Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Mauricio.Moura 11/07/2020

Gênio
Só um comentário possível: leia! Não é à toa que Machado de Assis é um autor tão aclamado. Algumas palavras não se encontram mais no nosso vocabulário cotidiano, mas nada que atrapalhe a leitura e as brilhantes reflexões sobre a vida e o comportamento humano.
Ju Rosa 11/07/2020minha estante
Esse livro é realmente sensacional.

Gustavo 02/07/2020

Não muito prazeroso porém histórico
O livro é muito interessante devido à premissa, obra histórica e obrigatória pra brasileiro que gosta de ler. Dei uma estrela por ser considerado por muitos o grande romance da história da nossa literatura, e aí já achei um pouco demais
Julio.Carvalho 03/07/2020minha estante
Se Memorias Póstumas de Brás Cubas não é a maior obra realista/romântica nacional, então qual é?

Ingrid 11/08/2020

bras cubas foi um homem que tinha tudo, mas não mesmo tempo não possuira nada, muito menos conquistara. tudo que possuía não era teu, a mulher não o pertencia e sua riqueza viera dos pais, até mesmo seu emprego foi perdido. uma crítica incrível a elite da época que a única coisa que tinham era o privilégio de nascer ricos. acho que se tornou um dos meus livros favoritos, até agora, do machadinho.
Ingrid 11/08/2020minha estante
ao mesmo tempo*

D3ad.rar 04/08/2020

Memórias póstumas de Brás Cubas e simplesmente incrível, um morto tem mais a ensinar sobre filosofia do que muitos dos autores não defuntos. as metáforas deixada pelo defunto, seus romances escritos no livro e suas conversas com seu amigo Quincas é a maior herança que o mesmo deixa há todos nos leitores.

''Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria.''
Brás Cubas (Machado de Assis)
D3ad.rar 04/08/2020minha estante
Adendo que utilizo de minhas palavras de forma irônica.

Manu 19/06/2020

Eu amo as obras do Machado, elas me cativam de uma forma impressionante. Porém, confesso que Memórias Póstumas me deixou um pouco confusa, tive uma certa dificuldade em compreender alguns capítulos. Acho que a maturidade influenciou um pouco, espero que ao reler tenha uma compreensão melhor.
Michela Wakami 27/06/2020minha estante
Manu também tive dificuldades, achei a história um pouco confusa, até o motivo real da morte dele me deixou confusa.

Mauricio.Junior 03/09/2020

Dom Casmurro
Meu primeiro contato com esta obra foi na adolescência, agora, um pouco mais experiente, reli este magnífico título e pude absorver de forma mais profunda a sua sutileza. Usando dos superlativos de José Dias: uma "belíssima" obra! Clássico imortal.
Louise 06/09/2020minha estante
Estou lendo ele agora, muito bom.

inasantos 07/11/2020

Perfeito
Todo mundo sabe o quanto esse livro é perfeito. Leitura obrigatória não só da escola. Leia, releia, leia para vida!
Navi.Azuos 07/11/2020minha estante
É o meu favorito de Machado.

Layla.Ribeiro 26/10/2020

O fato da morte limita por assim dizer o entendimento humano
O homem tem uma grande vontade sobre o universo: sabe que morre. Carregado de reflexões sobre a morte como a frase do título e aqui iniciada, assim enxerguei o livro, o assunto perpétua através da história do narrador. Não é nenhum segredo que o narrador protagonista narra a sua história do túmulo ele traz na história a morte várias vezes como um personagem por assim dizer, creio que um tabu na época , ele não o traz de forma fúnebre e triste, e sim bastante irônica, do tipo: Bom não temos como livrar de você então vamos brincar com você e foram esse jeito que me chamou muita atenção e fez eu gostar dessa obra Machadiana, não só com a morte ele usa da ironia , mas também do Romantismo , estilo que fazia sucesso na época e de correntes filosóficas como o positivismos através da filosofia humanitista do Borba, e através desse personagem citado que descubro que esse livro faz parte de uma trilogia na qual Dom Casmurro fecha esse ciclo, mas voltando pro personagem principal, apesar de irônico, Brás me mostra uma crítica ambulante a sociedade burguesa, como ele mesmo dizia ele teve a felicidade de não precisar trabalhar pra comprar seu próprio pão, vida de farras, de política quando der, ele é o fiel retrato da sociedade burguesa, mas não o livra de um vida medíocre. Gostei da obra, mas infelizmente tive muita dificuldade com a linguagem da época e com as referências que sempre ele fazia, a leitura não se tornou enfadonha e muito difícil por causa dessa edição da Panda Books que teve várias notas e significados de palavra. Tirando a linguagem percebemos o quanto essa obra é importante para nossa literatura e nossa como Machado era muito inteligente, sabia muito de história , a física e à ciências da naturezas. No final das contas me rendi a história de Brás e a literatura maravilhosa de Machado.
rodrigo963 26/10/2020minha estante
Quando terminar minha leitura, irei ler sua resenha ????

Lucas 27/09/2020

Meu primeiro passo ao descobrir a leitura. Muito interessante e com uma ambientação que me trás nostalgia.
Lídia 27/09/2020minha estante
Li esse livro na minha adolescência. Já estava encantada com Machado de Assis.

Mariana Destacio 27/11/2020

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
"Dessa terra e desse estrume, nasceu essa flor."

Um personagem mimado que mostra uma falha de caráter desde criança, que acabou por ser incentivada e quando tentou ser refreada, já era tarde. Um orgulho apenas por ter nascido e ter posses. Nada do que possui foi construído por ele, apesar de ter recebido educação para tal. Educação escolar, mas nunca moral.

