A Poeta X

A Poeta X Elizabeth Acevedo

Resenhas - A Poeta X

Lais Cera 27/02/2021

Transformou meus pensamentos em poesia...
Eu tendo a ter problemas com livros em que os protagonistas são adolescentes, pois geralmente são retratados de forma irritante e inverossímil. Mas, apesar de esse ser um livro em que a protagonista está na fase da adolescência, eu gostei bastante da leitura, e acredito que foi pela forma como ela parecia real e palpável. Tanto que pude associar alguns detalhes apresentados ali à coisas que eu também passei em minha adolescência. Assim, imagino que esse livro pode ser bastante proveitoso para leitores adolescentes. Aliás, foi para isso mesmo que ele foi criado... A autora é professora e decidiu escrever esse livro ao constatar que seus alunos (em sua maioria latino-americanos) não gostavam de ler porque nunca se viam retratados nas histórias.
A trama aborda uma variedade de assuntos como: ausência de lugar de fala, sexualidade, machismo, fanatismo religioso e autodescoberta. Sendo que os principais temas do livro são a busca pela própria identidade e o relacionamento familiar. E todos esses assuntos são abordados de forma leve e bastante responsável.
Desde o início do livro, a autora vai colocando algumas dicas do que vai ser a trama central da história, mas é só a partir de 35% que isso realmente se desenvolve e podemos ver o processo da protagonista em busca da própria identidade. Esse é um processo doloroso, intenso e único, ainda mais por ser uma garota que está passando pela adolescência, fase da explosão de emoções. Xiomara só queria experimentar relacionamentos, conhecer meninos, escrever e ser livre, sem ser julgada ou castigada por isso. Mas ao invés disso, ela é obrigada a seguir dogmas religiosos impostos à ela sem nenhuma oportunidade de diálogo ou questionamento. Por causa dessa abordagem, muitas pessoas falam que o livro critica a religião, mas eu discordo. A crítica é sobre o fanatismo, o fundamentalismo, a intolerância, e como isso afeta as pessoas ao redor.
Outro ponto do qual eu discordo de vários leitores é que dizem que ?no final foi tudo resolvido muito rápido? ou que ?tudo se resolveu com um abraço?. A resolução do grande problema é descrita em poucos poemas sim, mas esses poemas dizem respeito à um processo pelo qual os personagens passaram, um período de tempo através do qual os personagens fizeram um certo tipo de terapia. Então não, não foi uma resolução rápida. Foi uma descrição rápida de um longo processo, que por sinal, ainda não terminou, já que o relacionamento dos personagens ainda não está completamente ?curado?. E apesar, de ser feito em poucos poemas, não acho que foi um final ruim. Este livro mostra que conversas podem sim melhorar nossos relacionamentos e mostra que nossas vozes importam, de qualquer, sejam como gritos ou sejam na forma de arte.
Só senti falta de um aprofundamento maior na história da mãe, uma mulher muito cristã, que teve um casamento arranjado, quando o sonho dela era ser freira. Mas acho que, pelo ponto de vista da história ser através da Xiomara e de suas vivências adolescentes, isso não seria possível.
Foi minha primeira experiência com uma história escrita em versos e consegui aproveitar bastante. Porém, acho que por ser um livro de poemas, deve ser muito mais incrível ler na versão original, já que, ao meu ver, muito do ritmo das poesias é perdido na tradução. Também é interessante destacar que, já na capa do livro, é dito que é para ser lido em voz alta. Assim, acredito que seria mais proveitoso ser ouvido em um audiobook, só que infelizmente ainda não temos audiobook dele em português. Quando eu estiver mais confiante com meu inglês, pretendo reler (e ouvir o audiobook) desse livro na versão original.

Nettobch 25/02/2021

Mds? Esse livro é muitooo bom, o assunto abordado nele é muito interessante e a estrutura em forma de poesia fez total diferença pro livro ser 5 estrelas

gi. 23/02/2021

Um livro muito necessário por trazer questões feministas com uma personagem "oprimida" pela religião. Leitura fácil e com reflexões profundas.

Janice 14/02/2021

Esse livro é tão amor que não dá pra não dizer que a recomendação dele é o mínimo.
Normalmente obras com essa narrativa não linear e tradicional me acertam em cheio. É um texto tocante, profundo e lindo.

Jew Reader 13/02/2021

AAAAA
Eu chorei que nem uma condenada, e é super necessário pra todos, acho necessário!

lav 10/02/2021

Inexplicável
A vida de Xiomara é tão intensa e tão profunda... Muitas vezes me vi nela, me senti como ela. Não tenho palavras para descrever o que senti do início ao fim dessa trajetória imensa que ela vivência com sua família e amigos.

É apenas inexplicável a forma como isso tudo termina, a forma como ela consegue dizer em palavras situações tão complexas e grandiosas. Xiomara é, realmente, minha poeta favorita.

