O auto da maga Josefa

O auto da maga Josefa Paola Siviero

Resenhas - O Auto da Maga Josefa

Carolina2070 07/08/2023

Completamente apaixonada pela Maga e pelo Toninho.
Amei muito essa história, muito bem escrita e muito interessante.
Gosto bastante dessas coisas sobrenaturais e ler esse primeiro livro misturado com Brasil e nordeste foi muito gostoso.
Esse foi meu primeiro livro nacional da atualidade, lido por espontânea vontade e gostei muito. Farei de tudo para incluir nas minhas leituras futuras histórias brasileiras.
Sobre ser cada capítulo uma criatura diferente, satisfaz meu toque de ler um capítulo completo.
História fluida, da vontade de não parar de ler e ver muitas outras caçadas dessa dupla.
Só queria que fosse melhor explicado a mitologia da história, sobre a vida do Toninho e sua família, os caçadores (amo caçadores pois sou eterna fã de Supernatural).
Ficou com um gostinho de quero mais, e completamente encantada por uma Maga e um Caçador.
"Tem gente que não tem quase nada. Se agente tira o quase, fica só o nada".

"Mas a verdade é que o ser humano tem uma chama dentro de si que arde cada vez mais forte conforme a vida aperta, e não aceita que ninguém tente apagá-la ".

Sara Férrer 05/08/2023

Uma cultura maravilhosa
Eu que me apaixonei pelo livro logo pelo prólogo, posso dizer com todas as letras esse livro é SUREAL.
A ambientação, a temática, a trama, os personagens, tudo se encaixa e se completa nessa teia sublime da obra.
Uma das melhores fantasia nacionais que já li.
Super recomendo

Akin 05/08/2023

Que livro perfeitinho
Uma história gostosa, cheia de referências do nordeste.. um livro leve e divertido, foi muito bom ler as aventuras de Toninho e Josefa! Estou simplesmente apaixonado por este enredo.. poderia virar um filme.

Renata.Oliveira 04/08/2023

Não sou da região do Nordeste mas eu adorei esse livro, cada capítulo parece um conto a parte, mas no final tudo se conecta. Adorei a Josefa, Toninho e a Véia (essa daqui me surpreendeu muito).

A construção de mundo também é incrível, pegou muitos contos populares e juntou tudo com um toque especial.

O desafio do repente no final = 10/10

lays.azevedo.94 04/08/2023

Que história divertida!!
Achei incrível a história, como a autora colocou personagens brasileiros, lugares reais, como misturou realidade e fantasia de forma muito interessante e divertida!

O final é um primor a parte, eu amei demais!!!

duda981 22/07/2023

Favoritei demais
Q livro incrível mds! correspondeu todas as minhas expectativas, deveria ser leitura obrigatória, a escrita da Paola é simplesmente maravilhosa e as ilustrações? nem se fala, bonitas demais

Alessandra 19/07/2023

O livro físico me levou a ideia de estar lendo um cordel/zine pois (além da capa e ilustrações perfeitassss) cada capítulo retrata uma assombração diferente, arrematando a narrativa com resgate histórico do imaginário iconográfico nordestino a partir de cenas do cotidiano. Retrata uma amizade inspiradora e aventureira entre a Maga Jusefa e Toninho, um caçador de demônios, e de uma forma engraçada e crítica a sua maneira, nos faz questionar sobre questões de gênero, sexualidade, pobreza, justiça e ética no trabalho.

É muito bom ter acesso a literatura e se ver no que tá lendo, oh gente!

Meu capítulo preferido foi o da vampira e eu gostei muito de como a amizade das personagens foi desenvolvida o que levou a dar fav pois o livro me causou um quentinho no coração

Nicole 19/07/2023

Divertido
"-Se a gente morrer - Toninho começou - vou atrás de tu no quinto dos infernos para esfregar na sua cara que eu avisei."

