A Poeta X

A Poeta X Elizabeth Acevedo

Resenhas - A Poeta X

lav 10/02/2021

Inexplicável
A vida de Xiomara é tão intensa e tão profunda... Muitas vezes me vi nela, me senti como ela. Não tenho palavras para descrever o que senti do início ao fim dessa trajetória imensa que ela vivência com sua família e amigos.

É apenas inexplicável a forma como isso tudo termina, a forma como ela consegue dizer em palavras situações tão complexas e grandiosas. Xiomara é, realmente, minha poeta favorita.

A poeta X veio com tudo e espero que mais pessoas conheçam a imensidão que é esse livro e essa história.

Vik 03/02/2021

Relevante
Acho que não li esse livro no momento certo, porém isso não diminuiu o que ele quer repassar. Gostei da forma como a autora escreve esse livro e tenho certeza que a maior parte do público jovem se identificaria muito com os receios da personagem principal. Fiquei muito encantada com a força de Xiomara e com o fato da autora dar voz ao que muitas meninas também passam, o contanste assédio imposto pela sociedade.

Luuh_hs 24/01/2021

Necessário
Não tenho palavras direito para descrever esse livro então vamos de trechinho:

"E foi assim que Xiomara,
de mãos nuas, lutou com o mundo
para que a chamassem pelo nome certo,
para que não esperassem que fosse santa,
para que a respeitassem como mulher.

Ela soube desde pequena
que o mundo não cantaria seus triunfos,
mas pegou todos os estereótipos
e os prendeu entre os braços
até que a verdade fosse sua última respiração.

Xiomara pode ser lembrada
como muitas coisas: estudante,
milagre, irmã protetora,
filha incompreendida,

mas o mais importante é que
deve ser lembrada pela
luta constante para se tornar
a lutadora que queria ser."

Preciso começar dizendo que ler esse livro na live da @pronomeint foi incrível, não só pelas companhias mas por todas as vivências compartilhadas e perpectivas incríveis. (E todo mundo chorando junto, claro!)

A escrita poética da @acevedowrites contribui para o impacto surreal que cada página desse livro trás, a autora nos faz sentir na pele, ainda que fora da realidade de Xiomara, cada sentimento que ela passa num nível que não tenho palavras para explicar.

Esse livro é essencial para pessoas brancas, porque mostra uma realidade que nós não só não vivemos, como as vezes esquecemos que existe do auge de nosso privilégio. E embora apresente gatilhos (racismo, machismo, intolerância religiosa, lgbtfobia), é uma experiência importante a se passar.

Se puder, leia com o vídeo da live (que ficou salva) lá no canal da @pronomeint e aproveite as discussões RIQUÍSSIMAS que tivemos lá! O livro foi lido inteiro de uma vez e foi doloroso, a pesar de curto mas com certeza já é o melhor livro do ano!

????? ?

luizadelamare 19/01/2021

Favorito pra vida toda!
Que livro emocionante, tocou minha alma de uma forma inexplicável. É um relato forte sobre encontrar quem você é, e sobre tudo o que envolve nós, mulheres, neste mundo repleto de assédio e de pessoas que tentam nos diminuir/limitar. Terminei a história com vontade de abraçar e estar ao lado de X, pois senti que viramos amigas durante a leitura ??

Luh 18/01/2021

O Poder da palavra!
Esse livro é SEN-SA-CIO-NAL!
A Elizabeth Acevedo tem uma escrita potente em A poeta X.
Esse é o meu primeiro livro da autora e só li por conta de uma leitura coletiva que aconteceu no canal da Thaís do Pronome Interrogativo, se não fosse isso não passaria pela minha cabeça iniciar essa leitura.
Pois bem... Sobre a leitura: Simplesmente FANTÁSTICA! Primeiro a forma como a autora escreve deixa a leitura dinâmica e muitas vezes rítmica. A sugestão na capa do livro onde diz que é PARA SER LIDO EM VOZ ALTA, faz total sentido quando você começa a ler. De forma poética a autora traz temas interessantes de uma forma nova e leve. Temas como conflitos familiares, a influência da religião e a utilização dessa como válvula de escape e a alienação advinda dessas instituições que deveriam prezar e pregar o amor ao próximo.
Pra mim o tema principal envolve o autoconhecimento e crescimento da Xiomara (personagem principal) enquanto mulher numa sociedade que sempre tenta diminuí-la e silenciá-la.
Com temáticas importantes , interessantes e instigantes, a autora nos faz refletir sobre as relações e como se desenvolve essas relações sobre o pretexto de "estou te machucando para te proteger" ou "Você tem que sofrer para alcançar o paraíso". Qual a relação que pode se desenvolver quando o que predomina nela é o sentimento de medo e raiva?

Super, ultra, mega recomendo! Uma leitura super fluída, em um dia você consegue acabar e ser acabada por esse livro.

Bea Barbe 17/01/2021

Profundo
Favoritado. Foi uma viagem profunda ao sentimento de Xiomara que mexeu com meus sentimentos e tocou profundo em meu coração.

Najara 17/01/2021

(...)
E deveria me acostumar.
Eu não deveria ficar tão puta
Quando os garotos – às vezes,
homens feitos –
falam comigo como querem,
acham que podem se tocar
ou me agarrar
ou fazer todo tipo de oferta.
Mas eu nunca me acostumo.
E sempre deixa minha garganta apertada.
(...)

Maria4735 17/01/2021

Tocante
"A Poeta X" é contado em "poemas", e só fiquei sabendo quando de fato comecei a ler ele... mas isso é tão importante e coerente com a história. Faz ela fluir mais, faz ser mais tocante, mais bonito, mais tudo.
É um livro importante, que toca em pontos importantes como sexualidade, amadurecimento, família, cor, e encontrar o seu lugar no mundo.

