A ascensão de Kyoshi

A ascensão de Kyoshi F.C. Yee

Resenhas - AVATAR: THE RISE OF KYOSHI

Vini 31/03/2024

Mais Avatar, sem deixar de ser Avatar
Como um fã gigante de Avatar desde os 4 anos de idade, vendo o lançamento do desenho na Nick, eu lembro daqueles dias e quase não acredito em como Avatar se expandiu e sobreviveu até hoje. É realmente o sonho do Vinícius criança sendo realizado. Desenho, quadrinhos, livros.

É impossível eu não ser suspeito porque eu sou apaixonado por esse universo, mas eu posso garantir que não é só viés que me faz afirmar que esse livro é muito bom. Talvez um dos melhores 3 livros de YA que eu já li na minha vida. Além de ser uma ótima expansão ao universo de Avatar, trazendo vários detalhes antigos e novos e acrescentando muito à mitologia, é um livro bom por si só. Muito bem escrito, com personagens e intrigas muito interessantes e que realmente me surpreenderam. Eu não esperava a complexidade que vi aqui; mas, ao mesmo tempo, eu não senti estranheza nessa complexidade. É um nível de complexidade com vários níveis: no enredo, na psicologia dos personagens, nas áreas políticas e sociais do universo Avatar, que faz muito sentido com a história, com a maturidade da Kyoshi mas também com a maturidade de 20 anos que o universo tem. É muito verossímil, e muito coerente com todo o tempo de desenvolvimento que os criadores e fãs tiveram.

Esse livro a maturidade do universo. Os personagens são cinzas, com motivações próprias e realistas. Um deles é retratado pela Kyoshi como um mal a ser eliminado, como a escória da humanidade, mas é apresentado a nós como alguém muito competente, importante, essencial na missão de tornar a nação dele mais organizada, menos corrupta, mesmo que seja por meios nobres ou deploráveis, ou algo no meio. E isso não é só uma interpretação minha: o personagem é apresentado assim pelo narrador e também pelos personagens. Esse é um dos detalhes que mais me impressionou e que eu preciso elogiar na escrita do F. C. Yee (além da ótima escrita).

E, por fim, o que torna esse livro ainda mais especial é como ele, mesmo diferente, mesmo mais sério, continua sendo do universo. Eu sinto a energia de Avatar pulsando nesse livro. A mesma energia de A Lenda de Aang, de A Lenda de Korra. Ele conseguiu expandir, expandir muito, sem deixar de ser Avatar. Talvez essa seja a maior qualidade e a mais difícil de ser alcançada: a de ser coesa com um universo tão complicado, tão próprio, tão querido e afeiçoado pelos fãs.

Jakson11 31/03/2024

IMPECÁVEL
O livro narra o início de Kyoshi como avatar, seus desafios e amizades. Algo que gostei muito é como o livro detalha de forma excelente como funciona o reino da terra, seus costumes, práticas, crenças etc. Kyoshi é vista na série como uma personagem imponente, que não mede esforços para trazer a paz, mas no livro vemos o que a fez se tornar assim e a forma como foi abordado seu relacionamento foi muito bem feita. Favoritei, ansioso para ler a continuação ?

Carla 30/03/2024

Criei altas expectativas...
Sou grande fã da lenda de Aang, curti a lenda de Korra e quando vi o livro da Kyoshi disponível para leitura no prime reading, fiquei tão empolgada que decidi que seria minha 1a leitura do ano.
O livro começa muito bem, me envolveu de tal forma que não conseguia largar por nada. Masssss, chegou um ponto, mais ou menos no meio do livro, desviou do foco (minha opinião), e a história começou a ir ladeira abaixo. O último capítulo salvou a parte ruim do livro.
Dou 3 estrelas pq curti a primeira metade do livro, ainda estou pensando se devo ler a continuação ou não.

Kaliska.Bonatto 25/03/2024

Deviam parar de fazer live action merda e fazer animações dos avatares anteriores
Esse livro é muito bom, muito bem escrito e gostoso de ler. Kyoshi ja era uma personagem que eu gostava na animação original nas poucas aparições dela, essa historia só melhorou tudo. Os momentos impactantes são ainda mais amplificados pela escrita, principalmente depois da virada no primeiro terço. Única reclamação que tenho é como o final parece apressado, iam se beneficiar de mais paginas, mas posso ser provado errado pela sequencia.
Só me deixa puto que nunca vamos ter uma animação dessas historias fodas anteriores.
Vini 31/03/2024minha estante
Que sonho seria esse livro adaptado, ao invés de refazer o desenho original que já é ótimo num live-action de qualidade questionável.

Luiza Hülle 24/03/2024

Perfeito!
Kyoshi maior avatar que esse mundo já viu!!
Queria ler esse livro ja tinha muito tempo e posso dizer que minhas expectativas foram superadas.

Nicole764 24/03/2024

O inicio da vida dupla da Kyoshi (leves spoilers)
Com toda certeza a avatar mais sofrida até hoje kkkkk. A história de Kyoshi é supreendente, completamente viciante e te conquista muito fácil. A leitura é levinha e recheada de referências que já vimos anteriormente nos seriados e HQs.

