Fogo & Sangue

Fogo & Sangue George R. R. Martin

Resenhas -

Jack 11/09/2022

Incrivelmente bom
Sou suspeito a falar sobre essa saga, mas que livro bom meus amigos!!
Adiei muito para ler esse livro por medo de ser chato, mas me enganei legal, e definitivamente esse autor virou um dos meus favoritos.
Fogo e Sangue relata a história da dinastia Targaryen, confesso que não tinha afeição por essa Casa, mas que ao ler Fogo e Sangue me apaixonei pelos personagens e pelo seu poder, que são os dragões.

Mayra 24/01/2023

Fogo e sangue conta a história dos sete reinos antes da guerra dos tronos e foi o máximo essa experiência de leitura, pois pude , ver o quanto todas tramas dos sete reinos , vem desde sempre , cada casa e suas histórias, se repetem ao longo dos anos.

A casa Targaryen é sem sombra de dúvidas uma das casas mais queridas e temidas dos sete reinos.

Meu primeiro contato com a casa foi através da dona da minha vida Daenerys Targaryen, em GOT , onde me apaixonei, e foi uma experiência incrível ler a história tão antiga dessa casa e dos antepassados da minha eterna rainha.

Toda beleza da história desde a antiga Valíria , e do poder dos dragões, é maravilhoso demais.

Vemos que a casa Targaryen, tem desde os seus primordiais dias, tem membros de personalidade forte , e de uma beleza implacável.

Claro que tenho meus preferidos e odiados , e toda trama é perfeita, o desenrolar da história nos leva a presenciar todo aquele jogo pelo poder dos sete reinos , muitos fatos nessa disputa nos revoltam , e vemos que mesmo passando tempos e tempos o poder é tudo que se almeja nos sete reinos.

A história desde o Aegon o conquistador, até o reinado de Aegon III , Que foi gerado por dois dos meus favoritos, é perfeita.

Maria Viviane 31/01/2023

Finalmente!!!
Meu Deus do céu, eu realmente perdi o hábito de ler livros físicos, passei exatos um mês para terminar esse livro, sendo que já li 3 em PDF kkkkk. Enfim, vamos lá, eu senti muita dificuldade com a escrita, foi o meu primeiro contato com o autor (nos livros, porque já assisti GOT e HOTD), as séries são incríveis, sou apaixonada, mas o livro é cansativo, não consegui saber quem é a maioria dos personagens kkkkk, me empolguei mesmo pra saber da história de Rhaenyra, mas depois que passou foi só ladeira.... O livro praticamente não tem diálogos, achei horrível isso affs, 98% só livro é só narração e 2% diálogo, e não é resenha, nunca li algo assim, fora que são tantos personagens que eu já estava louca kkkkkk, quem era Viviane, só lia livros físicos, aí depois de Raquel com os PDF me colocou no mal caminho.
Angelucia.Souza 01/02/2023minha estante
Que venha acotar

ch4nbhng 16/07/2023

Fogo e Sangue é uma leitura com diversos altos e baixos, o que até mesmo pode ser entendido pois além de ser uma história contada a partir de relatos de septões, retrata mais de 100 anos de governo da dinastia Targaryen.
Os pontos mais altos da leitura definitivamente devem ser a conquista de Aegon I, o reinado de Maegor e as lutas que foram travadas no período e definitivamente a Dança dos Dragões, com os conflitos dos verdes e dos pretos.
De certa forma, quando se chega ao final do livro após a Dança a leitura acaba por se tornar entediante e difícil, talvez por retratar um período de "paz" em comparação com os acontecimentos anteriores.

