Arte & Alma

Brittainy C. Cherry

Resenhas - Arte & Alma

clara 09/07/2022

"Oi, Arte" "Oi, Alma"
vou ter esse livro no meu coração pra sempre, demorei pra pegar e ler o final por simplesmente não querer acabar ele por ter me apegado muito ao levi ?
amei a aria, ela foi muito forte e não vou saber falar tudo que amei no levi mas uma das coisas que mais gostei no personagem dele foi como ele transmite esperança.

Vih___ 09/07/2022

Esse livro foi simplesmente perfeito,emocionante e com tanta arte e amor envolvidos
Acho que uma hora vou ter que vim aqui e escrever uma resenha que faça jus ao livro porque nesse momento não acredito que as palavras farão algum sentido.
Alguns trechos que gostei
Mas a verdade é que o futuro não importa. Então você não devia se preocupar com a ideia do seu pai estar morrendo porque estar morrendo não é algo que existe de verdade. Existe apenas o que está vivo e o que está morto. Existe apenas o aqui e o agora, e se a gente se preocupar com o que vai acontecer no futuro, vamos perder a melhor parte: estarmos juntos aqui um com o outro.?

Tínhamos nos tornado as obras-primas das almas mais solitárias do mundo. As cores em nossos olhos morreram de tanto sangrar. E naquele momento soubemos que, às vezes, as obras de arte mais lindas eram criadas pelas almas mais sombrias

Oximoro,acho que a arte da vida é constituída por oximoros
...

Breeh 11/07/2022

Arte
Gostei de mais... Os personagens tem uma química maravilhosa e a história de cada um e os acontecimentos é muito bom, só poderia ter se aprofundado mais. Os personagens são incríveis e a história tbm

lari 15/07/2022

brittainy cachorra só me faz chorar, tô muito mal porque o final foi muito aberto, tipo você sabe que eles estão juntos mas nada tão romântico, livro foi muito bom, porque foi o primeiro livro que eu li que retratou a gravidez na adolescência sem romantizar, ela dando para adoção eu chorei muito nisso, porque doeu para ela dar a criança dela para doação, mas ela tava pensando no melhor para ele porque ela acha que não seria suficiente para ele e isso me deixou muito mal mas enfim, aria querida eu te amo, você é muito forte e levi você é um fofo, queria um de você

cachinhos.m0 19/07/2022

?Sem música, a vida seria um erro.?
Eu amo os livros dessa autora porque eles conseguem ser reais, mas dramáticos e poéticos ao mesmo tempo.
A Aria e o Levi são personagens extremamente lindos e que apesar da sua pouca idade, já passaram e passam por muita coisa. Mas ainda conseguem ser fortes e enxergar beleza na arte abstrata da vida. Adorei o livro, simplesmente perfeito.

"Talvez não fosse uma questão de consertar corações partidos. Talvez fosse mais uma questão de amar os pedaços partidos da maneira como eles eram. Quando uma pessoa que você ama está sofrendo, talvez só precise ficar de dedinhos entrelaçados com ela para fazê-la entender que não está sozinha."

"Meu coração acreditava em um tipo de amor simples e tranquilo. Um tipo de amor criado antes mesmo do tempo, maior do que quaisquer limites que o mundo impusesse a nós. Um tipo de amor sem limites de idade, e que era visto somente pelas almas de duas pessoas."

"O mundo costumava ser feio e doloroso, cheio de ódio, tristeza e desespero. Mas Aria? Ela fazia sentido em um mundo sem sentido. Ela era o arco-íris nas minhas tempestades intermináveis."

"Se focarmos demais no passado ou no futuro, perdemos nossos desejos atuais, as coisas que queremos nesse instante."

cah. 21/07/2022

Sinceramente os capítulos finais do livro foram a melhor parte pra mim (a parte que me fez chorar).

Mas eu gostei bastante do desfecho da história. Confesso que não é o meu livro favorito da Brittainy. Mas mesmo assim foi muito bom.

