No Longer Human

No Longer Human Osamu Dazai

Resenhas - No Longer Human

1 | 2 | 3 | 4 | 5

manuela 17/04/2022

top livros que me dão medo de envelhecer
é isso. eu já li varios livros desse tipo mas devido ao contexto atual isso aqui me deixou com bastante medo de literalmente viver

Heloyse 05/03/2022

Maravilhoso
Não é uma leitura fácil.
Dazai escreve de uma forma maravilhosa, cada parágrafo é um soco no estômago que te deixa reflexivo.
Virou um dos meus livros preferidos, com certeza.

isa 02/03/2022

[*****]...eu sinto que eu não divia ter lido tão cedo kk, o jeito que ele via o mundo e lidava com as coisas me deu raiva pq me indentifiquei, quando terminei de ler senti aquele famoso vazio??

catarina!! 15/01/2022

um dos livros mais humanos possíveis
por mais que o título do livro diga claramente que é sobre não se sentir humano, eu penso ao contrário. toda a atitude do livro, até mesmo seu vocabulário chega a ser extremamente humano. no começo eu não esperava muito, até porque pra mim a escrita dele desde o começo é pesada (mesmo sendo maravilhosa) e toma tempo pra tomar coragem em ler cada capítulo sem precisar acostumar com cada cenário que é criado, mas foi surpreendente o quanto que esse livro conseguiu me tocar e estabeleceu um grande laço de tristeza em mim após ler ?

com certeza me fez pensar de outra forma. vale a muito a pena ler, ainda mais quando você já passou por um estado onde você mesmo se rejeita. você se coloca cada vez mais no lugar das notas e a sua visão muda de estilo depois que você termina! obra incrível

gabs 13/01/2022

O livro foi escrito numa época na qual doenças mentais eram completamente subestimadas e nem um pouco discutidas, então é muito interessante ver como ele retrata a depressão e os traumas psicológicos do protagonista, e como isso afeta a vida dele.
O livro é maravilhoso, mas não é uma leitura fácil, os tópicos são muito sensíveis e tem diversos gatilhos, então não recomendo, leiam por sua conta e risco. ?

cat lohn 03/01/2022

Cruelmente real
Quando me foi indicado esse livro, lembro de ter escutado sobre não ser um livro ?depression-friendly?. Que era um livro pesado e que talvez cutucasse algumas feridas naqueles que já estão machucados. Então, por esse motivo, demorei um tanto para lê-lo. Mas a verdade, no entanto, é que o livro é uma visão extremamente subjetiva ? e ao mesmo tempo tão coletiva ? da depressão e do isolamento que chega a ser cômico.
Além disso, o escritor é um mestre, um deus da escrita. Ele escreve tão bem, que por vezes até me questionei se os fatos narrados realmente aconteceram e se, talvez, o livro não fosse uma grande autobiografia disfarçada. Mas não. Quando se chega ao final do livro, dá pra perceber que o escritor não pensa exatamente como o personagem.
Eu adorei esse livro. Além de apresentar uma visão não tão comum do ser humano, ele ainda tem um quê filosófico.

Raul 29/12/2021

O declínio de um homem
Já alerto que é uma leitura pesada e difícil. Dazai usa palavras muito duras e fortes durante toda a obra.

A leitura está dividida em 3 cadernos (sendo que o último tem duas partes). Cada um tem a sua reflexão e o seu 'núcleo'. Achei bastante interessante a nuance entre a primeira e a segunda parte do último caderno.

Bom, pelo fato de o japonês ser uma língua muito rica, algumas coisas na tradução empobreceram, mesmo que minimamente, a obra (mas aí já é mais uma incompetência minha de não saber a língua original).

Há alguns pontos importantes na narrativa. A descrição dos humanos feitas pelo protagonista é, surpreendentemente, única. As suas expectativas, seus pensamentos e a sua forma de lidar com suas emoções e como essas coisas, comumente, vão de encontro às situações do mundo real têm um enorme impacto na leitura.

No geral, tanto no interpessoal, quanto no intrapessoal, vê-se um bom desenvolvimento. É uma leitura que eu recomendo mas, definitivamente, não é pra todos ? principalmente àqueles leitores mais sensíveis quanto a temas tratados no livro.

ray 12/12/2021

Meu psicológico tá completamente abalado depois de terminar esse livro. Saí com uma crise existencial, o personagem principal do livro é alguém muito identificável, apesar de doentio. O livro faz jus perfeito ao título.
João Gustavo O Grande 12/02/2022minha estante
Se você racionalizar o suficiente nada vai te abalar.

Mick 10/11/2021

não leia!!! muito gatilho. muito gatilho.
isso dito,
"No Longer Human" talvez seja um dos melhores relatos sobre depressão e ansiedade, tudo oq o protagonista sofre vc sente na hora. é difícil viver, sabemos disso.
algo mt interessante é a dualidade do personagem, desde seus ataques de ansiedade, a vida "falsa" dele, até as opiniões e formas de ditar a realidade de forma direta, mas não desesperançosa.

Sekhmet 02/11/2021

ÓTIMO
Conheci Osamu Dazai primeiro através de animes que retratavam o autor e também algumas de suas obras, e depois pelo ótimo filme Ningen shikkaku: Dazai Osamu to 3-nin no onnatachi, então tinha que ler alguma coisa dele, e obviamente, optei pela obra com alguns elementos biográficos.
Dazai viveu este livro. Ele usa elementos de sua própria infância, cobre sua própria depressão e registra algumas de suas tentativas de suicídio.

E ele acerta totalmente a mentalidade impossivelmente deprimida sem ser piegas ou melodramático. É um livro profundo, doloroso, real e ao contrário do título: Muito Humano.

Um livro sombrio, mas estranhamente bonito. Melhor leitura do ano.

gio 24/10/2021

?i had now ceased utterly to be a human being?
assumo que esse livro foi uma caixinha de surpresas e senti muita raiva de yozo, o protagonista, DIVERSAS vezes.
por isso sei que não fui decepcionada, chega a ser preocupante como é fácil se identificar com um personagem que cause tanta reflexão e incômodo no leitor, por isso penso que sejam fatores interdependentes.
demorei bastante para terminar esse livro, tem uma escrita bem pesada e cansativa, mas vale a pena.

tessacarstairs 01/09/2021

I definitely wish I'd have read the portuguese translation instead because this one was lackluster but well, it's done.
Although short, it contains significant details about the human mind and human beings in general. How we feel and act and how we shape ourselves to fit into what is expected from us by society. We create and impose rules onto ourselves in harmful ways. The tragedy that is the life of the MC is tremendously relatable, it's easy to see yourself in those situations, thinking of similar things.
Even then, the book has great pacing and is surprisingly easy to read which makes the reading a delightful experience.
Felipe Juan 04/02/2022minha estante
eu estava justamente lendo a edição em inglês e troquei para português depois parte por causa disso kk

esse tipo de livro assim realmente sinto que fica mais fácil de apreciar a leitura lendo na língua mais familiar para você

tessacarstairs 04/02/2022minha estante
acho q nesse caso é o idioma msm. na minha opinião pt soa mais "poético" que ingles e isso seria melhor p esse tipo de livro

1 | 2 | 3 | 4 | 5