O auto da maga Josefa Paola Siviero

Resenhas - O Auto da Maga Josefa

Bia 05/02/2023

O auto da Maga Josefa
O livro conta a história de Toninho e Josefa: Ele é um caçador de demônios e ela é uma maga, e os dois vivem caçando criaturas mágicas pelo nordeste brasileiro, nas regiões do agreste e do sertão. Os capítulos são em formato de contos, porém há uma história em comum.

Eu adorei o livro, sou nordestina e amo a cultura daqui. O livro retratou muito bem essa parte; e eu adorei como os capítulos são organizados, tanto que do 02 ao 09 a ordem de leitura não interfere muito, pois são como contos deles caçando criaturas. Eu adorei o livro e recomendo muito a leitura.

Vanessa 30/01/2023

Um clássico literatura contemporânea nacional
Tem certos livros que cinco estrelas não é o suficiente. E o "Auto da Maga Josefa" é de longe um desses.
Linguagem fácil, gostosa, fluída, tão bom que a leitura passa que você nem sente. Cada capítulo é uma missão da Maga e do Caçador, o que é perfeito para quem não pode ler por longas horas.
Os personagens são extremamente cativantes e muito bem construídos.
E sério... não consigo me lembrar de um defeito sequer. Claro que você vai terminar querendo mais aventuras desses dois, mas a história é tão redonda que dá a impressão de que se mexer mais estraga.
Se você é professor de literatura, por favor, apresente esse livro para seus alunos! É perfeição!
E eu vou chamar sim de clássico da literatura contemporânea brasileira, por que merece!

Rique 27/01/2023

O auto da maga Josefa
Um livro muito divertido, bem rápido de ler( só demorei mais, porque viajei durante a leitura).
E gostei muito das notas da autora,, que ela dis como criou o livro, e como o livro é "de contos". Vou falar oque achei de todos:
1:O dia da caça: gostei muito, um dos meu contos favoritos
2:Forro, Sangue e cachaça: legal, más Mei chatinho
3:A maldição da Casa grande: legal, gostei do ar meio sombrio
4: Mistério do açude Orós: começou muito bom, só que o final foi muito abrupto
5: Céu em chamas: um dos melhores, mas o final foi muito de repente assim
6:A luz que me alumia: Melhor de todos, os contos
7: Coração de pedra: gostei das discussões de judismo, mas só isso
8:Olhar da escuridão: o conto em si, é legal, mas o final é muito genial.
9:Luas passadas: gostei que se passa na Bahia
10:O repente do inferno: Bem legal!

Raissa698 22/01/2023

Muito muito muito bom
Esse livro foi tudo que eu esperava, uma fantasia ambientada no nordeste super gostosa de ler. Com personagens cativantes e enredo criativo que o leitor fica curioso do início ao fim

Clarissacosta 19/01/2023

A história das aventuras da Maga, Toninho e Véia são envolventes e você não quer parar de ler até terminar. O último capítulo é um show a parte, muito bom.

Fabianne 17/01/2023

Essa escritora é inoxidável?
Gente que escritora brasileira maravilhosa é a Paola Siviero.
Divertido e brasileiríssimo o "auto da maga Josefa" é um show de folclore e histórias do mundo. Ambientado no nordeste mostra ainda a riqueza e a beleza da língua portuguesa.
Esse livro é um forro gostoso com direito a um repente para fechar com chave de ouro.

Lorena 15/01/2023

Eu AMEI esse livro! Descobri a existência dele através de uma thread no Twitter e foi um baita achado.
A leitura é divertidíssima, aborda a religião sem forçar nenhuma barra e é um realismo mágico MUITO legal.
Comecei a ler com uma certa expectativa, mas ela foi completamente superada! Paola Siviero trabalhou muito bem.

Thaissa 14/01/2023

divertidíssimo
nunca pensei que fosse gostar tanto da história em episódios, foi um achado do início do ano! muito bom!

gabrela 10/01/2023

ariano suassuna estaria orgulhoso desse livro e ainda faria o filme também!!!! esse livro é perfeito e tá definitivamente na minha lista de favoritos, tem diversidade, tem comédia, e tem o nordeste, que deixa tudo mais bonito.

doralirio 01/01/2023

A luz que me alumia
O que começar dizendo sobre esse livro? Incrível!

