A Pequena Caixa de Gwendy

Richard Chizmar

Resenhas - A Pequena Caixa de Gwendy

Joanne.G.P. 29/07/2022

Interessante
A leitura é agradável, tem capítulos curtos e algumas ilustrações. Acho que uma faixa etária de 15, 16 anos acharia muito prazerosa a leitura. Eu, com meus 29, queria mais e vi o livro como se fosse um prequel de algo maior sabe? Uma introdução de algum elemento, no caso a caixa de botões, que teria potencial nas mãos de um personagem de caráter duvidoso, mas não deixa de se um livro bom.

Déh Carvalho 16/07/2022

Chocolates, moedas, botões... e um chapéu preto.
É minha primeira experiência com Stephen King e achei que foi um bom começo, por ser um livro curto (terminei em um único dia) e que não me deu tanto medo. Mas a escrita do autor é realmente boa, fiquei presa (e angustiada) à história do início ao fim.

"Um pensamento ocorre a Gwendy (inédito em sua implicação adulta, que mais tarde vai virar uma verdade enfadonha): Segredos são um problema, talvez o maior de todos. Pesam na mente e ocupam espaço no mundo."

Todos os dias daquele verão - até mesmo aos domingos - Gwendy Peterson, de 12 anos, percorre a conhecida Escadaria Suicida. Ela sobe pela escadaria, que fica presa por parafusos de ferro fortes (ainda que enferrujados pelo tempo) e sobe em zigue zague pela encosta. Ela sobe os cem primeiros degraus andando, os cem segundos trotando, e se obriga a correr pelos últimos cento e cinco.

Sua determinação em fazer aquele mesmo exercício todos os dias, tem um motivo que ela não contará a ninguém: Alguns colegas da escola, principalmente o problemático Frankie Stone, vinham caçoando de seu peso e aparência. Gwendy faria eles se arrependerem.

Mas havia algo que fugia da rotina da garota naquele dia. Em um banco na sombra, perto do caminho de cascalho que leva da escadaria até o Parque Recreativo de Castle View, está um homem de calça jeans preta, paletó preto e uma camisa branca desabotoada no alto. Na cabeça tem um chapeuzinho preto. Em breve Gwendy teria pesadelos com aquele chapéu.

Este homem - Sr. Richard Farris -, lhe dá de presente uma caixa: Algo peculiar que entrega a Gwendy chocolates, moedas valiosas e possui muitos botões coloridos. Mas Gwendy vai descobrir da pior forma que a caixa não dá só presentes, ela também representa uma perigosa responsabilidade e aos poucos molda sua vida. "Quanto da vida dela é obra dela mesma e quanto é obra da caixa, com seus chocolates e botões?"

"Os chocolates continuam saindo da caixa, e não há dois idênticos, sempre com detalhes impressionantes. A cada semana ou duas, também recebe uma moeda de prata, sempre com a data de 1891. Os dedos passam cada vez mais tempo no botão vermelho, e às vezes ela se ouve sussurrar 'O que você quiser, o que você quiser'"

"Ela tem muitos pesadelos (o pior é com um homem de paletó preto e chapéu preto, com moedas prateadas brilhantes no lugar dos olhos) e costuma acordar gritando. Ela tem medo do que pode dizer durante esses pesadelos. Tem medo de os pais ouvirem."

Glaucia @blogmaisquelivros 03/04/2020

Gwendy Peterson tem doze anos e começou a sofrer bullying na escola devido ao excesso de peso. Por isso, todas as manhãs, ela sobe correndo os mais de 300 degraus da Escadaria Suicida que leva a Castle View. Em uma dessas corridas seu caminho se cruza com o do Sr. Farris, um homem de calça preta, paletó preto e um chapeuzinho preto na cabeça. E apesar de saber que não se deve falar ou receber presentes de estranhos, Gwendy aceita a misteriosa caixa de botões que o Sr. Farris lhe oferece, sem imaginar que ao se tornar guardiã daquela simples caixa mudaria completamente o rumo da sua história.

