A Poeta X

A Poeta X Elizabeth Acevedo

Resenhas - A Poeta X

Vitória Susin 06/07/2023

Criei muita expectativa
Eu criei muita expectativa pois fiquei uns anos querendo ler e quando li eu gostei mas depois que terminei e fiquei pensando percebi que esperava mais.

Dei uma nota boa pq o livro realmente é bom mas....

Alessandra 03/07/2023

A poeta X é um livro organizado em versos na primeira pessoa, como se estivéssemos lendo os poemas que Xiomara escreveu em seu diário.
É um livro simples e emocionante (daquelas leituras de dar quentinho no coração), tem representatividade LGBT e foca nas discussões sobre como o fanatismo religioso e a projeção dos pais sobre os filhos enfraquece laços familiares, bem como atrapalha o desenvolvimento intelectual e psicológico das crianças e adolescentes.

Eduardo941 28/05/2023

Isso foi lindo
"A poesta x" conta a história de uma adolescente de 14 anos que mora com os pais e o irmão(gêmeo). Xiomara é uma garota que se sente presa e incapaz de ser liberta e poder viver. A mãe de Xiomara é uma pessoa nada liberal, que acredita muito em coisas da igreja, religião, bíblia... X não pode fazer nada que a mãe dela não deixe: namorar, olhar para garotos, deixar de frequentar a igreja... essas coisas que mães religiosas têm. A partir dessas regras, X começa a mentir e guardar segredos da mãe, escrevendo poesias sobre a sua vida em uma espécie de diário que o seu irmão deu de presente, namorando escondido, deixar de ir pra igreja e ir para o clube de poesias. Tudo em sua vida começa a virar um caos, fazendo com que ela procure algum tipo de ajuda para ela e sua família.
O livro é todo em poesia. Algumas coisas ficam meio desconexas, pelo fato de ser uma poesia traduzida, mas dá pra ler direitinho. Eu amei!

kirstein0 26/05/2023

Impossível não se apaixonar pela Xiomara, querer proteger ela. É um livro que toca na gente de várias formas, muito forte e emocionante.

Eu.lendo 04/05/2023

Uau...
Nossa esse livro me deixou sem palavras, me fez perceber o quão privilegiada sou por ter pais que respeitam minhas escolhas de vida. Que livro sensacional, me fez sentir uma empatia tão grande por Xiomara, que ainda não acredito que ela não exista. Apesar que tenho ciência que ter pais extremamente religiosos e conservadores é a realidade de muitas pessoas infelizmente. Gostei muito dos debates que Xiomara levanta, me fez questionar até mesmo sobre o que eu acredito de fato, é um livro que te faz refletir sobre alguns aspectos socias e religiosos de uma maneira muito crível. O único ponto que deixa a desejar é o final. Achei que foi tudo muito resumido, tudo muito " feliz " o que não foi muito realista.

amanda2268 25/04/2023

O começo nao prende muito mas dps é um misto de emoções tão grande que é impossivel não se emocionar slk fiquei ate meio mal lendo algumas partes, é o tipo de livro q eu chego a duvidar ser só ficção... so dando 4,5 pq achei o final com uma reviravolta meio forçada pra ter um final feliz, mas de resto amei, é um livro mto forte e pesado

ana janga 24/04/2023

Muito lindo por favor leiam
Livro muito forte, muito bom, retrata diversos temas ?problema? na sociedade, não de uma visão superficial mas bem descrita em cada frase , cuidado para não entrar tanto no livro kkkkkkkkkkk, teve hora q eu tava lendo tão focada q achei q ia entrar no livro

Kaah 16/04/2023

Tocante!
Esse é o segundo livro que leio da autora e não surpreende ninguém o quanto eu continuo gostando da escrita dela.

Sim, é mais um livro escrito em forma de poesia e que a cada verso você vai se identificar com qualquer palavra da Xiomara em algum momento.

É um livro que fala sobre sexualização, sobre família, amizade, preconceito, religião e sobre a dificuldade que é se encaixar no mundo e enxergar qual é o verdadeiro sentido de você estar onde quer estar. É sobre diferenças, é sobre descobrir quem você realmente é, é sobre descobrir que o outro talvez não seja tão igual a você, mas que merece ser respeitado tanto quanto.

É uma leitura rápida, fácil de entender e repleta de sentimentos! Vale a pena!

