My Year of Rest and Relaxation

My Year of Rest and Relaxation Ottessa Moshfegh

Resenhas - My Year of Rest and Relaxation

giovana 29/09/2023

Achei a história em si bastante repetitiva por conta da narração dos remédios e do sentimento que a protagonista não chegava a lugar algum, mas acho que esse era justamente o objetivo, já que ela queria descansar por um ano e então voltar a viver.
desde o começo sabia que o enredo levaria até o fatídico 11 de setembro pelas constantes menções, mas o impacto foi bem leve no fim. acabei ficando curiosa com o futuro da personagem (ela volta em algum momento com trevor? tudo fica bem de repente? ela nunca mais fala com a psiquiatra? todos os remédios que ela tomou não deram nenhuma reação ou overdose?)
no mais, é um bom livro. pela fama esperava muito mais, mas ainda assim gostei.

Ana Letícia 29/09/2023

Esse livro é uma experiência... agoniante e esquisito, a protagonista é bem chata sim, assim como todos os outros personagens. mas é bem desenvolvido e um retrato interessante do que é viver com depressão.

stephannesays 24/09/2023

O livro mais estranho que já li
Eu acredito veemente que para você conseguir escrever um livro desse tem que ter algo profundamente errado com você
Portanto estarei lendo tudo que essa autora escrever até o resto da vida (pois amo pessoas assim)

Tem livros que mudam a química do seu cérebro, e que fazem parecer que tudo antes dele estava errado, e agora você encontrou a coisa certa
Foi mais ou menos assim que eu me senti lendo esse livro
Nunca li nada tão estranho e maluco e genial e confortável e desconfortável e angustiante e complicado e brilhante quanto esse livro

A ideia de uma pessoa decidir passar um ano dormindo já é algo maluco por si só, mas a execução dessa história conseguiu entregar ainda MAIS do que o prometido
eu não sei explicar, só sei que nunca li algo assim

Também nunca vi uma personagem tão? ?morally grey? como essa
em determinado momento ela acha ruim o fato da amiga estar triste pq a mãe está com câncer, e na minha humilde opinião essa foi a atitude mais maldosa que eu já vi um personagem cometer em um livro (todos os vilões de fantasia que me desculpem, mas vocês nunca chegaram aos pés disso aqui)

A questão que esse não é o tipo de livro para ler e tentar torcer ou gostar da protagonista, e sim apenas entender (e me fez refletir que talvez todos os livros deveriam ser lidos assim, não para gostar do personagem, e sim entender)

E a graça desse livro é ler para descobrir porque essa protagonista é assim
Porque odeia tudo e todos, pq quer passar um ano dormindo e pensa coisas maldosas da suposta melhor amiga
E aí vai vendo que ela não necessariamente odeia tudo, nem é uma pessoa ruim
Ela apenas está com desgosto da vida, não vê graça em nada, e acha tudo? irritante e monótono (claramente sintomas de uma coisa aí né)

e são tão angustiantes e profundos os momentos em que ela em vez de procurar ajuda de verdade, decide dormir por um ano, e fica se entupindo de remédios
As cenas com descrições gráficas dela dopada ficarão para sempre na minha mente
Assim como a descrição HIPER MEGA DETALHADA da casa da amiga dela (essas páginas viraram minha coisa favorita da vida)

Enfim esse é um livro que divide opiniões, uns acham a coisa mais incrível do mundo, outros acham a maior bosta

Eu sinceramente odeio coisas básicas e neutras que todos amam

Assim como tudo no mundo, você precisa ter ?certas coisas dentro de você para compreender melhor algumas obras?
infelizmente faço parte das pessoas que acham esse livro incrível haha

ah, boatos que quem ama o seriado GIRLS vai gostar desse livro. Tem a vibe jovens hipsters complicados em NY

In conclusion:
The Girls that get it, get it, The Girls who don?t, don?t.

Outra observação: o único livro que me faria se sentir como esse seria meu livro ?Dentro do Buraco Negro?, caso eu focasse só na parte de Klaaoz trancado em casa no fundo do poço e cavando.

quotes favs:

I wasn?t nostalgic. But I was terrified. It was lunacy, this idea, that I could sleep myself into a new life. Preposterous. But there I was, approaching the depths of my journey.

At the end of my hibernation, I?d wake up?I imagined?and see my past life as an inheritance.

I could feel the certainty of a reality leeching out of me like calcium from a bone. I was starving my mind into obliqueness. I felt less and less.

sofia124 23/09/2023

Vi críticas terríveis a esse livro, e pra mim são todas sem pé nem cabeça. não gostar tudo certo, eu também não gosto de um monte de coisa boa: mas esse é bom! as críticas tem muitas nuances, acho que acabaram se perdendo para muitas pessoas. vi gente falando que a protagonista é insuportável e cheia de si, que não conseguiu aproveitar o livro por causa disso, sendo que é exatamente o ponto do livro: ela é insuportável e essa é a crítica. acho que é uma das minhas obras preferidas sobre a experiência feminina. eu amo tudo sobre isso, eu entendo isso, eu quero isso. um dos meus livros favoritos do ano.

