Fogo & Sangue

Fogo & Sangue George R. R. Martin

Resenhas -

Sebo Gato Bibliotecário 05/01/2021

Casa Targaryen
Último livro da meta de 2020, cuja leitura se iniciou nos últimos dias de dezembro mas só consegui finaliza-lo hoje. Fogo e sangue conta a história da dinastia da casa targaryen 300 anos antes das crônicas de fogo e gelo (game of thrones). Com a chegada de Aegon em westeros, depois da destruição de Valyria, conquistando o trono de ferro, montado em seu dragão Balerion, o terror negro, com suas irmãs-esposas. E assim conta a história de cada acontecimentos, guerras, casamentos, escandalos, traições, nascimentos, mortes, doenças, intrigas, execuções, religiões,  fofocas, alianças, até a maioridade de Aegon III, o azarado que foram citadas rapidamente em game of thrones. A continuação vai ficar para o segundo volume. O livro também tem um resumo dos Reis targaryen, e uma árvore genealógica, que achei um pouco confusa devido aos símbolos usados para representar homem e mulher. Como eu amo histórias, me apaixonei por esse livro, e os desenhos feito pelo ilustrador Doug Wheatley, parecem fotografias. Uma ótimo escolha do desenhista para o livro. Da vontade de sair pintando tudo.

Saulo Barreto 04/01/2021

Ótimo
Este é mais uma obra de extensão do Universo das Crônicas de Gelo e Fogo e que nos traz uma narrativa bem diferente das outras obras. Narrada como uma leitura de uma obra que centraliza a história da conquista de Westeros pela família Targaryen, conseguimos entender como os reis e rainhas Targaryens agiram ou deixaram de agir em seus reinados.
Desvendamos muitos mistérios embutidos na obra original e ficamos sabendo de mais alguns que, tenho impressão, que nunca serão desvendados. O que não vejo como ponto negativo.
Diferentemente de outras obras da saga, como A Tormenta das Espadas, em determinado momento acheia a leitura um pouco cansativa e fiz algumas pausas para não saturar.
A leitura é muito válida para o fã da obra de Martin e espero com muita esperança o lançamento da sequência.

jupotter 29/12/2020

Aguardando a série
Parece um livro de "história" dos Targaryen, não consegui me envolver com nenhum personagem, já que engloba várias épocas. Aguardar como será a série.

da Silva, L. F. 22/11/2020

Livro de história Targaryen.
Como um fã entusiasta de As Crônicas de Gelo e Fogo, adorei a leitura desse livro, como uma forma de entar nesse universo e ficar abismado com o poder da imaginação na cabeça desse senhor que idealizou toda a trama, e também com o vislumbre que deve ter sido o trabalho para escrever uma obra como essa.
Fogo & Sangue pode ser descrita como uma obra dentro de uma obra. Tem uma narrativa como a de um livro de "história" sobre a sucessão Targaryen (pelo menos uma parte) escrita por um dos meistres.
Pode até parecer cansativo pelos poucos diálogos no livro, como estava acostumado nos outros livros da série principal. E com vários páginas de descrições de acontecimentos, mas mesmo assim não perdi a atenção que a história requer.
Para quem gosta da série recomendo.

Malenna 02/11/2020

Voltar a Westeros é incrível e frustrante. Incrível, claro, porque o universo d’As Crônicas de Gelo e Fogo é maravilhoso e único. Frustrante porque me lembra como a série da HBO é uma heresia depois das três primeiras temporadas…

Fogo & Sangue, parte I, conta a história dos Targaryen desde a chegada de Aegon, o Conquistador, suas irmãs-esposas Visenya e Rhaenys e seus dragões, até a ascensão do jovem e traumatizado Aegon III. O apêndice com a linhagem da família é muito útil para a leitura, uma vez que em certo momento da história há tantos Aegons, Aemons e Rhaenas (e suas derivações) que é sinceramente confuso de acompanhar.

Para os grandes fãs da saga, esse livro é um paraíso cheio de recompensas. Primeiro porque é possível identificar muitos pontos importantes na história que foram mencionados na saga original. Segundo porque conhecer melhor a história dos Targaryen chega a ser acolhedor depois de tanto tempo sem livros, e mostra como essa é a casa mais intrigante de Westeros. Mas não espere a mesma experiência da saga principal. Fogo & Sangue é narrado a partir de um conjunto de relatos de diferentes personagens - o narrador mais distante também distancia o leitor. Alguns trechos são excessivamente descritivos e detalhistas, deixando a leitura mais carregada (a escassez de diálogos realmente me incomodou).

