Os fornos de Hitler

Resenhas - Os Fornos De Hitler

Renato Vitório 03/03/2022

Livro pesado
O pior da humanidade.
Esse livro é um forte relato da época mais sombria do mundo.
Nessa obra de não-ficção, Olga Lengyel, sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau dá voz aos mais de 1,3 milhões de judeus inocentes que foram assassinados a troco de nada.

Nesse relato super emocionante ela fala de todo sofrimento e injustiça que sofreu nos mês em que ficou presa num campo de concentração nazista.

Camila1856 03/03/2022

Um livro muito necessário, porém é pra quem tem estômago. Foi bem difícil terminar a leitura sem sentir antes repulsa (dos opressores) e compaixão as vítimas de uma triste parte da história do mundo que foi manchada pelo sangue de inocentes!!

lmjstxrm0 28/02/2022

Os fornos de Hitler
"Vi muitos internos se apegarem à sua dignidade até o fim. Os nazistas conseguiram degradá-los fisicamente, mas não rebaixá-los moralmente. Por causa desses poucos, não perdi inteiramente minha fé na humanidade. Se, mesmo na selva de Birkenau, nem todos eram necessariamente desumanos para com seus semelhantes, então existia esperança.
É essa esperança que me mantém viva."

Elizabete 27/02/2022

Se não existissem tantos relatos essas histórias seriam difíceis de acreditar. É muito triste pensar na capacidade do ser humano em ser tão cruel e tão monstruoso. Durante a leitura pensei como colocaria em palavras a minha indignação, mas é impossível. Nas primeiras páginas Olga fala que não acredita nos relatos que lê nos jornais por não acreditar em histórias tão horríveis e fantasiosas, isso me irritou a princípio, mas me coloquei no lugar dela observando como a informação realmente chegava naquela época. Será que minha postura seria diferente? Me perguntaria e questionaria se as pessoas eram realmente coniventes a prática de tantas atrocidades e provavelmente minha resposta seria não. Olga foi muito forte, uma verdadeira guerreira sem super poder. Um exemplo, quando mesmo sem motivos aparentes e mesmo depois de tudo que passou manteve a esperança viva. Que mesmo depois do pior, não perdeu a fé na humanidade. Meu relato foi raso perto da imensidão de sentimentos que foi esse livro, não cabe a mim entrar em questões éticas.

Laur 19/02/2022

eu não tenho muito oq falar além de que esse livro me pegou desde a primeira frase. é um puta de um relato de alguém que perdeu tudo e todos que amavam de uma forma horrível mas que teve forças pra sobreviver até o fim, é mto forte e necessário

Fla :) 16/02/2022

os fornos de hitler
cara, é extremamente pesado.

A autora não mede palavras pra descrever os horrores visto na segunda guerra mundial, e ela como sobrevivente viu coisas horríveis.

Eu não conseguia ler mais de 3 capítulos por dia, de TÃO pesado que é. Tinha momentos que eu fechei o Kindle, e precisei respirar.

cara..... eu não tenho palavras pra descrever o quanto esse livro é necessário. Principalmente atualmente.

ialua 14/02/2022

Ótimo
Um livro absurdamente dolorido de ler. Tão detalhado, bem escrito e absurdo que tive que ficar me lembrando que não era uma ficção.

Laviniareads 12/02/2022

Vivíamos para resistir e resistíamos para viver.
Que livro, que força, que mulher!
Esse é um dos livros que quando você lê, nunca mais é o mesmo.

Aline MSS 11/02/2022

Difícil, bem detalhado e NECESSÁRIO!
Livro q parece curto, mas q é bem difícil de ser lido por conta dos relatos detalhados da autora. Consegui terminar de ler esse livro na semana em q o tema ficou em evidência nas redes sociais, e isso aumentou ainda mais meu desespero.

As atrocidades relatadas foram mto dolorosas e msm sendo acostumada com a temática, por vezes parei a leitura por não aguentar mais.
Já li vários livros sobre 2GM e os detalhes aqui me assombrarão pelo resto da vida. Mto triste! ???

Steliteraria 09/02/2022

Extremamente triste, porém, necessário.
Esse relato da Olga, trás uma contribuição absurda para a humanidade, que nós nunca esqueçamos o estrago feito pelos nazistas.
Leiam, mais leia c calma e se atentem a nunca mais deixar que isso se repita. É o nosso dever, as seres humanos que foram mortos nesse período sombrio.

julibtz 09/02/2022

os fornos de hitler
uma história horrível, sofrida, injusta e revoltante. não tem como entender como seres humanos são capazes de serem tão frios, nojentos e terríveis, e como até hoje tem pessoas que não levam a sério esse acontecimento hediondo que aconteceu, sério. sem palavras.

vitoria 09/02/2022

Devastador
Eu nem sei como comentar sobre esse livro. Apenas digo que todos deveriam ler, claro tem muitos gatilhos, mas é preciso enfrentar essa leitura quando estiver preparado, mesmo que devagar, no seu tempo.
Pra exemplificar o quanto esse livro é necessário vou deixar uma das diversas citações que marquei.
"Quero que o mundo leia e decida que nunca, nunca se deve permitir que a desgraça volte a acontecer. Não quero acreditar que depois de ler este relato alguém ainda possa duvidar do que aconteceu. Enquanto escrevo as últimas palavras, rostos surgem à minha frente e, em silêncio, pedem para que eu conte as histórias deles. Posso resistir aos homens e às mulheres, mas há os fantasmas dos bebês... os pequenos bonecos de neve..."

Stefania Matinha 08/02/2022

Devastador!
Muito rico em detalhes vívidos, esse livro me deixou completamente quebrada, despedaçada!
Detalhes nunca antes contados, de uma forma que era possível sentir toda a angústia da autora ao escrever cada trecho ali narrado. Era palpável todo o sofrimento, o sentimento de culpa, a ingenuidade, o medo, o desespero...
A crueldade que imperava naquela época, me fez chorar compulsivamente várias vezes durante a leitura. A inteligência e a criatividade a serviço do mal. Não havia qualquer empatia por parte de muitos.
No auge do sofrimento, as vítimas se tornam brutais. A escolha entre a vida e a morte, tirar vidas pra salvar outras, roubar e matar pra sobreviver...
A esperança e a força de alguns poucos, ainda nos dá motivos para acreditar que a humanidade prosperará, mesmo sabendo que o mal sempre estará a espreita.

Gabby 03/02/2022

Bem difícil
Uma leitura muito difícil, passei 2 anos pegando apenas algumas páginas para ler pois o sentimento que vinha junto era muito forte.
Fico feliz em ter terminado, não acredito que eu vá reler algum dia mas com certeza nunca vou esquecer nada do que li.
Leitura necessária, super rica em detalhes o que ajuda a ter uma noção não só das atrocidades mas também do funcionamento e dinâmica.