O deserto dos tártaros

O deserto dos tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

Josevan 16/11/2018

Leitura agradável
Gostei da leitura. Não foi um livro que me arrebatou, apesar de ser um dos melhores livros do século XX segundo a crítica especializada.

Valerya insta @leslivres_ 19/11/2018

Livro número 01 da vida.
Traz uma série de reflexões sobre nossas escolhas... do que abrimos mão na vida. Valerá a pena no final de tudo?
Livro brilhante e de uma leitura super fluída. Perfect!

Juh Ferreira 21/11/2018

O Deserto dos Tártaros
O melhor livro que fala da espera humana por mudanças e aventuras. O Deserto dos Tártaros nos faz pensar sobre como nossas expectativas podem ser excessivas com relação a nossa realidade.

Leonardo1436 08/12/2018

As Frustrações da Vida
Por mais simples que possa parecer a obra de Dino Buzzati, o livro traz tantos pontos importantes, tantas metáforas da vida, que chega a ser assustador. São tantas frustrações e desilusões que só quem acredita em algo de verdade pode entender. Quem nunca conheceu alguém que abriu mão de tudo que a sociedade pregou como vida feliz, para correr atrás de seu sonho. Aqui Drogo abre mão de tudo por sua carreira militar. Mulheres, filhos, família, amigos e até mesmo suas próprias convicções. Drogo deposita tudo na glória da guerra, no dia em que sua vida fará sentido, no dia em que entenderá o por que veio ao mundo.

Buzzati usou o militarismo como pano de fundo, mas podemos substituir por qualquer profissão. A sede insaciável de se ver vitorioso e importante é pertinente a todos os seres humanos. Drogo vê o tempo passar, quase como algo palpável, seu jeito de pensar muda, suas certezas morrem e nascem outras. O conselho de pessoas mais velhas, antes eram tão ilógicos, agora parece fazer todo sentido.

Um livro sobre a vida, tempo, escolhas, ilusões, desilusões e glória. Com certeza mais um livro favorito. Uma escrita que beira comparações Kafkanianas e muito próximo aos roteiros de García Márquez, mas sem o realismo mágico. Um romance para indicar aos bons amigos, e fãs de um bom romance.

site: https://mundohype.com.br/reviews/review-o-deserto-dos-tartaros-de-dino-buzzati/
Douglas Milani 08/12/2018minha estante
To louco pra ler esse.

Leonardo1436 08/12/2018minha estante
Recomendo... Bem interessante!

Patty Pagi 25/12/2018

Quais são os seus tártaros? O que você tem esperado da vida?
Achei incrível como a leitura se dá da mesma forma que a vida do personagem principal passa. O começo arrastado parece monótono, mas é perfeitamente compreensível, já que foi pensado dessa forma mesmo. Foi um soco no meu estômago. Uma reflexão dura de como passo os meus dias e como vejo minha vida. Um livro que significa muitas coisas para mim. Recomendo.

Felipe.DCastro 29/12/2018

O Tempo e o Vazio
Drogo, tenente muito jovem ainda, é designado para o Forte Bastiani, localizado no coração do deserto. Há anos, a iminência de um ataque dos tártaros, vindos do Norte, preenche o imaginário heroico dos militares.
A vida passa enquanto Drogo espera e renuncia, até que...! O tempo é esse bicho que põe por terra as nossas esperanças e os nossos planos.
Ler ?O deserto dos tártaros? é, antes de tudo, reconhecer a soberania do tempo, o único deus possível.

50livros 29/12/2018

Clássico italiano
Confesso que não foi um livro fácil de ler. Dá para entender por que ele é considerado um clássico, mas não foi um passeio tranquilo. A narrativa é naturalmente lenta, para evidenciar a rotina militar. Os personagens, por mais bem construídos que sejam, são difíceis de simpatizar, o que torna a leitura ainda mais enfadonha. Tudo tem um porquê, mas nem por isso foi fácil engrenar na leitura. A edição mais uma vez veio linda, em parceira com a Nova Fronteira, mas ele tinha uma letra menor e uma diagramação mais apertada que a anterior, dificultando ainda mais a leitura. O brinde, as capas de almofada, são bonitas, mas um pouco inúteis para mim.​​

A revista, por outro lado, estava sensacional, sério. O estilo de escrita do livro estava me travando, mas foi só ler a revista que me ajudou muito, a partir daí a leitura decolou. Aconselho a ler toda ela antes para ajudar na leitura como um todo, já que é um tipo de escrita MUITO diferente do que estamos acostumados. Além disso, o curador desse mês foi um dos meus autores favoritos, o Alejandro Zambra, então foi uma delícia ler a entrevista com ele.