Jogute 18/01/2019

Necessidades
Sem dúvidas, após mal terminar a leitura, me sinto assim como o autor, na necessidade de comentar sua obra. Nosso querido Martin, criador de universos fantásticos, aqui, foca em expandir sua principal (e mais rentável) obra de fantasia. Se valendo das características "históricas" do mundo de gelo e fogo, se personifica como um ?Maistre? e preenche nossa necessidade enquanto fãs de se aprofundar na história que gostamos, mesmo que isso não importe absolutamente nada para a a saga principal. É bem fluído, porém peca na ação, pois a forma que a narrativa flui, como em um livro de história, esquiva completamente da construção de empatia com os personagens, que vão ocupando lugares pontuais em histórias apressadas e sem suspense, mistério ou surpresas, qualidades da sua obra principal. Mas de forma bastante honesta, intriga em alguns pontos onde amplia o universo, dando precedentes que serão bem explorados pela comunidade, em discussões e conteúdos para fãs. Por aqui, apenas uma obra para os aficionados.

Gustavo.Okonosky 26/02/2023

Sangue e fogo
7 reinos e um império, um rei e um propósito. nas origens da casa do dragão o ponto de partida de aegon.

alana209 30/04/2021

targaryen supremacy
um livro inteiro focado na minha casa favorita de westeros, e todos os dramas ao redor do reinado deles era tudo que eu precisava. a dança dos dragões é a parte que mais me fascina nisso tudo; as outras histórias tbm como a conquista de aegon, os reinados de maegor, o cruel e jaehaerys, basicamente o livro inteiro é bem interessante. e particularmente eu amo a escrita do grrm.

Mariella Ayana 10/01/2019

O livro é bom, maaaaas
Me incomodou bastante que há vários trechos inteiros idênticos aos de 'O Mundo de Gelo e Fogo'.

A parte sobre a 'Dança dos Dragões' (guerra pela corroa entre os 'Verdes' e os 'Pretos') eu pulei páginas inteiras, porque não trazia nada de novo do que já foi escrito.

Se você já leu O Mundo de Gelo e Fogo, e não tem tempo sobrando, não precisa ler Fogo e Sangue.
Thiago275 11/02/2019minha estante
Ainda não tive tempo de comparar as duas obras, mas comecei a ler Fogo & Sangue e estou com a mesma impressão.

Lu 09/03/2019

Arrasa quarteirão
Depois de um longo e tenebroso inverno sem ler nada mais consistente do Tio George - afinal, o lançamento de "O cavaleiro dos sete reinos" tem uns três anos, eu me sentia praticamente curada do meu vício na escrita do George R.R. Martin. Poderia passar muito bem, obrigada, a base de Bernard Cornwell e Ken Follett.

Até ler Fogo e Sangue.

O maior acerto do autor foi tratar o livro quase como se fosse um livro de História, algo parecido com o que se vê nos documentários da Helen Castor ou da Lucy Worsley... uma mistura de romance e história. A impressão que dá é de estar lendo a saga dos Plantagenetas ou dos Valois, só que com dragões.

Ah, como eu senti falta dos dragões de Martin.... e de sua criatividade impiedosa! Adoro como mesmo boas intenções podem ter efeitos devastadores, como direito hereditário não significa talento e fraqueza pode gerar mortes. Foi esse talento de misturar realidade brutal e fantasia do autor que fez com que eu me apaixonasse pela escrita de Martin. E há os personagens. E que personagens!

Foi impossível não sentir uma certa emoção ao ver Starks, Lannister s, é claro, os Targeryens. De longe, o Rei Jaeherys e sua boa Rainha Alysanne são os meus favoritos, mas há muitos, muitos, personagens bons. E ótimas histórias.

É difícil comentar sobre o livro sem estragar surpresas. E´um livro narrado de maneira competente, com boas doses de humor, tragédia, violência e aventura. Personagens que oscilam entre vários tons de cinza, como devem ser. A impressão é que o Martin pode escrever mais uns dez livros sobre o assunto. O material dele é muito rico.

Enfim, é um livro fascinante. Devorei em duas semanas. Acho que vale tanto para aqueles que já conhecem as Crônicas de Gelo e Fogo, como para aqueles que ainda não começaram.

