A Poeta X

A Poeta X Elizabeth Acevedo

Resenhas - A Poeta X

majusodre 21/01/2022

se fosse só pela escrita eu daria uma nota mais alta porque o livro é bem bom nesse sentido. a história também é legal. não sei exatamente pq eu não gostei o suficiente pra dar uma nota mais alta mas é isso aí

Kell 20/01/2022

Definitivamente para ser lido em voz alta!
Esse livro nos apresenta a Xiomara. Em um estilo de narração poética a protagonista conta sua história. Suas palavras são belas (me tornei grande fã da autora pela escrita impecável), mesmo nos momentos em que escreve sobre dores profundas, as palavras continuam belas.

A jornada dessa jovem de 15 anos no decorrer de alguns meses é turbulenta... Mas nada com a poesia para mover as coisas. Para fazer as coisas acontecerem.

Para ler este livro sequer precisa gostar de poesia: basta ter um coração. A autora fará com que você sinta tristeza, mas também trará muito conforto e coisas boas.

Essa é uma história sobre amores, sobre relações familiares, convivência, sobre dor e muito mais. É sobre tudo o que todes precisam ler.
Então, só leiam, ok?

Gabriela4209 09/01/2022

pqp
esse livro é forte. foi a primeira vez que eu li um livro narrado em versos, e achei bem estranho no começo, mas me acostei depois. a escrita é muito incrível e alguns poemas me marcaram bastante. amei a experiência!
uma história forte, bonita, dolorosa e muito sensível. eu adorei!
quero muito reler um dia!

Kaory 31/12/2021

Poesia pura!
Eu simplesmente ameei esse livro, é incrível. A autora representa muito bem a cultura Latina, como filha de imigrante latino no Brasil entendi várias questões que a protagonista enfrenta apensar de não vive-las. Acredito que o livro foi tão maravilhoso nesse aspecto de representatividade porque a própria autora passou por muitas dessas questões por ser filha de imigrantes latino nos EUA. Além disso o protagonismo negro e questões LGBT e de machismo são desenvolvidos muito bem. A protagonista escreve uma poesia slam, que é feita para ser recitada e quando eu li eu senti realmente essa vontade e sensação de precisa ler o livro em voz alta, é incrível! Sobre a escrita ela é maravilhosa e de uma sensibilidade tremenda.Nem acredito que ganhei esse livro por acaso, foi uma dos melhores que já li minha vida e vou comprar outros da autora com certeza!

Jade 29/12/2021

Leitura rápida que emociona
"Quando olho pela igreja e nenhuma das imagens de anjos, de Jesus ou Maria, ou de algum dos apóstolos é como eu: preta, grande, nervosa. Quando escuto que devo ter fé nos homens e os homens são os primeiros a fazer eu me sentir tão pequena. É aí que eu me sinto falsa."

A poeta X é um livro super rápido de ler, pois é todo escrito em forma de versos. Eu não consegui me conectar com a personagem logo nas primeiras páginas, mas em algum momento da história a conexão aconteceu. Eu torci muito para que a Xio expressasse seus sentimentos e seus poemas para além do seu caderno, assim como para que tanto ela quanto seu irmão tivessem um relacionamento melhor com a família. Que principalmente a mãe deles pudessem aceitá-los.

Indico para todos aqueles que desejam uma leitura rápida e querem conhecer um pouco mais da Xiomara.

isa.fsgomes 30/11/2021

A Poeta X, Elizabeth Acevedo (2018)
lin-dís-si-mo

adjetivo
1. Belo; encantador.
2. Elegante; gentil, angélico.
3. Agradável, airoso, delicioso.
4. Belíssimo.
5. Leiam.

Lais Duanne 20/11/2021

Que sensibilidade
Essa coletânea de poemas me aproximou de uma menina que parece comigo em vários momentos.

É um mergulho na realidade de uma menina preta que quer ser livre e gozar da vida dentro do que considera correto, sem se prender ao que a impõem.

