O auto da maga Josefa

O auto da maga Josefa Paola Siviero

Resenhas - O Auto da Maga Josefa

resenha.ana 24/03/2023

Incrível!
Eu sou uma pessoa que avalia a leitura de acordo com o sentimento que ela deixa no final.
Já vi críticas desse livro quanto à profundidade das caçadas de Josefa e do Toninho, e concordo que poderia haver mais detalhes em certos casos.
Maaaaas, apesar disso eu amei o livro. A leitura dele para mim foi tão proveitosa que eu não poderia dar menos que cinco estrelas. Sabe aquele quentinho no coração depois que você acaba um livro? Eu senti isso, principalmente por envolver muito da cultura do meu próprio país. Me senti abraçada.
Parabéns a autora que permaneceu fiel às descrições do sertão e trouxe vários sorrisos e risadas nas interações entre a maga Josefa e o caçador Toninho.

Leonardo.Goulart 23/03/2023

Uma aventura (ou várias) pelo Nordeste brasileiro recheada de figuras do folclore e mitologia. Assim é a história leve e engraçada do Auto da Maga Josefa.

baracho.rodrigo 23/03/2023

Que delicia
Amei a história, fantasia do sertão, Josefa e Toninho, que dupla ??
Queria conhecer eles mais e mais, só por isso não dei 5 ?

"Mas se a mulher achava que ele achava que devia matá-la, era porque a danada tinha razões para ser perseguida. E, no meio de tanta achice, o caçador passou a achar também."

esterzinha 23/03/2023

QUE PRECIOSIDADE ?
Esse livro deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas. Simplesmente perfeito.

Não é uma história complexa do tipo que as pessoas gostam de se gabar de ter lido, é simples, singela, mas com uma riqueza cultural e ensinamentos lindos que muita gente que se diz culta ainda não aprendeu.

Acabei e fiquei com um quentinho no peito que só uma história brasileira poderia deixar, aquela sensação de estar em casa e de estar a vontade.

Por favor leiam, não tem como não gostar dessa belezura.

Duda Short 21/03/2023

Que leitura gostosa! Eu tinha muitas expectativas para esse livro e elas foram muito correspondidas. Provavelmente será um dos meus favoritos.

Luan 19/03/2023

RESENHA | O AUTO DA MAGA JOSEFA - PAOLA SIVIERO
"O Auto da Maga Josefa", escrito pela talentosa autora Paola Siviero, nos presenteia com uma história cativante e cheia de elementos culturais brasileiros. A trama nos transporta para um universo onde Toninho, um caçador do mal, e Josefa, filha do mal, se encontram inesperadamente e embarcam em uma jornada repleta de aventuras e desafios pelo sertão.

A obra se destaca por sua riqueza de detalhes e elementos da cultura brasileira, desde as ruas movimentadas até a essência do povo brasileiro. A cada página, somos envolvidos pelas letras, frases e parágrafos que retratam com maestria a diversidade e a riqueza cultural do Brasil.

A escrita de Paola Siviero é habilidosa e envolvente, criando uma atmosfera rica e vibrante que transporta o leitor para cada cenário e situação descritos. A autora desenvolve seus personagens com profundidade, explorando suas motivações, dilemas e crescimento pessoal ao longo da narrativa.

Além disso, "O Auto da Maga Josefa" aborda temas importantes, como a aceitação de si mesmo, a importância de valorizar e celebrar nossas diferenças, e a necessidade de combater a discriminação e o preconceito. Através da jornada de nossos protagonistas, somos levados a refletir sobre nossa própria busca por identidade e propósito, encontrando força nas lições que eles aprendem ao longo de suas aventuras.

Paola Siviero enfrentou o desafio de criar uma fantasia ambientada no Brasil e o fez com sucesso e aplausos merecidos. A autora soube aproveitar todos os aspectos culturais do país, construindo uma narrativa esplêndida que nos transporta para um mundo cheio de representatividade, cenários vibrantes e personagens marcantes.

É digno de nota o fato de que, embora existam obras de fantasia escritas por autores brasileiros, "O Auto da Maga Josefa" se destaca pela forma como traz à tona as ruas, o povo e a cultura brasileira em cada página. Essa abordagem autêntica e imersiva cria uma experiência de leitura única e memorável.

Diante disso, é impossível não desejar que essa obra ganhe a oportunidade de ser adaptada para as telas da TV. A qualidade imensa presente em suas páginas merece ser compartilhada com um público ainda maior. O potencial visual e narrativo do livro certamente proporcionaria uma adaptação incrível, permitindo que mais pessoas tenham acesso a essa obra que celebra a cultura brasileira de forma tão especial.

"O Auto da Maga Josefa" é uma fantasia brasileira envolvente que mergulha nas raízes culturais do Brasil, trazendo uma narrativa rica em representatividade e elementos que cativam os leitores. Paola Siviero nos presenteia com uma obra única, repleta de aventura e um profundo amor pelo país.

site: https://lendoferozmente.blogspot.com/

Rodrigo 19/03/2023

Leitura interessante
Recebi esta indicação de um grupo que compartilha o prazer da leitura e resolvi ler pois me carece esta experiência com escritores brasileiros contemporâneos. E foi uma grata surpresa. Resumidamente é uma história de uma dupla de caçadores de monstros. Trazer a experiência de ?viajar? pelo sertão nordestino mesclado com o rico conjunto das lendas, povoadas por seres sobrenaturais, foi muito bom. O texto tem um bom ritmo e nos leva a acompanhar avidamente as aventuras dos dois caçadores de monstros, Josefa e Toninho. Muito bom o livro e recomendo a leitura.

