Como as democracias morrem

Como as democracias morrem Steven Levitsky

Resenhas - Como as Democracias Morrem

Dani 20/05/2020

Eu diria que é uma leitura necessária para compreendermos como um líder se encaminha para o totalitarismo, mas ao todo no início é onde me envolvi mais com a leitura, no restante é mais sobre os EUA, com tantos nomes que foram citados até me perdi um pouco e não compreendi, é um livro bom se tiver paciência para ler.

Lucas 20/05/2020

Importante e assustador
O livro foi lançado no início de 2018 e trata principalmente da situação política estadunidense ao mesmo tempo que faz uma comparação com países que tiveram sua democracia destruída aos poucos e acabaram virando ditaduras. O objetivo é traçar paralelos com esses casos e perceber padrões para que não tenhamos que passar por isso novamente. Infelizmente o que percebemos ao ler o livro é que estamos vendo várias dessas rupturas democráticas acontecendo na nossa frente durante os últimos anos.
Recomendo muito o livro, especialmente para que possamos entender que algumas manobras políticas, por mais inofensivas que pareçam, quando combinadas podem causar danos irreversíveis a nossa estrutura democrática.

Pedro 24/05/2020

Manual do novo fascismo.
O livro traz o passo a passo da "nova política" consubstanciado no total desrespeito pelas instituições, pela imprensa e pelos adversários políticos. O manual vem sendo utilizado sem parcimônia nos Estados Unidos da América e naquele conhecido país tropical, daquele conhecido presidente.

Ricardo.Azevedo 25/05/2020

Excelente e atual.
Um livro indispensável para quem pretende entender a situação que o mundo está passando e os desafios que as democracias estão enfrentando nos dias atuais.

Preparem-se para perceber e traçar todos os paralelos com o que estamos passando no Brasil nesses últimos anos.

rodrigues.thiago25 27/05/2020

Como as ditaduras são construídas atualmente
"Como as Democracias Morrem" estava guardadinho na minha estante até que eu achei que tinha saúde mental pra encará-lo (depois das eleições ferrenhas de 2018 pensar em política ficou um pouco doloroso demais). Em resumo o livro discute como as democracia ruem aos poucos, na verdade é um novo método de implantar regimes ditatoriais usando meios disfarçados de "democráticos". Pra fazer esse estudo os pesquisadores usam a eleição de Donald Trump nos EUA e outros exemplos ao redor do mundo para exemplificar como essas democracias tomaram um rumo autoritário.
????????????
Além disso, destaca o papel fundamental das entidades como grades de contenção da democracia. Como a sociedade e os partidos políticos podem minar (ou não) e impedir que candidatos com tendências autoritárias cheguem aos cargos de liderança e poder.
????????????
É um livro essencial para quem quer entender como e porquê vários países vivem esse momento de resseção democrática. E o mais importante, o que fazer para que "salvadores da pátria" não consigam matar a democracia. O resto eu deixo com vocês! ??

Raquel 11/06/2020

Serve para o Brasil
O público alvo do livro é o povo norte-americano, contudo, o livro nos leva a perceber a queda das democracias ao redor do mundo e como ?a morte das democracias? não são mais algo abrupto e resultado de um golpe inesperado, mas sim uma ruptura realizada por um líder eleito, que enfraquece as instituições democráticas, não respeita as regras dos jogos e destitui os opositores, quase sempre de maneira totalmente legal. A lição acerca de Donald Trump pode ser facilmente aplicada ao Brasil bolsonarista, o que é excelente. Sem dúvidas sou uma eleitora mais consciente após a leitura do livro Como as Democracias Morrem.

janiellyccastro 11/06/2020

Se esse livro fosse lançado esse ano, com certeza teria um capítulo dedicado ao presidente Jair Bolsonaro. Apesar dele estar focando na democracia dos Estados Unidos, as semelhanças desse livro com o que está acontecendo no atual cenário político do Brasil são assustadoras. A tolerância mútua já não mais existe e as reservas institucionais já estão chegando em seus limites, resta saber se a democracia irá resistir.

Cíntia 12/06/2020

Excelente pedida para aqueles que querem compreender melhor o atual cenário político mundial.

Eddington 17/06/2020

Aula de história estadunidense e com pontos comuns ao Brasil
Acabei de ler. Curto e com muitas informações e contextualizações que tornam a leitura fácil e prazerosa. Poucas horas investidas valem um ótimo retorno.

Apesar de focar a análise na sociedade estadunidense e não citar em nenhum momento o Brasil, ainda assim desde o prefácio já se nota a infeliz semelhança e a aplicabilidade de quase tudo por aqui.

Esse livro foi bastante mencionado em 2018 quando se aproximava o período eleitoral que todos sabiam que seria difícil em razão do candidato que acabou sendo eleito.

Não é para menos: retrata a ascensão de um "outsider" tido como impensável para o cargo de presidente, suas manobras e artimanhas ofensivas para se consolidar e ser eleito e o trágico governo conduzido à base de desrespeito às instituições, minorias, cidadãos e mínimos padrões éticos da política.

É de Janeiro de 2018. Retrata fatos ocorridos nos EUA nos primeiros dois anos de governo Trump que vemos ocorrer por aqui nessas últimas semanas sem mudar quase nada. Pelo visto, parece que por aqui não souberam ou se importaram com uma tal de "pandemia" que está ocorrendo de diferente de 2018 e seguem a cartilha ditada em outro país.

Vale a leitura. Nota 9,5!

Gabi Voss 18/06/2020

Essencial e esclarecedor!
Um livro muito importante para entendermos o atual cenário político mundial.

Gabi Voss 18/06/2020

Essencial e esclarecedor!
Um livro muito importante para entendermos o atual cenário político mundial.

Karla 20/06/2020

Um lado importante da história
Como as Democracias Morrem é um livro muito bem escrito e traduzido. Eu sabia pouco sobre a história política dos EUA e esta leitura me leva a procurar mais sobre o assunto. Apesar de ser fundamentado nos EUA, é possível perceber semelhanças com o atual momento político do Brasil. É o tipo de livro que me dá vontade de indicar para todas as pessoas que eu conheço.

Carol T.S. 27/06/2020

Interessante, e ao mesmo tempo assustador
Quais os paralelos possíveis entre a
A Venezuela, Hungria, Eua, Brasil, quando se trata de enfraquecimento das instituições e da democracia? Essa é a proposta do livro que, enquanto ressalta paralelos históricos, abre nossos olhos para pequenos atentados democráticos que ocorrem a olhos vistos. Um livro imperdível para quem se preocupa com o país.