Amoras Emicida

Resenhas - Amoras

Andreia Santana 28/01/2024

Doce como um passeio no pomar
Amoras é uma delicadeza, um poema, uma canção em homenagem à beleza e autoestima negras. O acalanto de um pai que ensina orgulho, história, representatividade e resistência à filha pequena. E que reaprende inocência.

A prosa poética de Emicida é forte e terna. Os desenhos de Aldo Fabrini complementam esse livro infantil com ares de cantiga de ninar.

Primeira publicação infantil de Emicida e inspirado em um rap homônimo do músico, Amoras é uma lição de como olhar para o mundo com olhos de ver, percebendo as sutilezas e delicadezas do existir.

O encanto maior dessa história é que embora seja escrita para crianças pequenas, não subestima a capacidade delas de entender a realidade, com a infalível lógica infantil sendo aliada do autor na hora de criar uma atmosfera muito envolvente e natural, como se o leitor espionasse um momento secreto de pai e filha.

Quem tem filhos pequenos ou já conviveu com crianças mais novas sabe o quão divertidos e surpreendentes são os diálogos com essa turminha, quando entra na famosa 'idade dos porquês'.

É um exercício de rejuvenescimento, simplicidade e criatividade para qualquer adulto que se permita conversar com essa gente miudinha.

Eles perguntam, mas nós é que aprendemos...

Ficha Técnica:
Autor: Emicida
Ilustrador: Aldo Fabrini
Editora: Companhia das Letras/Companhia das Letrinhas
44 páginas
R$ 33,92 (livro físico, Amazon), R$ 31,92 (livro físico, no site da editora)

**********

*Livro resenhado para os desafios #50livrosate50anos e #1livroinfantilporfinaldesemana, brincadeiras que criei para comemorar meu aniversário. Em abril de 2024 eu faço 50 anos. A ideia é ler 50 livros até lá e, se possível, resenhar ou fazer algum breve comentário aqui no Skoob e no Instagram, sobre cada um deles. Os livros infantis, a intenção é ler um a cada final de semana do ano, até dezembro. Amoras foi o livro 04 do desafio #50livrosaté50anos e o 03 da tag #1livroinfantilporfinaldesemana.

site: https://mardehistorias.wordpress.com/

Caroline 24/01/2024

Li esse livro para minha irmã, ela gostou do livro e eu também, muito bom ter a cultura negra exaltada em um livro infantil e ensinar os pequenos sobre.

Bu 19/01/2024

Excelente
Uma declaração de amor tanto pra sua filha como pra cultura, povo, região, figuras históricas, dentre um mundo de outras coisas, os caras mandam muito bem, arte muito boa, chamativa e integrativa.

Excelente, quem poder ler pra os pequenos será excepcional, até pra alguns adultos também.

Wadlia 06/01/2024

É incrível ter um livro infantil que traz conceitos tão necessários para construção de uma sociedade antirracista.

Yasmin176 03/01/2024

Que fofura
O Emicida fala sobre racismo de forma leve e sutil é perfeito para dar de presente a crianças, bem poético e representativo.

Jkellyds 30/12/2023

Amoras ??
Poesia e empoderamento. Que livro lindo ?
Um livro infantil, bem curtinho e com várias ilustrações. Emicida é um artista incrível ??

Rita Nascimento 26/12/2023

Amoras
Um livro infantil escrito pelo rapper Emicida, cheio de referências, poesia e muito potencial de produção de autoestima para as nossas crianças.

Socorro Moura 23/12/2023

Li com meu sobrinho. É lindo o processo com ele ainda mais quando ele reconhece os personagens como parecidos com a tia.

Tabatha 21/12/2023

O livro infantil escrito por Emicida mostra para os pequenos a cultura africana e fala sobre autoestima negra de uma maneira lúdica.

Hervily.Ribeiro 18/12/2023

Magnifico
Mais uma vez Emicida não decepciona com sua arte. Um artista completo que nos entrega trabalhos incríveis de aquecer o coração, estar em contato com os seus projetos é se empoderar um pouco mais.
Amoras é um livro sensível, poético e cultural, queria ter tido a experiência de lê-lo quando criança, mas fico extremamente feliz por varias crianças negras estarem tendo a oportunidade.

Hervily.Ribeiro 18/12/2023

Magnifico

oiamanda 15/12/2023

Necessário. ??
Esse livro é incrível! O que me chamou a atenção primeiramente foi o nome, por ser mãe de uma Amora! Então hoje decidi ler para minha pequena antes de dormir e que leitura necessária, aos pequenos e aos grandões! É um livro quentinho e que traz incríveis reflexões sobre empoderamento e consciência negra bem como pontua acerca da tolerância religiosa. ??

SaraBorges 10/12/2023

Lindo e necessário!
Leitura gostosa e que deixa o coração cheio de amor!
Amei! Chorei!
Recomendo pra crianças e adultos!

Natashau_u 07/12/2023

Legal e poético
Gostamos da mensagem que ele passa. Mas ele é trabalhado de uma forma diferente do que estamos acostumados aqui em casa.

Maria17641 01/12/2023

Lindo e necessário!
Por ser fã de Emicida já queria ler esse há tempos. É um livro infantil de extrema importância, e que com certeza, se faz necessário pra construção social das crianças. Amei, lindo e emocionante.