Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Loba Literária 18/08/2021

Que livro!
Que eu amo Machado já não é de hoje, e adorei revisitar a genialidade dele. Me diverti muito com o livro, que é um dos melhores textos que já li dele. Tenho que admitir que o final, com toda aquela história do Humanitismo, foi um pouco entediante.

Acabei não lendo essa edição, mas a minha é tão velha (literalmente, a terceira edição, de 1938) que acho que não tem nem ISBN.
JurúMontalvao 18/08/2021minha estante
Pois é...
Notei q essa edição q vc usou como guia pra sua leitura tem ilustrações do Portinari!
Fiquei curiosa e com vontade de ter pra mim?

Julia.Sassi 27/07/2022

conhecendo Machado de Assis
Para começar, queria contextualizar minha situação com Machado. Na escola, fui obrigada a ler suas obras (sem conseguir entender nada). Peguei raiva do autor, não minto.

É aí que vem a melhor parte: me rendi, 8 anos depois a este clássico. Agora com 22 anos, esse livro foi pura diversão! Muito inteligente, muito interessante, e engraçado algumas vezes. Machado de Assis entrou para meu coração com Memórias Póstumas.

Professores de literatura, agora eu consigo entender vocês!
Amigo Imaginário 28/07/2022minha estante
Mesma coisa comigo. Também tenho 22 e terminei ele hoje.

Laura 17/01/2023

Recomendo
No início achei a leitura difícil, mas, conforme foi passando as páginas, o livro ficou fluido e li rapidinho.
Essa foi a primeira obra que li do autor e gostei muito, já quero ler outras.
Wendel 02/02/2023minha estante
Esse é o meu romance favorito dele. Amo demais

Fher 19/02/2023minha estante
Ahhh, Machadinho meu amor !!!

Corquiola 30/01/2023

Machado era um gênio!
Acho incrível como aparentava ter várias pessoas dentro de si... Ele escrevia de forma impar e esse livro é cheio de humor mesmo sendo uma memória póstuma que o próprio defunto escreve, com certeza irei reler e saborear melhor a leitura, pois dessa vez fiquei envolvida e li muito rápido!
Joao.Alessandre 30/01/2023minha estante
Concordo 100% ctg!

LAvia 08/12/2022

Obra maravilhosa, clássica, mas requere vocabulário extenso.
Li o livro para uma prova de literatura, e por as obras de Machado serem muito criticadas como "complicadas" por adolescentes da minha idade, tive receio de ler, mas fui honestamente surpreendida. Machado é humoroso, e me peguei múltiplas vezes dando risada.
A única coisa que dificulta a leitura é o vocabulário, que por ser de 200 anos atrás, necessita da companhia de um dicionário, e como o tempo para leitura era curto, não pude fazer a leitura devida, mas planejo eventualmente dar a leitura merecida ao livro.
Machado de Assis se tornou um dos meus autores favoritos, e espero poder apreciar mais de suas obras.
Elexandra.Amaral 08/12/2022minha estante
Leia os contos dele! O Machado contista é insuperável. Se gosta de uma boa estória de amor, gostará de "A pianista".

Lucs 22/03/2023

De como não farei uma resenha
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Rafael549 29/03/2023minha estante
Genial

isabelli47 04/04/2023

Clássico da Literatura
Confesso que é um livro extremamente cansativo e difícil de ler.
Demorei bastante para terminar, e com o vocabulário robusto, tive que procurar diversas vezes os significados das palavras.
Mas também digo que não foi um dos meus livros favoritos e olha que eu amo clássicos.
Alec.Damasceno 04/04/2023minha estante
Cara, quando eu li esse livro pela primeira vez eu tive o mesmo problema com a linguagem, em compensação, é um dos meus clássicos favoritos

Isa 23/04/2023

O prazer de uma obra machadiana
Foi meu primeiro contato direto com o autor, e sou grata que tenha me ocorrido nesse momento da vida, não sei se aproveitaria do mesmo modo em um momento passado.

Estudei, é claro, Machado na escola, e compreendo sua posição e seu valor para a literatura brasileira, bem como sua posição como realista, mas foi só lendo que pude de fato compreender.

Esse livro me acompanhou por acontecimentos inesperados, qui sá caóticos, envolvento minha vida social. Isso me permitiu uma conexão maior com o livro; ver suas morais e ideias se reproduzindo também fora da minha leitura.

Foi um extremo prazer ler Machado e sua visão, tão eloquente e coesa, sobre o ser social.
Mauro Jr. 23/04/2023minha estante
Quiçá. ?

