O deserto dos tártaros

O deserto dos tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

Fabian Rodrigo 17/09/2020

O livro fala sobre o tempo e sua inexorável passagem. Fala sobre deixar para amanhã, um amanhã que nunca chega e quando nos damos conta percebemos que deveríamos ter vivido o agora, mas esse não existe mais. Cabe o arrependimento e a conformação. Alguns se resignam e esperam o fim, outros preferem antecipá-lo.

leatorress 12/10/2020

Leitura um pouco difícil, mas que me fez refletir muito sobre como podemos perder tempo e deixar passar as oportunidades que a vida nos dá.

Ana Rohrer 27/10/2020

A espera é a única razão de viver.
A renúncia de tudo faz escoar o tempo.

Giovanna538 03/12/2020

Não foi um livro empolgante.
Apesar de ter sido um tema e uma narrativa boa para fazer o leitor refletir sobre muitos aspectos da própria vida, esse livro se mostrou uma história muito tediosa, infelizmente. Não teve nada de grande, nenhum ápice, de fato, no enredo. Chegou no final, foi o que esperei: de fato, a vida do protagonista foi uma grande decepção. Mas foi um tema bom de ler, apesar de tudo.

Gilmar 12/12/2020

A inexorabilidade do tempo.
O tempo inexplicavelmente, pusera-se a correr cada vez com maior velocidade, engolindo os dias uns após os outros. Pag 165
O tempo entretanto corria, marcando cada vez mais precipitadamente a vida com sua batida silenciosa, não se pode parar um segundo sequer, nem mesmo para olhar para trás. Pag 171

O livro traz uma reflexão valiosa sobre o que fazemos com o nosso tempo, independente de nossas vontades ele vai passar.
Reflexão sobre a ilusão de se ter muito tempo ainda, é como não lembrar de Tempo Perdido - Legião Urbana, quando na verdade já nascemos sem tempo rs, a vida é muito breve e se não saber viver, é agora como não lembrar de Titãs, a probabilidade de encurta-lo só cresce, ainda que se viva 100 anos, se cada dia desses 100 anos forem iguais aos anteriores de nada valerá ter vivido.

Obs. Leitura em período de pandemia e isolamento social, onde cada parágrafo fazia mais sentido do que nunca rs

Ana Bellot 28/02/2021

Não temos tempo
Esse livro é uma lição de vida. O que deixamos e o que abraçamos? Mais ainda: porque não conseguimos soltar o que nos faz mal? Hábitos, hábitos e hábitos.
Recomendo ao final de leitura ir ouvir a música Time da banda Pink Floyd. Ambos se conversam... Que final fantástico!!! Que livro!!!!

Paulinha 23/03/2021

Bom livro
Um livro muito bom só um pouco cansativo, a narrativa é um pouco parada...
Me cansou um pouco
Mas super indico mostra como a gente não pode se acomodar.
Leiam

Julio.Jose 14/08/2021

Alegoria belíssima sobre o tempo, a espera, sonhos e a vida
Por ser curto, é muito difícil falar sobre ele sem falar demais sobre o enredo.

Em suma, o jovem Giovanni Drogo é designado para servir no misterioso forte Bastiani que fica na fronteira norte de algum país em um deserto inóspito.

Desde o início percebemos certo estranhamento e ao avançar na leitura descobrimos que o forte tem um quê de místico e que Drogo está vivendo uma experiência Kafkiana.

Muito bem escrito e de linguagem fluida, o leitor vai se angustiando e esperando como o personagem que alguma coisa aconteça e?ao final realmente acontece, o que presenteia a todos que desfrutam essa obra. Recomendo!

Tacy 09/10/2021

Esse livro é só tapa na cara
O livro fala da história de um militar que deixa a vida passar em prol de uma possível grande conquista. Traçando um paralelo com nossa vida atual, muitas pessoas deixam suas vidas em nome de grandes corporações em prol de um dia ter uma carreira de sucesso e chegar numa posição sonhada. O quanto será que não deixamos nossa vida apenas nos levar ?

Mariinaisabel 23/10/2021

A vida não para e o tempo cobra seu preço.
Esse romance é sobre quando a gente passa os dias esperando um acontecimento grandioso que nos vire de cabeça pra baixo e esquecemos de prestar atenção em pequenas coisas, mundanas, mas que fazem a vida realmente ter significado.
Esse livro com certeza me fez esperar por algo, esperar e esperar, mas não tanto quando Giovanni Drogo esperou.

