O Melhor Amigo do Homem

O Melhor Amigo do Homem Leonel Caldela

Resenhas - O Melhor Amigo do Homem (A Lenda de Ruff Ghanor #3)

1 | 2 | 3 | 4

Alberto 14/07/2021

O melhor dos três
Apaguei a resenha sem querer. Repetindo:
O primeiro livro da série eu achei que teve um começo lento, mas o considerando como parte de um todo, com mais de mil páginas, essa impressão desapareceu. O segundo, achei a solução do plot twist sem a preparação devida e só agora esse peso foi dado à antagonista e, relembrando, já não parece tão incômodo. Ou seja, este terceiro livro é tão bom que consegue tirar, de certa forma, os defeitos dos anteriores. A obra como um todo, agora, parece fazer mais sentido.

Bruno 13/01/2021

Chorastes?
Esse livro é para quem tem estômago forte, e que não reclamaria de chorar um pouco lendo, nem sofrer por uma personagem.
É meus caros, o mundo medieval fantástico é cruel.
Quer ter raiva do personagem principal? Leia essa saga!

Tati Freitas 06/12/2021

Um soco no estômago
Ainda não sei bem o que acabou de acontecer, parece que fui atropelada por uma manada de gigantes e um deles ainda está pisando no meu peito. Que livro incrível, e triste e empolgante e completamente desesperador. Cada morte foi sentida, e ainda estão sendo sentidas. Com certeza não é para os de estômago fraco. O final me deixou com um nó na garganta que ainda não sei a qual sentimento atribuir. Só por esse turbilhão ao qual o Leonel infligiu meu pobre coraçãozinho já mais que merece as 5 estrelas, e se tivesse mais, eu dava mais.

Bella 21/09/2018

Esmagando mais cabeças do que é possível, Ruff Ghanor voltou!
De volta a saga de Ruff Ghanor temos três filhos, uma mãe e cinco pais! Como? simples, o Leonel consegue inserir essa loucura coerente e funciona.
Vemos um Ruff envelhecendo, não se tornando tão sabio assim, na verdade até o torna um tiquinho, mas esquece dos ensinamentos primordiais que o Prior o ensinou e pediu para que não fosse deixado de lado.
Áxia esta mais poderosa e mais fissurada em um único ideal, não mede esforços nenhum para que seu grande sonho aconteça.
Korin tem feitos incríveis, se torna um best seller em toda Gahnor, repassando a todos os ensinamentos que aprendeu no mosteiro e desenvolveu em batalhas.
Somos apresentados para mais personagens cativantes, outros nem tanto, conhecemos mundos completamente diferentes de Gahnor, que tem sabedorias e pensamentos diferentes do que estamos acostumados, no fim isso só enriquece mais a jornada do livro e nosso modo de pensar. O livro vai para vertentes que não esperamos e mesmo assim não se perde, o Leonel consegue amarrar os pensamentos e andamento da historia para que nada ali se torne maçante de ler, você sempre esta a um passo de descobrir algo e isso faz com que não queiramos parar de ler.
Ah sim, tem muita batalha, muita cabeça esmagada, muita terra tremendo e muito choro, tudo que um ótimo livro pode nos proporcionar!
Leonel continua sendo o Rei da escatologia e sadismo, queria incluir que ele também é o rei da azia, o tempo inteiro, lendo esse livro, a apreensão e a esperança andam lado a lado.
Agora só aguardar o próximo tomo, ops, livro.
Bruno 26/09/2018minha estante
O seu já chegou ou teve a felicidade de conseguir uma cópia antes??? =)

Bruna 10/08/2023

Leonel Cruel
Comecei amando o primeiro livro dessa séria incrível, porém devido a algumas ações de Ruff no segundo livro, eu não consegui mais me apegar ao personagem e comecei a odiá-lo..
Consequentemente, demorei para iniciar a leitura do volume III.
Mas me arrependi.. deveria ter começado antes!
Esse livro foi uma surpresa muito boa, cheia de personagens incríveis, profundos, engraçados e malignos! Eu amei cada detalhe.
E pessoalmente, minha favorita, em relação ao desenvolvimento do personagens e sua missões vitoriosas, foi a Hild Osso Oco.
Várias das mortes foram muito chocantes e trágicas e tristes.. O Leonel é fodamente trágico (risos).
Ansiosa para o próximo!

Taíla 04/08/2020

Será que acabou?
Ai ai, o fim de uma triologia, a resolução de todos os problemas e as respostas para todos os nossos questionamentos... Será?

Faz tempo que comprei o terceiro livro da saga de Ruff Ghanor (a minha obra veio autografada pelo Azaghal, é o que dizem...), mas em virtude da minha grande fila de leituras, acabou demorando um pouco para eu me aventurar nas mais de seiscentas páginas que compõem a obra.

Sou fã declarada do site Jovem Nerd e acompanho muitos de seus projetos. Os Nerdcasts (podcasts) de RPG estão entre os meus favoritos e sempre temos muitos materiais interessantes lançados a partir dessas aventuras. A lenda de Ruff Ghanor surgiu a partir de um desses Nerdcasts da RPG. Há tempos estava ansiosa para a resolução dessa história e olha, George Martin que se cuide, pois o escritor Leonel Caldela está fazendo um excelente trabalho. O que dá ainda mais vontade de ler outras obras do autor.

