O último suspiro

O último suspiro Robert Bryndza

Resenhas - Último Suspiro

Andrielly4 04/11/2022

é...
dos livros que li do robert acho q esse foi o mais pesado, mas tem algumas coisas que eu n gostei... as vezes a escrita parece que saiu do roteiro de algum filme da sessão da tarde, tipo "te peguei haha" "agora você está ferrado", ja percebi isso em todos os livros dele e é algo q me impede de dar mais estrelas
outra coisa é que nao gostei do assassino ter sido revelado antes da metade do livro, p mim meio que so tira a graça da leitura, mas enfim, minha opinião. tb achei q faltou mais suspense sla, o jeito q a Erika descobriu qm era o assassino foi tao bleh, qnd eu tava lendo achei q iam relacionar o Darryl com a Briony la e desvendar o caso mas foi pelo cachorro iejrjwkdkwkd
enfim, mas ate q foi legalzinho

B. Russo 03/11/2022

Esse livro contém o assassino mais brutal e louco da série.
?O Último Suspiro? é um livro que me deixou muito angustiada e enojada, do começo ao fim da história. Era tão desconfortável e tão repugnante ver uma garota jovem sendo brutalmente torturada e assassinada cada dia que passava, ainda quando o tempo entre os assassinatos ficava cada vez menor.

Eu já disse isso anteriormente em uma resenha e vou falar novamente: eu odeio quando o culpado é revelado antes dos 50% do livro AAAAAAAAAAAAA. Isso aconteceu em ?Uma Sombra na Escuridão?, segundo livro da série, e a história perdeu toda a graça para mim, fator que fez com que eu não gostasse tanto do livro. E a coisa infelizmente se repetiu aqui. A história vai intercalando-se em dois personagens: a detetive Erika e o assassino - não se preocupe com isso ser spoiler, caro leitor da resenha, porque não é, já que o ponto de vista da pessoa aparece desde o comecinho do livro. Eu acho que quando isso acontece, o livro perde toda a sua essência, porque o leitor não vai ter o prazer de tentar descobrir quem cometeu os crimes.

A investigação é normal e eu continuo não tendo nada diferente para destacar, assim como aconteceu na resenha passada. Meio clichê de livros thriller/romance policial haver uma pessoa que tortura, estrangula e, por fim, mata garotas jovens bonitas, mas nós podemos relevar isso, pois eu acho casos desse tipo com uma pegada interessante.

MEU DEUS, COMO EU FIQUEI COM UM ÓDIO PROFUNDO DO ASSASSINO. O motivo pelo qual ele capturava as garotas era tão fútil que dava mesmo um ódio muito intenso dele por estar tirando a vida das mesmas. Dentre todas as experiências que tive com os outros casos, esse daqui foi com certeza o assassino que eu senti mais raiva e repugna.

?O Último Suspiro? não é o melhor livro da série, porém eu achei que ele tem uma história superior em comparação aos dois anteriores (?dois anteriores?, porque nenhum supera ?A Garota no Gelo?).

Vicente 01/11/2022

Já sou fã do Robert Bryndza, leitura boa, me prende. E esse quarto livro foi o mais pesado até agora

Natasha.Nogy 31/10/2022

Detetive Érika Foster volta á ação
Em O último suspiro a Detetive Erika Foster enfrenta uma situação inédita em sua carreira. Ela é a primeira a chegar em uma cena de assassinato cuja vítima é uma jovem, mas dessa vez, não será a responsável pelo caso. Por esse motivo, Erika tem que lutar para garantir o seu lugar na equipe de investigação e, ao mesmo tempo, desvendar os mistérios deste crime.

Todos 25/10/2022

De todos os livros que eu li, dessa vez a detetive Erika Foster acha um corpo brutalmente assassinado, com várias marcas de tortura, só que ela nada pode fazer porque está fora do caso. Quando outro cadáver aparece morto do mesmo jeito, Erika tem que provar para seus superiores que merece estar a frente dessa investigação.
Porém, quando uma nova jovem desaparece e Erika e sua equipe continuam sem pista alguma, como eles poderão trazê-la para casa com vida?
De todos os pontos positivos:
Acredito que dessa vez o autor se superou na criação do M.O. do assassino e ainda colocou em pauta um assunto muito importante para todos tomarem cuidado: a gente nunca sabe quem está atrás dos perfis de redes sociais;
Páginas amareladas.
De todos os pontos negativos:
Da mesma forma como o autor cria personagens incríveis, ele sabe como criar personagens odiosos.

Andressa 22/10/2022

Decepção foi pouco?
Na semana passada terminei de ler do mesmo autor o livro? ?O Nevoeiro de Shadow Sands?, Livro que foi minha primeira decepção com Bryndza, E sobre o qual falo mais quando fizer a resenha dele. Nesta semana terminei ?O Último Suspiro? E a decepção só aumentou. eu já sabia o motivo pelo qual o assassino matava aquelas meninas, e quando a polícia descobriu sua identidade? e eu achei que talvez o leitor finalmente teria uma surpresa, a surpresa não veio. Quando leio livros de investigação, a parte mais interessante é sempre a surpresa, que não teve nesse livro, diferente de outros do autor que eu já li, como os dois anteriores da série Foster e o primeiro da série Marshall. Vou precisar tirar umas boas férias do Robert Bryndza.???????????

