O auto da maga Josefa

O auto da maga Josefa Paola Siviero

Resenhas - O Auto da Maga Josefa

Aryanna.Machado 01/06/2023

Um belo trabalho com a linguagem
A história é muito criativa, reconta dando uma nova vida a muitos seres conhecidos e até batidos do mundo da fantasia. A autora ainda consegue ir além e dá vida e magia a coisas super inusitadas.

Tem um estrutura bem similar a de contos ou episódios. De início demorei a me ligar aos personagens, mas na primeira gaitada que dei com eles virou uma chavinha na minha cabeça e a leitura fluiu de forma muito rápida.

Tem uma escrita maravilhosa, muito cuidadosa e esse foi o aspecto que mais me surpreendeu. A autora não é do nordeste mas ela conseguiu captar tantas nuances da linguagem e das culturas que fiquei encantada e muito admirada.

Se ela escreveu esse livro querendo provar um ponto, ela conseguiu e muito bem.

Pidge ð 01/06/2023

Auto da maga josefa
Cara eu descobri esse livro em um video que vi no instagram e so comprei pq falava que tinha uma parte que falava de et e aliens e eh maravilhoso eu nn esperava ser o quao bom eh

recomendo muito pq eh de fato perfeito eh tipi muito muito bom cara

adorei serio

Davi.Dallariva 29/05/2023

Eu dou nota máxima pra muito livro, mas esse aqui realmente merece, viu?

Criativo, rico, colorido, cativante, engraçado, encantador. Recomendo pra todo mundo!

Michelle 29/05/2023

Amei, muito incrível. Já imaginava que seria bom, mas me surpreendi positivamente mesmo assim. E o final foi perfeito

MatthewsVianna 24/05/2023

A narrativa é muito agradável e fluida, uma ótima opção para quem quer passar o tempo e dar umas boas risadas.

É visível a dedicação da autora, que não é nordestina, retratar a geografia e cultura de uma maneira tão respeitosa e rica. Senti um quê de Ariano Suassuna. Isso merece destaque.

Ana Luz 23/05/2023

Fica cada vez melhor
Não sei como é possível, mas ler uma segunda vez só fez ficar melhor, toda a história é desenvolvimento, a riqueza de detalhes. Muito bom, recomendo pra quem está interessadonem algo mais leve e com criaturas mágicas/místicas.

Maria 21/05/2023

Um nordeste encantando e cheio de mistérios!
Sou nordestina e amei demais esse livro, fala sobre nossas crenças populares de uma forma muito linda e rica, fiquei muito contente lendo e lembrando da minha infância e das histórias que costumava ouvir nas noites no quintal de casa quando chegava o aracati!
Vou guardar Toninho e Josefa sempre no coração, personagens muito cativantes e que deixam o gostinho de quero mais!

crohnsono 21/05/2023

Simplesmente maravilhoso
Quando eu encontrei esse livro pelo twitter eu me interessei muito pq a proposta dele é basicamente tudo que eu gosto.
eu li a sinopse, comprei o livro, e as minhas expectativas estavam altíssimas, e mesmo assim, de algum jeito, a autora conseguiu superar e MUITO todas elas.
todos os capítulos foram incríveis, me prenderam muito e eu queria nao parar de ler nunca.
eu ri demais, e me identifiquei muito com os cenários, tudo foi tão perfeitamente escrito que me deixou embasbacada.
sinceramente quero recomendar esse livro a todas as pessoas q eu conheço

eu amo a literatura brasileira, e ter o privilégio de poder possuir acesso a esse tipo de leitura é sensacional
eu to muito feliz, nao consigo nem descrever o quanto eu amei essa experiência.
obrigada Paola por trazer essa pérola ao mundo.

Lah 16/05/2023

Josefa, a filha do diabo
Já vou começar falando que o livro é ótimo, muito divertido e que todo mundo deveria ler! Os personagens são maravilhosos e eu gostei muito de conhecer os estados do Nordeste brasileiro com Josefa, Toninho e Véia. Cada capítulo é um conto em que acompanhamos os personagens em uma caçada. Josefa é uma maga e Toninho um caçador de demônios/monstros. E esse formato, faz a gente ter a sensação de que estamos vendo uma série de tv, com vários episódios e tals (aliás, fica a dica aí para os streamings hihihi).
A escrita da Paola é ótima! Eu já tinha lido o livro quando ele foi publicado pela primeira vez, na editora Dame Blanche, e ler pela segunda vez o livro, foi tão perfeito quanto da primeira vez. Recomendo demais ?????

DAbora 16/05/2023

Terrivelmente fantástico!
Simplesmente adorei a leitura, quando vi resenhas aqui na plataforma sobre essa obra prima fiquei super empolgada e tenho que dizer: CUMPRE TOTALMENTE A EXPECTATIVA.

Os personagens são incríveis, a história em si é maravilhosamente cativante! Só não me agradei muito com o final, mas isso é uma opinião particular.

Tairine 16/05/2023

Divertido
Gostei bastande que cada capítulo é uma caçada diferente. Em termos de história, é possível identificar bastantes referências de outros livros e ou duplas de caçadores da cultura pop( eu lembrava toda hora dos irmãos winchester no quesito da caçada kkkkk). É bem escrito e fluí muito bem.

Sarah 09/05/2023

Que livro gostoso de ler, super fluido e muito fofo. A escrita da autora é maravilhosa e eu me encantei com os personagens e com a história contada em contos. Gostei muito que além de ser uma história mais leve, ela também aborda temas importantes. Foi uma leitura super prazerosa e quero ler mais livros nacionais assim. Amei!!!

Mari 08/05/2023

Recomendo a todos!
A estória de Josefa, Toninho e Véia é perfeita! Divertidíssima, respeitosa com a riqueza da região nordestina, deixando claro que não é um lugar único, e sim com muitas faces. Amei muito e com certeza será um livro que indicarei sempre ??

mariaclara.pb 07/05/2023

Que viagem fantástica!
Esse livro é uma grande viagem pelo Nordeste e pelo folclore brasileiro/regional. A maga Josefa e Toninho formam uma dupla deliciosa de se ler e impossível de não se apaixonar. Um livro infanto-juvenil que toca em assuntos delicados com uma leveza invejável e que faz até adultos questionarem certas normas sociais estabelecidas. Será que todos os monstros merecem morrer? O que são monstros? Paola conseguiu dar vida a cada um dos "monstros" e fazer com que o imaginário popular ganhasse vida,e que vida riquíssima! Esse livro é completamente adorável e uma leitura maravilhosa pro mês de maio (mês da literatura nacional). Leria mais 10 capítulos dos nossos caçadores desbravando o Nordeste e a si próprios.

Mari Lima 04/05/2023

Minha Melhor Leitura do Ano!
"O Auto da Maga Josefa" me conquistou na premissa, me prendeu na escrita e ganhou um lugar especial no meu coração. É uma leitura que te deixa com o coração quentinho ao ver seu folclore, sua região, enfim, seu pedacinho do mundo representado - e muito bem escrito, diga-se de passagem.

Eu lia o que cada personagem falava ouvindo o sotaque no pé do meu ouvido. Senti angústia imaginando como eles lidariam com todos aqueles seres. Sorri, descobrindo que nesse livro tudo era real.

"Mas todo ser humano cresce e amadurece, feito manga. Alguns apodrecem, mas a maioria se torna doce."

Recomendo essa leitura para todo mundo, não importa a idade. Cinco estrelas + Favoritado!