O auto da maga Josefa

NataliaSilvério 26/08/2023

Na lista dos favoritos
#

o que foi isso?

comecei a ler pensando que seria uma história cheia de informações e referências as nossas culturas e que não teria muito a ver com a história… eu não poderia estar mais tremendamente errada.

tem história, tem cultura, tem lenda existente, lenda inventada e lenda criada. Enemies to lovers para então (na minha cabeça apenas) friends to lovers enquanto salvam as pessoas das criaturas ruins que as matam, prejudicam ou ludibriam, ao mesmo tempo que ajudam Josefa a cumprir a missão que só ela sabe do que se trata.

incrível, segura a atenção desde o início e não decepciona no final.

de fato, uma batalha de repente é sempre a melhor opção para disputar uma alma.

Dango Yoshio 25/08/2023

Deus me proteja de mim, e da maldade de gente boa
Que livro maravilhoso! Uma fantasia totalmente nacional, cheia de referências, cultura e linguagem brasileira!

Cada capítulo é uma missão em que o caçador Toninho e a maga Josefa enfrentam alguma criatura mística, e o final foi muito criativo e inesperado!

Uma leitura extremamente fluida e divertida! Amei!

Renata 22/08/2023

Aventuras divertidas e cheias de lições
Que personagens cativantes!!!! A escrita da Paola é fantástica. Fiquei encantada com tudo o que envolveu essa história. Além de ser muito criativa, é muito forte e aborda vários temas nas entrelinhas (e fora delas). Gostei muito da forma como a história foi contada e construída. Quero reler com meus filhos, é um livro que vou levar pra vida.

Bruna.Delgado 22/08/2023

#RESENHA36 - O AUTO DA MAGA JOSEFA
Esse livro foi uma surpresa incrível! Eu gostei tanto que virou um favorito e ainda me deixou de ressaca!

Para que gosta de O Auto da Compadecida vai adorar esse livro. É cômico do início ao fim, o livro é formado por vários contos das aventuras que nossos heróis vão enfrentando no Nordeste, uma maga é um caçador de demônio viajando pelo sertão nordestino para acabar com os coisa ruim.

Eu posso escrever um texto gigante mas só entende como essa leitura é gostosa e rápida depois que terminar de ler.

Josefa e Toninho são uma dupla improvável, até que Toninho demora muito tempo para confiar na maga, mas a dinâmica e a química entre os personagens é muito bem construída e torcemos para o sucesso da dupla (aqui é apenas dupla de amigos, galera!)

Super recomendo você tirar um tempinho para dar atenção aos dois heróis e tenho certeza que se tá precisando de uma leitura leve e divertida, o livro vai cair como uma luva!

mar_donorte 18/08/2023

QUE LIVRO INCRÍVEL
Não vou mentir para vocês, eu comprei o livro assim que vi a capa, achei a coisa mais linda e oque é esse título?? Não tem como você não ficar minimamente curioso; e foi assim que minha jornada ao lado de Josefa e Toninho teve início. Oque falar desses dois? Eu não tenho palavras para descrever o quanto eu ri e me emocionei com esses dois, a história do foguinho para mim foi a que mais me marcou , se tornou meu livro favorito da vida, que escrita, que escolha de palavras e que construção de mundo, essa mistura de ficção com realidade me encantou, espero ler mais coisas sobre esses dois de verdade.??????

Talita Hanna Cabral 16/08/2023

O que farei sem Josefa e Toninho?
Paola desenvolveu, de maneira magistral, toda uma fantasia fantástica ambientada no sertão nordestino, começando pela Paraíba com o personagem Toninho. Foi no Ceará que ele conheceu Josefa e juntos começam a caçada por monstros, trolls, possessão, vampiros e etc.
Para quem é nordestino vai se identificar com as falas, comportamentos e as ambientações descritas no livro. Não sei nem o que ler após essa obra!

Gigio 15/08/2023

Que coisa mais linda! Me emocionei com o cenário das aventuras de Toninho, Maga Josefa e Véia em um ambiente familiar e tirando proveito de nosso folclore. Impossível não se afeiçoar aos protagonistas. Carismáticos, eles te fazem rir e também se emocionar em igual medida.

"O ser humano quer ter direito às suas crenças e ao mesmo tempo desmerece a crença alheia."

"- O quê? Não vou mais sentir falta de ter amigos?
A pergunta arrancou um novo sorriso da maga.
- Não, tu terá amigos - ela afirmou. - Crianças não sabem o quanto as brincadeiras que fazem podem ferir. Mas todo ser humano cresce e amadurece, feito manga. Alguns apodrecem, mas a maioria se torna doce."

"Tem gente que não tem quase nada. Se agente tira o quase, fica só o nada".

"Mas a verdade é que o ser humano tem uma chama dentro de si que arde cada vez mais forte conforme a vida aperta, e não aceita que ninguém tente apagá-la ".
rfalessandra 15/08/2023minha estante
? ?

