A Pequena Caixa de Gwendy

A Pequena Caixa de Gwendy Stephen King
Richard Chizmar

Resenhas - A Pequena Caixa de Gwendy

luadepaginas 04/03/2022

Um livro pequeno, leve e fácil de ler, com uma linda mensagem sobre responsabilidade e como todas as nossas decisões possuem consequências. Gostei muito.

Dani Ferraz 27/09/2021

"Cuide da caixa. Ela dá presentes, mas são recompensas pequenas se comparadas ao tamanho da responsabilidade"
O começo desta história se dá em Castle Rock, onde Gwendy Peterson, uma garota de 12 anos, em uma de suas subidas habituais pela "escadaria suicida" – aquela que possibilita que a garota elimine alguns quilinhos do corpo – se encontra com um homem bem vestido de chapéu preto chamado Sr. Farris. Ele sempre esteve por ali a observa-la, mas até o dia 22 de agosto de 1974 nunca tinha ido falar com ela.

Sr. Farris observa as pessoas e volta de tempos em tempos para ver como elas estão. Mas não somente observa, atribui a elas a missão de cuidar de uma caixa de botões. E Gwendy foi a escolhida neste ano por ser uma jovem que não tem a cabeça nas nuvens e é este comportamento que vai definir suas atitudes frente à missão de cuidar da caixa e também responsabilizá-la por seus atos.

A caixa parece lhe atribuir poder, sacia sua necessidade primeira que é a de ver o seu corpo se transformar, necessidade aparente de se encaixar nos padrões apresentados pelas mídias e no convívio escolar ao ingerir pequenos animaizinhos de chocolates que a caixa lhe dá ao acionar as alavancas e lhes dão saciedade e também moedas de pratas valiosas. Além disso, ela possibilita com que os continentes sejam mandados pelos ares ao simples tocar de botões e há também o “Botão do câncer” aquele que não deve ser tocado. E não é só isso, a garota domina a caixa com o pensamento, e logo percebe que seus desejos vão sendo atendidos. É a sua parcimônia ao usá-la que vai fazendo com que ela obtenha sucesso em tudo que faz, mas esse sucesso traz consequências. É a garota quem domina a caixa ou a caixa domina a garota?

Um conto gostoso de ser lido, com aquele suspense intrigante e desafiador. É claro que por ser uma obra de King já li esperando algumas cenas mais eletrizantes e voltadas para o terror. Mas isso não diminui o valor da história que mostra até que ponto iríamos se tivéssemos a oportunidade de termos uma caixa capaz de nos dar poder. Seríamos inconsequentes? Curiosos? Se o preço a ser cobrado fosse alto, aceitaríamos esse presente? O problema é que não dá para se livrar da Caixa até a volta do Sr. Farris, e isso pode acontecer em dias, em meses ou até mesmo em anos...

Jhonny 24/05/2021

Livro não tão surpreendente
A pequena caixa de Gwendy é um livro muito interessante em vários aspectos, mas ele me decepcionou um pouco, o fim não é tão plot twist, e tem coisas que não são explicadas 100%.
Obs: O livro tem gatilhos de assédio, não é muito pesado, mas tem um pouco.

Alessandra 16/09/2020

Leitura leve, realizada em uma tarde de domingo (sim, é possível ler em apenas algumas horas).
O livro em si é previsível, não trazendo grandes novidades, porém nos prende pela excelente narrativa do King.
Muito bom para se recuperar de uma ressaca literária (meu caso).
PS: É legal ter lido outros livros ambientados em Castle Rock antes de ler esse.

Hugo 30/09/2020

Curtinho, fluido e bem escrito. Não é por esse livro que toda a genialidade do mestre fica explícita mas sem dúvida é um bom trabalho passatempo.

https_skywalker 13/02/2022

Foi minha primeira vez lendo SK mas como se tratava de um conto eu sabia que não podia esperar tanto aprofundamento.
Bom a narrativa do livro gira em torno da caixa que Gwendy recebe do Senhor Farris e a partir disso Gwendy tem que aprender a lidar com as responsabilidades que isso implica.
Senti realmente que a leitura me prendeu e achei bem rápida o que é uma característica do conto mesmo e gostei que o final deu um leve gancho para o próximo livro.

Zé Guilherme 28/06/2022

Ação e reações (?).
Há tempos que eu evitava essa leitura, achando que ela seria bem qualquer coisa, mas qual não foi minha surpresa ao terminá-la com um sorriso no rosto e um gostinho de quero mais (ainda bem que temos mais duas histórias da Gwendy).

A escrita do King é um deleite e dá pra sacar onde temos dele nesse retorno a Castle Rock, mas o Chizmar traz o ar de fábula fantástica que as vezes me lembrou o Neil Gaiman. Enfim? aqui temos uma novela simples que entrega o que promete com uma protagonista para lá de carismática. Fiquei curioso para saber mais sobre o Sr. Farris e tenho minhas suspeitas de quem ele seja, mas nada certo por enquanto.

Confesso que já encomendei o volume 2!! Seria impossível, não fazê-lo. Excelente.

