O auto da maga Josefa

O auto da maga Josefa Paola Siviero

Resenhas - O Auto da Maga Josefa

pietrasmac 18/12/2022

Supernatural nacional?
Lendo esse livro só conseguia pensar no Dean e no Sam (por ser uma dupla de caçadores de criaturas sobrenaturais). Toninho e Josefa me cativaram, são personagens que tem um lugarzinho especial no meu coração; e a escrita da Paola é divertida e envolvente; eu amei as referências à cultura nordestina, e é muito especial para mim ler um livro nacional que cita comidas da cultura brasileira, eu sempre fico tipo: "ai meu deus, eu já comi isso". Enfim, esse livro se tornou um queridinho, não um favorito, mas com certeza é especial para mim

Obs: perdi a conta antiga, então só tô colando e copiando as resenhas nessa nova.

Carla 27/11/2022

Criativo e ousado
Achei o livro bastante criativo e ousado. E se seres fantásticos vivessem no agreste brasileiro como os mandacarus, tapioca e a seca?

Pois essa é a ideia principal do livro: mostrar dois caçadores de monstros percorrendo os vilarejos do nordeste para livrar o povo do mal.

A cada capítulo um monstro diferente a ser caçado por Toninho - um caçador por profissão - e Josefa, uma maga que é um filha do diabo.

Há muito bons momentos no livro, mas ele fica um pouco monótono quando os monstros são os tradicionais vampiros, múmias, dragões. Mais emocionante seria se trouxessem elementos mais brasileiros como o saci, mula sem cabeça, etc.

Mas é um livro bom, claramente inspirado no Auto da Compadecida e, por isso, bastante ousado pq a autora não alcança o mesmo charme de Suassuna, em especial, na cena final do livro.

Vale a pena conhecer, no entanto.

Luaturas 21/11/2022

Percepções de leitura: O auto da maga Josefa
Ri muito e me apeguei aos personagens Toninho e Josefa, que dupla! Viajei pelo Nordeste em sua companhia, me senti em casa, me diverti muito. Uma das minhas metas é incluir mais leituras nacionais e essa foi uma ótima escolha. Fiquei feliz demais em poder conhecer um pouco mais do Brasil através de histórias super criativas e animadas.
Ps.: ficou gostinho de “quero mais”.

Mais percepções de leitura no Insta @escritoselidos_

sammy 17/11/2022

Meu Nordeste é mágico!
Envolvente desde da primeira página, a trama vai ganhando forma e apresentando elementos que compõem toda uma atmosfera familiar e ao mesmo única do sertão nordestino dos anos 60', de tal forma que algumas sacadas humorísticas envolvente rapaduras mágicas, calangos voadores ou até mesmo sangue de c0rn0 foram alguns dos pontos que me fizeram rir e amar todo aquele universo apresentado. Com certeza, foi uma experiência de leitura divertidíssima e que me fez amar ainda mais a riqueza cultural da região nordeste do Brasil, além do Toninho e da Josefa serem protagonistas cativantes com uma química que adiciona mais contornos nessa trama tão maravilhosa.

rattinhos 15/11/2022

mundinho Josefa BR
uma leitura tão gostosinha, rápida e cativante que enrolei 4 meses pra terminar de ler por pura pena de acabar.

localizada no nordeste brasileiro do início da década de 60, a história do Auto da Maga Josefa é uma mistura de Supernatural com o Auto da Compadecida (o último capítulo inclusive puro suco da obra do Suassuna), com um toque de "enemies to friends" e diversas referências culturais.

os capítulos são curtinhos e, se você não for como eu, consegue ler em um único dia.

Marcianeysa 14/11/2022

Maravilhoso
Um livro para rir, chorar, se distrair de tantas histórias pesadas.
A autora escreve maravilhosamente bem e a história é encantadora.
Super recomendo.

Vinicius 28/10/2022

Compre e Leia.
Simplesmente perfeito!

"Em capítulos episódicos e divertidos, vamos acompanhar Toninho e Josefa nas investigações de estranhos acontecimentos que acometem cidades do interior nordestino. Enquanto a dupla enfrenta maldições e criaturas de maneiras um tanto inusitadas"

O Auto da Maga Josefa é uma obra-prima, só a ideia de fazer um livro de fantasia se passando no sertão e agreste nordestino já é ótima, mas a execução foi perfeita, a extensa pesquisa da autora e as leituras sensíveis feitas deram um resultado muito positivo. Dar para sentir todo o cuidado e o amor da Paola por esse livro e seus personagens, teve momentos que meu coração ficou quentinho, além de que ele é bem engraçado teve partes que gaitei, mas mesmo assim tiveram capítulos que foram bem reflexivos, amei as questões levantadas sobre o bem, o mal e o certo.

Me apaixonei por Toninho e Josefa logo no primeiro capítulo e daí para frente só seguiu aumentando meu amor por eles, Josefa sendo esperta, braba e adorável, e Toninho sendo meio bobo, cabeça aberta e de bom coração, são uma dupla inesquecível. Sou da região metropolitana de Recife, Jaboatão dos Guararapes — Pernambuco e na minha humilde opinião os sotaques, gírias e expressões daqui do nordeste foram perfeitamente fiéis e bem feitas.