Lethycia Dias 23/03/2023

Queria ter lido quando fui adolescente
Uma história forte e muito potente sobre uma jovem aprendendo a usar a própria voz. O fato de ser escrito em versos torna a leitura bem mais rápida do num texto em prosa, e dá um ritmo muito bom para a leitura, inclusive nos momentos de pausa, quebra de linhas ou de estrofes. Os poemas de Xiomara me tocaram bastante. Eu fui uma adolescente bem parecida com ela, no sentido de não saber como dizer o que sentia ou pensava, e sinto que teria gostado ainda mais desse livro se tivesse lido quando tinha a idade da protagonista.

site: https://amzn.to/40a0tmd

Amanda1754 21/03/2023

Uma casa abusiva e uma sociedade doente
Xiomara é uma adolescente que descreve seus pensamentos e sentimentos em forma de poesias, retratando sua vida pessoal e suas relações com os pais, o irmão gêmeo, os amigos e seu primeiro amor. Mas, ainda mais profundo que isso, a poeta X também descreve em muitos poemas sua relação com seu próprio corpo, com a puberdade, com o fato de ser "desejada" desde muito nova e as consequências que isso trouxe para a sua vida e para a relação com sua mãe e com sua religião.

Foi triste de acompanhar a relação perturbada que a X tem com a mãe, uma mulher religiosa ao extremo e que torna-se cada vez mais tóxica em relação a filha, que queria tornar a Xiomara aquilo que ela mesma não se tornou. O fato da primeira menstruação da X em que a mãe bateu nela por usar OB em vez de absorvente externo, falando que aquilo não era para garotas direitas e perguntando se a Xiomara ? com onze anos ? estava se deitando com alguém; quando a mãe a força diversas vezes a ir para a igreja e ser crismada; quando a mãe a xinga de todos os nomes vulgares por ter dado o primeiro beijo; ou quando a mãe queimou o caderno da Xiomara quando leu os poemas dela, são algumas das várias violências físicas e psicológicas que a Xiomara sofreu ao longo da infância/adolescência.

O que é ainda mais triste é Xiomara ser desde sempre uma menina violenta por nunca ter ninguém para defendê-la, nem o pai, nem o irmão, nem ninguém por perto. Nunca a defenderam das violências e dos assédios que sofria constantemente.

A Xiomara é uma personagem incrível, forte, que cresceu em uma casa abusiva e em uma sociedade doente que sempre a fez sentir-se solitária. É uma personagem em que a gente consegue se identificar e se relacionar com as histórias que, em forma de poemas dos mais diversos tipos, conseguimos absorver toda a dor contida nas palavras.

A Poeta X é um livro muito bom, uma leitura de tirar o fôlego e que toca em algumas das feridas que ganhamos ao longo da vida.

Letícia @sereia_literaria 19/03/2023

As últimas 100 páginas me fizeram precisar de terapia
Demorei um pouco pra me conectar com a história (porque embora eu seja apaixonada por poema e poesia, li poucos livros nesse estilo, em que os poemas contam uma história linear) mas valeu a pena cada momento.

recomendo demais.

?Se eu estivesse em chamas, com quem poderia contar para me apagar?

Se eu fosse uma pilha de cinzas, com quem poderia contar para me recolher em um belo pote?

Se eu não fosse nada além de pó, haveria quem perseguisse os ventos tentando capturar cada pedaço de mim??

viajandoempapel 18/03/2023

Uma releitura que mexeu e muito comigo!
A primeira vez que eu li ?A Poeta X? eu tinha 18 anos e, após alguns anos com ele aqui na estante, decidi reler e relembrar sobre essa história, e foi uma das minhas melhores escolhas!

Com uma leitura feita em versos lineares, nessa narrativa vamos acompanhar o dia a dia de uma adolescente que tem o sonho de ser poeta e que escreve em seu diário sobre a sua rotina como mulher, mas também sobre seus desejos, sua vivência em uma casa com uma grande pressão religiosa por parte de seus pais e sobre seus sentimentos em relação a toda essa situação.

Os textos deste livro são tão reais e trazem tantos sentimentos para o leitor, que muitas vezes precisei fechar o livro por alguns minutos para conseguir analisar tudo o que Elizabeth tinha trago naquele momento e realmente entender de fato tudo o que estava sentindo. Em alguns jogos de palavra e a conversa sobre ser mulher em uma sociedade machista, sentia como se alguns dos textos conversassem diretamente comigo.

Faz alguns dias que eu terminei a leitura desse livro de fato, mas eu já queria voltar e reler alguns trechos, para que eles não saiam mais daqui.

É uma leitura tocante, importante e muito MUITO especial, que eu queria que todos pudessem apreciar pelo menos uma vez. Indico com todo o meu coração!

Monique 22/01/2023

A grande surpresa desse livro é que ele é escrito inteirinho em forma de poesia.
Foi meu primeiro contato com a autora e o primeiro livro que li nesse formato de poesia slam, que é também um dos temas principais do livro.

A verdade é que, embora tenha gostado da premissa, do formato, da relevância dos temas abordados, eu não consegui sentir tanto assim ou me conectar a personagem. Não foi um livro que falou comigo.

Shay 20/01/2023

Tapa na cara e soco no estômago!!
Esse vai ser complexo?
Com uma escrita fácil e envolvente, a autora aborda assuntos sensíveis como, sexualização de meninas principalmente pretas, o preconceito enraizado, o padrão estético, religião, relações familiares, imigrantes, pertencimento? é tanta coisa!!
Vale cada minuto!!