FelipeV.Santana 08/04/2023

Genial
Brás Cubas, o defunto autor, é um personagem bem contraditório e... canalha. O que dá mais humanidade na história. Sinto como se Machado criasse, de fato, um ser humano, não um simples personagem.
Me deu um certo ódio de Brás? Sim. Mas fato é que, em termos de realidade, Machado de Assis foi assertivo ao criá-lo.
O personagem é um homem rico que, como ele mesmo diz ao final do livro: "coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto". E é interessante ver como um homem abastado pode gastar seu tempo com coisas tão banais e errôneas. Logo ele, que poderia dar a volta ao mundo, preferiu ser, em termos atuais, um imenso "fura-olho".
O livro também é repleto de filosofia, mistério, sinceridade, amor (muito amor, aliás), mescla etc. Mescla porque, em uns momentos do livro, personagens como Quincas Borba e o alienista, de outros livros dele, aparecem em ação. Sinceridade porque, como um DEFUNTO autor, Brás Cubas desprende-se dos filtros morais, fazendo com que os piores tipos de pensamentos e sentimentos pudessem ser externalizados sem remorsos.
A narrativa do livro é de trás para frente, ou seja, começa por sua morte, depois volta ao modo cronológico mesmo, com algumas pausas para reflexões.
E tantas outras coisas que só lendo para ver. Não sou um gênio, muito menos um grande analista literário; apenas escrevo minhas impressões. Podem concordar ou não. Estou aberto para aprender. Obrigado.
FelipeV.Santana 08/04/2023minha estante
OBS: Falei em mescla, mas vale ressaltar que o livro "Quincas Borba" veio depois de Memórias Póstumas. Erro meu.

MVGiga 16/04/2014

Entre sarcasmos e verdades.
Fácil de odiar, porque é um livro obrigatório para a maioria dos vestibulandos. Então, algo que é forçado geralmente acarreta uma imagem negativa, uma certa resistência por parte dos leitores em aproveitar todas as nuances desse romance clássico da literatura brasileira.

Difícil de resenhar, porque a linguagem rebuscada, cheias de palavras pouco casuais e outras um tanto antiquadas dificulta o entendimento da mensagem exposta no texto. Sendo necessária uma bagagem intelectual mais avançada para tentar aproveitar 100% da obra.

Fácil de favoritar, porque superando todas essas barreiras, conseguimos refletir junto com o personagem do Brás Cubas toda a hipocrisia da sociedade. O seu jeito sarcástico e cínico expõe uma visão ácida da vida. Já que se trata de um defunto-autor (não um autor-defunto), Brás Cubas não tem nada a perder e não possui limite na sua narração.
Paulinho 27/11/2014minha estante
Amo esse livro!

Zuarete 27/05/2023

.................................................................................................... não quero escrever ....................................................................................................
deboradonascimento 13/06/2023minha estante
Hahahahah muito bom

Amanda 25/04/2023minha estante
Gabriel, Brás é rico e viveu sem ter trabalhar por toda a sua vida. Quem tá lascado na vida é a gente ?.

Pietroalmeids 05/03/2023

Memórias
" Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis." Simplesmente a elite da literatura nacional, apaixonante.
thebookgirll 06/03/2023minha estante
faz resenha direito pietroalmeidis

Lau Pinheiro 18/07/2022

incrivelmente incrível
eu de verdade não dava nada, por tudo o que já ouvi sobre esse livro, mas é um crime o que cometem com ele. as pessoas criaram um estereótipo tão grande de que essa leitura é extremamente complexa e de difícil compreensão, que afasta qualquer interesse em conhecê-lo, mas não é dessa maneira na realidade. o livro conta sim com palavras que fogem do vocabulário coloquial, mas conforme o enredo acontece você vai entendendo o significado das palavras desconhecidas de forma subentendida, e assim que acostumar com a escrita do autor, toda a escuridão desaparece e a luz surge.
foi uma experiência totalmente renovadora essa leitura, desde o início me senti cativado so pela ideia do defunto autor e o tamanho dos capítulos ajudou muito a manter essa motivação (tanto que li o livro em menos de 4 dias).
as críticas da época são feitas de maneira tão inteligente, e ler uma história que se passa no mesmo país que moro não deveria ser um ato tão raro pra mim, visto que eu amo o Brasil de paixão, mas a partir de agora irei investir em mais leituras nacionais, incluindo Machado de Assis com certeza.
minhas partes favoritas com certeza incluem as citações mitológicas, porque AMO mitologia, e a cada vez que o nome de Aquiles aparecia meu coração dava um pulo.
estigmas sociais, capacitismo, escravidão, classes sociais, nada passou despercebido ao autor, o que torna essa obra tão majestosa quanto dizem que ela é!

obs: para os fãs de taylor swift, analisem a letra de I Know Places e me diga se não é totalmente baseada em Brás Cubas e Virgília
Marcos774 05/11/2022minha estante
Eu também tinha esse receio de ler por achar que seria muito difícil de entender.