Fogo & Sangue

Fogo & Sangue George R. R. Martin

Resenhas -

SOTRATI 08/09/2022

Excelente, com ressalvas
O livro é excelente. Traz um painel rico e poderoso dos primeiros reis Targariens. Contudo, não é uma prosa corrente. Mais parece um compilado histórico, citando fontes e várias versões para cada fato. Mas, conseguindo ultrapassar essa barreira, é possível aproveitar bastante a genialidade do Martin. O único senão é que tem situações e personagens que parecem decalcados de série Crônicas de Gelo e Fogo. Afora isso, merece as 5 estrelas com louvor.

Jack 11/09/2022

Incrivelmente bom
Sou suspeito a falar sobre essa saga, mas que livro bom meus amigos!!
Adiei muito para ler esse livro por medo de ser chato, mas me enganei legal, e definitivamente esse autor virou um dos meus favoritos.
Fogo e Sangue relata a história da dinastia Targaryen, confesso que não tinha afeição por essa Casa, mas que ao ler Fogo e Sangue me apaixonei pelos personagens e pelo seu poder, que são os dragões.

Mika Busch 22/09/2022

Que bom voltar pra esse mundo
Recomendo pra quem é fã e leu as crônicas, apesar de se passar antes complementa o que já conhecíamos da história. É uma forma diferente de escrita, são relatos sobre muitas coisas, e tudo acontece muito rápido. É um grande livro didático e se você conseguir ser envolver como eu consegui, parece que realmente é sobre um lugar verídico. Entendo que não é pra todo mundo, pode ser cansativo ou não ter muito detalhes já que acontece muita coisa em lugares diversos, mas após passar a estranheza do início eu me envolvi demais, me senti lendo um grande livro de fofocas com várias hipóteses, já que não já certeza de muitas coisas, e vários relatos de fontes diferentes para um mesmo acontecimento, e isso foi uma escolha inteligente, pois como leitores resta a curiosidade e teorias. Adorei.

Raphael 27/09/2022

Bom livro pra quem quer se inteirar com os acontecimentos após a Conquista de Aegon
Para aqueles que não querem parar nos cinco livros das Crônicas, Fogo & Sangue é o livro. A parte da dança dos dragões é frenética. Após essa fase, acho que dá uma esfriada, mas ainda continua interessante.

Raphael Feijó 03/10/2022

Melhor que GOT
Ao melhor estilo GoT, porém a história te prende, te faz realmente torcer para que o circo pegue fogo e mostra ter dragões nem sempre é uma boa ideia.

Delany.Luiza 12/10/2022

Nunca pensei que fosse ler esse livro, pois tinha abandonado os livros do Martin na Fúria dos Reis mais ou menos em 2017. Mas com a estreia da série House of the Dragon, eu decidi ler esse livro para entender um pouco mais sobre a história, e não me arrependo.

Diferente dos outros livros do Martin, Fogo e Sangue tem um formato mais próximo de um relato histórico do que uma narrativa pessoal com os pensamentos e sentimentos do narrador. Isso faz com que a leitura seja mais dinâmica, além de deixar o livro bem mais enxuto.

Mesmo assim a história não perde a essência das Crônicas de Gelo e Fogo. Cria uma história que complementa a ideia criada pelo autor de que a história é cíclica, e que por não aprender com os erros do passado, as próximas gerações cometem os mesmos erros no futuro.

Livro incrível.

Maria18399 16/10/2022

Se você gosta de boas histórias esse livro é para você.
George R. R. Martin vêm nesse livro escrevendo como um meistre escrevendo a história da família Targaryen.
Desde a chegada dos domadores de dragões em Westeros, passando pela Conquista, pela sucessão conturbada entre os filhos do conquistador, pelo reinado longo e interessantíssimo do Jaehaerys, pela triste Dança dos Dragões e terminando com o reinado de Aegon III... O livro mostra toda a ascenção dos Targaryen e o começo da sua queda.
Para quem gosta de fantasia mas também tem amor a livros de história real. Esse livro faz a proeza de fazer fantasia parecer real quando coloca a narração em forma de relato histórico, pra mim isso deixou o livro perfeito!
Acredito que já falei bastante, agora espero que seja o suficiente para te incentivar a lê-lo também.

Daiane386 23/10/2022

Conteúdo da dinastia Targaryen. Perfeito pra quem é amante de ficção e do universo de got e hotd. Super recomendo .

Hildeberto 30/10/2022

Bom livro de fantasia
"Fogo & Sangue (vol I)", de George R. R. Martin, é um spin off ilustrado das "Crônicas de Gelo e Fogo". O livro conta a história da casa Targaryen, desde a conquista de Aegon I até a maioridade de Aegon III (cerca de 136 anos); nesse período, ocorre a "Dança dos Dragões", disputa pelo trono que é a base da série "House of The Dragon".

Diferentemente das "Crônicas de Gelo e Fogo", "Fogo & Sangue (vol. I) é narrado em terceira pessoa, as personagens não são profundamente desenvolvidas e a narrativa é sequencial. Apesar de não estar no mesmo nível da série original, é um bom livro de fantasia, com diversos acontecimentos interessantes (e chocantes), além de dar um suporte maior para entender os demais livros e a série.

Lora_Bee 03/11/2022

Livro bom
Não é um livro ruim, e acho que a história que escolheram adaptar é, de fato, a parte mais interessante da obra. Mas, honestamente, as vezes o nível de vulgaridade da obra do Martin incomoda um pouco. As vezes dá pra rir, mas na maioria parece um pouco desnecessário.

Felipe 08/11/2022

Parece a Bíblia
Tá doido, o livro é toda não sei quem que é filho de fulano, que casou com fulana, que era irmão de Joana, que matou não sei quem, que montou o Banguela, muitos nós na minha cabeça, quase não tem diálogo.

Paula 11/11/2022

Casos de família ao extremo
Jesus, que livro maravilhosamente pesado, honrando o lema Fogo&Sangue. Tanta traição e morte tensa, uma delícia.