismo é estrutural não nos exime da sua reprodução ou de estar fazendo parte do sistema que o utiliza.

Não é preciso concordar com o autor em tudo ou ir pela linha de seu raciocínio, mas enxergar sua visão de mundo nos ajuda a compreender a nossa. Ele mesmo explica que os grupos minoritários não são um bloco pensante unânime.

O livro não é somente uma aula, mas uma lanterna no meio da escuridão que ilumina paredes e becos sem saída que não estávamos vendo. Ele não nos leva à saída da caverna, mas nos ensina a andar com mais cuidado.

Eu já tinha uma consciência racial na adolescência, mas gostaria muito de ter lido esse livro aos meus 15 anos.