Livros 28/07/2022

Se você espera muito romance esse não é o livro pra você, mas se você gosta de drama tipo Colleen Hoover vem que é sucesso.

skuser02844 28/07/2022

"Amar uma pessoa é saber que ela está melhor sem você por perto."
Aria Watson é uma adolescente de 16 anos comum, ama arte, sempre foi uma filha boa e uma amiga melhor ainda, sendo seu único amigo o Simon, um garoto muito obcecado pelo número 4 que sofre de TOC. Mas na vida de Aria tudo muda quando descobre que está grávida do único menino que ela ficou e que ainda tem namorada.
Levi Myers tem 17 anos, ama música e vive no Alabama com a mãe que tem sérios problemas com a sua mentalidade. Levi não vê seu pai desde os 11 anos de idade e decide então, que precisa de um tempo da mãe e vai morar com o pai em Wisconsin por um tempo. Enquanto Levi tenta de tudo para criar um relacionamento com o pai, ele tenta mais ainda afastar o filho, até Levi descobrir que seu pai está morrendo por conta do câncer.
Aria e Levi acabam se conhecendo por morarem na mesma rua, e ficam por fazer um projeto da escola juntos, onde ela é a Arte e ele a Alma do trabalho. Com o tempo, ambos lidam com os sentimentos cada vez mais crescente um pelo o outro, porém, com muitos obstáculos pela frente. Enquanto Aria lida em trazer uma vida ao mundo, Levi enfrenta a possibilidade de perder o pai.

Malu 28/07/2022

Lindo, lindo e lindo. Oximoro virou minha palavra favorita! Adorei o Levi, queria ter um na minha vida. Aria, linda, maravilhosa. Nossa Arte e nosso Alma combinaram super bem. E em meio aos desafios da vida deles, vemos alguns conflitos nossos, o que torna tudo o mais humano e mágico também.

anaclarinhaa 29/07/2022

"Amarei você até muito depois do fim" - Papai
Excepcional! Achei uma das raridades da autora abordar um livro de romance adolescente, e foi simplesmente perfeito. Uma experiência incrível, comovente e cheia de pérolas.
Não foi imaturo por conta dos problemas bem resolvidos pelas famílias, o que é um ponto bem forte nesse livro. Cita relações familiares de uma forma tão única, tão presente, é possivel sentir, entender as dificuldade que não só uma, mas todas a familias possuem, e que todas precisam de socorro, alguém para encostar o ombro e chorar. Dá para entender que apesar do frequente "estou bem" quer dizer na vdd "estou tão machucada que se torna impossivel sentir". A família deve e tem q ser o porto seguro de todo ser humano, tudo pode se ferir, mas e que para que servem as ataduras? Todo ferimento se cura, assim como todo alguém se reconstrói.
A importância da terapia também é algo de extrema importância que a autora não deixa de lado. O modo que foi descrito transmite segurança, tirando o receio de qualquer um que tenha medo de se ajudar.
As ações do casal foi um ponto alto do drama, achei as atitudes do Levi super racionais e maduras, um garoto que passou por tanta coisa assim como a Aria. Mas a vida dos dois pode ser explicada por uma palavra, tanto o passado, como o presente ou o futuro, que transformava tudo em céu e inferno, dias de sol ou tempestades, "? ú???? ??????? ??? ????? ??????? ?????? ???? ?? ????? ?????? ???????, ??????? ? ??????á???" ? ????.

Mia Fernandes 03/08/2022

"Ela era o arco-íris nas minhas tempestades intermináveis."
Quando eu aceitei que não ia me apaixonar perdidamente pelos protagonistas, que deveria diminuir as minhas expectativas, a leitura se tornou mais agradável.

Arte e Alma, é uma história de amor, dentro de várias outras vertentes desse sentimento, que poucas pessoas vão tomar conhecimento.

A única coisa que acertei foi que todos os personagens estão sofrendo, que a autora não poupa ninguém.

Como falei, o amor aqui, não é aquele arrebatador, a primeira vista, chejo de hormônios. Não. Sua construção, fica quase que em terceiro plano. Vamos conhecendo a psique de Aria e Levi, os seus traumas. Mostra que cada uma, até o cara mais odiado da cidade, é capaz de amar da maneira dele.

A melhor lição que tirei do livro foi que o amor cura tudo. Pode não curar doenças terminais, mas ele vai te confortar, pois vai te mostrar que o amor é mais forte que qualquer enfermidade. Que pessoas que amam, fazem escolhas não visando o que é melhor pra elas, mas sim para a pessoa que amam.

"Ser amado por um certo tipo de pessoa era difícil, nem todo mundo sabe lidar com isso."

