Nocte

Nocte Courtney Cole

Resenhas - Nocte

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Caverna 14/09/2018

Calla está prestes a entrar para a faculdade. Sair e ficar distante da casa funerária onde morava seria um alívio se não fossem pelos pais terem intenções de mandar Finn, seu irmão gêmeo, para uma faculdade diferente.

Finn é esquizofrênico e bipolar, mas Calla não o enxerga como um louco. Quando medicado, Finn é inteligente, engraçado, divertido, e ela o considera uma pessoa melhor do que ela mesma. Calla sempre fora apegada ao irmão e a primeira a notar quando ele não estava bem. Mas os pais achavam que estava na hora de eles seguirem caminhos separados para assim crescerem e se tornarem independentes.

Ainda resoluta, Calla liga para a mãe afim de implorar mais uma vez para que ela mude de ideia, mas sua mãe está dirigindo e após uma curta conversa ao telefone, Calla escuta um estrondo.

Sua mãe sofrera um acidente e falecera.

Desde então, Calla carrega uma profunda dor e um sentimento de culpa. Apesar de seu próprio sofrimento, ela sabe que precisa ser forte pelo irmão e assim segue sua rotina, levando-o semanalmente para o grupo de terapia.

Enquanto espera por Finn, Calla repara num rapaz. Por vários dias, o encontro se repete até que ele resolve ir falar com ela. Daren é lindo e misterioso. Por um acaso, ele está a procura de um lugar para morar, e Calla oferece a única casa próxima à sua que é propriedade de seu pai e está vaga. Daren aceita, e o que começa com um jogo de perguntas entre eles pra se conhecerem melhor, se torna um amor intenso.

Calla sonha com Daren e todo instante ao seu lado é familiar. Mesmo que ele evidentemente guarde segredos, ela gosta de sua companhia, simpatia e cavalheirismo. Mas Finn parece incomodado, temendo perdê-la, por mais que diga o contrário, e Calla não sabe o que fazer. Quer estar presente para o irmão, mas também quer sua liberdade e ficar com Daren.

Ao meio do luto, confissões assustadoras no diário de Finn e do comportamento suspeito de Daren, Calla se vê perdida, sem saber em quem confiar.

Gente, que loucura!

Esse livro é simplesmente insano e surpreendente. Quando você acha que está enfim entendendo o que aconteceu, a autora vai e te dá uma resposta surreal de arregalar os olhos.

A obra é narrada em primeira pessoa e os capítulos são divididos entre Calla e Finn, sendo a maioria deles narrados por Calla. Sua mente é um redemoinho de questões. Sua preocupação e afeto com Finn são palpáveis e é bonito ver a relação deles, apesar de haver uma certa dependência compreensível da parte de Finn.

Finn, por sua vez, adora usar palavras em latim e contar fatos curiosos e estranhos. Os capítulos pertencentes a ele são curtos e sombrios. Seus pensamentos são acelerados, embolados e perigosos, preenchidos pelas trevas. Mas no exterior, ele se mostra uma pessoa calma e engraçada enquanto tenta calar as vozes em sua cabeça.

Daren é uma grande incógnita durante a maior parte da história. Seus sentimentos por Calla são claros e críveis, mas seu passado e os segredos que o rodeiam deixam o leitor curioso e roendo as unhas até as últimas páginas, e ainda assim nem tudo é revelado.

Calla é um pouco confusa, mas digamos que isso faz sentido. A morte de sua mãe é recente e a culpa a corrói com frequência. Os únicos momentos em que encontra paz é com Daren, e admito que a taradez toda dela me incomodou, viu.

Nocte é o primeiro volume de uma trilogia e o final é aberto, dando um enorme gatilho para a continuação. Apenas esse volume foi publicado no Brasil até agora pela editora Verus.

É uma tarefa bem difícil falar desse livro sem soltar spoilers. A complexidade da trama vai muito além do que a premissa mostra. Calla percorre um caminho obscuro entre seu próprio sofrimento, dúvidas e os segredos de seu irmão e de Daren. Calla começa a se questionar sobre o que é real e somos levados juntos na loucura. Não importa quantas teorias você crie, a resposta é chocante e também esclarecedora.

A escrita da autora é magnífica, instiga o leitor a prosseguir em busca da conclusão e não deixa grandes pistas. Eu estou me remoendo já para conferir a continuação e é isso mesmo que eu vou fazer agora.

Existe um significado para o título do livro e é tão incrível quanto toda a história. Impactante e obscura, Nocte é uma obra que merece ser lida com atenção e que sem dúvidas vai te marcar.

site: http://caverna-literaria.blogspot.com/2018/09/nocte.html
@anypaganbook 02/10/2018minha estante
O livro tem o romance como assunto principal ou é só pano de fundo?

