Racismo estrutural

Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

Fer Paimel 06/11/2021

Para quem quer pensar fora da caixa
Livro muito bem escrito e provocativo. O autor traz reflexões sobre o papel do racismo na sociedade capitalista, apresentando versão muito coerente e bem fundamentada.
Livro disponível pelo kindle unlimited.
Leitura essencial para quem quer entender o racismo no Brasil.

Alexandre249 28/03/2021

O racismo em toda sua complexidade
Ótimo trabalho que apresenta detalhadamente a cadeia da estrutura racista da sociedade.
Livro essencial para reflexão sobre racismo em que as informações vão além dos debates pontuais, rasos.

Paulo 01/02/2022

Imprescindível
Trata-se de um livro que devia ser leitura obrigatória no ensino médio para que todos compreendam que não é possível se pensar em desenvolvimento do Brasil sem encarar que o país se constituiu sobre bases racistas. Casos como o assassinato de Moise Mugenyi confirmam isso.

Amanda 06/09/2021

Excelente.
O autor é claro em sua exposição. Discute diversos pontos sobre o racismo estrutural e a sua presença no nosso dia a dia. Indico a todos que queiram saber um pouco mais sobre o tema.

Fabio.Jackson 03/06/2021

Importante leitura.
O livro traz a teoria do professor Silvio Almeida de como o racismo em nossa sociedade capitalista ocidental, é mais do que uma questão institucional e individual. Sendo ela, estrutural. Isso significa que as bases para o desenvolvimento do modelo de sociedade em que vivemos foi construído de forma direta e indireta sobre a exclusão e discriminação. Com bastante lucidez em sua escrita e se utilizando de diversas fontes, ele aponta o resultado do seu estudo. Nos traz uma importante reflexão sobre representatividade. Mas, também, sobre instituições judiciais, sobre economia e capitalismo. Como todas essas instituições se beneficiam e se beneficiaram ao longo dos anos de políticas sexistas e racistas. Um livro curto, bastante didático. Recomendo a leitura.

Laís 25/02/2023

Leitura necessária
É um livro de leitura necessária, ainda maia nos tempos de hoje em que a intolerância tem parecido mais exacerbada. Porém, não é uma leitura simples. Alguns assuntos e até mesmo a linguagem achei que fogem um pouco da proposta do livro, que é simplificar. Também acho que poderia ser um pouco mais enxuto.

Rafa 27/12/2022

Denso, mas vale a leitura!
Leitura finalizada: "Racismo estrutural" do autor Sivio Almeida.

O livro é importante para entendermos mais sobre o racismo e suas camadas na sociedade! O autor contextualiza bem o racismo desde a época da colonização/escravidão até os dias de hoje e de como a política, a economia e o Estado em si tem grande impacto nesta desumanização que ainda está longe de ser extinta (infelizmente).

A leitura em algumas momentos foi um pouco cansativa, pois apesar dos capítulos serem curtos, o conteúdo é bem teórico...o que acabou tornando a leitura densa, principalmente quando o autor entra no assunto de política e economia e de como o capitalismo influenciou/influencia no racismo estrutural. Mas vale a pena persistir até o final do livro!

"O racismo é estrutural. Comportamentos individuais e processos institucionais são derivados de uma sociedade cujo racismo é regra e não exceção. "

Lu_Augusto 24/08/2022

Livro muito bom, introdutório em muitos aspectos no tema do racismo, mas não constrói críticas profundas às estruturas da nossa sociedade capitalista que é a origem de de muitos dos preconceitos enfrentados pelas minorias. Mas, para o que o livro se propõe, cumpre bem o seu papel. É, sem dúvidas, um livro fundamental nos tempos em que vivemos.

Fernanda 12/05/2021

Muito bom pra entendermos sobre o racismo, porém achei o texto um pouco acadêmico e as vezes cansativo. Mas de qualquer forma, recomendo.

Renato375 30/05/2021

Um livro essencial!
O autor é didático na construção do conhecimento com uma preocupação constante de apresentar os conceitos antes de discutir o tema, dessa forma nos ajuda na tentativa de compreender algo tão complexo.

O livro é honesto, corajoso e essencial no combate ao racismo.

E-book:
Preço: disponível no Amazon unlimited

MaurAcio.Garrido 28/04/2021

Brasil é racista SIM
"Achar que no Brasil não há conflitos raciais diante da realidade violenta e desigual que nos é apresentada cotidianamente beira o delírio, a perversidade ou a mais absoluta má-fé"

Uma fonte de dados muito necessária e que deveria ser parte de currículo escolar no ensino médio. Seria bom incluir na grade da História do Brasil.

Fael 21/05/2021

Na estrutura, nas entranhas.
Silvio é muito didático ao explicitar o racismo como um fenômeno estrutural dentro da formação social brasileira.
A partir desse ponto, de que é preciso analisar a formação social de determinado país para aí sim examinar o racismo, Silvio examina o papel ideológico, político, cultural, econômico e do direito.

O racismo se mostra intrínseco ao capitalismo na lógica de exploração. Nesse ponto, o autor faz uma abordagem da necessidade de superação do capitalismo a partir de um olhar para as classes mas também para as ?minorias? raciais e de gênero.

O livro se mostra de extrema importância para o entendimento do ?funcionamento? do racismo à brasileira, o famoso racismo velado, que se entranhou nas estruturas do Estado e nas instituições, além de explorar como a naturalização do racismo se constituiu, e ainda constitui, em nossa sociedade.

Cami.Patrocinio 19/12/2021

A coleção de feminismos plurais é simplesmente maravilhosa. Leitura rápida, bem escrita e necessária.

gabtxra 12/11/2020

Necessário
O racismo presente em nossas sociedades é formado muito mais que somente por ofensas diretas contra os negros na nossa sociedade. Nesse livro apreendemos sobre como o racismo foi forjado, com que objetivos e como ele se tornou tão sofisticado a ponto de sequer identificarmos práticas racistas ao nosso redor. O racismo se tornou estrutural e parte essencial para realização do capitalismo, para manutenção da elite branca no poder, mas essas estruturas precisam ser identificadas, destruídas e reconstruídas com bases antirracistas. Um livro que vai abrir seus olhos e mostrar a violência naturalizada que os negros sofrem no dia a dia. Um livro necessário para todos aqueles que querem entender o racismo na nossa sociedade

Thamires de Fátima 09/06/2020

Racismo estrutural
Livro extremamente necessário principalmente no contexto atual. Didático e esclarecedor.