Cami 13/11/2021

Chorei pra car4lho lendo.
O melhor livro de poesia que já li na vida com certeza.
A escrita da autora é única, as palavras dela são impactantes, eu me senti tocada e emocionada de diversas formas durante a leitura.
A protagonista Xiomara vai contar a sua história através de poesias, seus problemas familiares, a forma como a religiosidade compulsiva da mãe interfere na sua vida, o seu primeiro amor, a autodescoberta do seu próprio poder nas suas palavras e a superação dos seus problemas.
É uma história sensível, complexa e incrível, não queria parar de ler momento nenhum e fiquei decepcionada quando acabei, porque eu queria mais mil páginas dessas poesias maravilhosas.

Thamiris 12/11/2021

resenha completa em @frasedeumlivroo
Achei que esse foi um livro muito importante de ser lido, por mostrar um assunto tão polêmico de uma forma tão real e bonita. Eu adorei a escrita da autora, o livro é todo escrito em versos e isso fez ser bem mais fluido e além disso, tiveram várias frases incríveis que eu marquei.

A única coisa que me incomodou um pouco foi que não parecia muito linear, a personagem divagava em algumas coisas, o que me deixava perdida às vezes. Eu quero ler Agora que ele se foi da mesma autora, porque gostei muito da sinopse e a história também é toda escrita em versos.

Júlia Beatriz 26/10/2021

Eu amei tudo nesse livro, a escrita, a história, os personagens tudo. Muito bom de ler, xio representa muita gente.

raquel braiani 24/10/2021

elizabeth acevedo não erra
este foi meu primeiro livro finalizado da elizabeth acevedo. como descrever a escrita desta mulher??? simplesmente ÚNICA.

para quem não está familiarizado, saibam que a escrita da elizabeth em ?the poet x? e em ?clap when you land? é em VERSOS - uma das minhas experiências literárias favoritas. ?? para você que não gosta tanto desse formato: sério, dê uma chance para esse livro!

a história é protagonizada por xiomara, uma personagem que pode despertar tanto amor quanto ódio no leitor. eu fiquei na primeira opção e me apaixonei por seus pensamentos e forma de ver o mundo.

ela é uma adolescente e, como tal, está aprendendo coisas novas e questionando tudo que conhece, principalmente suas crenças e seu papel na sociedade.

não é um livro bonitinho e leve - ele fala sem rodeios sobre o que precisa ser dito. o livro aborda diversos temas, como assédio, desigualdades sociais, religião, sexualidade e muito mais.

essa é a história de uma jovem, uma menina, uma filha, uma irmã gêmea, uma amiga, uma aluna, uma namorada, uma poeta? xiomara é tudo isso e muito mais! o leitor acompanha, por um curto período de tempo, sua vida cotidiana - lotada de aprendizados, e tem acesso a seus pensamentos e escritos (porque ela é uma, PASMEM, poeta*).
*contém ironia.

o resto, cabe a você descobrir. recomendo muito essa leitura - ideal para começar e terminar em algumas horas em uma tarde de domingo. boa leitura!

classificação indicativa: 12+

Vivi 29/09/2021

"burn it! this is where the poems are," i say, thumping a fist against my chest."
um livro tão poderoso e doloroso ao mesmo tempo.

Debora.Oliveira 20/09/2021

Leitura necessária e transformadora!
Gostei muito da forma em que a autora narra a história através de poesia, fui automaticamente conectada com o livro e aprendi muito com essa leitura.

O livro trata de preconceitos, educação, questões religiosas, sonhos e perspectivas familiares. Super necessário!

" ... o amor pode ser um elástico; que arrebenta se é puxado demais, mas também é flexível o bastante para abarcar as mais caóticas das massas."

Nathy Alcantara 24/07/2021

De uma sensibilidade tocante vamos acompanhar a vida conturbada e as descobertas de uma garota que desde nova aprendeu a lidar com as coisas difíceis da vida. Xiomara é uma garota com baixa estabilidade familiar. Que além de ter a luta diária de ser quem é, ainda tem que lidar com uma mãe extremamente religiosa que não leva em consideração nada do que a filha vive/quer viver. Se descobrir fica cada vez mais difícil pra X, no entanto, no pico de uma discussão ela descobre o que realmente é preciso pra que consiga conviver "em paz" com sua mãe. É um livro que pode nos tocar de diversas formas.

gabi 05/06/2021

Não consigo nem explicar o quanto eu me identifiquei com a Xiomara, e o tanto que eu amei também.
Esse livro foi perfeito do início ao fim.