A Paola Siviero é uma escritora nacional, então apoie e compre o livro, garanto que não irá se arrepender, pois ele é magnífico, cinco estrelas, a capa e ilustrações são lindas, tem tanta coisa para elogiar que fico sem palavras bonitas. A construção foi tão impecável que as criaturas ficaram totalmente verossímeis e o final tem um Q de gênio, algo realmente que nunca tinha visto e claro que eu gostei do fim.

O tema da religiosidade foi tratado
como tudo por aqui, de uma forma cuidadosa e respeitosa, ela não diz qual religião é a melhor ou verdadeira, tem várias aqui e nenhuma é invalidada.

Ganhei esse livro de presente de aniversário e foi um acerto e tanto, muito obrigado Bruna Mayra, tenho de escolher um ótimo para seu também.

A única coisa ruim que queria destacar é que agora eu quero mais 74 livros, não queria ler rápido para aproveitar ao máximo e já tenho vontade de reler.
Silvana137 30/10/2022minha estante
Nossa parece ser bem interessante, sua resenha está top

Vinicius 30/10/2022minha estante
É muitoooo, obrigado :)

Bruna Mayra 03/11/2022minha estante
Eu já queria ler, depois dessa resenha então... Me empresta ?

Vinicius 03/11/2022minha estante
Empresto sim kkkkk pode pegar

Meus Anos Em Livros 07/02/2023minha estante
Estou com esse ebook aqui no meu Kindle e estava pensando em qual livro começar amanhã... Aí resolvi ver mais sobre ele no Skoob e achei sua resenha. Adorei e me convenceu... Vou começar a ler!! ????

Vinicius 08/02/2023minha estante
Kkkkkk boaaa, aposto que vai gostar

eu.karoliny 26/10/2022

eu nunca vou enjoar desse livro, desses personagens, da vibe dessa história... e sempre que leio e releio essa obra de arte eu sinto vontade de abraçar a Paola e agradecer a ela por criar algo tão incrível.

Elaine 24/10/2022

Magia, folclore e uma boa dose de diversão.
Primeiro livro da autora e de altíssima qualidade.
Um misto de Constantine e Harry Potter e como pano de fundo o sertão nordestino. Personagens cativantes entre mazelas e bravura de um povo que nunca perde a fé em si mesmo. Uma leitura muito rica e divertida. Amei. Recomendo a todos.

CAntia51 18/10/2022

Terminei! Foi uma leitura divertida é rápida. Josefa é Toninho se tornou minha dupla da literatura favorita, a amizade improvável é diferente que combina, uma maga é um caçador de demônios juntos? Tinha tudo pra dar certo.
Fantasia brasileira nordestina gostosa de ler! Recomendo demais esse livro, com certeza tá entre as melhores leituras que eu fiz esse ano.

b.de.biscoito 18/10/2022

Fantasia nacional na sua melhor forma
Esse livro faz o que shows de fora já fizeram: imagine Shadowhunters + o formato de vilões por episódio de Sailor Moon. É uma analogia estranha, mas explica um pouco desse livro. O diferencial é que tudo se passa em território nacional, usando nossa própria mitologia pra trazer a história a vida. Os personagens são extremamente bem feitos, as situações são bem formadas e o formato de um caso por capítulo foi ótimo. Além de tudo, é um livro EXTREMAMENTE divertido. Em diversos momentos fiquei pensando em como eu estava amando ler, e nem sempre isso acontece. O humor brasileiro é único demais, e só lendo que isso se torna perceptível. Fico muito feliz que esse livro tenha sido publicado por uma editora (já que anteriormente era independente na Amazon) numa edição tão bonita e com tanto cuidado. Espero achar mais histórias assim, pois o bom tempo que passei aqui necessita ser replicado.

Jane.FAlix 16/10/2022

O Auto da Maga Josefa
Livro maravilhoso ??
A narrativa é ambientada no Nordeste e cada capítulo é uma aventura diferente vivida por Toninho, um caçador de demônios e Josefa, uma maga que apesar de ser filha do próprio Lúcifer, vive em busca de fazer o bem. O que ninguém sabe é que Josefa tem um propósito maior.

Vale muuuuito a pena ler esse livro!

MarAlia 14/10/2022

O auto da melhor fantasia.
Achei incrível, fantasia de alta qualidade que se passa no meu nordeste, me tirou tantas risadas e falou diversas verdades, ler ele foi realmente mto prazeroso, amei.

gabtxra 04/10/2022

??????????????
É um livro muito gostosinho de ler e a história é bastante divertida. É uma leitura rápida e as aventuras que a Josefa e o Toninho são muito divertidas, adorei que o livro foi ambientado no nordeste pois isso fez ele ser totalmente único.

Maxwell.Leal 30/09/2022

Eu li para uma matéria da universidade, e é muito bom! Uma fantasia com a cara do nordeste que me divertiu muito.