Tinha muitas expectativas sobre ele e não sabia o que eu iria encontrar na história já que não leio sinopses hehe. Mas eu me surpreendi de tal maneira, que sentimento gostoso.

Cheio de reviravoltas, acontecimentos inusitados, com uma visita privilegiada às nossas lendas brasileiras, contadas de uma forma empolgante, inusitada, inovadora e impossível de largar de mão.

Apesar de nos depararmos com acontecimentos medonhos, porque estamos falando de lendas macabras, cada uma delas foi retratada de forma singular, primorosa, impecável e mais crível possível. Sempre se encaminhando ao momento em que cada um dos aprendizados e reflexões sugeridos e apresentados no decorrer do enredo enfim se juntassem mostrando o motivo de tudo o que aconteceu.

As partes em que Toninho pensava que ficaria longe de Josefa pela eternidade me deixaram triste kkkkk E pensar no quanto ele evoluiu ? em sua vida que já era levada de uma forma bondosa ? ao se deparar com situações que faziam-no voltar-se para dentro de si e procurar o que poderia modificar para se tornar melhor, é incrível. Todos nós podemos evoluir em algum aspecto e ele viu isso em cada caso que resolviam.

O fim eu achei completamente impecável, mas não vou dar detalhes porque seria spoiler, mas caras que final encantador.

Outra coisa encantadora: era uma maga MONTADA NUM GALHO DE CAJUEIRO! Só isso já vale toda a leitura. E a ambientação? E a linguagem de cada um dos personagens? Que cuidado e dedicação a Paola teve ao pensar em cada uma das falas com precisão e pesquisar. Por todo o livro eu conseguia imaginar certinho os personagens sendo entrevistados e aqueles diálogos saíam do fictício e se mostrava muito muito real.

Melhor forma de começar minha leitura de 2023 impossível! Encantada demais, vale a pena ler com o coração aberto porque se não estiver aberto a Josefa vai abrir mesmo assim :)

ithalo 30/12/2022

remédio pra ressaca (literária)
que leitura gostosa! com capítulos dinâmicos, histórias divertidas e personagens envolventes o auto da maga josefa foi uma surpresa muito bem vinda. fiquei mt feliz em ter uma história que não repete padrões eurocentrismo tendo assim uma história 100% brasileira. tirando os momentos onde eu senti que os personagens estavam falando mais com o público do que entre si eu achei esse livro sensacional
se você está procurando um livro pra sair da ressaca literária, por favor leia esse

Isabelly.Godoy 30/12/2022

Divertido e aconchegante
Nesse livro de capítulos episódicos, acompanhamos Toninho, o caçador de demônios e a maga Josefa em suas aventuras em busca de seres sobrenaturais pelo Nordeste brasileiro.

É uma leitura extremamente divertida e os personagens são muito cativantes, quando cheguei nos últimos capítulos não queria que acabasse, queira ler mais dessa dupla improvável e suas aventuras. Que delícia ler uma fantasia brasileira que se passa no Brasil e que valoriza os elementos da nossa cultura nacional.

Para mim, essa história seria perfeita para uma série estilo Cidade Invisível da Netflix, mas mais puxada para uma comédia do que para o drama.

Recomendo demais essa leitura para quem procura algo leve e bem humorado, para ler nas férias ou para sair de uma ressaca literária.

Rosangela Max 27/12/2022

É uma história contada em formato de contos.
Os contos são simples e curtos, mas brincam com o sobrenatural e usam como referência a vida no Nordeste.
A escrita é fluída, sem grande desenvolvimento.
Recomendo a leitura.

Laura 26/12/2022

O auto da maga Josefa
Incrível! A história é maravilhosa e fica mais perfeita ainda quando traz de forma tão próxima a cultura do nordeste, apaixonada ??

Emily 24/12/2022

Um livro incrível
Este livro é simplesmente incrível. Toda a história é envolvente e as aventuras que Toninho e Josefa vivem são surreais de boas. É um livro super engraçado também, Josefa é braba (como diria Toninho) e com certeza não aceita levar nenhum desaforo pra casa. A amizade dos personagens é admirável!
Gostei muito da leitura, não é um livro maçante e a escrita é fácil de ser entendida. A ambientação é incrível!
Com certeza sentirei muita saudade de ler as aventuras da dupla!