Mas não deixa de ser uma experiência incrível. A grandiosidade do primeiro Aegon, o Dragão; a insanidade de Maegor, o Cruel; a imperiosidade de Jaehaerys, o Conciliador e meu favorito até aqui, acompanhado da Boa Rainha Alyssane, e todo o caos e tristeza resultantes da Dança dos Dragões (a grande guerra) reforçam a maestria de George RR Martin na construção da saga. Os personagens são incríveis e muitos deles cativantes (que mereciam POVs próprios, repito), as histórias cheias de reviravoltas e surpresas, com momentos de guerra gigantescos e impactantes e pequenas conspirações e traições por todos os lados, como já nos acostumamos.

Ler sobre os Targeryen, inclusive, me fez refletir como a Daenerys (dos livros) ainda é uma personagem insignificante se comparada com a grandiosidade de muitos dos seus ancestrais. Imagino (certamente) que os últimos livros vão mudar isso. Seguimos na espera pelos Ventos do Inverno e por Sangue & Fogo, a parte dois com a queda dessa família, que irá nos levar a um ponto mais próximo do que conhecemos na saga principal.

Day Duque 19/10/2020

Rico em personagens e com muitas reviravoltas
É um livro grande, e até um pouco cansativo devido a quantidade de personagens e desdobramentos simultâneos na história. Mas é extremamente interessante, me prendeu por muitos momentos, tem personagens e histórias riquíssimas - ainda que muitas sejam tragédias. Indico a leitura para quem já conhece as Crônicas e deseja se aprofundar mais sobre a história dos Targaryen.
Eu tenho como preferida a casa Stark, e a aparição vez ou outra dos nortenhos, ainda que breve, foi a cereja do bolo para mim.
Aisha Andris @AishandoBooks 20/10/2020minha estante
Amooooo ???

Leo 25/09/2020

99% PERFEITO
Que livro incrível, George Martin surpreende em qualquer coisa que escreve, não tenho palavras para definir o livro em um todo, achei que seria apenas baboseiras ou cópias mal feita de GOT. Mas eu fiquei surpreendido em como Fogo & Sangue tem sido mais trágico que o próprio casamento vermelho ou a Explosão do septo.

Destaco os contos de Jahearys e logo depois a tão esperada e que estará sendo contada já série "A Dança dos Dragões" É um livro que irei recomendar para todos e com certeza irei reler depois de um tempo.

99% perfeito pelo fato em que depois que acaba a dança dos Dragões, ficou muito arrastado, deveria ter diminuído um pouco o número de informações pós a guerra e concluir o livro ali mesmo com o novo Rei e seus planos futuro.

Espero ansiosamente pela continuação desse livro.

June Nony 17/09/2020

Notas de uma leitora
Definitivamente uma leitura densa, porém fantástica, eu simplesmente adorei a forma que o autor decidiu contar a história de westeros. Claro que têm partes que me chamaram mais atenção, porém me deixou empolgada para conhecer a história da saga principal kkkk, quando comecei a leitura jamais imaginei que fosse ser um favorito s2

Diocely 16/09/2020

A História do inicio do reino Targaryen a ascensão e a queda dos dragões, intrigas, guerras, manipulações....
As brigas dentro da casa mais fascinante dos Sete Reinos

Bia Severgnini 02/09/2020

Esperava mais
Apesar de amar o universo de Westeros, acabei não gostando tanto dessa leitura como gostei das demais. Esperava um pouco mais do livro. Pra mim a leitura se arrastou com muitas descrições e poucos diálogos. Sei que a intenção era contar uma história muito longa em somente um livro, mas mesmo assim não me conquistou :(
Mesmo assim confesso que tive momentos especiais durante a leitura ao descobrir acontecimentos e conhecer personagens que sei que foram essenciais para os acontecimentos dos livros principais.
Indico para todos os fãs das Crônicas de Gelo e Fogo, mas deixo o aviso de que pode ser uma leitura cansativa!