A poeta X veio com tudo e espero que mais pessoas conheçam a imensidão que é esse livro e essa história.

Vik 03/02/2021

Relevante
Acho que não li esse livro no momento certo, porém isso não diminuiu o que ele quer repassar. Gostei da forma como a autora escreve esse livro e tenho certeza que a maior parte do público jovem se identificaria muito com os receios da personagem principal. Fiquei muito encantada com a força de Xiomara e com o fato da autora dar voz ao que muitas meninas também passam, o contanste assédio imposto pela sociedade.

luuh_hs 24/01/2021

Necessário
Não tenho palavras direito para descrever esse livro então vamos de trechinho:

"E foi assim que Xiomara,
de mãos nuas, lutou com o mundo
para que a chamassem pelo nome certo,
para que não esperassem que fosse santa,
para que a respeitassem como mulher.

Ela soube desde pequena
que o mundo não cantaria seus triunfos,
mas pegou todos os estereótipos
e os prendeu entre os braços
até que a verdade fosse sua última respiração.

Xiomara pode ser lembrada
como muitas coisas: estudante,
milagre, irmã protetora,
filha incompreendida,

mas o mais importante é que
deve ser lembrada pela
luta constante para se tornar
a lutadora que queria ser."

Preciso começar dizendo que ler esse livro na live da @pronomeint foi incrível, não só pelas companhias mas por todas as vivências compartilhadas e perpectivas incríveis. (E todo mundo chorando junto, claro!)

A escrita poética da @acevedowrites contribui para o impacto surreal que cada página desse livro trás, a autora nos faz sentir na pele, ainda que fora da realidade de Xiomara, cada sentimento que ela passa num nível que não tenho palavras para explicar.

Esse livro é essencial para pessoas brancas, porque mostra uma realidade que nós não só não vivemos, como as vezes esquecemos que existe do auge de nosso privilégio. E embora apresente gatilhos (racismo, machismo, intolerância religiosa, lgbtfobia), é uma experiência importante a se passar.

Se puder, leia com o vídeo da live (que ficou salva) lá no canal da @pronomeint e aproveite as discussões RIQUÍSSIMAS que tivemos lá! O livro foi lido inteiro de uma vez e foi doloroso, a pesar de curto mas com certeza já é o melhor livro do ano!

????? ?

Luiza 19/01/2021

Favorito pra vida toda!
Que livro emocionante, tocou minha alma de uma forma inexplicável. É um relato forte sobre encontrar quem você é, e sobre tudo o que envolve nós, mulheres, neste mundo repleto de assédio e de pessoas que tentam nos diminuir/limitar. Terminei a história com vontade de abraçar e estar ao lado de X, pois senti que viramos amigas durante a leitura ??

Luh (@luakelly_) 18/01/2021

O Poder da palavra!
Esse livro é SEN-SA-CIO-NAL!
A Elizabeth Acevedo tem uma escrita potente em A poeta X.
Esse é o meu primeiro livro da autora e só li por conta de uma leitura coletiva que aconteceu no canal da Thaís do Pronome Interrogativo, se não fosse isso não passaria pela minha cabeça iniciar essa leitura.
Pois bem... Sobre a leitura: Simplesmente FANTÁSTICA! Primeiro a forma como a autora escreve deixa a leitura dinâmica e muitas vezes rítmica. A sugestão na capa do livro onde diz que é PARA SER LIDO EM VOZ ALTA, faz total sentido quando você começa a ler. De forma poética a autora traz temas interessantes de uma forma nova e leve. Temas como conflitos familiares, a influência da religião e a utilização dessa como válvula de escape e a alienação advinda dessas instituições que deveriam prezar e pregar o amor ao próximo.
Pra mim o tema principal envolve o autoconhecimento e crescimento da Xiomara (personagem principal) enquanto mulher numa sociedade que sempre tenta diminuí-la e silenciá-la.
Com temáticas importantes , interessantes e instigantes, a autora nos faz refletir sobre as relações e como se desenvolve essas relações sobre o pretexto de "estou te machucando para te proteger" ou "Você tem que sofrer para alcançar o paraíso". Qual a relação que pode se desenvolver quando o que predomina nela é o sentimento de medo e raiva?

Super, ultra, mega recomendo! Uma leitura super fluída, em um dia você consegue acabar e ser acabada por esse livro.

Beatriz 17/01/2021

Profundo
Favoritado. Foi uma viagem profunda ao sentimento de Xiomara que mexeu com meus sentimentos e tocou profundo em meu coração.

Najara 17/01/2021

(...)
E deveria me acostumar.
Eu não deveria ficar tão puta
Quando os garotos – às vezes,
homens feitos –
falam comigo como querem,
acham que podem se tocar
ou me agarrar
ou fazer todo tipo de oferta.
Mas eu nunca me acostumo.
E sempre deixa minha garganta apertada.
(...)

Mavi 17/01/2021

Muito rápido de ler, versos curtos que carregam muito sentimento, tocante...