O auto da maga Josefa

O auto da maga Josefa Paola Siviero

Resenhas - O Auto da Maga Josefa

tragicpendragon 12/07/2023

No meio de uma ressaca literária intensa, essa pérola aparece para mim. O livro é bem escrito, com passagens bonitas, mas acima de tudo fluido com um linguajar de oralidade que faz com que a historia passe rapidinho. A grande parte do livro é tão engraçada que as vezes eu tinha que parar de ler pra contar alguma coisa que eles falaram pra alguem.
Dá pra ver que a autora teve muito carinho pesquisando o livro todas as vezes que ela falava das dificuldades do nordeste, mas sem resumir o povo a seca e sofrimento.
Me apaixonei pela Josefa e pelo Toninho e leria muitas, muitas aventuras desses dois.
Um merecido destaque para a ediçao e as ilustrações incríveis!

Pedro P. R. 12/07/2023

Uma obra maravilhosa
O Auto da Maga Josefa foi meu primeiro contato com a escrita de Paola Siviero e me trouxe um forte sentimento de nostalgia enquanto eu lia.
O livro em certas partes me lembrou outra leitura recente que tive, A Vida e as Mortes de Severino Olho de Dendê, em parte pelo cenário nordestino, em parte por toda abertura de capitulo ter a letra de uma música nordestina.
Mas vamos logo falar dessa historia maravilhosa. O Auto da Maga Josefa pode ser o que eu chamo da junção de três outras obras, a mais obvia é o Auto da Compadecida, filme clássico do cinema brasileiro, que influencia bastante o cenário da historia, o trejeito dos personagens e o final do livro. Mas indo para as outras duas obras que associei a obra de Paola, foi a série Sobrenatural, pela própria existência do protagonista Toninho, um caçador de demônios, assim como a série literária The Witcher, principalmente o primeiro livro que cada capitulo é um conto.
E já que estamos falando dos capítulos, cada um dele funcionaria perfeitamente de forma independente, mas se somam para apresentar uma obra muito maior e bem construída. Algo similar ao que acontece em Os Miseráveis A Companhia Livre de Mercenários.
Apesar de todas essas referencias que encontrei em minha leitura, a autora conseguiu criar uma obra própria, única, com seu próprio tempero que me divertir muito lendo e agora estou aqui indicando para que vocês possam ler.

Mirella | @readingmirella 30/06/2023

Eu gostei muito do livro, o conceito é super legal, mas eu não consegui me conectar com os personagens de uma forma que eu conseguisse me importar, acho que foi pelo fato da história não ser continua. mas é um bom livro no fim do dia.

Tabata32 27/06/2023

Perfeito
Nordeste + sobrenatural
Extremamente regional, bem fluido, histórias engraçadas com um toque de fantasia e muito encantamento. Eu amei demais ler no mês do são João algo temático com duas coisas que amo: criaturas místicas e nordeste.
Recomendo.

Guilhermeestt 23/06/2023

Que surpresa maravilhosa, esse livro é incrível, ele prova que a fantasia brasileira tem seu valor e pode sim chegar a ganhar o mundo. Ambientado no nordeste, " O auto da maga Josefa" nos faz sentir um sentimento muito bom, principalmente pra quem nasceu no nordeste, as comidas, cidades, artefafos, é tudo incrível, com toda certeza um dos favoritos do ano.

wednesdayeve 20/06/2023

A química de josefa e toninho é incrível, no final ficou um pouco pregatório, não conectou totalmente os contos... mas no geral muito bom, apesar do meu nordeste ter sido representado por uma sudestina, pelo menos ela (diz que) se esforçou.

Lanna 16/06/2023

Divertidíssimo
Há um tempo queria ler esse, primeiro a capa me chamou a atenção (lindíssima), li a sinopse e gostei mais ainda!

Me diverti muito com essa história, os protagonistas são muito carismáticos e tem diálogos bem engraçados. Ri demais em algumas cenas.