Super recomendado.

Erica 17/01/2021

A história da família Targaryen é tão frenética que às vezes é difícil acompanhar. Se você gosta de histórias de fundo altamente detalhadas e material pra teorias malucas e discussões infinitas em fóruns online, esse livro é pra você

Saulo Barreto 04/01/2021

Ótimo
Este é mais uma obra de extensão do Universo das Crônicas de Gelo e Fogo e que nos traz uma narrativa bem diferente das outras obras. Narrada como uma leitura de uma obra que centraliza a história da conquista de Westeros pela família Targaryen, conseguimos entender como os reis e rainhas Targaryens agiram ou deixaram de agir em seus reinados.
Desvendamos muitos mistérios embutidos na obra original e ficamos sabendo de mais alguns que, tenho impressão, que nunca serão desvendados. O que não vejo como ponto negativo.
Diferentemente de outras obras da saga, como A Tormenta das Espadas, em determinado momento acheia a leitura um pouco cansativa e fiz algumas pausas para não saturar.
A leitura é muito válida para o fã da obra de Martin e espero com muita esperança o lançamento da sequência.

Lucas 11/01/2023

Com certeza esse é o melhor livro do universo de GAME OF THRONES. Já li 2 vezes e com certeza vou reler esse ano

Sônia Gregoski 14/02/2023

O norte se lembra...
A escrita é bem diferente do que estou acostumada,a princípio achei que seria parecido com os outros livros.
É um relato detalhado sobre a casa Targaryen,onde acompanhamos o período de cada reinado,as intrigas políticas, os apoiadores,as traições, toda a sujeira e devassidão presentes.
É muito detalhista,pra quem não curte livro com uma descrição minuciosa do território, vestimenta,famílias,escudos e tals,é bem complicado de acompanhar.
É citado muitos nomes,e os mesmos são passados de pai para filho sucessivamente,o que em determinado momento chega a confundir um pouco.
Apesar de achar alguns fatos bizarros e grotescos,gostei muito da maneira que foi feito o livro,foge do comum.
As ilustrações são maravilhosas!

Laiz 10/02/2020

- prequel dos eventos de as crônicas de gelo e fogo, relatando eventos mais emocionantes que a merda da 8ª temporada
- perdição de valíria
- conquista de aegon
- dança dos dragões
- QUEIMA, QUENGARAL!

Flademir 28/02/2020

Daenerys não foi a primeira a conquistar com fogo e sangue
Em ?Fogo & Sangue? eu achei, pela primeira vez, que o George R. R. Martin não estava tão disposto a destrinchar para destrinchar uma história como ele faz na série principal. A escolha do autor de contar a história em terceira pessoa (diferente dos outros livros) como se um arquimeistre a estivesse contando abre espaço para que várias partes da história não sejam contadas, pois simplesmente não se sabe. Isso me incomodou, mas ao mesmo tempo é muito interessante saber a história de Westeros da mesma forma que a própria Westeros a conhece.

Esse primeiro volume conta desde de a conquista de Aegon I até o início do reinado de Aegon III, ou seja, o livro conta 135 anos de história perpassando por sete reinados e muitos outros reis e rainhas que não necessariamente sentaram no Trono de Ferro. E, claro, muitas guerras, intrigas e traições aconteceram nesses anos e a mais interessante e sangrenta com certeza é a Dança dos Dragões, na qual podemos ver o início da extinção do dragões (sofri com cada morte) e a grande intriga em que Targaryen lutou com Targaryen.

Além das guerras é muito interessante ver o surgimentos e crescimento de Porto Real e ver como tantas coisas que vemos na série principal surgiram e se estruturaram, desde castelos até conformações políticas como o pequeno conselho.

Enfim, é sim uma boa leitura para quem quer se aprofundar mais na história da dinastia dos Targaryen e também de toda Westeros depois da conquista, já que o livro ainda conta aventuras de outros personagens que não fazem parte da família real.