Os fornos de Hitler

Os fornos de Hitler Olga Lengyel

Resenhas - Os Fornos De Hitler

Giselaine 15/06/2022

Dolorido
Livro difícil, doloroso, impossível não chorar e não sentir sede... Tive terríveis pesadelos fazendo essa leitura. Me questiono como os seres humanos podem ser tão bárbaros, cruéis, animalescos. Que passagem horrível e triste da história. Acredito ser o livro mais doloroso que li com essa temática.
" Memórias não servem apenas para nos lembrarmos do que aconteceu. Elas guiam nossas ações no futuro".
"É a esperança que me mantém viva"

Lane 14/06/2022

Não foi para mim
Por mais que seja um relato verdadeiro, que seja extremamente repugnante pensar nas condições degradantes que eles tiveram que ficar por vários anos, a escrita não me pegou.
Me pareceu rasa de mais, simplista.
Também teve um momento em que a autora teve uma fala homofóbica e eu só consegui ficar pensando: "como que alguém passa por tudo isso por conta de intolerância e ainda consegue reproduzir mais intolerância ?"
Nem como pontapé inicial á esse assunto eu recomendo, melhor ler Annie Frank se for o caso.

dalilareads 05/06/2022

impossível descrever com fidelidade
Recordar é manter viva a lembrança dos que partiram. É nunca mais permitir que aconteça de novo. Quando esquecemos tudo se perde. A história nos dá o poder de fazer as coisas de maneira diferente.

. Não me lembro qual foi a última vez que li algo tão detalhista e muito bem escrito sobre a Segunda Guerra Mundial. A história pode ser perturbadora, carregada de desespero e profunda tristeza. Em Os Fornos de Hitler, Olga Lengyel nos transporta de uma maneira muito vívida para os campos de concentração Auschwitz e Birkenau. Leitura muito difícil, mas necessária.

graziiffraga 04/06/2022

Reflexivo
Esse livro me deixou muito reflexiva sobre tudo que acontecia nos campos de concentração nazistas. O fato de ter sido escrito por uma das pessoas que sofreram com essa política ridícula torna tudo mais detalhista e pesado; é um ponto de vista completamente diferente dos filmes.

O último capítulo me deu um nó no coração demais, a esperança e a tristeza na voz da autora tocam qualquer um...

"Se, mesmo na selva de Bikernau, nem todos eram necessariamente desumanos para com seus semelhantes, então existia esperança. É essa esperança que me mantém viva."

Analu.rosario 04/06/2022

Muito doloroso
Uma das leituras mais difíceis que eu já fiz,muito doloroso saber que isso aconteceu e há tão pouco tempo....

"Memórias não servem apenas para nos lembrarmos do que aconteceu. Elas guiam nossas ações no futuro.?

Erika.Reis 03/06/2022

Todos deveriam ler, mas não é pra qualquer um
Esse livro é triste por ser real e prova que a realidade pode ser mais assustadora que a ficção. E é um relato tão vívido que chega a ser angustiante. Enfim, eu não curto o tema de guerra, mas achei perfeito. E deixa uma importante lição: que o mundo não esqueça a sua história, para não repeti-la no futuro.

A_Sarah_Soares 30/05/2022

Fornos de Hitler
Em alguns momento tive que recorrer ao recurso de "é só um livro, finge que nada disso aconteceu" porque é simplesmente inimaginável.
Foi o livro mais completo que já li sobre o holocausto, ela foi muito observadora para guardar todos os detalhes pra futuramente expor ao mundo o que acontecia naquele lugar.
Inclusive isso foi o que, muitas vezes, deu forças pra ela continuar aguentando tudo isso.

sky 30/05/2022

Simplesmente o melhor livro sobre holocausto
Fiquei por muitos anos buscando um livros que retratasse a realidade dos campos de concentração . finalmente encontrei esse livro . Gostei bastante pois conta o dia a dia no campo de concentração , não fica com enrolação. A história desenvolve com requintes de detalhes . A autora passar detalhes tão específicos que vocês conseguem visualizar e confirmar situações, para quem já estudiosos do assunto . Simplesmente o melhor livro sobre holocausto vale cada centavo !