A caixa tem superpoderes e cada botão representa um perigo para a humanidade se cair em mãos erradas. E apesar de dar presentes ao seu guardião, as recompensas são pequenas se comparadas ao tamanho da responsabilidade de mantê-la em segurança. Será que Gwendy estaria preparada para assumir essa missão?

A pequena caixa de Gwendy se passa em Castle Rock, cenário já conhecido em outros clássicos do autor nos livros Cujo e Zona Morta. Ao longo da narrativa feita em terceira pessoa, acompanhamos o amadurecimento de Gwendy e descobrimos junto à garota o fardo de ter em mãos tamanho poder. É claro que queremos imaginar que em seu lugar usaríamos esse poder para o bem, mas será mesmo que não seríamos corrompidos por ele em algum momento?

Com uma escrita fluída e um enredo instigante, Stephen King e Richard Chizmar entregam ao leitor uma fantasia sombria e reflexiva. Trata-se de leitura rápida, mas com um grande dilema moral e ético. Aqui o terror fica a mercê de resistir à tentação de usar os poderes da caixa para benefício próprio, mostrando que o ser humano por mais bondoso que seja ainda é imperfeito.

site: https://www.instagram.com/blogmaisquelivros/

Me sigam no Instagram @apaixonadapo 14/11/2022

A Pequena Caixa de Gwendy
"Você vai entreter as pessoas, o que é o maior dom que um homem ou uma mulher pode ter. Vai fazê-las rir, chorar, ofegar, pensar."

Gwendy de 12 anos, todos os dias faz o mesmo caminho para chegar até Castle View. Ela sobe a Escadaria Suicida, onde várias tábuas de ferro são presas a enormes parafusos em forma de espiral.
Até certo dia, que ao chegar ao topo sua vida se cruzará com um estranho, que usa um paletó preto e um chapeuzinho preto.
O estranho a presenteia com uma pequena caixa com poderes para o bem e para o mal, e avisa que Gwendy deverá usá-la com sabedoria, e logo depois o homem desaparece.
A princípio o que sai da caixa são pequenos chocolates em formato de animais e moedas valiosas. Mas o que Gwendy não sabe, é que sua vida nunca mais será a mesma, principalmente quando ela decidir apertar o botão proibido...
Minha opinião:
A edição deste livro está lindíssima e caprichada, e ainda nos presenteia com belas ilustrações no decorrer da leitura.
Nem preciso dizer o quanto gostei e o quanto esse livro me fisgou, desde a primeira página. King o escreveu em parceria com o autor Richard Chizmar, e ambos não decepcionaram.
Uma leitura que mantém um certo suspense na medida certa, inclusive para aqueles que têm receio ou medo dos livros do mestre, esse é bem tranquilo.
A nossa protagonista é cativante e tem muita personalidade. Ela inicia o livro aos 12 anos e o encerra dez anos depois. Os autores abordaram temas como o bullying, a adolescência e suas difíceis questões e abusos.
Um livro curtinho que você o lê em um dia, além de ser muito fluido. E já estou ansiosa para a sequência que faz parte de uma trilogia, onde nossa protagonista estará vivendo sua fase adulta.
Gwendy você foi um verdadeiro presente!!!

ArthurAlves 29/04/2021

O único problema é não ser um calhamaço
Uma história de início bem leve e cheia de mistérios, aguça a curiosidade e fui me apaixonando pelos segredos ainda não revelados (alguns não revelados nunca).

Uma caixa de madeira, pequena e bonita com alguns botões de diversas cores em cima e alavancas ao lado, ora essa, que mistérios pode ter e o que pode guardar numa caixa assim?

Felizmente só lendo pra saber.

Recomendo a leitura.

Anlua 02/05/2022

Aô coisa boa
Ô livro bom, gostei bastante, só achei que o final poderia ter uma descrição melhor, parece que ele foi tão curto, enquanto o começo foi mais denso, mas gostei bastante de todo a narrativa criada. Obrigada ao Golden Retriever do tico teco que indicou esse livro.

