A Poeta X

A Poeta X Elizabeth Acevedo

Resenhas - A Poeta X

Joanne.G.P. 25/09/2020

Sabe aquele livro que te conquista sem esforço? É esse livro! A autora soube usar com mestria as palavras, e acho que esse é o maior dom de um bom escritor. Um enredo simples mas que foi tão tão tão bem contado que nos faz ficar apaixonados.

Ele também tem representatividade dos imigrantes, LGBT e protagonismo negro, se você ainda não leu, leia! Tenho certeza que assim como eu, você se sentirá motivada a sair escrevendo seus pensamentos por aí
Rafaela 20/03/2021minha estante
Moça faço pra ler????

Joanne.G.P. 24/03/2021minha estante
Ele está à venda na Amazon, como são poemas é ótimo ter o livro físico :)

Júlia | @umgirassolliterario 14/09/2020

“E quanto mais eu escrevo, mais corajosa me sinto”
Xiomara vive no Harlem com a família e, conforme seu corpo vai se desenvolvendo, ela sente que não tem mais voz. Pelos olhares dos outros moradores do bairro e de sua própria mãe, ela se sente culpada por essas transformações físicas. É quando ganha um caderno de seu irmão gêmeo que começa a escrever seus sentimentos em forma de versos.
“Tarde da noite eu escrevo, e
as páginas do caderno incham
com todas as palavras que gravei nelas.
É quase como se
quanto mais machuco as páginas,
mais rápido algo se cura em mim”
Uma leitura rápida, mas muito forte e impactante. Aborda temas como religião, amizade, amor, respeito, autoestima, empoderamento e esperança.
“Esperança é uma coisa com asas
Embora eu duvide dela,
a espeança voa
para cada canto de mim.”

site: https://www.instagram.com/p/CBO3f1CjLrC/

Helena 08/09/2020

A vida de Xio por versos
Xiomara faz parte de uma rigorosa e religiosa família dominicana. Seus pais foram para os EUA e depois de anos tentando, finalmente conseguiram ter filhos e imagine a surpresa: gêmeos! De forma que Xio e Xavier (ou como ela o chama Gêmeo) são considerados milagres e mudaram a dinâmica da sua família.

Eu achei esse livro extremamente tocante. Terminei o livro com vontade de comprar vários exemplares e dar de presente pra amigos e bibliotecas (queria ter renda pra isso). Sendo que eu comecei esse livro BEEEEM com o pé atrás pelo seu formato incomum: versos. Isso, a história é contada em versos. E mesmo eu praticamente não lendo poesia, consegui ler o livro com tranquilidade, talvez não da forma como a autora gostaria, mas li (aqui vai uma dica a quem puder: o audiobook é narrado pela própria autora e dizem ser muito bom). E achei a história tão realista que eu realmente conseguia imaginar tudo aquilo acontecendo, conseguia sentir a frustração e a dor de Xio. Principalmente os dilemas quanto a ser uma mulher e ter cobranças e limitações unicamente por ser mulher.
Foi um livro plausível, uma história que não estranharia se alguém me contasse (sim, essa situação ainda acontece até no Brasil). Desde as cobranças religiosas a diferenciação de filhos em casa, a Xio tem que ajudar a limpar, enquanto o Gêmeo ajuda SE quiser e tá tudo bem. Eu vi a autora trazer questionamentos sobre a voz da protagonista, sobre quem ela é versus quem deveria ser ou o que esperavam dela. Questionar fé e obrigação. Percebi vários questionamentos importantes, em muitos me identifiquei.
Gostei muito de ver que foi trazido na narrativa um pouco da cultura latina, em especial dominicana, muitas vezes contrastando e comparando com a americana (o dia de ação de graças e natal em especial). E até mesmo frases e palavras em espanhol que davam mais veracidade a história.
A única coisa que eu poderia reclamar é que eu gostaria de saber mais dos personagens secundários, mas isso poderia até fazer perdermos a mensagem que a autoria queria passar.
E depois de uma leitura tão impactante, fluída e reflexiva favoritei esse livro. Sei que sempre vou me lembrar da história e dos pontos que trouxe.

