Fogo & Sangue

Fogo & Sangue George R. R. Martin

Resenhas -

Malenna 02/11/2020

Voltar a Westeros é incrível e frustrante. Incrível, claro, porque o universo d’As Crônicas de Gelo e Fogo é maravilhoso e único. Frustrante porque me lembra como a série da HBO é uma heresia depois das três primeiras temporadas…

Fogo & Sangue, parte I, conta a história dos Targaryen desde a chegada de Aegon, o Conquistador, suas irmãs-esposas Visenya e Rhaenys e seus dragões, até a ascensão do jovem e traumatizado Aegon III. O apêndice com a linhagem da família é muito útil para a leitura, uma vez que em certo momento da história há tantos Aegons, Aemons e Rhaenas (e suas derivações) que é sinceramente confuso de acompanhar.

Para os grandes fãs da saga, esse livro é um paraíso cheio de recompensas. Primeiro porque é possível identificar muitos pontos importantes na história que foram mencionados na saga original. Segundo porque conhecer melhor a história dos Targaryen chega a ser acolhedor depois de tanto tempo sem livros, e mostra como essa é a casa mais intrigante de Westeros. Mas não espere a mesma experiência da saga principal. Fogo & Sangue é narrado a partir de um conjunto de relatos de diferentes personagens - o narrador mais distante também distancia o leitor. Alguns trechos são excessivamente descritivos e detalhistas, deixando a leitura mais carregada (a escassez de diálogos realmente me incomodou).

Mas não deixa de ser uma experiência incrível. A grandiosidade do primeiro Aegon, o Dragão; a insanidade de Maegor, o Cruel; a imperiosidade de Jaehaerys, o Conciliador e meu favorito até aqui, acompanhado da Boa Rainha Alyssane, e todo o caos e tristeza resultantes da Dança dos Dragões (a grande guerra) reforçam a maestria de George RR Martin na construção da saga. Os personagens são incríveis e muitos deles cativantes (que mereciam POVs próprios, repito), as histórias cheias de reviravoltas e surpresas, com momentos de guerra gigantescos e impactantes e pequenas conspirações e traições por todos os lados, como já nos acostumamos.

Ler sobre os Targeryen, inclusive, me fez refletir como a Daenerys (dos livros) ainda é uma personagem insignificante se comparada com a grandiosidade de muitos dos seus ancestrais. Imagino (certamente) que os últimos livros vão mudar isso. Seguimos na espera pelos Ventos do Inverno e por Sangue & Fogo, a parte dois com a queda dessa família, que irá nos levar a um ponto mais próximo do que conhecemos na saga principal.

Jogute 18/01/2019

Necessidades
Sem dúvidas, após mal terminar a leitura, me sinto assim como o autor, na necessidade de comentar sua obra. Nosso querido Martin, criador de universos fantásticos, aqui, foca em expandir sua principal (e mais rentável) obra de fantasia. Se valendo das características "históricas" do mundo de gelo e fogo, se personifica como um ?Maistre? e preenche nossa necessidade enquanto fãs de se aprofundar na história que gostamos, mesmo que isso não importe absolutamente nada para a a saga principal. É bem fluído, porém peca na ação, pois a forma que a narrativa flui, como em um livro de história, esquiva completamente da construção de empatia com os personagens, que vão ocupando lugares pontuais em histórias apressadas e sem suspense, mistério ou surpresas, qualidades da sua obra principal. Mas de forma bastante honesta, intriga em alguns pontos onde amplia o universo, dando precedentes que serão bem explorados pela comunidade, em discussões e conteúdos para fãs. Por aqui, apenas uma obra para os aficionados.

PorEssasPáginas 18/01/2019

angue & Fogo conta a história do reinado da Casa Targaryen desde a união dos 7 reinos sob a liderança de Aegon I, abrangendo toda a história do reinado (e dos amores, guerras, traições e tudo o mais que já conhecemos bem) de Aegon I, Aenys I, Maegor I, Jaehaerhys I, Viserys I, Aegon II, até o início do reinado de Aegon III.