Maria 16/08/2020

sei lá
a história é muito boa, só não dei 5 estrelas pq p final fiquei decepcionada, do começo até o meio e muita emoção, no final a história morre é achei que ia ser um final mas grandioso(confesso que talvez eu tenha criado expectativa demais??)

Nat SL 30/11/2021

Gostei muito da história, mas o desfecho me deixou com a sensação de que falta uma bom pedaço. A história se desenrolou bem e simplesmente acabou, queria saber mais, queria mais explicações. Achei muito vago, simplesmente.

Fontana 23/08/2021

Eu estava com as expectativas muito baixas pra esse livro, pois já vi muita gente falando que ele não era muito bom. Mas eu gostei bastante. Ele é bem leve e rápido de ler.

Luana | @pauta.literaria 02/10/2020

Começamos conhecendo Gwendy Peterson, uma menina de doze anos que passa pelos tormentos da fase de criança para adolescência. Sofre bullying na escola pelo seu excesso de peso.
Gwendy decide emagrecer e inicia uma prática diária de exercícios e é durante um desses dias que ela conhece o Sr. Farris, um homem que ela jamais tinha visto na cidade de Castle Rock.
A vida de Gwendy começa a mudar logo depois que o Sr. Farris lhe entregou uma misteriosa caixa com botões.

A pequena caixa de gwendy é um livro curtinho, leitura fluida, capítulos curtos e rápido de ler.
Eu diria que ele parece uma introdução de um livro de mistério e forças sobrenaturais.
Infelizmente, o conto é um pouco raso, mas soube que ainda serão publicados mais dois livros, então, acredito que a sequência terá um desenvolvimento maior e melhor do que já nos foi contado.

Taka 28/09/2022

Caixinha tinhosa heuaheua
Gostei muito dessa história, dá pra pessoa refletir bastante, e achei a Gwendy uma ótima personagem.

Lí­via P. S. Mello 19/10/2020

Um bom livro para iniciar a leitura de obras do King. Uma história leve, fácil e rápida. Sem profundidade.
Graficamente o livro é muito bonito também.

Ana 24/10/2020

A pequena caixa de gwendy
Mais uma vez, começo essa resenha com o tombo que tomei, quando vi que assim como Ascensão, A Pequena Caixa de Gwendy tinha um padrão completamente diferente dos outros livros da Suma. Capa dura, livro pequeno com letras grandes, páginas amareladas e ilustrações lindíssimas, tando no interior do livro quanto a da capa, que também é incrível.

A obra é super curta, mais uma vez, leitura para uma tarde, sem introdução, com história objetiva e sem rodeios. Não conheço a escrita do Richard Chizmar, mas pelo pouco que conheço do King, dá para reparar a transição entre os dois na escrita.

Como a história é super rápida, não tenho muito a somar à sinopse; Apenas que mais uma vez, King traz sua critica ao governo Trump e aos Republicanos, em Castle Rock, e com uma história muito gostosa de mistério e lições de vida.

Descobri a pouco que esse livro é o primeiro de uma trilogia. Contudo, o segundo livro que será lançado nos states em novembro desse ano, é escrito apenas por Richard Chizmar. King entrará apenas com uma introdução. Mas como King não consegue segurar a rabeta dark dele, já anunciou que o terceiro livro já está no forninho. Um romance completo dessa vez e com a volta da parceria na escrita. Então agora é só aguardar né?! E ver o que a Suma de Letras vai preparar pra gente, uma vez que já lançou o primeiro nesse formato menor?.

E é com essa obra de escrita mega fluída e atraente que eu deixo vocês com mais uma dica de leitura rápida e leve de Stephen King.
Não tem mais desculpa para não ler, hein?!

yasminstaraujo 05/12/2022

Ótimo para passar o tempo
É um livro muito bom, bem escrito e sem muita emoção. Mesmo que não seja extremamente emocionante, a leitura é muito fluida e a história te entrete. Comecei a ler esse livro e simplesmente não consegui parar!
Ao meu ver, não possui defeitos.