A história é incrivel e te leva para uma mistura de segredos e reviravoltas, onde a Kyoshi, obviamente, é o pivo de tudo, todas as descobertas que fazemos junto aos personagens nos fazem ficar mais ligados a eles. Diferente do que achei que seria, o livro apresenta a jornada dela de criança até de fato sua ascenção que foi marcada de muito sofrimento, e me pegou muito pois eu não fazia ideia de que a Kyoshi passou por tanta coisa sozinha. Sempre foi tida como uma das avatares mais poderosas e justiceira, e conhecendo melhor sua história, todo esse enredo e fama faz sentido. Sem contar que a equipe avatar é completamente diferente do que vimos ate hoje nas animações, dessa vez são "criminosos" a ajudar, e o melhor de tudo, é de fato como a Kyoshi consegue lidar com essas situações. Um dos maiores medos ao ler, era com certeza em como ela faria para se mostrar ao mundo e qual seria a reação das quatro nações ao perceberem que a Avatar atual era descendente dos daofeis, e o melhor de tudo é que ela teve coragem suficiente para levar adiante e transformar essa parte considerada obscura e sem honra da sua vida, como parte de si e de seu legado como Avatar. Porém, fiquei levemente frustrada por não terem mostrado as quatro nações descobrindo sobre essa parte dos daofeis. Espero que eles cubram bem essa parte no segundo livro.

Falando novamente sobre a equipe Avatar, é mais uma vez surpreendente sua formação, é diferente do que vimos anteriormente, ela quebra o que achávamos que era um padrão, por causa do Aang e da Korra. Mas são personagens extremamente cativantes que me fizeram esquecer e desconsiderar qualquer tipo de crime cometido por eles anteriormente. Um adendo especial para a Rangi, que é a unica não criminosa do time e mesmo assim larga tudo para seguir, não só o avatar, mas sim o amor da sua vida. O romance delas duas é muito fofo e se desenrola de forma muito natural, quando você menos espera, POW, ali está as pombinhas, sempre se apoiando independente de qualquer coisa.

No livro eles também resaltam bastante como o Kuruk foi um Avatar desleixado e fanfarrão. Basicamente quase todos os problemas atuais da Kyoshi são por causa do Kuruk, da mesma forma que foi com o Aang e o Roku.

No mais, a leitura é muito boa e vale a pena demais, gostaria muito que abordassem mais coisas, afinal, são 230 anos de historia!! Mas tenho esperança que o segundo livro venha com mais detalhes e desenrolar do plot.

Vmasch 24/03/2024

Um dos melhores spin-off que já li, muito bem escrito e amarrado aos personagens... Super pode ser um filme ou série...

aziragabis 23/03/2024

Eu não sei se tenho palavras pra descrever tudo que eu senti com os acontecimento finais do livro

essa kyoshi sofreu igual condenada, não deram nem um segundo de paz pra minha mulher

Fagundes 22/03/2024

O segredo de uma boa obra, profundidade
Quem assistiu e gostou de Avatar a Lenda de Aang com certeza deve ter procurado em algum lugar algum livro, alguma coisa, algum Cartoon, algum desenho, descrição que desce continuidade no futuro ou explicasse um pouco do passado do universo Avatar.
E agora temos um livro sobre a Avatar Kyoshi.
Que maravilhosa oportunidade de poder voltar ao mundo do Avatar a Lenda de Aang.

Vmasch 18/03/2024

A história da Avatar com a vida mais longa de que se tem conhecimento neste mundo tão amado, A Ascensão de Kyoshi traça uma jornada incrível e emocionante...

Maria19642 17/03/2024

A maior avatar do universo (literalmente)
Avatar: a lenda de Aang é um dos meus desenhos favoritos da minha infância e conhecer sobre o universo do desenho é uma oportunidade muito empolgante.
A avatar Kyoshi é uma das minhas favoritas da história (principalmente por causa das piadas do Aang, o meu favorito) e é legal conhecer mais sobre ela e seus companheiros.
Eu gostei muito do livro e dos temas que foram abordados durante a história. Não sei se leria novamente, mas logo logo começarei a sequência.

Tatiane.Maga 14/03/2024

A avatar Kyoshi
A presença da Avatar Kyoshi na série do Avatar Aang me fez ir atrás de sua história. O livro é muito legal! A força de quem já passou por muitas coisas ruins jamais deve ser subestimada.

Tairine 14/03/2024

A vida de um Avatar
O que mais gostei foi que temos sim o espírito da série animada presente no livro. Gostei da maioria dos personagens. O que ficou faltando foi uma melhor descrição das lutas e as vezes senti que eles davam muitas voltas entorno do próprio eixo, principalmente no quesito vilão. No geral, gostei e quero ler a continuação.

Lucas P. Gomes 14/03/2024

Ótimo livro para quem já é fã da franquia.
O Livro funciona como uma prequela da série animada original. A história cobre os acontecimentos em torno do desenvolvimento da Avatar Kyoshi do Reino da Terra, sucessora de Kuruk da Água e Antecessora de Roku do Fogo, ou seja, duas gerações antes do Aang. Então estamos falando de pelo menos 3 séculos antes do desenho, considerando os 100 anos que o Aang ficou congelado.

A Kyoshi talvez tenha sido o Avatar com o caminho mais árduo, pelo menos eu não consigo imaginar coisa pior, já que ela nasceu órfã num Reino da Terra cheio de conflitos e em completa desordem. Ela teve que enfrentar a fome, abandono e maus tratos na infância, o que a tornou invisível para os grandes mestres que se dedicavam à busca do novo avatar . Mas a reviravolta é certa, caso contrário ela não seria o Avatar mais forte e memorável da série.

A leitura também vale muito pela expansão do universo, as informações novas apresentadas, como as do ciclo avatar, técnicas de dobradura, costumes e características de cada tribo, e entre outras coisas, são muito ricas e bem elaboradas pra não deixar nenhum fio solto.