Aegon Targeryen, posteriormente intitulado Aegon I, acompanhado de suas duas irmãs e esposas (não irmãs + esposas, mas irmãs/esposas; uma prática comum para manter a pureza da linhagem), Visenya e Rhaenys, e seus três dragões Balerion, Meraxes e Vhagar, se auto intitulou Rei dos Sete Reinos e enviou corvos com a mensagem de que eles poderiam se submeter ao novo Rei ou seriam atacados. Os que resistiram foram eliminados (foi nesta Guerra da Conquista que Harrenhal, o maior castelo já construído em Westeros, foi queimado e acredita-se que se tornou amaldiçoado) e outros se renderam poupando a si e a seu povo. As espadas recolhidas dos derrotados em batalha e aquelas retorcidas pelo fogo do dragão Balerion em Harrenhal foram utilizadas para forjar o Trono de Ferro, que se tornaria alvo de tanto desejo!

E isso tudo é só o primeiro capítulo do livro!

***Resenha completa no blog***

site: http://poressaspaginas.com/resenha-fogo-sangue

June Nony 17/09/2020

Notas de uma leitora
Definitivamente uma leitura densa, porém fantástica, eu simplesmente adorei a forma que o autor decidiu contar a história de westeros. Claro que têm partes que me chamaram mais atenção, porém me deixou empolgada para conhecer a história da saga principal kkkk, quando comecei a leitura jamais imaginei que fosse ser um favorito s2

Diocely 16/09/2020

A História do inicio do reino Targaryen a ascensão e a queda dos dragões, intrigas, guerras, manipulações....
As brigas dentro da casa mais fascinante dos Sete Reinos

Bia Severgnini 02/09/2020

Esperava mais
Apesar de amar o universo de Westeros, acabei não gostando tanto dessa leitura como gostei das demais. Esperava um pouco mais do livro. Pra mim a leitura se arrastou com muitas descrições e poucos diálogos. Sei que a intenção era contar uma história muito longa em somente um livro, mas mesmo assim não me conquistou :(
Mesmo assim confesso que tive momentos especiais durante a leitura ao descobrir acontecimentos e conhecer personagens que sei que foram essenciais para os acontecimentos dos livros principais.
Indico para todos os fãs das Crônicas de Gelo e Fogo, mas deixo o aviso de que pode ser uma leitura cansativa!

Tauan 18/01/2019

George R. R. Martin fez sucesso com sua série Crônicas de Gelo e Fogo, adaptada para a TV pela HBO, na bem-sucedida série Game of Thrones. Entretanto, ele causa furor entre os fãs pela demora em publicar a continuação da série literária. Até agora exitem cinco dos sete livros que comporão as Crônicas, estando o sexto volume atrasado em dois anos.
Enquanto isso, ele publicou o primeiro volume de uma série spin-off, em que é contada a história dos reis Targaryen, e dos trezentos anos que antecedem a Rebelião de Robert Baratheon e os eventos de A Guerra dos Tronos.
Nesse livro, ele conta os detalhes da corte, as intrigas, as genealogias, traições, acordos e guerras desde a Conquista de Aegon Targaryen, até o fim da guerra civil Dança dos Dragões, cobrindo metade do período de hegemonia da dinastia Targaryen.
A edição da Suma traz, como na original, várias ilustrações sobre personagens e eventos da história dos Sete Reinos. Na imagem ao lado, Aegon e suas duas irmãs-rainhas, Visenya e Rhaenys.
É uma leitura de tirar o fôlego, de ser perder a noção do tempo e passar horas lendo e relendo.

site: https://pausaparaaleitura.blogspot.com/

Taíla 11/08/2020

Queremos mais
Fogo e Sangue é o lema da Casa Targaryen na série de livros das Crônicas de Gelo e Fogo. O livro de mesmo nome nos apresenta parte da história dos Targaryen na dominação dos Sete Reinos de Westeros. Com muitas ilustrações, a obra é uma espécie de registro feito por meistres que acompanharam as mudanças ao longo do tempo e foram compiladas para ficarem na história.

É uma leitura então que mescla o estilo dos romances que já vimos na Guerra dos Tronos e de uma espécie de relato documental com alguns comentários pessoais do autor (do meistre no caso).