No momento eu só tive contato com a escrita dele nos livros da Nerdbooks (a editora do Jovem Nerd), com os outros dois livros da série A lenda de Ruff Ghanor - Volume 1 e A lenda de Ruff Ghanor - Volume 2, também li o Ozob. Para quem leu e relembrou as resenhas anteriores ou já leu os livros anteriores também, a história é retomada alguns meses depois da grande revelação que tivemos no final do livro 2 e com a atitudes que Ruff tomou após tudo isso.

Boa parte do livro é sobre Ruff lidando com as consequências de seus atos e as tentativas de realizar a missão hercúlea de tornar o mundo um lugar verde e bom (só se não tiver mais ninguém por aqui, na minha humilde opinião), mas como nosso herói acredita que a humanidade pode ser melhor (melhor sim, perfeita não, querido Ruff) ele continua tentando. Ainda não sei se os fins justificam os meios da forma como Ruff está tentando resolver tudo, contudo seguimos acompanhando. E, como sempre, os demônios do passado não deixam de perseguir Ruff, além de novos personagens surgirem.

Somos apresentados a uma lutadora praticamente vinda de uma nação de bárbaros que tem uma participação muito especial em toda a obra. Seguimos os passos de Korin e seu novo recomeço, com mais personagens novos desse lado da história também, o que trouxe muitos momentos especiais.

Foi muito boa a renovada que o Caldela deu na obra com novos núcleos que enriqueceram ainda mais a história principal, assim Ruff não se desgasta tanto e a gente continua torcendo por todos. Em um momento achei que estava lendo O Senhor dos Anéis de tanta side quests (as famosas missões secundárias) que apareciam. Porém todas eram muito boas e fizeram com que a leitura corresse bem rápida. Rápida, porém nada tranquila, muitas emoções, muitas dores, bons trocadilhos com famosos nomes do metal e um fim bem diferente do que eu esperava.

Como é bom ser surpreendida e não conseguir adivinhar o final de uma história, faz você querer ler mais e mais e querer mais um livro, inclusive. #ficaadica hein, Leonel.

Você já conhece a triologia? O que achou? Conta para mim nos comentários.

site: https://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/resenha-sobre-o-livro-a-lenda-de-ruff-ghanor-volume-3

Mari 18/08/2023

E que venha sobre nós o rei santo
Leonel querido, se você tivesse feito assim em Criador da Morte...
Livro perfeito, as intrigas palacianas muito bem balanceadas com batalhas que são descritas mas não até a exaustão e um capitulo inteiro sobre o luto e a burocracia da morte que vai me levar as lagrimas todas as vezes que eu ler. Espero que o quarto entregue ainda mais.

Thais 12/08/2023

SÓ LEIA!!
Se não me falha a memória, esse é com certeza o melhor livro que já li até hoje (eu sei que não li muitos livros até agora pra poder falar isso, mas é sim o melhor até agora). Esse livro simplesmente me fez surtar por muitos momentos e sempre que isso acontecia eu tinha que vir aqui comentar sobre. O melhor da trilogia sem dúvidas e eu leria de novo e de novo e de novo. Muitos plot twists bons, muitos acontecimentos de dar raiva por causa do Ruff (o que já era normal desde o começo do primeiro livro kkkkkkk), um ritmo de leitura ótimo com imersão total. Arrepiei centenas de vezes e quase chorei tanto em partes tristes quanto felizes. Enrolei muito pra acabar porque eu simplesmente não estava pronta pra um fim. Incrível!!

Recomendo demais!

Hugo.Romano 20/01/2023

Incrível
Esse terceiro volume é uma montanha-russa de sentimentos em relação ao protagonista. Digo isso da melhor forma possível, muito legal como Leonel consegue fazer um personagem tão profundo e complexo.
Os personagens secundários em torno de Ruff avançam muito, extremamente bem desenvolvidos.
Esse volume é uma obra de arte, mal posso esperar o lançamento do último.

Sakurazuka 30/07/2023

Um livro empolgante e cheio de tramas com muitas passagens de anos igual os anteriores.
Pensei que seria o último livro da saga, mas vai ter mais um. Porém eu amaria se esse fosse o final, vou pensar se deixo assim. O outro ainda não foi lançado.

CAMBARÃ 29/08/2020

Se tirar a música fica melhor
Gostei dos livros sim e na verdade estava torcendo para tem mais uma, ainda bem q terá.
Penso que ser o autor tirar as referências musicais o livro fica melhor.
Tem algumas coisas extremamente desnecessário no livro mas o autor adorar fazer tijolos com 800 páginas.

Luiza.Matos 31/08/2020

Sem dúvidas nenhuma a melhor série nacional de fantasia. !1
Esse autor é fenomenal. !!! Gente que mente brilhante eu admiro de mais.
estu muito feliz que vai ter continuação dessa história. A vida de Ruff Ghanor é por demais interessante.
Eu sou apaixonada nessa trama literária de fantasia. gostaria muito de uma adaptação para a T.V. :)

Alex Korin 06/09/2020

Um 'final" Agridoce perfeito feito por Leonel Caldela
Digo final entre aspas porque ira ter um continuação, gostaria de incluir bem mais do que esse livro em particular, eu acho incrível como o Leonel evoluiu os personagens e o quanto a história ficou mais trágica com o passar dos livros e dos anos dos personagens, o primeiro no monster era uma vida boa, no segundo começou a ter vários problemas difíceis e no terceiro eu acho incrível como é trágico mas você pensa que é um bom final porque faz você se emocionar, faz você chorar, isso é incrível.

1 | 2 | 3 | 4