No Longer Human

Resenhas - No Longer Human

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Suna 25/08/2021

Dúvida na tradução
Não sei se foi impressão mas li um pouco da edição em inglês e em português e percebi que teve bastante diferença em algums contextos, o que no caso desse livro é algo que pode interferir bastante na interpretação.
É literalmente a história contando o "declínio de um homem"

marii..ini 17/06/2021

que sabor de livro
sinceramente um dos melhores livros de reflexão que eu já li. Apresenta uma perspectiva nebulosa da vida além de mostrar outra perspectiva de coisas simples que nunca paramos pra pensar.

Maricita 08/04/2021

Esse livro foi extremamente difícil: a leitura é profunda, as palavras de Osamu são dolorosas e muitas vezes eu tinha que deixar o livro de lado um pouco para poder respirar um pouco.
Maricita 14/02/2022minha estante
Foi assim que eu me senti quando o li, mas talvez seja só uma experiência individual kkkk

Clari 13/04/2022minha estante
Está em português?

Maricita 14/04/2022minha estante
Sim!! Em português se chama Declínio de um Homem

Lara 02/01/2021

não é um livro fácil de ler mas é extremamente bem escrito e um clássico da literatura asiática. deixa muitas reflexões e me fez questionar muitas coisas na minha vida e na minha sociedade.

kiki.marino 03/12/2020

Tudo passa
"Everything passes"

"A sociedade, a sociedade ,a sociedade... " cansei um pouco de ler isso,.
O mesmo tema de Schoolgirl, mas aqui ficção com toques autobiográficos.

Um caso de trauma  psicológico reprimido na infância,do desenrolar de uma desordem mental (depressao)   ,sintomas de ptsd que alienou o protagonista de si mesmo  e dos  valores e indivíduos da "sociedade" ao qual se torna refém. Tão  reprimido, que ele toca brevemente no assunto e pode escapar  de um leitor distraído.
Seu  estado de medo constante, de ações diárias como sair a rua, se tornam tarefas árduas, tudo isso fica exposto  com a mudança  pra Tóquio :  um ser medroso,hiper sensível e auto flagelante .  Ao morar sozinho ,prende a sua âncora em relação com mulheres  bebidas, droga, 'e um único " amigo".
Não  o considero misógino,  sua visão e relacionamentos com as mulheres da sua vida  e norteada pelo ato que sofreu na infância.
O que as torna um enigma que não compreende mas que são seu breve conforto e escapatória no seu tormento emocional. Anjos e demônios.

Anjo não foi, apenas um desajustado, não há como escapar de papéis na sociedade, ele nao quis ser  a vítima,nem o menino rico...mas um palhaço,que também  se desfaz sofrivelmente .

Algo de indiferença, desprezo, compaixão, foi o que senti ao ler as memórias de Yozo. Retratos de uma juventude e mundo em crise no pós guerra.
Sim apesar do seu auto desprezo Yozo era um humano, quanto ao escritor deixou uma boa obra.

naoomi 20/09/2020

só tava disponível pra download em inglês e a tradução deixa muuiito a desejar

natalia 08/06/2020

Esse livro é extremamente profundo e melancólico. O jovem niilista Yozo me deixou em muitos momentos angustiada, seus questionamentos sobre a sociedade e os seres humanos são muito íntimos e não me pareceram em nada pedantes. Eu adorei ler essa história do ponto de vista artístico, mas é uma grande tragédia difícil de digerir as vezes.

Kalci 25/04/2020

A história do Paiaço Chupetinha