Marcelo.Hallack 19/09/2020
Inspire com um "Porquê", tenha um time que saiba o "Como"
O "Porquê" fornece clareza.
O "Como" fornece a disciplina.
O "O Quê" fornece a consistência.
O "Como" são os valores. E valores devem ser sempre descritos com verbos, e não palavras. Ao invés de "honestidade", "fazer a coisa certa".
As pessoas seguem líderes quando tem certeza que eles tomam decisões pensando nelas, e não somente nos próprios interesses.
Recrutar funcionários alinhados com a cultura da empresa, com o porquê da empresa é fundamental. Mas geralmente os anúncios de recrutamentos focam somente no porquê.
Um exemplo é o anúncio publicado por Shackleton para recrutar a tripulação do Endurance:
"Precisa-se de homens para uma jornada arriscada. Salários baixos, mito frio, longos meses no escuro total, perigo constante, retorno seguro duvidoso. Horna e reconhecimento em caso de sucesso."
Um líder não deve ser responsável por ter todas boas idéias. Mas deve sim ser responsável por criar um ambiente onde as boas idéias surjam, um ambiente que favoreça as pessoas terem boas idéias.
Se uma empresa fala para seus funcionários o que devem fazer, é isso que eles vão fazer. Se a empresa fala o porquê fazer, eles podem trazer boas idéias.
Quanto maior a rede de segurança, mais as pessoas se dispõem a assumirem riscos. Os riscos levam às novas ideias, às inovações. A rede de segurança que as pessoas precisam é a confiança na empresa, nos líderes. De que as decisões serão tomadas visando seus interesses. De que podem assumir riscos sem serem penalizadas.
A empresa deveria sempre colocar o funcionário em 1o lugar. Funcionários satisfeitos e engajados geram clientes felizes que geram acionistas felizes.
"Cuide das pessoas e as pessoas cuidarão de você."
A adoção de inovação pelo público/clientes obedece a curva de adoção de inovação. Existem 2,5% de inovadores, 13,5% de adotantes iniciais, 34% de maioria inicial, 34% de maioria tardia e 16% de retardatários. A maioria só vai adotar uma inovação depois que outros tiverem adotado. Esses outros são os inovadores e os adotantes iniciais, que precisam ser abordados com o "porquê". Não adianta tentar chegar a todos logo no início. Vai sair caro e será pouco efetivo.
O "porquê" inspira, mas o como viabiliza.
Em uma organização geralmente o porque vem do fundador, do CEO. O como vem de sua equipe gerencial. Sem o "como", as coisas não acontecem.
Mas se o "porquê" não foi comunicado de forma ampla, as coisas também não acontece. Um "porquê" comunicado de forma ampla, mais do que clientes, cria um movimento social.
Na prática, as únicas interações que o mercado - clientes, concorrentes etc - têm com uma empresa é através do seu "o quê". O "porquê" vem do CEO, o "como" da sua equipe de líderes. O "o quê" é tudo que a empresa faz, sua base, seus produtos ou qualquer outra coisa.
Em empresas pequenas o próprio fundador é o "porquê", o "como" e o "o quê".
Em empresas maiores, o CEO precisa inspirar para garantir que o "porquê" aconteça em tudo que a empresa faz.
É necessário colocar o "Porquê" no papel, para garantir sua perpetuidade na empresa.
Quando existe uma ruptura, o afastamento do fundador, uma transição no comando, se porquê não estiver documentado, claro, registrado, ele pode se perder ao longo do tempo.
Isso é ainda mais crítico quando o novo comando se preocupa mais em "definir seu novo porquê" do que dar continuidade e consistência ao "porquê" original da empresa.
Como descobrir o "Porquê"? A recomendação é buscar no passado.E não tentar "inventar" um porquê. Busque por consistência.