O ponto alto do livro realmente é o final: bombástico e aterrador. Vale muito a leitura.

site: www.50livros.com/single-post/2018/11/29/A-EXPERIÊNCIA-de-O-Deserto-dos-Tártaros-de-Dino-Buzzati---TAGLIVROS

Fernando 05/01/2019

Livro reflexivo...
Um livro parecido com a linha da vida...no início só sonhos, no meio começamos a abrir os olhos pra vida e no final uma total reflexão!!!

Jamile.Joazeiro 09/01/2019

Intrigante
No início da leitura, achei muito monótona a história como a própria vida no forte. No entanto, do meio pro final todo o sentido da história aparece e nos faz refletir na nossa própria vida, isso é muito tocante. Foi um dos poucos livros que me lembro ler que passa a vida praticamente toda do personagem, e acaba que temos uma visão do que é a vida realmente e o que pretendemos fazer com ela. Viver na espera ou realmente realizar algo que gostaríamos e que nos faz feliz? Acho que o maior pesar do personagem não foi de ter perdido a grande empolgação da gerra que ele tanto esperava, mas por ele não ter aproveitado a vida e feito suas oportunidades, as suas próprias escolhas em não enfrentar uma vida fora do forte o levaram a decadência da solidão e frustação da sua velhice. Então, vamos viver a vida com o que nos faz feliz hoje, pois o tempo passa rápido e não há nada melhor do que olhar para trás e se sentir satisfeito.

Gabriel1994 22/05/2019

Filosófico
Este livro me atravessou de maneiras estranhas. Demorei 4 meses parar ler por ser muito filosófico. A espera de Drogo e a narrativa é exaustiva. O autor passa realmente a impressão do que se passa dentro de Drogo, o Clímax que não chega. Um final completamente triste. Talvez um dia, com mais maturidade, volte a lê-lo. Só sei que ele me abalou muito. O final me deixou muito muito mal. Fiquei indignado
Aline Mari 26/08/2019minha estante
Gostei de sua resenha...eu senti a mesma coisa lendo este livro...? uma leitura lenta, chega a ser monótona, como a vida de Giovanni no Forte Bastiani.

Pudima 07/09/2019

A espera de uma vida por algo que talvez não aconteça.
Esse livro traz uma reflexão bem importante a respeito do tempo e do que fazemos com o que temos. Jovens, sempre acreditamos ter todo o tempo do mundo; até chegarmos ao ponto em que percebemos que o tempo já passou.
Muitos já procrastinamos sonhos, acreditando que podemos agir "quando a vida realmente começar". Drogo insistiu tanto em esperar a vida começar que ela veio e passou num sopro.
Fiquei triste com o final, aquela solidariedade que eu não esperava ter fez com que eu me magoasse junto com o heroi. Um desfecho inesperado e ao mesmo tempo já sabido. Finalmente, Drogo retomou as rédeas de sua vida e assumiu o controle; será?
Bom livro para refletir, mesmo sendo uma leitura que demorei e que só me conquistou em suas últimas páginas.
Paz, amor e bem.
@eleeoslivros 07/09/2019minha estante
qd li pensei que essa era a intenção do autor. fazer com que o livro fosse lento e difícil, igual a vida de drogo.
mas que no final nos trouxesse uma puta reflexão sobre o tempo que nos resta e o tempo que passou e nem vimos.

Pudima 09/09/2019minha estante
Siiim!!! Tive a mesma percepção; valeu à pena ter persistido na leitura hehehe

Fábio Nogueira 10/09/2019minha estante
Que bom que fostes até o fim... ;)

Vida Literária 23/11/2019

Solidão e Esperança na obra de Dino Buzzati
Terminei a primeira incursão na literatura do italiano Dino Buzzati com saldo positivo. O deserto dei tartari (1940), é uma leitura proveitosa. Nela, o leitor se depara com um oficial recém formado de uma escola militar chamado Giovanni Drogo. Agora formado, é enviado para o Forte Bastianni localizado ao extremo norte da fronteira de um reino (não especificado pelo autor). Ao redor da fortaleza existe um extenso deserto, O Deserto dos Tártaros, que há dezenas de anos, quiçá séculos, não se observa vivalma transeunte. Pode-se pensar, então, na inutilidade daquele lugar suntuoso e que jamais tivera qualquer embate em virtude da ausência de inimigos, visíveis ou prováveis. No entanto, é justamente a ilusão de uma hostilidade iminente que serve de insumo e sustentabilidade para a narrativa. Assim, os soldados passam décadas seguindo uma vida dura e cheia de regras para, quem sabe um dia, ter oportunidade de entrar em ação. A expectativa, nesse sentido, torna-se-á permanente e constante, calcada na falsa esperança de poder em alguma ocasião mostrar o seu valor.

Resenha completa no link abaixo.

site: http://vidaliteraria.net/deserto/