Apenas leiam e apreciem a criatividade de uma autora brasileira.

Cla 14/06/2023

Auto da maga
O auto da maga Josefa é uma história incrível que junta o sobre natural com crenças e tradições nordestinas, além de ter o dialeto da região. Para mim como nordestina e cearense é incrível que se passe no nordeste e que tem como cenário de reais do sertão.

Jon 14/06/2023

Um banho de cultura, fantasia e diversão
Que livro desaforado de bom, kkkk.. Parabéns a autora pelo trabalho, absolutamente sensacional. Descobri que ela não é nordestina, mas fez uma ambientação excelente, muito bem na geografia, nos costumes, gastronomia, música, expressões dos personages.. certamente, tudo fruto de muito estudo e dedicação. Falando nos personagens... são muito bons, cativantes e engraçados. Após o otimo primeiro terço do livro, pensei que dali em diante ia ficar entediante, com nada novo, mas que bom que pensei errado.. um conto melhor que outro, protagonistas já bons evoluindo.. percebi uma série de referências a outras obras da fantasia (nacional e internacional), e foram bem empregadas, enriqueceu a experiência. Muito bem humorado, envolvente, imersivo.. Me diverti a beça, recomendo fortemente esta leitura.
mpettrus 27/06/2023minha estante
Que resenha desaforada de boa ???????? me instigou a ler o quanto antes esse livro ?????

Jon 29/06/2023minha estante
Que bom que gostou.. espero que curta o livro. Valeu.

Pri 08/06/2023

Que delícia de leitura, leve e divertida com uma representação linda do nordeste.
Por mim poderiam ter muitos livros continuando a história dessa dupla maravilhosa!

Mikael_13 04/06/2023

Quando comecei a ler o livro, fiquei com receio de a história apresentar uma visão estereotipada do Nordeste e de sua cultura, mas, fiquei positivamente surpreso, o livro aborda de forma muito interessante a temática e só exagera em pouquíssimos momentos.

giu 04/06/2023

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come
Estou encantada com essa história!

Uma perfeita mistura de ficção e realidade, que conta com seres fantásticos no agreste nordestino. Nesse livro vc encontra as bestas das lendas urbanas e uma narração rica em detalhes culturais nordestinos.

Uma narrativa engraçada e um o clímax maravilhoso, a história lembra o auto da compadecida mas sem perder sua originalidade.

Eu leria uma continuação da Josefa e do Toninho (shippo muito).

Vivi 04/06/2023

"— que é que tu quer, josefa? (...) me diga a verdade pelo menos uma vez.
— eu só quero o que todo mundo quer, toninho."

facilmente leria mais 200 páginas desses dois juntos. essa história me deixou muito feliz e satisfeita. que livro foi esse meus amigos, cinco estrelas!!!!!!
Luaturas 04/06/2023minha estante
Esses dois são demais ?

Alininha 02/06/2023

Julguei o livro pela capa e acertei!!
Eu me divertir demais esse livro! Uma leitura leve, engraçada e com muitas mensagens nas entrelinhas que me fez refletir sobre a grandeza e a força do povo nordestino.

Ouvindo os contos da Maga Josefa e Toninho eu mergulhei na história e sentir como se eu conhece o agreste de cabo a rabo. Eu sou nordestina e amo nossa cultura, mas as pessoas não tem noção da diversidade cultural existe aqui. É tão grandioso que comum ouvirmos ?Nordeste, meu país.?

Ouvir os ditados populares, a riqueza de detalhe sobre as lendas, nossa comida e o quanto o povo nordestino é trabalhador me deixou muito feliz.

Mas foi o final dessa história que pegou? a forma como Paola construiu o capítulo final e trouxe aquela cena de roda de música,,leitura de cordel, rima, pandeiro, com aquele diálogo tão arrebatador me fez refletir muito sobre fé, religião e espiritualidade.

Quem quiser fazer uma leitura leviana, com fantasia e um punhado generoso de nordeste, leiam essa obra de arte de capa belíssima