Racismo estrutural

Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

Renata 26/01/2023

A luta continua...
"Comportamentos individuais e processos institucionais são derivados de uma sociedade cujo racismo é regra e não exceção" - Racismo é ESTRUTURAL!!! "As INSTITUIÇÕES são RACISTAS porque a SOCIEDADE é RACISTA"

Leiam Silvio e o mais importante discutam sobre, estamos ainda engatinhando no processo de evolução da sociedade. Precisamos debater nas escolas, trabalho, universidades.

"Por mais que calar-se diante do racismo não faça do indivíduo indivíduo moral e/ou juridicamente culpado ou responsável, certamente o silêncio o torna ética e politicamente responsável pela manutenção do racismo".

MaurAcio.Garrido 28/04/2021

Brasil é racista SIM
"Achar que no Brasil não há conflitos raciais diante da realidade violenta e desigual que nos é apresentada cotidianamente beira o delírio, a perversidade ou a mais absoluta má-fé"

Uma fonte de dados muito necessária e que deveria ser parte de currículo escolar no ensino médio. Seria bom incluir na grade da História do Brasil.

anicca 02/05/2021

Debate fundamental sobre humanidade
À luz de fatores sociológicos, econômicos, políticos, institucionais, legais, psicológicos e históricos, Silvio Almeida explicita por quais motivos o racismo impera ? em especial ? na sociedade brasileira e o quão fundamental é assumirmos responsabilidade na luta antirracista se quisermos uma sociedade mais igualitária.

O livro é introdutório, porque a proposta da coleção Feminismos Plurais é justamente apresentar faces das nossas lutas sociais, e porque o racismo em si é permeado por muitos eixos complexos. Ainda assim, a interdisciplinaridade e didática de Silvio são profundas e abrangem os principais campos dessa discussão, além de haver uma quantidade expressiva de referências nas quais o leitor poderá se aprofundar.

Até o momento, foram publicados livros vinculados a essa coleção com discussões sobre feminismo, interseccionalidade, apropriação cultural, racismo recreativo, colorismo, intolerância religiosa, encarceramento em massa e lugar de fala.

Fael 21/05/2021

Na estrutura, nas entranhas.
Silvio é muito didático ao explicitar o racismo como um fenômeno estrutural dentro da formação social brasileira.
A partir desse ponto, de que é preciso analisar a formação social de determinado país para aí sim examinar o racismo, Silvio examina o papel ideológico, político, cultural, econômico e do direito.

O racismo se mostra intrínseco ao capitalismo na lógica de exploração. Nesse ponto, o autor faz uma abordagem da necessidade de superação do capitalismo a partir de um olhar para as classes mas também para as ?minorias? raciais e de gênero.

O livro se mostra de extrema importância para o entendimento do ?funcionamento? do racismo à brasileira, o famoso racismo velado, que se entranhou nas estruturas do Estado e nas instituições, além de explorar como a naturalização do racismo se constituiu, e ainda constitui, em nossa sociedade.

Rodrigo Santos 23/08/2020

Leitura muito densa, mas extremamente necessária
O livro parte da tese de que o racismo é sempre estrutural, ou seja, vai muito além das concepções individualista e institucional (o texto traz essa diferenciação). Basicamente, nossa sociedade está configurada como está não apesar do racismo, mas por conta do racismo. Somente a partir do entendimento desse ponto teremos condições de discutir o assunto.

Primeiramente, Silvio Almeida traz um pouco de história ao diferenciar raça e racismo. É aqui que vemos os efeitos do colonialismo/imperialismo na separação das pessoas por raça. O autor ainda traz alguns exemplos de como essa diferenciação de raças foi defendida por cientistas, filósofos e escritores ao longo dos anos. Ao mesmo tempo que é esclarecedor também é muito triste.

O restante do livro discute o racismo em relação a outros assuntos, sendo eles: ideologia, política, direito e economia. É aqui que a leitura torna-se mais densa. O próprio autor, na introdução, alerta que para entender as discussões é preciso ter um conhecimento sólido de teoria social. Para o leitor mais leigo, como eu, não vai ser tão simples entender o que o autor quer dizer. Confesso que tive de ler a mesma seção mais de uma vez em vários momentos da leitura.

A leitura não é trivial, mas recomendo se você quiser realmente entender o assunto. Fica o recado: talvez você precise ler mais de uma vez para absorver tudo que o livro oferece. Com certeza farei isso.

Dou nota 4, mas não pelo conteúdo. Se fosse por isso, daria 5 com toda certeza. A nota 4 vai pela dificuldade na leitura para o público leigo no assunto.
Rafaele 23/08/2020minha estante
Quero demais ler esse livroo!

Rodrigo Santos 30/08/2020minha estante
É muito bom!
É um tema super importante e atual. Se quiser te passo o PDF :)

Rafaele 02/09/2020minha estante
Quero!

Rodrigo Santos 03/09/2020minha estante
Manda seu e-mail que eu te envio

Rafaele 13/10/2020minha estante
Ebaa kkkkk O meu é rafaele.cristyne@gmail.com

Rodrigo Santos 15/10/2020minha estante
Oiii. Mandei pra você

Re Vitorino 11/08/2020

Necessário
Sílvio é cirúrgico, elegante e eloquente em um assunto nefasto e muitas vezes eu parei admirada com a forma como a escrita que me passava informações horrendas, sem me poupar de nada, mas com uma habilidade didática admirável. Acredito que vou precisar de alguns dias para digerir todo o conteúdo. Definitivamente é um livro que quero ter o exemplar físico em minha estante porque é um livro a ser relido e consultado. É uma leitura trasformadora.