Foi escrito em 1940. O ano em que a Itália declarou guerra à França e Inglaterra. Mussolini teve total apoio do rei Vítor Manuel III para se aliar a Hitler, pois a vitória do terceiro reich era eminente. Estava próxima, diziam eles.
É de se imaginar como estavam os poros de toda Europa esperando o fim de mais uma guerra.
Quando se é consciente para saber que algo ruim e devastador está para acontecer o que mais desejamos, com muito ardor, é que aconteça logo, assim poderemos voltar a prosseguir nossas vidas pacatas normalmente.
Entretanto, a vida não para e o tempo cobra seu preço. O valor é alto. A dívida começa a se formar quando tomamos consciência do que podemos ganhar e do que podemos perder. Na moeda da vida os dois lados são coroas, nós jamais ganharemos esse combate.
Ela é essa balança de três pesos: O que fizemos. O que não deveríamos ter feito. O que poderíamos ter feito. Independente do prato que escolher, ela vence.

Tive o prazer de conhecer esse livro quando assinava a @taglivros . O que mais me motivou a assinar esse clube é de não saber qual obra receberia em minha casa. Por causa disso saí da minha zona de conforto na leitura e assim pude conhecer obras maravilhosas, como esta.

Ana 22/11/2021

O cotidiano pode ser esmagador e a solidão é inevitável...
Nesse Romance filosófico intitulado de O Deserto dos Tártaros publicado originalmente em 1940 pelo escritor, jornalista e pintor italiano Dino Buzzati acompanhamos um tentente chamado Giovanni Drogo que foi designado para ficar no forte Bastiani. Ao norte de um lugar que não sabemos exatamente onde é. Logo que chega não quer ficar, mas acaba sendo convencido a ficar por 4 meses até poder receber um atestado médico e não prejudicar sua carreira militar. Ele é jovem e tem muitas expectativas de glórias e grandes conquistas na sua vida. Agora falando das minhas impressões sobre esse livro, poucas coisas que li até hoje me deixaram me sentindo tão melancólica quanto esse livro me deixou. O jeito que o autor escreve e as reflexões que suscita são profundas e tristes. Como a busca por um motivo pra viver, o entendimento de qual o sentido da vida, Pra quê e por que fazemos o que fazemos? Quão poderoso é o hábito e como nos perdemos de nós mesmos no meio do caminho sem perceber até que seja tarde demais!!!
Talvez a respostas desses questionamentos seja encontrar o nosso lugar no mundo ou simplesmente aceitar a mediocridade da vida e ver nessa atitude grandeza de alma. Talvez aceitar que não existe resposta.
Só podemos ficar atentos para não desperdiçar nossas vidas e jogar fora nossa vitalidade. Uma história sobre expectativas frustradas, realidade esmagadora e solidão. O tempo é inflexível. O livro é ESPETACULAR.

"É dificil acreditar numa coisa quando se esta sozinho e não se pode falar com ninguém. Justamente naquela época Drogo deu se conta de que os homens, ainda que possam se querer bem, permanecem sempre distantes, que, se alguém sofre, a dor é totalmente sua, ninguém mais pode tomar para si uma minima parte dela, que, se alguém sofre, os outros não vão sofrer por isso, ainda que o amor seja grande, e é isso o que causa a solidão da vida."

Wolf1 25/10/2018

Espera(nça)
Um livro para poucos... Com uma profundidade tão realista que por vezes é incômoda!!! O melhor romance sobre espera já escrito.

Josevan 16/11/2018

Leitura agradável
Gostei da leitura. Não foi um livro que me arrebatou, apesar de ser um dos melhores livros do século XX segundo a crítica especializada.

Felipe.DCastro 29/12/2018

O Tempo e o Vazio
Drogo, tenente muito jovem ainda, é designado para o Forte Bastiani, localizado no coração do deserto. Há anos, a iminência de um ataque dos tártaros, vindos do Norte, preenche o imaginário heroico dos militares.
A vida passa enquanto Drogo espera e renuncia, até que...! O tempo é esse bicho que põe por terra as nossas esperanças e os nossos planos.
Ler ?O deserto dos tártaros? é, antes de tudo, reconhecer a soberania do tempo, o único deus possível.