Racismo estrutural

Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

Daniel1906 30/04/2021

Silvio Almeida traz conceitos fundamentais sobre o tema e faz as necessárias distinções entre eles. Apresenta reflexões importantes, relacionando o tema do racismo, que é estrutural, com a economia, a política e o direito. Acredito que devam haver obras mais aprofundadas sobre o tema, focando em aspectos mais específicos, mas, na minha opinião, a obra entrega muito bem o que se propõe.

Ceci 15/09/2020

Para refletir
O racismo é algo complexo, que envolve seres humanos, sentimentos, economia, política, saúde, aspectos sociais e fatos históricos. Essa rede de preconceito que está enraizada no cotidiano e que muitas vezes no Brasil insistem em negar que está presente dificulta a mudança na prática. Modificar esse padrão depende de auto avaliação individual e perceber como melhorar e do Estado intervir de forma igualitária em todos os âmbitos. O livro destaca muitos pontos interessantes que despertaram em mim a análise de diversas situações. Gostei do livro apesar de que em alguns trechos achei a leitura pouco envolvente, na metade do livro. Vale a pena a leitura para refletir que tipo de contribuição posso oferecer para romper esse ciclo de desigualdade e discriminacao

Bernardovsky 27/05/2021

Que livro intelectual
É o primeiro livro de "filosofia" e "direito" propriamente dito que leio, e vou confessar que é uma loucura. Esse livro aborda aspectos que utilizam do racismo para seu funcionamento, que a gente nunca tinha pensado antes, como economia e grupos econômicos. Perdi as contas de quantas vezes foi preciso eu usar um dicionário (não sou habituado com essa forma de escrita, e tá tudo bem. Não deixa de ser uma ótima pedida) e aproveitei pra usar essas palavras no meu dia a dia. Essa obra de arte vem recheada de vários argumentos que podem ser usados em um debate anti-racista e serve como abertura dos olhos para MUITAS pessoas do Brasil que preferem a ignorância de se manterem sem saber de assuntos tão precisos como esses.
Silvio Almeida lançou a braba.

Giselle Cruz 26/09/2020

Leitura obrigatória!!
Um livro essencial para entender a formação estrutural do racismo no Brasil e no mundo!
E o que podemos fazer para mudar isso, já!

Sermenho 09/06/2021

O autor expõe de maneira didática as origens e impactos do racismo sob diversos pontos de vista como político, social e econômico.

Alediohead 21/10/2020

Necessário
Nunca tinha adentrado em leituras tão importantes pra que eu pudesse compreender um pouco da realidade, e foi uma experiência muito boa.

giu 21/02/2023

Essencial
Já adianto que apenas irie elogiar o livro!!

Eu me surpreendi com a obra, pois o professor Silvio Almeida destrincha por completo o racismo estrutural e não faltam explicações, exemplos e definições bem detalhadas no livro.

A leitura em si foi muito rica e educadora e, com isso, não acho surpreendente ela ser mais complexa e demorada. Acredito que faz parte da seriedade do tema e da quantidade enorme de informações que o envolve.

Não é preciso ter muito conhecimento no assunto para conseguir acompanhar o livro, basta saber que é necessária uma leitura atenta e paciente, assim, tudo se desenvolve maravilhosa bem pois é muito didática.

Toda a minha admiração ao autor!

Laura.Ghedini 30/01/2023

Essencial
Um livro essencial para entender melhor o racismo estrutural.
Silvio Almeida dá aula nessa obra e relembra que, o racismo é algo já enraizado socialmente no mundo, mas isso não impede racistas de serem punidos civil e criminalmente por atos que se enquadrem na lei.

Vitorugo 24/05/2021

Racismo na ideologia, política, direito e economia
O racismo é muito mais do que uma manifestação individual. É uma herança comportamental e social histórica. Estamos mergulhados na ignorância da crença de existência de superioridade racial, o que nos leva a normatizar alguns aspectos das mazelas enfrentadas pelas minorias.

Silvio Almeida reflete em suas palavras grandes reflexões a respeito da origem, desenvolvimento e estruturação do racismo. O livro é um enorme chamado a observância do preconceito que consciente ou inconscientemente reproduzimos, todos os dias, por mais de 500 anos.

Dimas Lins 06/04/2022

Racismo estrutural
O racismo se interpõe a toda forma de poder, capitaneada pelo capitalismo e suas formas para subjugar pretos, minorias e pobres. O racismo está no capital, na comunicação, na normalização da violência do Estado como forma de controle social. Excelente livro.

Alcione.Ferreira 03/01/2021

A complexidade do racismo
Uma obra fundamental para muitas desmistificações e superação de superficialidades nos debates sobre racismo. Traz com propriedade reflexões sobre o fenômeno do racismo e sua relação com as relações sociais brasileiras.

Aninha 28/06/2022

Leitura mais aprofundada na história por trás do racismo. Essencial para entender questões muito importantes atreladas à realidade em que vivemos, sobretudo a atualidade da necropolítica racista brasileira.

Samantha18 07/06/2021

Leitura totalmente necessária na luta antirracista, de uma forma acessível e muito didática, trazendo para o leitor referências históricas, Silvio de Almeida tenta elucidar como o racismo se manifesta no momento atual...

Diogo 28/11/2021

Leitura muito construtiva.
Eu não achei a leitura muito fácil, o texto é denso e eu, em vários momentos, senti a necessidade de parar a leitura para refletir as palavras escritas no livro. O autor promove uma abordagem extremamente rica em conteúdo e argumentos. Foi uma leitura muito boa.

Adriana Naves 06/03/2023

Didático e necessário
Apesar de ter momentos mais teóricos, com coisas como "no caso fulano x beltrano de 19xx" , o que me deixou meio desnorteada, o autor consegue se fazer entender, e pra quem já se iniciou nos estudos sobre racismo este livro vai enriquecer, muuuito, o seu conhecimento.