Campos 05/01/2023

MEU DEUS
Eu simplesmente amei esse livro, o plot dele incrível, li em 3 dias fiquei totalmente presa nessa história, ele deixa um gostinho pra você ler o próximo que tô doida pra começar.
O livro fala que encara a morte da sua mãe e sempre teve que "cuidar" do seu irmão gemeo Finn, pois ele tinha um problema mental e ela era a única que conseguia ajudá-lo, sempre foram só eles dois, Finn e Calla, até que um dia alguém aluga a casa vizinha a sua, o Dare...

beeresenhas 30/10/2023

"Eu mergulharia no fundo do oceano por você. E procuraria conchas e te faria um colar e depois me enforcaria com ele. Porque, se você não estiver aqui, eu também não quero estar."

"A vida é assim. Um quebra-cabeça feito com milhões de peças, e, quando uma delas não se encaixa, acaba bagunçando todo o resto."

"Pior do que afundar na dor, só dividir um barco salva-vidas com outras pessoas que também estão se afogando."

"Todos nós temos nossos truques mentais para deixar a vida mais suportável."

Incrível! Não esperava tanto desse livro. Confesso que mexeu com minha cabeça e com as minhas emoções, fui consumida pelo enredo e fiquei surpresa, completamente sem palavras com o final.

Nocte é uma leitura perturbadora, enigmática, assustadora e engenhosamente elaborada. A autora construiu uma trama fantástica e cheia de expectativas, transmitindo toda essa tensão a cada revelação narrada. A escrita é evocativa e convincente, e seus personagens são cativantes com seus diálogos repletos de sentimentos e significados.

É um romance cheio de suspense e sombrio, onde o aspecto psicológico domina a história muito mais do que você possa imaginar.

Tata 05/04/2019

EU.NÃO.ESPERAVA.ESSE.FINAL
Nocte é o primeiro livro de uma série e vai contar a história de Calla Price, uma jovem de 18 anos que acabou de perder a mãe em um acidente de carro e tem que aprender a viver com o luto, enquanto tenta cuidar e proteger seu irmão gêmeo Finn, que sofre de esquizofrenia, e se apaixonar pelo misterioso Dare Dubray. Tudo isso a deixa super confusa e cada vez que ela se aproxima mais de Dare se sente culpada por estar abandonando Finn.

O livro conta os pontos de vista de Calla e um pouco de Finn, fazendo a gente entender os sentimentos dos dois e como Calla se sente sobrecarregada (e com razão!) enquanto se sente a única capaz de salvar Finn pois seu pai está alheio ao que acontece em seu próprio luto e eles não tem mais ninguém com quem contar.

A escrita do livro me deixou meio irritada algumas vezes, pois tem muito daquele clichê onde a garota se acha horrível e quando um cara lindo aparece ela não acredita que ele possa gostar dela, e muito repetitivo essa história de "somos gêmeos e temos uma ligação que ninguém entende", que aparece em praticamente todos os capítulos.
Mas tirando isso o livro tem uma leitura bem fluida e o final é de ARRASAR o coração de qualquer um, fiquei sem chão e até me fez chorar, coisa que poucos livros conseguiram! Então vale muito a pena e quero o próximo na minha mesa jááá
Carol.Lisboa 29/05/2019minha estante
O final eu não esperava, criei várias teorias e nem passou parte do que aconteceu

Tata 03/06/2019minha estante
Simm! Eu nem imaginava isso, achei muito bom!

Carol.Lisboa 04/06/2019minha estante
ansiosa pra começar o segundo...

Andressa.Moura 03/02/2021

Gostei do livro. Leitura rápida e que trabalha o psicológico. Quando você pensa que sabe o que pode acontecer, o livro te surpreende. Para quem gosta do gênero, vale a pena.

Camila.Scaranaro 09/09/2023

Segura o Plot
O livro começa como mais uma leitura comum, sem prender muito a atenção, mas ao decorrer passa a ser mais interessante, principalmente o romance que desenrola no meio do caminho, mas... o "final" me surpreendeu totalmente, com um Plot Twist inacreditável.
A história me abalou um pouco, me deixou arrasada, existem alguns fortes gatilhos também, mas achei o livro excelente. A única parte negativa é que tem continuação, achei que poderia ter finalizado aí, agora estou curiosa para ler o próximo haha.

Morenah 05/03/2024

Sem palavras pra esse livro, simplesmente maravilhoso. Envolvente em um nível surreal. Tem td q um livro precisa ter , ainda tô digerindo o final. 5 estrelas com certeza.

Mai 10/11/2020

Muitos mistérios e muitas memórias
Uma leitura fácil e rápida, a história possui inúmeros mistérios que só no final que iremos descobrir a verdade, e olha, é surpreendente! O livro terminou com uma descoberta da Calla e para matar a gente de curiosidade, o livro acaba sem sabermos. Temos a continuidade da história no segundo livro Verum.

Jaque @blogmalucadoslivros 01/08/2019

Resenha: Nocte
Calla e Finn são irmãos gêmeos e são muito ligados um ao outro. Calla tem um forte senso de proteção com o irmão porque ele tem esquizofrenia e os dois já sofreram muito bullying na escola por isso e também por morar em uma funerária.

A vida que já não era fácil para os dois, se complica mais ainda quando a mãe deles sofre um acidente fatal de carro enquanto Calla falava com ela ao telefone. Calla se sente culpada pela morte da mãe e seu pai se fecha, deixando a responsabilidade de cuidar da família toda para ela.

