Se não eu, quem vai fazer você feliz?

Se não eu, quem vai fazer você feliz? Graziela Gonçalves

Resenhas - Se não eu, quem vai fazer você feliz?

Mayte Florenzano 15/11/2023

Muito muito sensível
As músicas fazem todo sentido agora.
chorei e chorei muito.
a história deles é tão intensa que nem parece real.

vica 25/11/2022

Para nós ele era o Chorão da Charlie Brown Junior, pra Grazon ele era o Alê, o Tiiiiri.

Em um relato intenso e sensível a Grazi mostrou um lado do cantor que a maioria não conhecia, conta os bastidores, a história de amor dos dois e conta também que apesar do que muitos pensam, ela nunca esteve na coxia, esteve sempre ao lado dele.

Junto com a história, o livro é compostos por desenhos, fotos e bilhetes trocados entre eles. Achei que ela foi muito honesta, Chorão como todos sabiam tinha uma personalidade forte o que causou vários desentendimentos no decorrer da sua vida, inclusive com ela. Ele era muito ciumento, autoritário. E achei inspirador como diante de tudo o que aconteceu, Grazon ainda preserva um amor enorme pelas partes boas. É uma leitura muito fluida, mas isso não quer dizer que ela seja fácil.

Me emocionei em diversos momentos com a história de amor dos dois, e também chorei de saudade, de pensar como seria se ele estivesse aqui. É impossível não terminar o livro pensando ?E se...?

Elida 27/05/2021

Uma leitura leve e nostálgica sobre uma história de amor real, e termina com uma reflexão de como a sociedade continua a responsabilizar mulheres por decisões de homens adultos.

Alana226 14/12/2021

Memorável
O livro é uma biografia romantizada, que traz o relato detalhado de quem mais esteve não só junto da banda, mas também do líder dela. Nele é contada a história de amor de uma vida inteira entre Grazi, a musa e do Alê, conhecido pelos fãs como Chorão.
Para ela, ele era apenas seu marido, amigo e companheiro, e a partir deste livro ela nos conta um lado do cantor que a maioria das pessoas não conheceu, dando um relato pessoal e sincero sobre o relacionamento dos dois, os problemas enfrentados e a os bastidores da banda. Além de mencionar as coisas boas que aconteceram, das batalhas e conquistas, Grazi é muito honesta sobre as dificuldades que enfrentaram desde o seu início, quando o Chorão era desconhecido, mal falado e quebrado. Ela conta dos ciúmes, personalidade explosiva e vício com drogas, que afetou muito a relação deles e também com a banda.
Sobre a história, achei muito interessante descobrir o processo criativo do Chorão nas composições. Uma pessoa que conseguia transformar simples insights do seu cotidiano em canções memoráveis. Muitos delas, inclusive, a partir da convivência e do amor que tinha pela Grazi.
Uma linda história de amor com um triste fim, definitivamente a Grazi é uma mulher admirável, merecedora de todas as homenagens e músicas que recebeu ao longo da vida. Neste livro ela soube se expressar e conseguiu falar sobre assuntos que não são fáceis de lidar.

nick 11/03/2021

"te amo, tenha força, meu amor. pra sempre te amo."
eu nao tenho palavras p descrever a minha dor depois de tudo isso, de verdade...
vício maldito
shelteringrain 11/03/2021minha estante
NAO ME ESPEROUUUUAAAA

nick 12/03/2021minha estante
VSF PAMELA DEMORA 5 ANOS P TERMINAR

alice 12/03/2021

Se não eu, quem vai fazer você feliz?
com certeza quem é fã tem que ler esse livro!! muito emocionante poder ver as jornadas e tudo que aconteceu desde de o começo até o fim. Uma história muito linda e triste ??

