A guerra Bruno Paes Manso

Resenhas - A Guerra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Tatianaa0 24/03/2024

Leitura obrigatória
Eu poderia dizer N coisas aqui sobre tudo que foi dito neste livro, mas tudo vai apontar pra lados e não há um ladinho sequer que seja santo. Na verdade, todos os nossos questionamentos e problemas começam lá em 1500. A raiz desse país é errada, tudo que vemos hoje é um efeito colateral da história podre sobre a qual o Brasil foi construído e quem mais sofre é o preto pobre e marginalizado.

Nota 10/10.

Todos devem ler.

Amaurijbarros 21/02/2024

A guerra
Quando uma nação surge deturpada nos seus princípios e só há previlégio aos poderosos, uma camada à margem desta sociedade emerge como uma contra força de poder, porém usando aquilo que os poderosos tem ao seu favor, a violência. PCC, leiam é história pura.

RHG 08/02/2024

Excelente livro
Super informativo, leitura de fácil compreensão, crime, violência, polícia, prisões, drogas, parabéns aos autores.

Juliane72 21/01/2024

A guerra
Um ótimo texto jornalístico, sobre a ascensão do PCC no tráfico e como organização social. Que passou os limites das cadeias paulistas, e hoje atuam em todo o país e em alguns outros países da América latina.

Ketllem.Flores 14/01/2024

Impactante!
Adentrando ao submundo das facções, em destaque ao PCC, o seu início, o seu impacto e abrangência nacional. A realidade nua e crua.

Pamela 05/01/2024

Trabalho incrível dos pesquisadores!
Dia desses eu refletia com uma amiga sobre como nós, brasileiros, convivemos diariamente com a violência e como isso molda nosso comportamento e mente.
É claro que existem recortes e alguns sofrem bem mais com esse fator do que outros. No entanto, de um modo geral, vivemos sempre em alerta.
Esse trabalho traz um contexto histórico sobre a formação das facções no Brasil, com destaque para o PCC.
Absurdo pensar no tanto que a existência das facções molda a política, gira uma quantia de dinheiro violenta e causa mortes tão precoces.
Um assunto complexo, tratado de forma complexa, sem trazer soluções levianas.

tabatatucat 04/01/2024

Um livro que todo brasileiro deveria ler. Infelizmente só quem vive sob a influência de alguma facção compreende essa totalidade e o quão urgente é essa causa.

Jennyffer.Vitoria 30/12/2023

?A maioria das vítimas e autores é jovem, parda ou negra, moradora das diversas quebradas do Brasil, quase sempre bairros pobres. Nada que provoque comoção pública, manchetes nos portais ou discussões nas redes sociais, como se fossem mortes esperadas e invisíveis?

manumoura18 22/11/2023

Destaques preferidos
"A redução das taxas de violência deveria ser uma prioridade política. Atividades policiais que exponham moradores a riscos devem ser abordados, assim como seriam nos bairros ricos. A expansão do PCC e a transformação do mercado de drogas foram efeitos colaterais de uma abordagem equivocada na área da justiça e da segurança pública."

"A nova política penitenciária, ao mesmo tempo que ajudou os governos estaduais a isolar e se livrar de seus presos mais perigosos, também serviu para catalisar a nacionalização das redes criminais."

Hanns 14/11/2023

Importante
Em primeiro lugar é uma linha do tempo minuciosa que vem até o ano de 2018/2019 onde a gente tem uma perspectiva completa dos acontecimentos que culminaram numa organização criminal quase que imbatível hoje em dia.
Ao final eu recomendo ler a tese de mestrado da Marielle Franco.

Juliana2496 27/10/2023

Interessante
Único papel que o Estado cumpre com esmero, é o de falhar com sua população, a desumanização cria monstros, ciclo vicioso da violência. O livro descreve bem a ascensão do pcc, trazendo falas de próprios integrantes. Eu nem sabia que eles tinham sua constituição (irregular, mas) própria, vale a pena conhecer já que é impossível acabar com as facções que cada vez mais crescem mundialmente.

Acho que poderiam ter adentrado melhor em alguns assuntos ou explicado melhor para nós leigos, por isso não dei 5 estrelas.

Luiza 06/10/2023

Complexo
Dados chocantes, é o encarceramento em massa que viabiliza essas facções e estamos errando nesse aspecto há decádas. Precisamos repensar estratégias para ter uma chance de melhora nesse cenário. Muito bom.

Karol 29/09/2023

O livro aborda vários aspectos interessantes. Dá para ter uma melhor percepção de como se deu o crescimento do PCC no Brasil. É interessante entender como houve uma falha grave do Estado e que propiciou esse crescimento. Traz vários dados importantes e também conta em detalhes a história. Recomendo para quem gosta dessa temática.

laurelin 08/09/2023

Quantos mais vão precisar morrer para que essa guerra acabe?
Ótima pesquisa sobre a violência criminal e suas causas e consequências. A temática principal é sobre o PCC, facção que teve seu embrião formado nos anos 90 e partiu para a expansão criminal a partir dos anos 2000 em ritmo impressionante.

O livro aborda, com pesquisas e dados bem expostos e inter-relacionados, a dinâmica criminal no Brasil e o motivo de não se poder controlá-la. Aborda-se também o papel do Estado, seus erros e dificuldades ao propiciar o deslanche da facção, como também acompanha a influência do tráfico e das operações militares nas ?quebradas? ? levantando uma importante discussão sobre a militarização das polícias e suas políticas de guerra e extermínio.

É um retrato que todo brasileiro deveria ler para entender a realidade do crime no Brasil. Apesar de partes repetitivas e algumas desorganizações, principalmente na linha temporal, é um ótimo estudo.

Rafael516 29/04/2023

Ótimo livro para entender o tema
Os autores produziram um excelente trabalho que busca explicar como o crime organizado se desenvolveu nas últimas décadas no Brasil. Ideal tanto para os estudiosos do tema como para quem quer apenas entender melhor como as coisas ocorreram. É feita uma exposição e análise de todos os acontecimentos importantes desse processo de desenvolvimento do crime no país nos últimos anos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5