Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

Zé Vinicius 13/11/2023

Muito bom!
Com uma didática impecável, o autor trás para o público leito uma visão do que seria o racismo, a descriminação e o preconceito, dando exemplos, estatísticas e ricas referências. Além de ambientar varios ramos da nossa sociedade onde se tem a presença desse racismo, mesmo que velado. Recomendo a leitura!

Kevin 26/06/2020

O Silvio faz uma análise minuciosa que abarca o direito, a economia, política e ideologia, com influência das análises de Mbembe, fazendo um apanhado histórico da invenção da raça, da necropolítica, etc. Excelente!

Lara2076 12/06/2020

Essencial
Leitura indispensável.
O livro traz em uma linguagem simples e fluida um debate sobre racismo. O autor começa explicando o que é raça e racismo, e segue explicando as relações entre racismo e ideologia, racismo e política, racismo e direito, e racismo e economia.

Fabianne 12/09/2022

Somos todos racistas
E duro admitir isso, mas somente reconhecendo esse erro, os primeiros passos poderão ser dados. E estamos andando lentamente, algumas vezes até dando passos para trás.
Silvio Almeida compartilha nessa obra um maravilhoso trabalho sobre a trajetória que fez o racismo se tornar estrutural. É importante visualizarmos essa trajetória para entender o quanto nós ainda precisamos desconstruir.
Um livro necessário.

Lecticia.Nunes 29/09/2022

Muito bom!
Achei que seria mais introdutório e informal, mas a leitura é bem teórica. Não achei uma leitura difícil mas caso haja uma familiaridade com estudos sobre o capitalismo e racismo, melhor. Em relação à leitura, achei fluida e os subcapítulos são curtos, o que facilita bastante.
O que não gostei tanto é que as referências são numeradas e aparecem nas notas lá atrás e prefiro quando o nome do autor e ano já aparecem durante a leitura porque facilita saber da onde o autor tirou a informação, mas é um gosto pessoal.
É um excelente livro para quem, como eu, está começando a estudar sobre relações raciais, mas também não sei se é um bom livro pra ser a primeira leitura a respeito do assunto.

Lia 26/12/2020

?Calar-se diante do racismo [...]o torna ética e politicamente responsável pela manutenção do racismo?

Mariana 26/05/2021

Livro importantíssimo e muito didático, que acredito que todos deveriam ler.
Explica diferentes termos e concepções do racismo, concluindo que este faz parte de uma estrutura, mas que isso não isenta indivíduos e instituições da responsabilidade por suas atitudes racistas e discriminatórias.
Precisamos ter consciência de que fazemos parte disso para conseguir realmente lutar contra.
Jeniffer 26/05/2021minha estante
Realmente, uma otima e necessária leutura!

Dandara 25/11/2021

Racismo estrutural
Nessa obra urgente e necessária, Silvio Almeida nos apresenta com profundidade e, ao mesmo tempo, de forma literária acessível o quanto o racismo está estruturado em nossa sociedade. Como o capitalismo e o estado liberal fizeram uso dessa questão para se fortalecerem e tornarem a sociedade desigual, preconceituosa e competitiva.
Douglas Finger 25/11/2021minha estante
Excelente leitura! ??

Cleyton 02/03/2021

Fantástico!!!
Não irei me alongar na resenha deste fenomenal livro escrito com muita competência e qualidade.
Silvio de Almeida, descortina na nossa frente assuntos extremamente relevantes e que por vezes são de tratados de maneira leviana, quando muito.
Foi um prazer ler o primeiro livro da série Feminismos plurais e não tenho dúvida que os demais seguem o mesmo nível e qualidades.
Todos deveríamos ler, refletir e encaminhar então com muita coragem e sabedoria as compensações seculares que são necessárias para a formação de uma sociedade em que o racismo não tenha espaço seja individual, institucional ou estrutural!

augusto.defragacardoso 27/12/2020

Para entender o Racismo
Silvio Almeida nos demonstra neste livro que o racismo não é apenas um fenômeno individual e institucional, mas sim algo que estrutura a sociedade em que vivemos. Amparado em uma sólida base de referências, o autor fala sobre aspectos importantes que construíram o racismo e que é preciso conhecer, para se poder transformar a sociedade em algo mais fraterno, igualitário e democrático.

Fer Paimel 06/11/2021

Para quem quer pensar fora da caixa
Livro muito bem escrito e provocativo. O autor traz reflexões sobre o papel do racismo na sociedade capitalista, apresentando versão muito coerente e bem fundamentada.
Livro disponível pelo kindle unlimited.
Leitura essencial para quem quer entender o racismo no Brasil.

Ludmila 23/07/2022

Livro extremamente necessário para entendermos as raízes e a manutenção de poder que o racismo traz em nossa sociedade

Bela 29/03/2021

Leitura Obrigatória
Mais do que necessária, é obrigatória! Quando eu penso em democratização do acesso à informação, é exatamente disso que estou falando.

O autor consegue explicar conceitos com exemplos históricos, mas de fácil entendimento, de modo que o conhecimento científico saia do meio acadêmico e atinja a população comum.

Esse conjunto de livros/estudos que fazem parte da série "feminismos plurais" é uma acessibilidade que não tá escrita. Estou tão feliz com essa leitura. Finalizei o livro com a sensação de esperança de que é possível sim informar de um jeito prático sem ser simplório.

As reflexões promovidas por cada capítulo nos fazem questionar as pontuais manifestações de privilégio que vivemos no dia a dia e de que modo isso é reflexo do racismo estrutural perpetuado pela própria sociedade, por mim. Seguem algumas citações que marquei no decorrer da leitura.

"Os mesmos que aplaudiram a Revolução Francesa viram a Revolução Haitiana com desconfiança e medo, e impuseram toda a sorte de obstáculos à ilha caribenha, que até os dias de hoje paga o preço pela liberdade que ousou reivindicar."

"O racismo é, no fim das contas, um sistema de racionalidade, como nos ensina o mestre Kabengele Munanga ao afirmar que o ?preconceito? não é um problema de ignorância, mas de algo que tem sua racionalidade embutida na própria ideologia."

"A ideologia imperialista baseou-se no racismo e na ideia eurocêntrica do progresso.[...] Essa ideologia racista, somada ao discurso pseudocientífico do darwinismo social ? que afirmava a superioridade natural do homem branco ?, foram o elemento legitimador da pilhagem, dos assassinatos e da destruição promovidos pelos europeus no continente africano."

Renata 04/04/2021

Sensacional
Eu poderia ficar uns bons minutos pensando em um texto incrível sobre o impacto desse livro em mim, mas nada seria tão fiel. Saber a importância dele e o quanto ele é esclarecedor me deixa em paz. Queria poder sair dando de presente a todo mundo que ainda não leu sobre o assunto.
Silvio é um autor incrível.

Dáf 04/02/2022

Racismo estrutural
Um livro muito bom para quem gosta de saber mais sobre o racismo e toda sua procedência histórica. É uma leitura fluida que ao meu ver tem que ser relida várias vezes pois, o conteúdo é tão importante e significativo que faz o leitor enxergar diversas problemáticas sobre o tema.
?Para quem procura alguma coisa sobre essa temática de uma maneira mais fácil eu indico esse livro.