Isabela934 18/03/2021

Gente, que doideira, me coloquei no lugar da Grazon e me senti muito mal, me arrepiei, cantei em pensamento e até me emocionei lendo essa história linda que teve um final, um final que n merecia, pra nenhum dos dois. Já sabia que Chorão era um gênio da música e que fez história na vida de todo mundo, mas não conhecia o lado possessivo, machista dele. Ele, e qualquer pessoa q se encontra num quadro de depressão, dependente químico, merece todo amor do mundo, mas claro, ajuda. Porém, esse primeiro passo deve vir da pessoa em questão, e infelizmente não foi o suficiente. Grazi é uma mulher muito forte em ter vivido tudo isso, e por ter escrito sua história ao lado não só do Alê, mas de ter feito parte do nascimento do CBJR.

Carlinha 22/03/2021

;)
Que livro bacana! Graton conta com tanto amor a trajetória de amor dela com o Chorão. Narrando o começo tão difícil, da falta de grana, mas com muito amor. Ele um cara com grandes sonhos, apaixonado pela música, um cara de mudou o cenário do rock nacional. Que infelizmente teve um fim trágico. Só Deus para saber a dor que ele carregava no peito e angústia daquele dia fatídico. Um livro bacana dos bastidores, uma história que poucos realmente conhecem. Super indico a leitura!!!

Bianca465 26/03/2021

O que sentir? Amor? Raiva?
Por ser fã do Chorão criamos expectativas sobre o artista, então saber um pouco da vida pessoal dele pode nos surpreender positivamente ou negativamente...

A Grazon parece uma mulher muito forte, determinada e persistente, ganhou mais uma fã!

Paulinha 31/03/2021

Uma linda história de amor
Não sei o que falar desse livro só sei que ele é maravilhoso, que história linda de amor e superação, todo momento parava para me lembrar das música e descumprir o que aconteceu para o Chorão escrever aquela letra.
Eu que gostava de muitas das músicas mas não era fã mesmo adorei saber mais da história desse ídolo da música brasileira.
É um livro incrível
Só leia!!

melzbtz 03/03/2023

Você deixou saudade.
O que dizer sobre essa história de vida e amor entre o Alê e a Grazi? Sinceramente, me encontro sem palavras. Como fã, poder conhecer, entender e compreender todas as fases do início ao fim, tanto do CBJr, quanto da vida e o relacionamento deles é gratificante, poder conhecer o outro lado da história, que consegue nos trazer uma reflexão sobre todas as coisas ao nosso redor e o quanto elas influenciam em nossa vida que, infelizmente, nem tudo é um mar de rosas, tem seus altos e baixos, mas precisamos permanecer fortes e manter a cabeça erguida lutando pelo que é nosso. Chorão não conseguiu, mas nos deixou um grande aprendizado. Obrigada por isso, Grazon

glendarangel 28/06/2021

esse aqui merece comentário por ser um livro muito bom amantes de biografia deixo aí um livro incrível não amantes leiam do mesmo jeito pois eh mto bom

livrotonina 26/02/2022

#livrotonina
Graziela conta os detalhes de toda a relação que teve com Alexandre Magno Abrão, nosso querido e amado Chorão, desde quando se conheceram até um pouco depois da morte dele em 2013. Esse livro é uma obra de arte tão maravilhosa que faz a gente se envolver na história desse casal lindo e fez eu me imaginar em cada situação com eles, me sentindo até uma grande amiga do casal. Eu ri, chorei, me arrepiei, torci, ouvia a voz deles conversando e terminei com uma vontade enorme de abraçar a Grazon. Tenho certeza que de onde ele estiver, vai estar com aquele sorrisão estampado na cara todo orgulhoso dela. Agradeço por me acompanharem em cada página e por ter contado a história de vocês do jeito mais lindo, puro e sincero. Vocês são o verdadeiro significado do que o amor é!

“Temos de aprender o que realmente nos faz feliz e parar de engolir padrões que acabam nos colocando dentro de caixas e nos sufocando.” pág. 200

site: https://www.instagram.com/livrotonina/

Lara1596 02/03/2022

Resenha: se não eu, quem vai fazer você feliz?
Livro extremamente tocante escrito pela Grazon, como costumava chamar Chorão.

Um livro extremamente tocante e repleto de detalhes que narra a trajetória desde o início da carreira do Charlie Brown.

Recomendo o livro para poder se aprofundar na história da banda e do cantor.