duda 20/10/2022

achei muito pesado
então, esse é o 4° livro da série q leio e é o mais pesado de todos. eu acho que o autor exagerou na crueldade do assassino em diversos âmbitos: gordofobia, machismo, etc. o cara é podre, e querendo ou não, livros de assassinato meio q vc se acostuma com isso, mas esse me incomodou muito. enfim, n gostei mt n

Stela Nowakovski 17/10/2022

Robert Bryndza tem uma escrita que prende o leitor a cada novo parágrafo. Já me tornei fã dos seus livros, não somente desta série, mas também outros como "O Canibal de Nine Elms" com Kate Marshall.
Neste quarto livro da séria que tem como personagem principal a detetive inspetora chefe Erika Foster, percebe-se como o autor soube trabalhar o desenvolvimento dos personagens, mas ainda focando no caso apresentado. Há cada vez mais detalhes nas descrições que fazem sentido, não são algo retirados do nada, o que aumenta a qualidade e faz com que o leitor fique preso na história.

Sani Melo 17/10/2022

Leitura dificil..
Para mim até agora esse está sendo o livro que menos gostei.
Nunca sofri tanto para teminar um leitura, pelo amor do ouro. Porém aqui temos uma história que foi bastante pertubadora e desafiante, teve uns belos de uns furos também (policiais desarmados cof! cof!). Foi angustiante ler a forma que esse nojento psicopata agia e o que ele fazia com suas vitímas.
Erika seguiu sendo uma cavala com o Peterson, mas no final tomou uns presta atenção então espero que ela melhore muito esse comportamento nos próximos livros!
Emilia.Reis 17/10/2022minha estante
kkkkk

Fabi Pimentel 17/10/2022minha estante
?? kkkkkkkkk

Ana Ceci 12/10/2022

Mais um livro incrível!
Esse foi mais um livro eletrizante da Erika! Sua atuação aqui está mais confiante e menos temperamental (não que isso seja ruim, mas percebi o quanto ela amadureceu e isso foi ótimo)! Novamente, adorei quando o autor misturou as questões pessoais com os crimes, pois isso fez parecer que as ações são possíveis de acontecer, por parte do criminoso, e que funciona como motivação para a resolução do caso, por parte dos detetives.

Esse é outro livro do autor em que o assassino é revelado na metade da trama (o segundo volume foi assim também), mas que, novamente, não atrapalha em nada na emoção! O final foi simplesmente frenético e com capítulos muito curtos, que trouxeram perspectivas diferentes e ações fundamentais para se criar uma boa investigação! O plot foi ótimo e o que aconteceu nas páginas finais me pegou totalmente desprevenida!

(Na verdade a nota é 4,5 estrelas, e a meia estrela que falta é porque achei a edição “revisada” mais fraca/descuidada que as outras).

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/

Michelly21 10/10/2022

Favorito da série!!!
Esse é o meu favorito da série Erika Foster, virei uma noite lendo porque não conseguia largar, é de tirar o fôlego e morrer de raiva quando o assassino fica um passo a frente dos detetives.
Muito bom.
Recomendo.

Andreia 30/09/2022

Mais um ótimo caso da detetive Erika Foster! Neste livro o autor vai abordar um tema super relevante atualmente que é a exposição de dados sensíveis na internet e como pessoas mal intencionadas podem utilizar essas informações para cometer crimes.

Em O Último Suspiro vemos uma Erika mais centrada e menos impulsiva, mas confiante nos seus instintos e na sua capacidade profissional. Apesar de cada livro dessa série apresentar um caso diferente, é bem interessante ler os livros na ordem de lançamento, pois podemos ver a evolução dos personagens fixos.

A detetive Erika vem apresentando um ótimo desenvolvimento, especialmente nesse livro, onde finalmente vemos ela dando uma passo para deixar o trauma da perda do seu marido no passado e seguindo em frente com a sua vida. O autor soube desenvolver não somente a personagem da Erika Foster, como os personagens secundários também.

Bryndza tem uma grande habilidade em equilibrar o desenvolvimento pessoal dos personagens com o desenvolvimento do caso. O Último Suspiro é um thriller eletrizante, que vai fazer o leitor não querer parar de ler até descobrir como tudo se resolve. Uma ótima dica para os fãs do gênero. Super recomendo a leitura! Vale ressaltar que o livro possui diversos gatilhos, que podem incomodar pessoas mais sensíveis.

Cinthia 22/09/2022

Um thriller muito bom!
Mais uma vez a detetive Erika Foster e sua equipe estão atrás de um serial killer.
Mas gostei muito do enredo e de como a história é contada, fica difícil parar de ler. Eletrizante, tenso e impossível de abandonar. Nesse o Assassino usa as redes sociais para escolher suas vítimas. E o autor nos mostra como estamos vulneráveis na internet, como é fácil para alguem mal intencionado conseguir informações nossas!

Aline Basilio 18/09/2022

Mais um livro do Bryndza da série da Detetive Erika Foster de tirar o fôlego.
Maravilhoso o final e a descoberta de Erika sobre o assassino foi fenomenal.
Realmente, O Último Suspiro foi ler até o fim sem parar!

Magasoares 16/09/2022

O Último Fôlego
Muito bom? É a estória de um psicopata que persegue suas vítimas pela Internet, mata-as com requinte de crueldade e joga elas no caixote de lixo.
Recomendo muito, leiam.