Os fornos de Hitler

Os fornos de Hitler Olga Lengyel

Resenhas - Os Fornos De Hitler

Lore 20/04/2022

Memórias não servem apenas para nós lembramos do que aconteceu. Elas guiam nossas ações no futuro.

smoraisc 10/04/2022

Sem palavras
Todos, absolutamente todos deveriam ler esse livro. Que nunca deixemos que algo assim se repita.

?Memórias não servem apenas para nos lembrarmos do que aconteceu. Elas guiam nossas ações no futuro.?

Marcelo 06/04/2022

Impactante!!!
Uma das melhores leituras que já fiz de não ficção sobre Campos de concentração. O tema me fascina e considero esse relato um dos mais pesados pois esmiúça os detalhes do que a autora passou e presenciou. Talvez pelo fato de ter sido escrito logo após a liberação do campo, existe uma riqueza de detalhes além do fato do livro ter sido escrito como uma denúncia do que havia acontecido pois tudo era muito recente. Também me chamou a atenção o fato da autora, por ter formação na área médica, ter sido deslocada em determinado momento para a enfermaria que prestava o atendimento aos prisioneiros e com isso ela teve contato extremamente próximo com famosos criminosos de guerra como o Dr. Mengele e outros tantos que dirigiam o complexo de Auschwitz. Triste relato mas muito necessário que seja lido e divulgado para que as novas gerações não repitam o passado. Inacreditável que nos dias atuais o nazismo ainda esteja presente e o que é ainda pior, ganhando força relevância, defensores e adeptos. Preocupante...

Alessandra.Adams 05/04/2022

Que livro difícil e necessário! Difícil ler tantas atrocidades reunidas em um só livro, mas, de todo modo, todos devem ler para conhecer uma pequena parcela do que foi a segunda guerra mundial.

Júlia 31/03/2022

Demorei quase um mês pra ler esse livro. Que leitura difícil, que sensação ruim. Não existem palavras para descrever os sentimentos que esse livro transmite - momentos de mais pura incredulidade, de tristeza e revolta, mas principalmente de ódio. Esse ódio é justamente o sentimento que a autora desenvolve maravilhosamente bem ao final da obra: o Reich tentou provocar a maldade no ser humano, lançou nos humanos motivos para a desumanidade e para o ódio.
?Se, mesmo na selva de Birkenau, nem todos eram necessariamente desumanos para com seus semelhantes, então existia esperança. É essa esperança que me mantém viva.?

Marcelo.Junio 30/03/2022

Leitura obrigatória
Deveria ser leitura obrigatória para nunca mais no mundo passarmos por isso. Mostra a história real de uma sobrevivente do campo de extermínio em massa dos nazistas. Olga perdeu os filhos, os pais e o marido, mas ainda sim sobreviveu, encontrou um propósito de vida, foi determinada e pessimista nos momentos certos. É chocante a crueldade dos nazistas, enfim, recomendo demais.

Milenea 26/03/2022

Incrivelmente triste
Que tristeza, é tão triste esse livro, tudo que a Olga passou e relatou e de uma barbárie tão grande e como estamos vivendo em tempos de ódio esse livro serve para lembrarmos onde a intolerância e ódio leva.

Julia 13/03/2022

Relato emocionante
A autora inicia o texto mostrando sua maior culpa e conta como sofreu, se rebelou e sobreviveu a todas as atrocidades dentro de um campo de concentração sem poupar detalhes, mostrando tudo que viu e tudo que aconteceu consigo para que não fosse esquecido no tempo.

B. Russo 12/03/2022

?Não podemos permitir que isso jamais aconteça outra vez.?
Eu nunca li um livro tão impactante como esse.

Cara, é muito doido você ver como foi a Segunda Guerra Mundial, principalmente narrada por uma pessoa que a vivenciou. Olga Lengyel, uma mulher judia húngara, que foi uma prisioneira do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau e autora de ?Os Fornos de Hitler?.

Esse livro foi muito doido de ler, porque todos os fatos narrados, cada experiência e cada mínimo detalhe aconteceram mesmo, são verídicos, porque a autora desse livro é a mulher que estava lá presente no meio do caos. Não foi apenas uma história criada por um autor qualquer em meio à 2a Guerra. TUDO é real nesse livro.