Lari1979 13/08/2023

Amei. O cenário de um Nordeste agreste repleto de criaturas sobrenaturais feitas reais com uma naturalidade cotidiana, a dupla improvável de um caçador e uma maga, uma mula e um galho de cajueiro encantados, fazem dessa narrativa uma deliciosa descoberta. Simplesmente apaixonada pela escrita da Paola Siviero. Quero mais!

Lari 13/08/2023

Pega aquela peixeira, alí
Foi ótimo ler uma história sobrenatural ambientada no Brasil. É reconfortante se sentir tão próxima das referências.
A dinâmica entre os personagens é bem legal. Dá pra visualizar os dois em uma mini série animada.
Apesar de ter achado bem caricato, não levei isso como algo ruim. Foi uma caricatice positiva, que não ficou forçada demais.
Vale a pena dar uma chance. A história é curta, cada capítulo uma aventura e a escrita não é travada.

Hael 13/08/2023

Um dos melhores livros que já li.
Alguns livros nos passam a sensação de estar vendo um filme da sessão da tarde, mas esse aqui... Me fez esquecer que estava lendo um livro e não assistindo uma série na Netflix. Pra quem tava acostumado com fantasia internacional, ler uma fantasia nacional cheia de referências da nossa cultura foi incrível, além de que a escrita e a história são simplesmente perfeitas, me apeguei aos personagens e me emocionei com o livro. Ler o Auto da Maga Josefa foi uma das melhores decisões que eu tomei nesse ano.

Amanda 12/08/2023

Resenha
Eu amei esse livro, os contos, as personagens! Super criativo! Ao terminar queria que tivesse uma continuação pra continuar lendo sobre as aventuras das duas personagens.

Rauta 09/08/2023

PERFEITO
Não sei nem por onde começar a falar dessa leitura!!
Eu simplesmente DEVOREI esse livro de uma maneira que pensei que não iria tão cedo, já que a minha rotina tem me cansado demais e meu ritmo de leitura tem sido quase que inexistente.
É verdade que eu não li ele por um tempo, meio que dei uma pausa, mas foi por uma maratona que eu estava participando e ele não se encaixava. Mas voltar pra ele foi prazeroso.
A maneira como o livro é "montado" é bem interessante. São como se fossem contos, ou então pequenas histórias de dois aventureiros, mais especificamente, caçadores, e cada capítulo conta uma de suas aventuras. Além de estar cheio de características, referências, gírias e comidas (!!!) nordestinas, está cheio de humor e emoção.
Teve sim um momento que eu fiquei me perguntando "nossa, mas quando é que todas as histórias vão se encaixar?", e logo depois se encaixaram kkkk. O livro é tão envolvente que quando você se dá conta, se passaram horas imerso nesse universo tão incrível.
Que prazer foi entrar em contato com a história de Josefa, Toninho e Véia. Me tiraram de uma ressaca que pensei que demoraria muito mais pra sair.
Enfim, LEIAM, LEIAM e LEIAM essa obra magnífica! Vale super a pena.

Vann.Deodato 08/08/2023

Tem que virar filme!
Que delícia de livro! Sério! Apenas leiam!

? "O ser humano quer ter direito às duas crenças e só mesmo tempo desmerece a crença alheia."

? "? O quê? Não vou mais sentir falta de ter amigos?
A pergunta arrancou um novo sorriso da maga.
? Não, tu terá amigos ? ela afirmou. ? Crianças não sabem o quanto as brincadeiras que fazem podem ferir. Mas todo ser humano cresce e amadurece, feito manga. Alguns apodrecem, mas a maioria se torna doce."

Toninho é um rapaz paraibano que se vê diante de um fantasma. Mas ao invés de morrer de medo, que é o natural de se acontecer, Toninho o coloca pra correr. Ele é um caçador. Caça demônios, fantasmas, chupa-cabras e monstros que se recusam a deixar este mundo.

No meio de suas andanças com a jumenta Véia, ele conhece a Maga Josefa, filha do sete-pele. Uma moça que nem deveria estar no mundo dos vivos, mas que ajuda o Toninho com sua missão de espantar tudo de ruim de volta pro inferno.

O Auto da Maga Josefa é um livro de contos que se interligam. Cada capítulo tem um monstro/demônio diferente. Cada capítulo é muito bem construído. O nordeste é enaltecido com o sotaque que a autora coloca em sua narração, com os costumes e trechos de músicas no início de cada capítulo.

A interação dos personagens é engraçada e dá um gostinho de "quero mais desses dois". A cada página existe uma aventura diferente, intrigante, e gostosa de se ler.

A autora foi muito perspicaz em fazer uma narração tão rica, tão nordestina, dando atenção e valor ao sertão nordestino.

Um livro que me agradou do início só fim. Já quero ler mais da autora.

Bcvc 08/08/2023

Que gracinha!
Estou cheia de amores por esses dois personagens principais e por esse tema maravilhoso representado nesse livro.

Larissa 08/08/2023

Perfeito!
Eu me diverti horrores lendo esse livro, leve, rápido, com diálogo divertidos e reflexões importantes.
Perfeito para renovar os ânimos
auany0 08/08/2023minha estante
tenho que ler esse querido