Zyy 17/07/2023

Lindo, lindo e lindo de novo
Eu achei fofo ??.
O livro fala sobre dois caçadores, o Toninho e a Josefa, que vão salvando o nordeste de criaturas e etc.
A relação que eles contruiram de honestidade, fez com que o livro se tornasse tão carismático e interessante, que é possível acabar em 1 dia.
A cada capítulo é uma aventura diferente e sempre retratando aspectos do nordeste e criaturas diferentes.

Recomendo:
O livro em si começa cada capítulo com um verso de uma música típica do nordeste, então eu não vejo necessidade em recomendar outras (até porque eu mal conheço) mas segue abaixo a que eu mais gostei

Saudação a Meu Pai Xangô - Mumu de Oliveira

ana !! 16/07/2023

foi uma história maravilhosa que misturou muito esses dois ambientes, a ambientação no nordeste foi perfeita, parecia até que a autora morava aqui. os personagens são uns queridos e as situações que eles se envolviam eram muito divertidas, o final também foi muito bom e um ótimo jeito de encerrar e amarrar tudo!! amei amei amei demais e recomendaria facilmente pra qualquer pessoa

Kawa 15/07/2023

Esse livro é uma delícia e todo mundo tem que ler!
Eu nunca mais quero ler fantasia imperialista exaltando a Europa, é bom demais ver um cenário diferente pra magia.

Parker 14/07/2023

Uma maga e um caçador de criaturas mágicas entram num bar...
Li esse livro em e-book pela amazon, de recomendação de uma amiga, acabei nem lendo a sinopse e deixei ele na minha biblioteca por um tempinho. Comecei a leitura dia 6 e por ser realmente bem fluida, e apesar de eu preferir ler no físico, terminei ele dia 10!
Nos acostumamos a sempre ler ficções Insólitas que se passam em NY, londres, terras fantasiosas inexistentes, então, nos deparando com algo intrísincamente brasileiro (e mesmo assim mágico), pra mim, gerou uma identificação muito maior, mesmo eu sendo paulista e não da região retratada na obra.
Josefa e Toninho são uma ótima dupla! Entre momentos cômicos e sentimentais, vemos a história e a confiança entre eles aumentando gradativamente, assim como descobrimos sobre a ética e moral dos dois.
Tenho que confessar que me senti assistindo à episodios de The X Files enquanto lia o livro. Talvez porque eu estava alternando a leitura e os episódios da terceira temporada da série kk, mas o combo de investigação sobrenaturais, dupla flertante e narrativa episódica sempre me trazem essa vibe rs.
Sinceramente, tenho sentimentos mistos sobre o final, não sei se combinou tanto com o que a narrativa tava seguindo. Mas de um modo geral, amei demais toda a história e personagens! A forma como a autora retrata cada peculiaridade regional das personagens é claramente fruto de muito estudo e dedicação, o que já me leva a admirar demais a obra.
Aliás, estou muito ansiosa pra ler o próximo livro da Paola "A Lenda da Caixa das Almas" que já está em pré-venda ?
Mimi Macedo 14/07/2023minha estante
Querooooo

Hadassa 13/07/2023

O Auto da Maga Josefa
Eu fui descobrir esse livro enquanto vagava pela internet. Li a frase que falava da rapadura encantada. Rapidamente coloquei no meu carrinho da Amazon e comprei.
Confesso que fiquei um pouco decepcionada em saber que a escritora era Mineira, pois a história se passa no Nordeste, então seria mais adequado que um nordestino contasse, mesmo sabendo que a escritora havia estudado bastante para escrever o livro. Esse sentimento passou rapidamente conforme a leitura foi passado. A Paola Siviero fez um excelente trabalho.
A leitura do livro é bastante tranquila. A construção da amizade dos personagens foi linda e engraçada. Me fez rir de madrugada e temer que acordasse as pessoas da minha casa.
Uma vez li que esse livro é a cura da ressaca literária, e é mesmo, o problema é que ele nos faz querer mais da história, e não aceitar o seu fim.