Todos os capítulos possuem uma maestria, e são recheados de reflexões. Como o que mostra o defunto viajando entre as eras, ou aquele em que ele faz uma reflexão por ter matado uma borboleta preta e chega a conclusão de que ele não a mataria se fosse azul. Quando ele nos diz: "Deus o livre leitor de ter uma idéia fixa". Ou ainda quando um pobre diabo salva sua vida, e Cubas pensa de início em retribuir-lhe com todas as suas riquezas, sendo generoso no momento com uma moeda de ouro, mas assim que passa o susto, ele pensa ter feito demais, e que o pobre homem não fez mais do que sua obrigação.

Assim vamos, acompanhamos sua morte, depois sua infância, sua adolescência, a vida adulta, até os ultimos dias. E de volta ao início.

Pra fechar, ganhamos um: "achei que estaria devendo, mas tenho saldo positivo, pois nunca tive filhos, nunca passei minha miséria pra ninguém". Esse fim me chocou e me agradou. Um pensamento ousado até para os dias de hoje, imagina na época?

Esse livro é um calhamaço, com a linguagem dos clássicos. Adoro essa escrita antiga (tipo ler "cousas" em vez de "coisas"). Pode ser cansativo pra quem não gosta, mas pra quem curte, tens aqui um prato cheio.
Erick 11/12/2020minha estante
A linha final sempre me traz uma dúvida: alguns colocam que foi "um saldo positivo", enquanto na minha edição e no Wikisource ele fala: "E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mysterio, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capitulo de negativas: ? Não tive filhos, não transmitti a nenhuma creatura o legado da nossa miseria." - dando a entender que "não ter filhos" é algo negativo.

Danilo sm 12/11/2020

O defunto autor
É considerada uma das maiores obras da literatura brasileira. O autor, um dos maiores também. Embora eu tenham estranhado a escrita, com muitos devani Rios inseridos no meio da narrativa e muitas alusões a outras obras, o que dificultou um pouco meu entendimento de algumas partes, Memórias Póstumas de Brás Cubas possui diversas temáticas além de apenas um livro de memórias de um autor defunto... Quer dizer, defunto autor... As quais somam vários conceitos filosóficos inseridos nos pensamentos do narrador discutindo a realidade da época, mas que ainda vale para hoje. Além de, claro, bastante ironia com doses de humor.
Arthur 12/11/2020minha estante
Preciso evoluir muito pra ler esse livro, simplesmente fiquei perdido com a linguagem.

queridasreticencias 10/11/2020

Adorei
ubas
* Rapaz, que livro! Sai? dela pensando ja? que preciso rele?-la.
* Reler na?o so? porque o livro e? bom, mas porque Machado de Assis so? pode ser lido/decifrado por bons leitores.
* Memo?rias po?stumas esta? cheio de intertextualidade, coisas que a maioria das vezes deixamos escapar. Ale?m disso, ele faz milho?es de refere?ncias a? grandes nomes da literatura mundial. Sabe a piada geek? Bem, ele faz a piada litera?ria, enta?o e? melhor estar por dentro para rir junto. Faz comparac?o?es e muitos outros tipos de menc?o?es.
* Notas de rodape? sa?o extremamente importantes para a compreensa?o

-Bra?s cubas, ja? falecido, escreve seu livro relembrando toda sua vida. Sim, ja? morto! Desde o seu nascimento a? sua morte; na verdade o livro se inicia em sua morte, e ja? conhecemos alguns personagens ali presentes, os quais ele nos diz que foram as pessoas de sua vida.
-Partindo dai?, comec?amos a conhecer sua histo?ria desde o ini?cio, ate? sabermos como ele foi parar naquele fim tra?gico.
-Seu nascimento, sua fami?lia, suas paixo?es, o amor de sua vida: Virgi?lia, perdas de oportunidades, mortes impactantes, a criancice, adolesce?ncia, juventude, e velhice. As du?vidas, angu?stias, saudades... toda sua vida. Quase que um Romance de formac?a?o.
-Vemos a importa?ncia da posic?a?o na sociedade naquela e?poca, os caprichos da elite. Bra?s a todo momento so? tentava ter todos estes caprichos, por seu bem estar e por seu papel na sociedade.
-Entretanto,va?rias coisas as quais eram ?exigidas?, ele na?o as conseguiu realizar; percebemos ali enta?o, sua enorme insatisfac?a?o com a vida, muito embora sua forma de nos contar tudo que se passou, com o ar iro?nico e humor negro, deixe a narrativa excepcional e muito divertida!
-E claro, na?o tem como na?o ?shippar? o casal B+V ??
Lala 10/11/2020minha estante
Eu não shippo não kkkk, tenho um ranço enorme dos dois (e de geral do livro, acho q o único que fui com a cara foi o capitão lá do navio), mas o livro é mesmo genial!Um dos meus favoritos da vida!Amo esse realismo dos personagens e a ironia toda da prosa

Leonardo.Antonio 27/08/2020

O cinismo de Brás Cubas
Machado de Assis, com um humor categórico e cínico, cria toda uma crítica para a sociedade e o contexto da época. Um grande avanço na literatura
Louise 06/09/2020minha estante
Estou lendo ele agora é muito bom!!

QUEIJO460 19/08/2023minha estante
Uma vida movida por caprichos em que nenhum objetivo é perseguido com perseverança.

Felipe 16/06/2015

vale a pena ler.
Labrador 20/06/2015minha estante
Vale a pena ler e ver o filme.