Mari 06/09/2023

Não consigo definir se gostei ou não por enquanto, mas é um bom livro. o final foi bacana mas pra alguém como eu que tem depressão algumas partes foram gatilho

taypyx 04/09/2023

Este livro foi?qualquer coisa
Este provavelmente sempre permanecerá um dos livros mais estranhos que eu já li. No início, o narrador decide levar apenas um ano na esperança de que isso transforme sua visão da vida, mas por baixo de tudo isso, é uma espécie de olhar terno e vulnerável para uma mulher que está lutando para lidar com sua dor e depressão e sente que medidas drásticas são a única maneira de passar por isso.
Minha única reclamação é que as coisas pelo meio se arrastaram um pouco.

priscillaa. 02/09/2023

Quando iniciei este livro eu não sabia o quê esperar, a premissa por si só é extremamente intrigante e até um pouco absurda ? uma mulher que decide entrar em um estado de hibernação por 1 ano inteiro, a fim de escapar dos problemas e da monotonia cotidiana.

Porém este livro me gerou um impacto que eu genuinamente não estava esperando. Em especial a profundidade dos personagens. A maneira como Ottessa Moshfegh conseguiu escrever personagens tão odiavéis e ao mesmo tempo tão palpáveis, principalmente a nossa narradora/protagonista, que durante toda a leitura conseguiu me assustar em cada uma de suas descrições, me fazendo refletir sobre o quão arrogante e ríspido um ser humano consegue ser. Odiei a protagonista do início ao fim, mas saber que essa foi a intenção da autora desde o início tornou tudo um pouco cômico.

O final me decepcionou um pouco, apesar de eu ter previsto os acontecimentos finais, eu esperava que houvesse um impacto maior/ um capítulo mais detalhado sobre o encerramento, entretanto apesar de tudo, o objetivo do livro foi alcançado, a protagonista enfim chegou em seu ano de descanso e relaxamento.

Emily674 28/08/2023

Esperando pelo meu ano de descanso e relaxamento...
Eu amo esse livro, mas não consigo explicar o motivo. Vi muitas pessoas comentando ser um livro péssimo e outras dizendo que amaram (meu caso), então, recomendo que leiam.
A protagonista é apenas um ser humano que está cansado da vida monótona e decide dormir por um ano inteiro (se eu fosse herdeira assim como ela, faria a mesma coisa). Talvez eu tenha amado o livro por em vários momentos ter me identificado com a protagonista (e isso não é um bom sinal).

una1 21/08/2023

Gostei muito, porém não mudou a minha vida.

a escrita é muito boa, apesar de um pouco cansativa, principalmente no começo do livro, mas depois que acostuma as coisas começam a ficar bem fluidas.
os personagens são todos passivos patéticos, todos conseguiram me irritar de alguma forma, e esse é justamente o ponto do livro, então parem de reclamar.
não acho que haja uma mensagem subtendida na história, é apenas uma mulher que sentiu que faltava algo na vida e resolveu se drogar pra dormir o ano todo e eu estou satisfeita com isso. as vezes tudo o que falta é, de fato, uma sonequinha!

Evellyn 19/08/2023

Meu deus que livro ruim
COMO VOCÊS CONSEGUIRAM LER ISSO? e muitos ainda declararem sua leitura favorita ou livro favorito de todos?

tudo nesse livro é RUIM

não é tragi-cômico, nem só cômico, é RUIM

a banalização de tantas coisas, a escritora é uma bruaca e quem permitiu ela publicar esse livro devia ser PROCESSADO

que ridícula a forma como ela expõe as situações como uma procura de algo maior, como uma cura, quando na verdade ela estava apenas sendo uma MIMADA e COMPLETA IDIOTA o tempo todo

todos ao redor dela são imbecis, ela é uma imbecil de nota maior!

e sinceramente, vá a merda todos que gostam desse livro, eu tô ANGUSTIADA

bruno 30/07/2023

DORME PRAGA!!!!!
Nunca vi uma personagem fazer dormindo mais do que eu faço acordado. Neste livro seguiremos uma personagem não nomeada, que mesmo rica e privilegiada carrega o peso da morte de seus pais, a relação conturbada com sua amiga e um antigo relacionamento tóxico. Então ela decide que vai se medicar para hibernar por um ano e acredita que quando acordar será uma nova pessoa.

Desde o primeiro capítulo estaca achando a protagonista insuportável e presunçosa, mas acredito que seja uma forma da autora demonstrar como a sua doença a estava afetando e a deixando indiferente ao mundo a sua voltatudo que ela queria era ter alguém que a apoiasse e a ajudasse a por sua vida nos eixos, pois a psicóloga que ela contratou é mais maluca que ela.

Fui ler esse livro sem esperar nada, por causa das avaliações negativas, e acabei me surpreendendo, acho que o problema de algumas pessoas com esse livros foi que elas o levaram muito a sério.

O meu maior problema com esse livro foi do meio pro final que ele fica extremamente repetitivo e magicamente tudo culmina pra um final abrupto e sem sentido, que se tivesse sido mais desenvolvido faria bem mais sentido. Terminei esse livro pensando que mesmo com toda problemática da protagonista ela tem um ponto e que a resposta pra tudo é dormir kkkkk!!!!!
skuser02844 08/08/2023minha estante
A resposta pra tudo é dormir!!!

bruno 10/08/2023minha estante
your life falling apart? take a nap!!!!!

Kamila.Araujo 28/07/2023

Louca
No começo, a ideia de o objetivo maniaco dela de passar 1 ano dormindo ter dado certo, me incomodou. Mas então eu entendi que na verdade o que deu certo foi que ela finalmente cumpriu um objetivo, era o que faltava na vida dela, e uma vez que ela fez isso, as coisas fizeram sentido dnv mesmo que a vida em si não tenha mudado nada. Ela poderia ter ido alimentar pombos no parque sem passar 1 ano dormindo, sabe? mas ela n veria a beleza daquilo porque a vida dela não tinha um sentido.

no fim, ela é tão futil quanto todas as coisas que critica durante o livro, mas também mais genial do que acredita ser