O final do livro me prendeu. Pois por mais que muitos ali, erraram, falaram sem pensar e magoaram, reconheceram os seus erros, e tentaram, mostrar que o amor que sentiam era mais forte que tudo, mais forte que vida e morte. Que o amor é arte e alma.

Xoxo
Mia Fernandes.

Juliana 09/08/2022

resenha publicada no instagram @viagensentrelinhas
Aria já é acostumada a ser invísivel na escola, e honestamente ela nem se importa. Ela tem uma boa família e tem a sua paixão por arte. Mas tudo muda quando ela descobre que está grávida, a vida em família vira um caos e na escola todos os olhares estão em cima dela.
Levi mora com a mãe e a vida toda acompanhou ela na luta com a sua saúde mental, ao mesmo tempo que ela sempre passou para ele a sua paixao pela música. Ele decide então passar um ano com o pai, que não fala há muitos anos com ele. Levi quer entender o que aconteceu, porque ele passava todos os verões com o pai e eles tinham uma relação ótima e do nada tudo acabou.
Levi então se torna colega de aula Aria e uma conexão forte se forma entre os dois, duas pessoas cheia de cicatrizes por dentro fazendo a vida um do outro melhor.
Brittainy C. Cherry nunca decepciona. Eu fui sem expectativas nesse livro, achando que não ia gostar tanto desse com dos outros por ser um livro adolescente. O tipo de história já não funciona mais pra mim, e se não fosse da autora eu nemm teria cogitado ler. Mas Arte & Alma foi uma exceção. Quando terminei fiquei procurando um defeito e não encontrei, a leitura acabou e eu estava com o coração quentinho. Que história linda de Aria e Levi!
Arte & Alma se tornou um dos meus favoritos da autora. Essa mulher é incrível, eu leria até a lista de compras dela.

Maila15 15/08/2022

5 estrelas ?????
Arte & Alma

Aria & Levi

???& ??

Nota: 4,5 ?

Maravilhoso! Adorei a história, os personagens, amei o casal, só não vou dá as 5 estrelas pq terminar um livro é ficar com a sensação de que faltou algo, não é legal, eu queria mais deles, Levi e Aria são tão incríveis, a relação deles é mais de amizade, eles mal se tocam o livro todo, mas quando acontece é tão mágico, dá pra sentir que tem amor ali sabe!? Em meio a tristeza, solidão, perdas e muitas outras coisas, (esse livro tem uma carga emocional muito grande) mesmo no silêncio era reconfortante para eles estarem juntos e sentir que tinham um ao outro, que não estavam sozinhos, a conexão que eles tem é muito linda, fofa e emocionante, chorei bastante, e sorrir também, foram muitas emoções. Levi e Aria passaram por tantas coisas, dava pra sentir a dor deles, deu pra sentir tudo que eles sentiam (a Brittainy sabe como mexer com a gente com suas tramas, que escrita viciante.)
Ver a Aria e o Levi se cuidando, se ajudando, dando força um pro outro, simplesmente ali presente em silêncio, com os dedinhos entrelaçados aqueceu meu coração. ??

"Quando uma pessoa que você ama está sofrendo, talvez só precise ficar de dedinhos entrelaçados com ela para fazê-la entender que não está sozinha."

"A maioria do mundo jamais ouviria falar do amor entre Arte e Alma. Sabíamos que em segundos uma vida poderia ser arrancada de nós, deixando-nos somente com a morte e a solidão. Porém, também em segundos, o amor era capaz de curar, trazendo de volta a vida e a esperança. E era isso que Levi me dava: esperança. Uma certeza em relação aos amanhãs que ainda teríamos."

P.S. Mas como disse eles mereciam mais, sei lá posso tá sendo chata, mas queria que tivesse um epílogo falando como eles estariam anos depois, achei o final tão corrido. ?

P.S.2. F#da-se que o final achei corrido, e que eu queria mais capítulos/epílogo... Eu amo eles, e com certeza Arte e Alma merecem as minhas 5 ?

VickyB 16/08/2022

Muito intenso
Principalmente se pararmos para pensar que são dois adolescentes.

O livro aborda temas importantes como problemas familiares, câncer, transtorno esquizofrênico e como ser um filho de uma pessoa assim, gravidez na adolescência, TOC, adoção....

É lindo ver como eles se apoiam um no outro, mas fiquei com a sensação de que faltou algo no final.

Os meus preferidos da autora:

1. O silêncio das águas
2. Eleanor&Grey