Kardec 12/08/2020

Fantástico
Um livro obrigatório para qualquer fã da obra. E as imagens são perfeitas. Esperando ansiosamente o segundo volume.

Taíla 11/08/2020

Queremos mais
Fogo e Sangue é o lema da Casa Targaryen na série de livros das Crônicas de Gelo e Fogo. O livro de mesmo nome nos apresenta parte da história dos Targaryen na dominação dos Sete Reinos de Westeros. Com muitas ilustrações, a obra é uma espécie de registro feito por meistres que acompanharam as mudanças ao longo do tempo e foram compiladas para ficarem na história.

É uma leitura então que mescla o estilo dos romances que já vimos na Guerra dos Tronos e de uma espécie de relato documental com alguns comentários pessoais do autor (do meistre no caso).

É bem interessante conhecer a história de casas antigas e de outras que nem existem mais. O material apresentado, como sempre nas obras do nosso amigo George são muito ricos em detalhes, com batalhas épicas, tramas políticas cheias das reviravoltas e personagens muito marcantes. E, além de tudo isso, temos dragões, muitos dragões. Mais um ponto interessante da obra é ver como muitas coisas aconteceram em Westeros devido à presença dos dragões e como isso mudava muito as dinâmicas de poder e relações, mas e se inimigos também tivessem dragões?

Você vai entender como muitas casas surgiram e conhecer outras que não existem mais, além de ver uma penca de conflitos dentro da própria casa Targaryen. Admito que minha leitura foi mais rápida nas histórias de alguns personagens do que em outros, tem muita gente birrenta nessa corte, hein.

Uma coisa que eu não tinha me dado conta em meio a tantos nomes na árvore genealógica, é que o livro não vai até o nascimento dos nossos queridinhos da série. Ele para uns bons anos antes e admito que não ter me dado conta disso logo no início, me frustrou um pouco, pois eu já tinha criado aquela boa e velha expectativa.

Fogo e Sangue é cheio de ilustrações para a gente conhecer melhor os personagens e os cenários. No final do livro temos uma árvore genealógica das gerações que são abordadas nas histórias. A consulta é extremamente necessária para não se perder no meio de tantos nomes e reis e rainhas, ainda mais que os nomes são parecidos e temos muitos sucessores com nomes que são homenagens aos seus antepassados.

Para quem já leu todos os livros de Guerra dos Tronos (os já lançados, né :P) e está à procura de saber mais sobre o universo da história, Fogo e Sangue é uma bela pedida. Se você ainda não conhece a obra de Georte R. R. Martin, recomendo que se encante pela trama primeiro para depois ir para os spin offs, assim você consegue aproveitar mais as referências.

site: https://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/resenha-sobre-o-livro-fogo-e-sangue

Daniel Teles 18/07/2020

Esperava mais
O livro conta a história dos Targaryen desde a chegada da família em westeros até a tomada de rédeas do rei Aegon III das mãos de sua regência.
Ele é escrito como se fosse um livro de história do mundo de westeros, (eu particularmente não gosto desse formato) bem nos moldes de O Mundo de Gelo e Fogo, lançado anteriormente, e por isso não dá para não compara-los.
O livro O Mundo de Gelo e Fogo é muito melhor. Conta a história não só dos Targaryen, mas de muitas outras casas e até acontecimentos de antes da chegadas dos primeiros homens em westeros. Sem contar que o livro físico também é melhor. Grande, com imagens coloridas, folhas grossas, capa dura. Já o Fogo e Sangue, pegou a primeira metade da história dos Targaryen do livro anterior e explicou de forma mais detalhada, só que é um livro de brochura com folhas finas e ilustrações em preto. Se você só gosta dos Targaryen vale a pena a compra. Até porque, ambos os livros são absurdamente caros e devida as proporções, Fogo e Sangue custa 3x menos. Mas saiba que a forma como foi escrito cansa rápido, e meus deus, são muitos nomes pra lembrar.... É uma pena porque eu tava num hype enorme e acabou flopando pra mim. T__T

jedsonic 02/06/2020

Fogo & Sangue nos mostra a cronologia das conquistas e o reinado da casa Targaryen em Westeros de Aegon I, o dragão, e vai até o reinado de Aegon III, o desgraça dos dragões. Numa trama de amor e ódio, alianças e traições, poder e muito fogo e sangue.