O deserto dos tártaros

O deserto dos tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

Rafael Moia 24/03/2022

Só acaba quando termina.
Se esse autor não foi militar, realmente é um excelente romancista. Nossa! Ele descreve com propriedade toda a dinâmica de um oficial de fronteira, principalmente: "Pensava nos míseros dias na academia militar, lembrou-se das amargas tardes de estudo quando ouvia lá fora, nas ruas, passarem pessoas livres e presumivelmente felizes; dos serões de inverno nos dormitórios gelados, onde pairava estagnado o pesadelo das punições. Lembrou-se do sofrimento de contar os dias um por um, que pareciam não acabar nunca"
Justi 24/03/2022minha estante
Excelente!

Gabi 20/03/2022

A vida é um eterno esperar... Mas esperar o quê?
Escrito por Dino Buzzati em 1940, "O deserto dos tártaros" foi publicado recentemente no Brasil. Na trama, Giovani Drogo deixa a cidade após ser promovido a oficial na Fortaleza de Bastiani, onde espera pela grande batalha da sua vida.

Aline Mari 26/08/2019

Angustiante e reflexivo
Amei a leitura! Por muitas páginas o livro chega a ser monótono por sua narrativa lenta. Porém, creio que o autor o fez propositalmente para uma real imersão na história de Giovanni Drogo e sua vida no Forte Bastiani. O marasmo dos dias que passam todos iguais e com grande rapidez nos faz refletir sobre o modo como vivemos a vida e nossa espera angustiante de que o melhor ainda está por vir. De certa forma, me identifiquei com Drogo em alguns aspectos, o que me fez repensar alguns pontos de minha vida. Grande leitura de final desolador! Livro curto, mas com profundas questões existenciais.

Ronnayse 24/09/2019

Por muitas páginas o livro chega a ser monótono por sua narrativa lenta. (o que me levou a postergar a leitura). Porém, creio que o autor o fez propositalmente para uma real imersão na história de Giovanni Drogo e sua vida no Forte Bastiani. Vemos uma história de vida em que o personagem só espera a vida passar, dias todos iguais, que parecem passar lentamente mas quando observamos o que está acontecendo fora dali vemos o quão rápido o tempo passou. Isso nos faz refletir em como vivemos nossa vida. Estamos vivendo realmente nossa vida, ou estamos como Drogo, deixando os dias passar esperando que algo melhor aconteça. No mais, gostei muito da leitura, nos traz reflexões profundas da nossa existência.

Bru_ribs 15/02/2020

De verdade, detestei. Tem uma parte filosófica bem bacana, mas senti que perdi tempo.... :(
Wonderland of Books 03/08/2020minha estante
Me senti assim também em relação a esse livro.

Bru_ribs 07/08/2020minha estante
Fico feliz de ler isso, rsrs Pelo menos não estou sozinha!

Fernanda Sleiman 28/02/2020

Necessário
Como deixamos a vida passar sem perceber, esperando que algo extraordinário venha e nunca vem

JP 02/05/2020

Para pensar.
Giovanni Drogo é um oficial de um serviço militar que é convocado à prestar serviço na fronteira de seu país, por onde podem chegar inimigos. Ao chegar no forte para o qual foi indicado, o oficial tem receio de permanecer neste, visto que a rotina é bastante monótona e quase nada acontece. A partir daí ele opta por ficar pelo menos um pouco mais, já que isso seria bom para sua carreira. Passado um tempo o oficial ouve sobre aparentes inimigos que surgiram no horizonte e isso atiça todos no forte, como se a ameaça de uma guerra fosse iminente. A partir desse ponto já considero que seria spoiler.
Bom, o livro trata muito bem o tema do tempo e como nós gastamos ele, e até o perdemos, esperando por coisas que podem nem chegar a acontecer. O livro também nos leva a pensar sobre o que nós, leitores, estamos fazendo com nossas próprias vidas e se no final, não nos arrependermos da vida que levamos. Recomendo muito esse livro, para todos.

Fabian Rodrigo 17/09/2020

O livro fala sobre o tempo e sua inexorável passagem. Fala sobre deixar para amanhã, um amanhã que nunca chega e quando nos damos conta percebemos que deveríamos ter vivido o agora, mas esse não existe mais. Cabe o arrependimento e a conformação. Alguns se resignam e esperam o fim, outros preferem antecipá-lo.

leatorress 12/10/2020

Leitura um pouco difícil, mas que me fez refletir muito sobre como podemos perder tempo e deixar passar as oportunidades que a vida nos dá.

Ana Rohrer 27/10/2020

A espera é a única razão de viver.
A renúncia de tudo faz escoar o tempo.

Giovanna538 03/12/2020

Não foi um livro empolgante.
Apesar de ter sido um tema e uma narrativa boa para fazer o leitor refletir sobre muitos aspectos da própria vida, esse livro se mostrou uma história muito tediosa, infelizmente. Não teve nada de grande, nenhum ápice, de fato, no enredo. Chegou no final, foi o que esperei: de fato, a vida do protagonista foi uma grande decepção. Mas foi um tema bom de ler, apesar de tudo.

Gilmar 12/12/2020

A inexorabilidade do tempo.
O tempo inexplicavelmente, pusera-se a correr cada vez com maior velocidade, engolindo os dias uns após os outros. Pag 165
O tempo entretanto corria, marcando cada vez mais precipitadamente a vida com sua batida silenciosa, não se pode parar um segundo sequer, nem mesmo para olhar para trás. Pag 171

O livro traz uma reflexão valiosa sobre o que fazemos com o nosso tempo, independente de nossas vontades ele vai passar.
Reflexão sobre a ilusão de se ter muito tempo ainda, é como não lembrar de Tempo Perdido - Legião Urbana, quando na verdade já nascemos sem tempo rs, a vida é muito breve e se não saber viver, é agora como não lembrar de Titãs, a probabilidade de encurta-lo só cresce, ainda que se viva 100 anos, se cada dia desses 100 anos forem iguais aos anteriores de nada valerá ter vivido.

Obs. Leitura em período de pandemia e isolamento social, onde cada parágrafo fazia mais sentido do que nunca rs

Ana Bellot 28/02/2021

Não temos tempo
Esse livro é uma lição de vida. O que deixamos e o que abraçamos? Mais ainda: porque não conseguimos soltar o que nos faz mal? Hábitos, hábitos e hábitos.
Recomendo ao final de leitura ir ouvir a música Time da banda Pink Floyd. Ambos se conversam... Que final fantástico!!! Que livro!!!!