É bem interessante conhecer a história de casas antigas e de outras que nem existem mais. O material apresentado, como sempre nas obras do nosso amigo George são muito ricos em detalhes, com batalhas épicas, tramas políticas cheias das reviravoltas e personagens muito marcantes. E, além de tudo isso, temos dragões, muitos dragões. Mais um ponto interessante da obra é ver como muitas coisas aconteceram em Westeros devido à presença dos dragões e como isso mudava muito as dinâmicas de poder e relações, mas e se inimigos também tivessem dragões?

Você vai entender como muitas casas surgiram e conhecer outras que não existem mais, além de ver uma penca de conflitos dentro da própria casa Targaryen. Admito que minha leitura foi mais rápida nas histórias de alguns personagens do que em outros, tem muita gente birrenta nessa corte, hein.

Uma coisa que eu não tinha me dado conta em meio a tantos nomes na árvore genealógica, é que o livro não vai até o nascimento dos nossos queridinhos da série. Ele para uns bons anos antes e admito que não ter me dado conta disso logo no início, me frustrou um pouco, pois eu já tinha criado aquela boa e velha expectativa.

Fogo e Sangue é cheio de ilustrações para a gente conhecer melhor os personagens e os cenários. No final do livro temos uma árvore genealógica das gerações que são abordadas nas histórias. A consulta é extremamente necessária para não se perder no meio de tantos nomes e reis e rainhas, ainda mais que os nomes são parecidos e temos muitos sucessores com nomes que são homenagens aos seus antepassados.

Para quem já leu todos os livros de Guerra dos Tronos (os já lançados, né :P) e está à procura de saber mais sobre o universo da história, Fogo e Sangue é uma bela pedida. Se você ainda não conhece a obra de Georte R. R. Martin, recomendo que se encante pela trama primeiro para depois ir para os spin offs, assim você consegue aproveitar mais as referências.

site: https://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/resenha-sobre-o-livro-fogo-e-sangue

Daniel Teles 18/07/2020

Esperava mais
O livro conta a história dos Targaryen desde a chegada da família em westeros até a tomada de rédeas do rei Aegon III das mãos de sua regência.
Ele é escrito como se fosse um livro de história do mundo de westeros, (eu particularmente não gosto desse formato) bem nos moldes de O Mundo de Gelo e Fogo, lançado anteriormente, e por isso não dá para não compara-los.
O livro O Mundo de Gelo e Fogo é muito melhor. Conta a história não só dos Targaryen, mas de muitas outras casas e até acontecimentos de antes da chegadas dos primeiros homens em westeros. Sem contar que o livro físico também é melhor. Grande, com imagens coloridas, folhas grossas, capa dura. Já o Fogo e Sangue, pegou a primeira metade da história dos Targaryen do livro anterior e explicou de forma mais detalhada, só que é um livro de brochura com folhas finas e ilustrações em preto. Se você só gosta dos Targaryen vale a pena a compra. Até porque, ambos os livros são absurdamente caros e devida as proporções, Fogo e Sangue custa 3x menos. Mas saiba que a forma como foi escrito cansa rápido, e meus deus, são muitos nomes pra lembrar.... É uma pena porque eu tava num hype enorme e acabou flopando pra mim. T__T

jedsonic 02/06/2020

Fogo & Sangue nos mostra a cronologia das conquistas e o reinado da casa Targaryen em Westeros de Aegon I, o dragão, e vai até o reinado de Aegon III, o desgraça dos dragões. Numa trama de amor e ódio, alianças e traições, poder e muito fogo e sangue.

Nat 26/05/2020

A casa Targaryen foi a única família de domadores de dragões a sobreviver a Perdição de Valíria, quando todo o seu continente foi tomado por desastres naturais e cataclísmicos que destruiu todo o império. Eles tomaram residência em Pedra do Dragão, em Westeros e anos mais tarde, um descendente desta casa, Aegon Targaryen e suas irmãs-esposas, Visenya e Rhaenys resolve unificar os sete reinos de Westeros. Grandes guerras acontecem, as quais os Targaryen vencem com a ajuda de seus dragões e submetem seis dos sete reinos. Os filhos de Aegon o sucedem ao trono, assim como seus netos, e cada reinado é marcado por lutas desavenças. Mas também existiram bons reis, que prezaram pela paz, justiça e desenvolvimento do reino. O último e mais bem sucedido reinado foi de Jaehaerys e Alysanne, da descendência de Aegon e Rhaenys, mas também foi durante esse tempo que foram plantadas as sementes de uma guerra civil que mais tarde irá virar irmã contra irmão e culminará na morte e declínio dos últimos dragões do mundo.