ariely.loyane 06/09/2020

Perfeito!!
É um livro incrível e muito profundo, escrito em poesias o que faz com que a leitura flui muito bem, eu grudei no livro não consegui parar ate terminar. O livro aborda temas de forma incrível e a personagem é tão bem construída que eu podia ter certeza que ela era uma pessoa real, senti todos os sentimentos da Xio enquanto lia, foi uma leitura muito boa e com certeza recomendo a todos

Ana 04/09/2020

Um livro muito bom e intenso, eu gostei q ele é narrado em textinhos, a unica coisa que não me agradou é que o final me pareceu meio corrido mas fora isso foi sensacional

Malu 29/08/2020

Incrível
Um excelente livro de estreia que em forma de poesia nos conta uma história de amor, luta e descoberta. Virei fã!

Natty 11/08/2020

Confesso que não é um livro que eu compraria para mim, pois nunca fui ligada à poesia, mas recebi A Poeta X pelo Turista Literário e resolvi dar uma chance. Apesar da minha opinião sobre poesia, tive muita dificuldade em parar de ler esse livro por ser uma história envolvente e importante de ser contada, não importa o formato.

Bruh 16/07/2020

O Poder das palavras. O poder de Poder dizer-las em voz alta
Uma história com uma força incrível.
Recomendo!!

Rayanna.Santos 15/07/2020

Como me vi
As poesias de Elizabeth Acevedo contam uma história, sozinhas podem ser apenas poesias soltas ao vento, mas juntas contam a história da vida dela, mas que poderia ser a minha, a sua oi a de qualquer mulher que já se sentiu pequena, suja ou impotente simplesmente por ter o corpo que tem ou por ser mulher. Me senti retratada, representada, desnudada em casa poesia que li. Amei!

O livro, apesar de ter mais de 300 páginas foi bem rapidinho de ler. As poesias são lindas e muito verdadeiras, atuais, reais! Leitura bem fluida e fácil. Muito legal!

juandbooks 30/06/2020

não sou dominicana, não tenho pais religiosos, nunca cheguei muito perto das coisas da igreja, não sou negra e nem cheia de curvas, não tenho irmãos, não tenho uma relação dificil com a minha mãe, abandonei a poesia faz mais de dois anos mas eu senti cada palavra desse livro pulsando dentro de mim. obrigada elizabeth acevedo.

Vanessa.Carla 14/06/2020

A força de Xiomara
Um dos melhoras livros da minha vida. A história de X é tão bem pensada que as vezes eu tinha certeza que a personagem existe real. Mas a vdd é que ela existe, cada pedaço da história da Xio existe em várias pessoas inclusive em mim. Incluse na autora. Por isso eu digo e repito. Ler autoras negras é um ato revolucionário.

@beatrizprads 15/04/2020

Poesia que toca lá na alma
O livro trata muitas questões extremamente importantes com personagens de origem afro-latina, com questões de autoaceitação, religião, representatidade, sobre ser mulher e muitas outras coisas.

Mas não esse post não é uma resenha, é só pra dizer o quanto a relação com a escrita da personagem me envolveu. Me fez chorar inúmeras vezes, encarar a mim mesma, ver o quanto é importante se derramar em palavras.

Além de ter achado lindo a relação entre a protagonista e o seu irmão gêmeo. Foi tudo tão real, tão brutal sabe? Que eu não podia não falar sobre esse livro.

O livro é escrito em forma de versos, poemas, parece uma coisa muito intima, como ler de fato o diário de alguém. Enfim, eu amei, muito, muito.

Noemi 04/04/2020

Uma história contada por meio de poesia.
O dia a dia de uma adolescente que está em busca de se encontrar em si mesma e na comunidade em que vive.
Um livro sobre fé, reflexão, e se encontrar no lugar mais importante, em si mesmo.