Amoras

Amoras Emicida

Resenhas - Amoras

Kamilla 06/07/2020

Muito amorzinho!
Amoras é o primeiro livro infantil do cantor, rapper e compositor Emicida e possui ilustrações do Aldo Fabrini. Assim que a companhia das letras disponibilizou o e-book gratuitamente corri pra adquirir. O livro tem como protagonista uma menininha negra, com cabelo crespo bem volumoso, o que é bem raro nos livros - principalmente para o público infantil. É uma leitura necessária, porque representatividade importa e muito.

Amoras é um livro simples, curtinho e bem poético. Trás grandes mensagens de respeito, que aborda religião, cultura, história e negritude de uma forma tão simples e até didática. O Emicida fez questão de citar grandes nomes de personalidades negras de forma tão delicada e simplificada para as crianças entenderem... Isso acalentou o meu coração. Sabemos que crianças negras não tem muitas referências, estamos criando essa cultura agora (bem atrasados, inclusive), onde estamos vendo atrizes, cantores, escritores e protagonistas negros estão ganhando espaço (pequeno ainda, infelizmente), mas ainda há um caminho logo a percorrer. E ver um livro que trás tantas referências para os pequenos terem a quem se espelhar, é algo incrível.

“Então a alegria acende os olhos da menina; que conclusão incrível alcançou a pequenina? Forte como um lutador no ringue e gentil como Martin Luther King, ela apanha amoras dos galhos e do chão. Ao vê-la, Zumbi dos Palmares diria: – Nada foi em vão.”

Esse livro é para todas as idades, mas destaco a importância de lermos essa obra para as crianças. É delicado, poético e com mensagens que até nós adultos precisamos compreender. Recomendo fortemente! LEIAM!!!

site: https://www.instagram.com/p/CCEwxsnj5N6/

Tathy 04/07/2020

Amoras é um livro curto mas que busca enaltecer a beleza negra de uma forma simples e encantadora.

Luiza 04/07/2020

Uma lição de amor e esperança, para aqueles de nós que às vezes os esquecem.

Gui 02/07/2020

Livro de empoderamento
O livro mostra como com simples exemplos da vida podemos dar força a nossas crianças contra as adversidades da vida.

Ana Claudia 01/07/2020

Muito amado, cheio de cuidado. O glossário no final foi uma linda surpresa!

Jess 30/06/2020

As pretinhas são as mais doces *-*
Livro infantil que passa de forma simples uma mensagem importantíssima. A questão do orgulho em ser quem é.

Duda Mel @epifania_literaria 30/06/2020

Fofo, mas podia ser maior
Um livro que traz ilustrações bonitas e pode ser bem definido pela palavra "encantador".
Achei bem legal a ideia de representatividade trazida, citando personagens de relevância histórica, a aceitação e o orgulho preto, contudo queria mais. Fiquei surpresa ao ver que terminei a leitura num piscar de olhos, sem qualquer exagero.
A história se desenrola com tamanha rapidez que é possível escutar sua leitura no YouTube dentro de um minuto. Acredito que poderiam ter alongado mais, trazido mais pérolas da pequena e seu amor próprio.
Como o livro diz, há pureza na mente infantil e seria ótimo se o livro exalasse mais disso.

Vick 29/06/2020

Uma delicinha!
Foi lindo ver o Emicida mostrando para as crianças, para os adultos como é lindo olhar para o povo negro com olhar de carinho, com amor, com respeito e de um jeito leve e fofo. Amei a leitura, curtinha, mas chega logo aos nossos corações.

Lisi Olsen 29/06/2020

Representatividade importa
Amoras é um livro poético e imensamente necessário. Com uma leitura poética e colorida você reflete sobre representatividade, negritude, religião, cultura e história. Um livro infantil que trabalha com um assunto tão delicado e importante na construção de identidade. Identidade individual e de país. Um livro que certamente não acaba quando termina, pois em sua narrativa traz temáticas que são incentivadas como um convite a conhecer a fundo a história dos negros, no mundo e no Brasil. Uma história sobre orgulho de ser negro. Uma história sobre ser criança em um mundo racista. Uma história sobre a poesia de ver a vida. Emicida nós presenteia com essa brilhante história, para que possamos viajar em suas páginas e celebrar as lutas e conquistas dos negros e negras que devem poder sentir orgulho de suas cores e principalmente que possam poder viver esse orgulho.

Adrieli 28/06/2020

Fofo
Um livro fofo, com ilustrações lindas e que ensina muito não só as crianças, seu público alvo, mas a todas as idades.

Youko 28/06/2020

"Ainda bem que nasci pretinha!"
Este livrinho é algo tão doce quanto amoras. É tão sutil o que ele nos passa, mas tão importante. Aqui, Emicida, uma pessoa que considero admirável, traz as suas rimas para o mundo infantil, para representividade que muitas crianças negras precisam. São trechos realmente bonitos e que fazem tocar o coração, apesar do livro ser curto. Acho que este é o seu único mal: ser tão curtinho.
Os desenhos são tão lindos quanto o texto. Simplesmente, fofo e precioso.

Giselaine 28/06/2020

Maravilhoso
Daqueles livros que devem ser lidos uma vez por semana pra acalantar os nosso corações! Bem curtinho.
Poesia linda, cheia de referências positivas de personalidades negras. Detalhe pra ilustrações cheia de cores e de encher os olhos! Fofo, a palavra certa é fofo! Recomendo a leitura e a compra para folhear junto com as crianças.

a pequena dani ð 27/06/2020

"No caminho da luz todo mundo é preto"
O Emicida é maravilhoso, seu livro não podia ser menos perfeito. Nos faz pensar na nossa sociedade através de um lindo poema.

Kássio 27/06/2020

Muito bonitinho ^_^
Mas bem curto, tinha a impressão e a expectativa de que fosse um pouco maior. De todo modo é ótimo mesmo pra ler pra crianças pequenas, principalmente as negras, levando em conta a importância da representatividade.

Nathália 27/06/2020

Livro lindo, fofo, mas como falaram uma pena ser tão curto. Grande e grata surpresa com essa leitura.