No meio deste turbilhão de problemas, o novo vizinho, Dare DuBray balança o coração de Calla, trazendo sentimentos que ela nunca sentiu até então. Mas ao encontrar um diário perturbador de Finn, Calla fica em dúvida se deve ou não viver esse amor.

"Segredos, todo mundo tem um"

Nocte é o primeiro livro de um trilogia que leva este mesmo nome. Nesta trama instigante não encontramos muitas reviravoltas, mas a autora conseguiu me manter presa mesmo assim, pela curiosidade que eu sentia para desvendar os segredos de Calla e Finn. A trama tem capítulos alternados entre Calla é o diário de Finn, e este diário perturbador foi o que mais me deixou intrigada e me fez suspeitar desta conexão entre os dois.

Calla é uma personagem que quer cuidar de todos e sente o peso que isso traz para a sua vida. Mas ao mesmo tempo ela não quer desistir de seus sonhos. É impossível não sentir empatia por ela.

Não posso falar muito sobre este livro pois corro o risco de dar spoilers. Confesso que o plot twist não me surpreendeu tanto, mesmo assim foi uma leitura fluida e cativante que eu não consegui largar até o fim, que deixou pontas soltas para o próximo livro Verum, que promete ser ainda mais intrigante e repleto de segredos que precisam ser revelados.

Maria Gelain 20/06/2020

Meu deus?????
Em muitas partes a escrita é confusa mas talvez essa tenha sido a intenção da autora dado ao que acontece na reviravolta que ocorre perto do final do livro. Mas no final de tudo eu gostei e pretendo ler o segundo livro.

Moonlight Books 27/02/2019

Resenha completa no blog Moonlight Books
A autora vai no levando por uma história que mostra que o fundo do poço está bem próximo e que alguém vai afundar totalmente. Quando então a situação começa a ruir, as paredes a rachar e a verdade escapar por cada fresta destas paredes em ruínas, então cada aspecto que não se encaixava, que soava errado, fica claro e eu finalmente entendi o que me incomodava.
Foi uma reviravolta genial! Minha nossa! Sabia que algo estava errado, mas não TÃO errado assim. Gostei demais da surpresa, de me sentir aflita pelo clima sufocante da história e pela construção tão tortuosa de cada personagem.

site: http://www.moonlightbooks.net/2019/02/resenha-nocte.html

Luana Moraes 23/07/2020

Eu particularmente gosto de histórias mais sombrias. Talvez, a pequena cidade com densas nuvens de chuva, a confusão mental dos personagens e um leve ar de Patch Cipriano, tenham me feito dar quatro estrelas para Nocte.
É uma história levemente confusa, talvez, apenas talvez você adivinhe a reviravolta já nas primeiras páginas, eu “acertei”, mas digamos que errei um detalhe. É uma história instigante.
É uma leitura gostosa!

Luana Moraes 23/07/2020

É uma leitura gostosa!

Minha Velha Estante 03/11/2018

Resenha da Adriana Medeiros
Me avisaram que Nocte ia me deixar sem ar, mas eu não estava preparada para tanto!

Sabe aquelas histórias inusitadas, que nunca passou pela sua cabeça, que te deixa de queixo caído e se perguntando se você leu certo ou se não é melhor ler de novo? Se você gosta desse thriller, Nocte é o seu livro.

Calla e Finn Price são irmãos gêmeos que ainda estão sofrendo a morte trágica da mãe em um acidente de carro enquanto falava ao telefone com Calla. Por isso, Calla se sente culpada pela morte da mãe. Os dois moram em uma casa funerária que fica no alto de uma colina, esse é o trabalho de seu pai, e ao lado de um cemitério, onde sua mãe está enterrada, mas Calla ainda não conseguiu ir visitar o túmulo de sua mãe.

Ponto para as descrições do lugar que fazem o leitor se teletransportar para as paisagens perfeitas onde se ambienta a história.

Por causa do luto, o pai se fecha para o mundo e Calla se sente responsável por cuidar do Finn que sofre de esquizofrenia e o seu mundo gira em torno do bem-estar do irmão. Mas só até conhecer Dare DuBray...

Rapidamente Calla se vê envolvida por Dare, o cara fantástico, lindo, livre, rebelde e fofo ao mesmo tempo, que aluga um apartamento no terreno em que moram, e essa proximidade só facilita as coisas. Mas Calla está dividida entre se dedicar completamente a Finn ou viver essa paixão.

C.C. Hunter vai nos alimentando ao longo do livro com cenas tórridas, belas declarações de amor, perguntas sem respostas e muito mistério, tudo embalado em um clima sombrio e, muitas vezes, assustador. Intercalando capítulos narrados por Finn e por Calla, Hunter faz com que o leitor duvide de tudo o que está lendo. Quando você começa a acreditar que encontrou as respostas, ela vem e muda as perguntas, segurando o clímax até as páginas finais te entregando o melhor do livro.

Nocte é o primeiro livro de uma trilogia, e fico imaginado o que a Hunter ainda tem na manga para mais esses dois livros.

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2018/10/nocte-courtney-cole.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5