Elizabeth 29/05/2022

Resenha Os fornos de Hitler
Os fornos de Hitler de forma categórica, não é um livro para aqueles que estão acostumados a verem perversidades de psicopatas. Mas, sim o detalhe ínfimo de nazistas que por sadismos torturaram e escravizaram Judeus até seu último instante de lucidez. De todos os livros na temática, do Holocausto. Este sem dúvida, é o que contém os detalhes mais esmiuçado, mais profundos que se possa ter diante de qualquer outro livro. Um ser humano é capaz de pensar em atrocidades de tortura, este livro te leva que você ainda não viu nada. Não leria de novo, porquê é extremamente pesado, muito mais pesado do que se possa imaginar. Mas necessário, contar as barbaridades e até onde o homem é capaz de ir por uma ideologia. Tenham estômago para ler, e muito psicólogico, fiquei quase uma semana em estado latente de choque.

Karla134 23/05/2022

A gente sabe que tudo isso aconteceu de verdade e que há tantos registros, relatos, provas etc... que comprovam...

Mas em muitos momentos, a nossa mente quer acreditar que é apenas um livro bem fantasioso...

Pois chega ser inacreditável como podem existir pessoas tão cruéis e sádicas assim...

Ver um noticiário onde um psicopata foi descoberto e mostra seus crimes, já nos deixa extremamente tensos e pensando o que leva uma pessoa a fazer isso...

Agora, conseguir reunir aos montes um bando de psicopatas que compactuaram com toda essa monstruosidade, é indescritível!!!

Parece um pesadelo horroroso... me deixa doente em pensar que foi tudo real...

Flora Maker 22/05/2022

O mais pesado
Sem duvida esse foi o livro sobre a WW2 mais pesado q eu ja li. E tem coisas nesses que fez meu estômago revirar de tal forma... Ate hj tenho pesadelos com oq li mas SUPER recomendo

Carol.Olsen 22/05/2022

Real e cruel
Apesar de já ter lido muito sobre essa temática, esse relato me impactou muito. A forma crua como a autora escreveu sobre toda a experiência vivida por ela e outras milhões de pessoas é impressionante.
Apesar do assunto pesado, recomendo a leitura a todos, para que assim como a autora evidencia, o passado nunca mais se repita.

ANDER CELES 22/05/2022

De dar nó na garganta e fazer virar o rosto muitas vezes...
Que livro incrível. Eu pensei que seria mais um livro sobre o nazismo e o holocausto judeu, entre tantos outros. Mas não. É um livro histórico autobiográfico. Eu acho que é mais histórico, porque a vida da nossa narradora, a Olga, não é o foco. Graças a Deus. Isso permite à gente ver muitos detalhes.

E a forma como ela conta sobre as coisas...parece alguém conversando pessoalmente com você. A linguagem usada se faz muito compreensível. É muito fácil acompanhar a leitura e visualizar as imagens. Isso é de embrulhar o estômago, muitas vezes.

Aqui tem detalhes de coisas que eu sinceramente não sabia. Detalhes da forma como os fornos eram usados, conversas que ela tinha com todo tipo de gente mesmo, de crianças a idosos, médicos que tentavam "ajudar" os prisioneiros.

Nossa, muita coisa mesmo! Uma visão completamente interessante sobre. Taí, quando a gente pensa que já aprendeu tudo sobre esse período sombrio, sempre tem algo pra surpreender.

patriciasortsac 10/05/2022

Leitura necessária. Narra os horrores da segunda guerra por uma sobrevivente dos campos. Muitos detalhes.

Gabriel1610 08/05/2022

Mais um livro perfeito sobre tempos imperfeitos
Mais uma vez achando que não tem mais pra onde ficar estarrecido com relatos do holocausto, e ficando... Olha, sinceramente... O livro é pesado! Porém ainda sendo relato, ele é fácil de ler. Achei que seria uma coisa bem livro de escola, mas não, foi muito fácil de seguir a leitura, você só não pode ser sensível demais, porque o que é falado aqui é bem denso, e saber que isso foi real sempre impressiona.

Recomendo para todo mundo que gosta do tema. Ainda lendo outros livros sobre o tema, aqui tem coisas únicas numa perspectiva de uma sobrevivente, sendo escrito pela própria. Mostra o dia a dia dos trabalhadores de Auschwitz-Birkenau, e ainda mostra a diferença de ambos.

Como não é uma história escrita por alguém de fora, esse livro vale ser lido e não apenas assistido uma resenha sobre o tema. Aqui fala tanto das crueldades quanto de como tudo funcionava, os Kapo, Sonderkommandos, as tatuagens, os triângulos, , hospital, onde dormiam, o que comiam, sobre sexo no campo, as doenças, ratos, corrupção das pessoas, pessoas incorruptíveis, tudo! Esse deve ser um dos livros mais importantes sobre o tema, com toda certeza!