Cami.Patrocinio 19/12/2021

A coleção de feminismos plurais é simplesmente maravilhosa. Leitura rápida, bem escrita e necessária.

Lipe 25/01/2021

Uma análise profunda, em uma linguagem acessível e didática, o autor e pesquisador, Silvio Almeida, aponta a mazela do racismo como um problema estrutural, integrante da organização política e econômica de uma sociedade, sem também deixar de apontá-lo como manifestação individual e institucional. Um convite à reflexão e mais indagações sobre a condições impostas aos negros e negras do Brasil.

Thamires de Fátima 09/06/2020

Racismo estrutural
Livro extremamente necessário principalmente no contexto atual. Didático e esclarecedor.

Alessandro @possati.ale 30/03/2020

Clássico Contemporâneo das questões raciais
Com todos os quesitos cumpridos, um livro completo naquilo que se propõe, traz em si uma crítica acirrada ao racismo com uma constituição perfeita e pesada de autores que permeiam o texto contribuindo para a construção argumentativa arrojada do autor.
Silvio passa por questões como o racismo como Ideologia, construção histórica, suas relações com a economia e o direito e facilita o entendimento de qualquer um que esteja querendo ter uma aula de como o racismo se estabelece socialmente. Uma obra prima.

Gustavo Ferreira 28/05/2021

Esclarece conceitos muito importantes para a compreensão do racismo como um fenômeno além do indivíduo. Livro com conceitos técnicos, porém, explicação clara e precisa. O Silvio Almeida é um estudioso incrível, expõe diversas faces do racismo com fundamentos e fontes confiáveis. Recomendo a leitura a todos, branco ou negro, deve entender esses conceitos antes de assumir uma posição sobre o tema.

Gilcimar 21/10/2022

Incrivelmente espetacular.
Com um texto bastante acessível e de fácil compreensão, após o conclusão deste livro, dificilmente você irá encarar a realidade de nossa sociedade da mesma maneira como iniciou.

Estou lendo este livro pela primeira vez durante a eleição presidencial brasileira, em 2022. Diante disso, confesso que termino esta leitura ainda mais convicto do gravíssimo problema político que vivemos atualmente.

É livro com um texto bastante abrangente e que abrirá sua mente para uma variedade infinita de assuntos.

Super recomendo!!!!

Duda 22/07/2020

Oi leitores, como vão?! Hoje eu trago para vocês a resenha de um livro, sobre um assunto que está em alta nos dias atuais, este é "Racismo Estrutural - Livro por Silvio Almeida".
Essa obra me foi indicada por uma pessoa muito especial, espero que gostem e se interessem mais pelo assunto, pois em minha opinião, todos deveriam ter o mínimo de conhecimento sobre isto!
Espero que gostem???
Este livro é do tipo teórico, e ele visa falar do racismo estrutural, isto é, o racismo que de uma forma inevitável se integra a política e a economia, se tornando algo normal aos olhos da sociedade. Uma coisa interessante é que neste livro temos a percepção que não conseguimos entender o mundo historicamente sem ter compreendido os conceitos da raça, e ver quantos conflitos foram letais por conta das diferenças, como as culturais e físicas.
Também podemos entender a diferença entre, racismo e preconceito. Diferenciando que racismo é uma forma de práticas que implantam desvantagens ou privilégios a alguém, por conta do grupo racial, já o preconceito é considerar para si uma coisa, mas não fazer práticas discriminatórias.
Essa obra relaciona aos olhos dos leitores fatores como o racismo e a economia, o racismo e a ideologia, o racismo e a política, o racismo e a desigualdade e etc.
E isso faz com que façamos reflexões sobre tudo que vem acontecendo.
Espero que tenham gostado, eu particularmente achei que somou muito ao meu ser, eu indico com a certeza que irá somar ao seu também, #ficaadica ???

Sigam meu Instagram literário por favor @umlivroeumarede_04

Lucas B. Reis 17/03/2020

Conhecimento para mentes que não tem medo de pensar
A leitura de Sílvio Almeida é desafiadora. Não pela pretensão do conteúdo em ser um codex sobre o racismo estrutural, mas sim, por colocar nossa cabeça para pensar em um momento onde isso é um desafio para muitos. Entender mais sobre um assunto que foge da minha área de atuação é o que forma um verdadeiro profissional humanista e dedicado à melhora da sociedade.

Rafael.Soares 26/09/2021

O autor nos apresenta conceitos bastante interessantes acerca do tema principal do livro: o desenvolvimento e estruturação do racismo!

O principal pronto da obra é entendermos como o fenômeno do racismo acontece a partir de um prisma estrutural, sendo muito mais do que simples atos individualizados de discriminação.

O pronto negativo é que o autor se prende em demasia a conceitos acadêmicos e técnicos, o que torna a leitura por muitas vezes arrastada e rebuscada em excesso. Na minha opinião, uma linguagem mais simples, em prol de um maior alcance da mensagem do livro, seria a melhor forma de abordagem do tema.