Nina 17/01/2021

É doloroso desde o início, as questões abordadas podem trazer outras questões e outras depois, mesmo sem que essas sejam a sua realidade de vida, é impossível não se colocar no lugar de cada ser humano que vive isso, se colocar no lugar a Xiomara e desejar por mudanças, lágrimas necessárias e mais um favorito pra lista!

laura 17/01/2021

Poesia necessaria
Eu particularmente nunca li muito poesia e não conseguia me conectar com os personagens porque muitas vezes não entendia. Mas esse livro é muito necessário para entender sobre como uma adolescente se sente em meio a descobertas da sua idade que são condenadas pela sociedade ao seu redor. A protagonista se sente culpada pelo o que é, o que sente e o que deseja, e esse livro é uma reflexão muito profunda sobre isso.

vasilisamorozko 12/01/2021

Choque De Realidade É Uma Coisa Estranha

"O mundo é quase pacífico
quando você para
de tentar compreendê-lo”

#15 - Mesmo você conhecendo o costume e até ter vivido algo parecido a sensação de levar um soco no estômago ao ler é muito grande, realmente nas primeiras páginas eu já estava entendendo porque meu escritor favorito falou que esse livro era potente.
Eu passei raiva e amei na mesma intensidade e isso é incrível, todos os personagens foram bem construídos ao ponto de você se importar com eles e não perder a vontade de ler.
Esse livro tem muitos pontos interessantes para serem debatidos, nossa eu queria salvar a Xiomara em muitas partes - queria salvar todas as mulheres do mundo na verdade - muito agoniante as coisas que ela passa e na metade delas ela era só uma criança, homens são muito nojentos e a mentalidade de que é por causa da roupa ou porque tem o “corpo pro pecado” é muito pior, sério eu mesma queria descer a porrada em geral por ela. Ainda tinha a mãe da Xiomara, ela é um elemento que eu ainda não sei o que sentir, raiva? Ódio?? Pena??? Não sei, o que sei é que não consigo aceitar e nada no mundo vai me fazer perdoar ela ou as coisas que ela fez, acho incrivelmente desrespeitoso alguém achar que tem o direito de destruir ou queimar algo que não lhe pertence só porque você é o responsável ou porque tem mais poder. E ainda sobre esse ponto vou ser sincera, achei o final muito corrido, como a mãe dela não pede desculpa e fica tudo bem?? “ela se abraçaram” okay… mas só um abraço conserta tudo e vida que segue?

Enfim para um livro que quero ler a quatro anos a experiência foi muito boa, recomendo.

Tábita | @resenhascomcafe 06/01/2021

Calma, respira.
O que foi esse livro pra mim? Gente não estava preparada viu. Tiveram partes dele que foram gatilho pra mim, então chorei, respirei e continuei. Xiomara tem uma relação bem conturbada com a mãe, pois elas são muito diferentes e muito iguais e foi isso que me pegou bem pegada. Elizabeth Acevedo sempre maravilhosa na sua escrita, espero ler mais livros dela esse ano e que tragam mais livros dela para o BR, amém. Só leiam.

danisnilo 04/12/2020

Que forte! A história de Xiomara me rendeu vários arrepios. O livro é narrado de forma simples, em versos, mas muito poderosa.

Ale 21/10/2020

Somos apenas histórias
Estava plena um dia navegando pela minha lista da Amazon e me deparei com esse livro por um preço camarada, história interessante contada por poemas, com uma protagonista que escreve poemas, fui obrigada a comprar a Poeta X, da poeta e escritora Elizabeth Acevedo. O livro acompanha a vida de Xiomara Batista, uma guria afro-latina, frustrada com a sua família, com seus relacionamentos, com o mundo sempre tentando a pôr em uma caixa fechada repleta de rótulos. Ela joga suas palavras em um caderno de couro preto dado por seu irmão gêmeo, o mantém escondido de sua mãe extremamente religiosa que a força a se reprimir constantemente. A seguir seus passos na Igreja, a ser pura e aprisionar seus pensamentos em sua própria mente. A narração é inteiramente em forma de poemas e haikus, o que me levou a procurar mais sobre essa forma poética milenar japonesa. Ao ler a história de Xio, eu me senti representada, senti que poderia atravessar a barreira do papel e abraçá-la. Posso não ser uma dominicana que imigrou para os EUA, com uma vida cheia de regras e deveres, que sofre com assédio na escola por ter curvas ?perfeitas?, mas isso tudo são características de uma vida e eu possuo uma com alguns traços diferentes como todo mundo que têm coisas em comum com alguém. O que me conectou foi a escrita reclusa que ela domina, um confidente que a acolhe nos momentos difíceis, seja para desabafar sobre um dia ruim na escola ou para expressar o que a incomoda no mundo. Eu faço o mesmo, poderia fazer parte do clube de poetas com ela, tudo que me impede de abraçá-la e trocar prosas é um pedaço de papel.
Logo esse livro me marcou por mostrar a luta de uma guria presa em seu próprio mundo, só com a escrita para lhe dar liberdade, só com o tempo ao seu lado para a ajudar a proclamar suas poesias às pessoas ao seu redor. Uma força maior me dominou, como a dominou, algo que só os que falam com as palavras verdadeiramente entendem. Aqueles que suam ao falar em público, mas fazem um show espetacular em algumas linhas. Aqueles que lutam contra um mundo machista e retrógrado, que tenta esmagar um poeta, que tudo que faz é aliviar o peso da realidade e da vida, que sopra um vento no rosto de cada pessoa que para para escutar um poema. Afinal, somos apenas histórias.