Desde o lançamento desse livro, eu vi várias citações e discussões que só fizeram aumentar minha curiosidade. O que muitas pessoas tinham em comum sobre o livro é que a história é incrível, e é mesmo. Eu não li antes O mundo de gelo e fogo, que é outro livro que traz a história dos Targaryen, mas já vi por auto, e esse livro traz com muito mais detalhes a chegada de Aegon a Westeros, mas pára nos acontecimentos da infância de Aegon, o Indigno. Como esse é intitulado de volume I, fiquei muito ansiosa para saber quantos volumes serão (até porque eu assumo que a história vá até a guerra que terminou com a morte de Rhaegar Targaryen. Completamente recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2020/05/fogo-sangue-george-rr-martin-dllc-2020.html

Leonardo 11/05/2020

A Casa do Dragao
Fogo e Sangue é um livro do universo de As Crônicas de Gelo e Fogo, do autor George R.R. Martin, lançado em 2018. Esse é o primeiro volume, sendo que o segundo ainda não tem data de lançamento.

A história do livro narra a conquista e o reinado da casa Targaryen em Westeros, narrando desde a Conquista de Aegon, cerca de trezentos anos antes do início de As Crônicas de Gelo e Fogo, descrevendo como que foi a campanha de uma forma mais detalhada do que foi narrado em O Mundo de Gelo e Fogo, e falando um pouco sobre o reinado dos reis posteriores a Aegon. O autor desse livro dentro do universo da saga é o arquimeistre Gylgayn, autor de diversas outros obras, presente em outros livros da saga, como O Mundo de Gelo e Fogo.

Uma história muito importante dessa saga também é narrada aqui, que no caso é a Dança dos Dragões, uma guerra civil entre os Targaryens que dividiu o reino em dois, deixando diversas marcas nos habitantes de Westeros, e mesmo depois de muitos anos do fim da guerra, ainda era um assunto perigoso de ser comentado.

É um livro com muitas informações interessantes da saga, muitas delas que foram de extrema importância para a trama de fundo de As Crônicas de Gelo e Fogo, e também ha diversas ilustrações. A leitura é um pouco mais pesada do que os livros da saga principal, pois ele é escrito em formato de um livro de história, mas é essencial para aqueles que querem se aprofundar nesse incrível universo da saga

Larissa.Herbsthofe 25/04/2020

Muito fogo e muito sangue
Já havia lido a enciclopédia que descrevia brevemente cada rei targaryen, mas nesse livro é detalhado ano após ano e minha nossa a primeira dança dos dragões foi muito fogo e muito sangue. Que venha mais dessas histórias!

Jonh 24/04/2020

Bom para quem quer se aprofundar.
Não é um livro para iniciar nesse universo, leia se você já gosta muito e quer se aprofundar na história dos Sete Reinos e mais especificamente do Reinado e das tramas da Família Targaryen.

É uma série de recortes históricos, alguns bem explicados, sobre todos os reis Targaryen.

Interessante para entender algumas tramas das Crônicas de Gelo e fogo e varios personagens já citados.

Não dei nota maior porque, apesar de surpreendente e misteriosamente George R R Martin conseguir atiçar nossa curiosamente em um livro histérico, não é uma história como estamos acostumados. O viés histórico é bem presente, não dando espaço ao que gostaríamos de saber. Inclusive muita coisa, como de costume, fica sem resposta (pois logicamente os personagens não as têm).

Brunna188 30/03/2020

Fogo e sangue
Para quem gosta das Crônicas de Gelo e Fogo, este livro é excelente! Se inicia com a conquista de Westeros por Aegon Targaryen, o dragão, e vai até o reinado de Aegon III, o desgraça dos dragões. Conta como a casa Targaryen se manteve por tanto tempo no poder, apesar de intrigas e disputas entre irmão. É uma acréscimo importante na história dos sete reinos.