Glaucia @blogmaisquelivros 03/04/2020

Gwendy Peterson tem doze anos e começou a sofrer bullying na escola devido ao excesso de peso. Por isso, todas as manhãs, ela sobe correndo os mais de 300 degraus da Escadaria Suicida que leva a Castle View. Em uma dessas corridas seu caminho se cruza com o do Sr. Farris, um homem de calça preta, paletó preto e um chapeuzinho preto na cabeça. E apesar de saber que não se deve falar ou receber presentes de estranhos, Gwendy aceita a misteriosa caixa de botões que o Sr. Farris lhe oferece, sem imaginar que ao se tornar guardiã daquela simples caixa mudaria completamente o rumo da sua história.

A caixa tem superpoderes e cada botão representa um perigo para a humanidade se cair em mãos erradas. E apesar de dar presentes ao seu guardião, as recompensas são pequenas se comparadas ao tamanho da responsabilidade de mantê-la em segurança. Será que Gwendy estaria preparada para assumir essa missão?

A pequena caixa de Gwendy se passa em Castle Rock, cenário já conhecido em outros clássicos do autor nos livros Cujo e Zona Morta. Ao longo da narrativa feita em terceira pessoa, acompanhamos o amadurecimento de Gwendy e descobrimos junto à garota o fardo de ter em mãos tamanho poder. É claro que queremos imaginar que em seu lugar usaríamos esse poder para o bem, mas será mesmo que não seríamos corrompidos por ele em algum momento?

Com uma escrita fluída e um enredo instigante, Stephen King e Richard Chizmar entregam ao leitor uma fantasia sombria e reflexiva. Trata-se de leitura rápida, mas com um grande dilema moral e ético. Aqui o terror fica a mercê de resistir à tentação de usar os poderes da caixa para benefício próprio, mostrando que o ser humano por mais bondoso que seja ainda é imperfeito.

site: https://www.instagram.com/blogmaisquelivros/

Heloisa.Damian 04/10/2021

Que viagem!!!
Achei ele infanto-juvenil e muita viagem. Imagina ter uma caixa dessas? Mesmo escolhendo a ?pessoa certa?, não acho tão bom nem seguro assim hahah. Me lembrou um pouco de coraline.

Luana | @pauta.literaria 02/10/2020

Começamos conhecendo Gwendy Peterson, uma menina de doze anos que passa pelos tormentos da fase de criança para adolescência. Sofre bullying na escola pelo seu excesso de peso.
Gwendy decide emagrecer e inicia uma prática diária de exercícios e é durante um desses dias que ela conhece o Sr. Farris, um homem que ela jamais tinha visto na cidade de Castle Rock.
A vida de Gwendy começa a mudar logo depois que o Sr. Farris lhe entregou uma misteriosa caixa com botões.

"Quanto da vida dela é obra dela mesma e quanto é obra da caixa, com seus chocolates e botões?"

A pequena caixa de gwendy é um livro curtinho, leitura fluida, capítulos curtos e rápido de ler.
Eu diria que ele parece uma introdução de um livro de mistério e forças sobrenaturais.
Infelizmente, o conto é um pouco raso, mas soube que ainda serão publicados mais dois livros, então, acredito que a sequência terá um desenvolvimento maior e melhor do que já nos foi contado.

Henrique.Zara 07/04/2022

Um terror psicológico
Stephen King + Castle Rock = Receita para o sucesso. Em basicamente um conto King entrega um suspense de terror psicológico, sem enrolação. Maravilhoso

Anlua 02/05/2022

Aô coisa boa
Ô livro bom, gostei bastante, só achei que o final poderia ter uma descrição melhor, parece que ele foi tão curto, enquanto o começo foi mais denso, mas gostei bastante de todo a narrativa criada. Obrigada ao Golden Retriever do tico teco que indicou esse livro.

Lí­via P. S. Mello 19/10/2020

Um bom livro para iniciar a leitura de obras do King. Uma história leve, fácil e rápida. Sem profundidade.
Graficamente o livro é muito bonito também.

Ana 24/10/2020

A pequena caixa de gwendy
Mais uma vez, começo essa resenha com o tombo que tomei, quando vi que assim como Ascensão, A Pequena Caixa de Gwendy tinha um padrão completamente diferente dos outros livros da Suma. Capa dura, livro pequeno com letras grandes, páginas amareladas e ilustrações lindíssimas, tando no interior do livro quanto a da capa, que também é incrível.

A obra é super curta, mais uma vez, leitura para uma tarde, sem introdução, com história objetiva e sem rodeios. Não conheço a escrita do Richard Chizmar, mas pelo pouco que conheço do King, dá para reparar a transição entre os dois na escrita.

Como a história é super rápida, não tenho muito a somar à sinopse; Apenas que mais uma vez, King traz sua critica ao governo Trump e aos Republicanos, em Castle Rock, e com uma história muito gostosa de mistério e lições de vida.

Descobri a pouco que esse livro é o primeiro de uma trilogia. Contudo, o segundo livro que será lançado nos states em novembro desse ano, é escrito apenas por Richard Chizmar. King entrará apenas com uma introdução. Mas como King não consegue segurar a rabeta dark dele, já anunciou que o terceiro livro já está no forninho. Um romance completo dessa vez e com a volta da parceria na escrita. Então agora é só aguardar né?! E ver o que a Suma de Letras vai preparar pra gente, uma vez que já lançou o primeiro nesse formato menor?.

E é com essa obra de escrita mega fluída e atraente que eu deixo vocês com mais uma dica de leitura rápida e leve de Stephen King.
Não tem mais desculpa para não ler, hein?!