Melissa 22/02/2023

Merecia mais
Depois de acompanhar Toninho, Véia e Josefa pelo nordeste brasileiro caçando monstros e tentando se entenderem, ficou aquela sensação de empatia tão grande. O quanto os personagens acabam se envolvendo naquela amizade, entendendo um ao outro e quebrando todos os preconceitos existentes entre eles, é realmente apaixonante.
Esse é o primeiro livro que eu leio da editora Gutenberg e devo dizer que a edição é impecável. Tá lá junto com a intrínseca na minha lista de editoras favoritas.

Porém, apesar de ter adorado o desfecho e a relação dos personagens, acabei dando só 3 estrelas porque achei que faltou se aprofundar um pouco mais em alguns casos. Tiveram capítulos muito rasos que pareciam estar ali só pra encher espaço mesmo e eu esperava que fosse ter mais criaturas do nosso folclore. Sei que é o primeiro livro da Paola Siviero, e apesar de tudo isso, a escrita dela é impecável, procurando se manter fiel ao vocábulo da região nordestina. Adoraria ver esses três caçando curupiras, mula-sem-cabeça, boitatas, entre vários outros seres do nosso folclore.

E se você ainda não leu, eu recomendo esse livro, uma fantasia nacional tão cativante.

Meus Anos Em Livros 11/02/2023

Eu simplesmente amei e recomendo muito!! ??
Entrar no universo fantástico criado pela autora Paola Siviero foi uma experiência maravilhosa! Toninho e Josefa me encantaram e o fato de toda a história se passar no Nordeste brasileiro deu um sabor todo especial! Agora que paro para pensar, não consigo imaginar os personagens sem os regionalismos do Nordeste. Toda vez que leio um livro nacional, eu espero ser cativada por ele, porque é um obra produzida por pessoas do meu país e quando isso acontece, fico extremamente feliz... E foi isso que aconteceu aqui. Amei tanto essa história que atualmente, li uma edição que estava disponível no Kindle Unlimited, mas futuramente penso em ter a edição física na minha coleção. Amei a escrita da autora, a naturalidade dos personagens, as risadas e as reflexões sobre temas como crenças e a vida das pessoas no sertão nordestino. Não vou me estender muito, porque ninguém merece ter spoilers dessa história. O que digo é, quem tiver a oportunidade, se aventure com Toninho e Josefa. Será uma experiência única e incrível!! 5 estrelas e um dos favoritos de 2023!! ??
DanielaMG 23/02/2023minha estante
Que livro lindo, conclui a leitura hoje 23/02/23 e me apaixonei pelos personagens e pela escrita da autora.

Bia 05/02/2023

O auto da Maga Josefa
O livro conta a história de Toninho e Josefa: Ele é um caçador de demônios e ela é uma maga, e os dois vivem caçando criaturas mágicas pelo nordeste brasileiro, nas regiões do agreste e do sertão. Os capítulos são em formato de contos, porém há uma história em comum.

Eu adorei o livro, sou nordestina e amo a cultura daqui. O livro retratou muito bem essa parte; e eu adorei como os capítulos são organizados, tanto que do 02 ao 09 a ordem de leitura não interfere muito, pois são como contos deles caçando criaturas. Eu adorei o livro e recomendo muito a leitura.

Vanessa 30/01/2023

Um clássico literatura contemporânea nacional
Tem certos livros que cinco estrelas não é o suficiente. E o "Auto da Maga Josefa" é de longe um desses.
Linguagem fácil, gostosa, fluída, tão bom que a leitura passa que você nem sente. Cada capítulo é uma missão da Maga e do Caçador, o que é perfeito para quem não pode ler por longas horas.
Os personagens são extremamente cativantes e muito bem construídos.
E sério... não consigo me lembrar de um defeito sequer. Claro que você vai terminar querendo mais aventuras desses dois, mas a história é tão redonda que dá a impressão de que se mexer mais estraga.
Se você é professor de literatura, por favor, apresente esse livro para seus alunos! É perfeição!
E eu vou chamar sim de clássico da literatura contemporânea brasileira, por que merece!

Rique 27/01/2023

O auto da maga Josefa
Um livro muito divertido, bem rápido de ler( só demorei mais, porque viajei durante a leitura).
E gostei muito das notas da autora,, que ela dis como criou o livro, e como o livro é "de contos". Vou falar oque achei de todos:
1:O dia da caça: gostei muito, um dos meu contos favoritos
2:Forro, Sangue e cachaça: legal, más Mei chatinho
3:A maldição da Casa grande: legal, gostei do ar meio sombrio
4: Mistério do açude Orós: começou muito bom, só que o final foi muito abrupto
5: Céu em chamas: um dos melhores, mas o final foi muito de repente assim
6:A luz que me alumia: Melhor de todos, os contos
7: Coração de pedra: gostei das discussões de judismo, mas só isso
8:Olhar da escuridão: o conto em si, é legal, mas o final é muito genial.
9:Luas passadas: gostei que se passa na Bahia
10:O repente do inferno: Bem legal!

Raissa698 22/01/2023

Muito muito muito bom
Esse livro foi tudo que eu esperava, uma fantasia ambientada no nordeste super gostosa de ler. Com personagens cativantes e enredo criativo que o leitor fica curioso do início ao fim

Clarissacosta 19/01/2023

A história das aventuras da Maga, Toninho e Véia são envolventes e você não quer parar de ler até terminar. O último capítulo é um show a parte, muito bom.

Fabianne 17/01/2023

Essa escritora é inoxidável?
Gente que escritora brasileira maravilhosa é a Paola Siviero.
Divertido e brasileiríssimo o "auto da maga Josefa" é um show de folclore e histórias do mundo. Ambientado no nordeste mostra ainda a riqueza e a beleza da língua portuguesa.
Esse livro é um forro gostoso com direito a um repente para fechar com chave de ouro.