É um livro necessário, as pessoas deveriam lê-lo, pq é possível compreender melhor como foi essa época da Alemanha nazista e a Segunda Guerra como um todo.

Não posso negar que foi desesperador ler a história. A cada página que se passava, eu tinha vontade de socar infinitamente todos os soldados alemães nazistas e, ao mesmo tempo, de reconfortar todos aqueles que sofreram. É uma leitura pesada sim, mas é necessária, foi uma realidade do mundo que é preciso que as pessoas estejam cientes do assunto.

clarinha :)) 10/03/2022

Doloroso e emocionante
Um livro que conta uma história real, um terror real. O livro se baseia na experiência de Olga Lengyel nos campos de concentração Auschwitz-Birkenau. Um verdadeiro terror, o tipo de livro que nos faz perceber o quanto somos sortudos por coisas, que, na maioria das vezes passam despercebidos durante nossos olhos. Uma leitura pesada e triste, porém necessária, um conhecimento necessário sobre a humanidade e seu passado cheio de manchas de sangue.

Sabrina.Lolli 10/03/2022

Um livro que nos prende a leitura, faz um relato minucioso dos horrores vividos pelos prisioneiros, relata cenas inimagináveis e chocantes e o limite que o ser humano pode chegar na sua crueldade e em contrapartida no seu limite de sofrimento.
Com certeza um livro que eu indico a leitura

Alessandra224 09/03/2022

Perfeito. Esse livro deveria ser leitura obrigatória nas escolas, para qie todos possam conhecer e nunca esquecer o que aconteceu.

Martony.Demes 09/03/2022

Os fornos de Hitler, de Olga Lengyel.
Apresento-lhes um livro lido em 2021: Os fornos de Hitler, de Olga Lengyel.

Antes disso, informo que há spoiler e que fico à disposição para cotejar qualquer parte do livro! Chama no comentário ou no privado!

Sem mais delongas, o livro é um relato cru e sem maquiagem de Olga, uma sobrevivente dos campos de concentração dos nazistas!

Seu marido tinha sido "convocado" para esse campo de concentração. Então Olga e muitos naquela época não tinham noção de como era! Isso mesmo! Ela não sabia que estavam sendo de fato exterminados. E era algo tão surreal que quando alguém contava, ninguém acreditava! Então ela resolve ir junto com o marido e leva consigo seus dois filhos e seus pais.

Ela era estudante de medicina e seu esposo era um renomado médico! Todos eram judeus.

Muito do cenário já é bem conhecido por todos: eram levados em vagão de trem para gado, faziam viagens longas durante o qual morriam pessoas e tinham que permanecer com seus cadáveres!

Ao chegar, de imediato, havia uma seleção: de uma lado ia crianças, idosos e doentes ficavam logo de um lado (Já seriam exterminados) e do outro ficaram pessoas com disponibilidade para trabalho (mulheres, homens e crianças acima de 12 anos). Sem ela saber, ela mandou que seus dois filhos fossem para a fila dos idoso! Imagina ai que trágica decisão!

Olga viu todo tipo possível de escatologia humana: genocidio, doenças, execuções, naz!stas se apossam de bens trazidos entre outros, massacres, humilhações etc.

Outra questão relatada de profunda dor era que os nazistas obrigavam as pessoas a escreverem cartas aos familiares informando que estavam bem! E por meio disso, eles investigavam os lugares, capturavam os receptores ou muitos vinham também espontaneamente "visitar" seus parentes! É um espectro de maldade sem medida.

Então Olga, com habilidades em enfermagem, logo passou a cuidar dos enfermos. Ela pode reencontrar o marido nos campos, mas logo soube da notícia que ele morrera! Além disso, ela foi testemunha de diversos casos de crueldade que prefiro não relatar, mas está tudo no livro!

No final, depois de uma sofrível luta durante o fim dos campos de concentração ela consegue sair viva de lá

Camila - Bookliterario 04/03/2022

Emocionante!
Que incrível essa mulher foi e que força ela conseguiu ter em tantos momentos difíceis e cruéis. Um livro super detalhado da vida dos prisioneiros no período de guerra e sua libertação!

Uma história triste, comovente, revoltante e ao mesmo tempo essencial para todos lerem e também refletirem sobre o que nunca mais podemos deixar acontecer!