Krystallo

Krystallo Raphael Fraemam

Resenhas - Krystallo

Lucas1429 07/09/2023

Bom, com algumas ressalvas
Krystallo é uma fantasia juvenil com uma pegada de distopia. O fato de ser de um autor brasileiro (e recifense!) me motivou a ler esse livro.

A história se passa num mundo em que dois países detentores dos Krystallos (objetos com energia ilimitada) estão em guerra, cada um funcionando com regimes de governo e modelos econômicos e sociais distintos. Conhecemos esse mundo através dos protagonistas, Tomé e Gray, dois adolescentes retirados à força dos seus países de origem e que acabam se aventurando além das fronteiras.

Achei interessante como a parte distópica é contada no livro de forma contextualizada, ainda que superficialmente (não espere nada como 1984). É impossível não identificar paralelos com o mundo real (manipulação e hipocrisia estão bastante presentes).

Já o desenvolvimento dos personagens, em especial dos protagonistas e vilões, deixou a desejar. Senti que Tomé e Gray eram carregados pela narrativa até pontos estratégicos do enredo, sendo mais reativos (algo mais relativo a Tomé do que Gray). Quanto aos personagens coadjuvantes, esses sim impulsionaram a história, em especial os membros do Esquadrão Delta. Um outro incômodo foi o final, resolvido muito facilmente, de forma até boba.

No mais, o livro tem o mérito de ser bem escrito, despertando a curiosidade do leitor para saber o que vem depois, além de possuir alguns elementos de outras fantasias conhecidas (ainda que de forma tímida). Vale a pena a leitura.

Thiago548 22/08/2023

Grande potencial!
A sinopse do livro me chamou atenção e além de estar com vontade de ler algo mais divertido, o fato de ser um autor nacional me motivou a ler esse livro.
No começo pensei que seria mais uma distopia, até que as coisas foram andando e comecei a pensar que seria um livro de ficção meio bobo e exagerado, mas depois de continuar a leitura... A cada capítulo que lia, ficava mais intrigado e curioso.
O livro possui um universo bem grande e explorável, me deixando ansioso para aprender mais sobre.
A linguagem do livro é "amadora", não é como aqueles livros que exigem um pouco de interpretação que possui diversas poesias e reflexões nas falas. É algo simples e fluido, me lembrei bastante de Percy Jackson enquanto lia.
Os personagens são bem feitos, sendo meus preferidos o "Esquadrão Delta".A forma como foi dividido os acontecimentos também é ótima.
Gostei de como tudo é incrivelmente conectado.
Como nada é perfeito, deixo meus incômodos servindo de conselhos.
Mesmo gostando como tudo em geral foi terminado, tenho que admitir que os últimos capítulos de como terminou me pareceu meio "clichê" como aqueles livros de "final feliz". Não foi ruim, mas a forma como foi explicada nos últimos capítulos me incomodou, acho que poderia melhorar.
Além de uns personagens e momentos que poderiam ter dado um toque a mais de realidade, ou pelo menos desenvolvimento fictício.
E por último e menos importante, pela arte, onde a capa me pareceu um pouco fora de sentido com relação ao livro, e seria também interessante colocar um mapa para ajudar no aprofundamento do livro.
Enfim, é um baita livro, principalmente pelo seu universo fictício, estou bastante ansioso para ler o próximo da saga. Recomendo!

Estevao 08/11/2023minha estante
Tem casal, o romance não é no foco dessa trilogia .

LuaTeresa 08/11/2023minha estante
Obrigada por me responder

Bruna.Descovi 07/08/2023

Que aventura ?
Comecei a ler despretensiosamente e, nossa, que grata surpresa!
História muito bem escrita, personagens com profundidade, vários plot twists e referências a outras obras e filmes de aventura e ficção.

Acompanhar as histórias do Tomé e da Gray foi muito divertido e já estou na expectativa dos próximos passos dessa aventura.

Recomendo ?

Eduardo.Staque 17/07/2023

Uma boa distopia fantástica
Os paralelos trazidos aqui no livro de governo totalitário, modelos econômicos e sociais, formas de ensino e estudo, o pós segunda guerra, comunistas/socialistas vs capitalisas, EUA e URSS disputando poder são tudo o que normalmente há numa boa distopia.

O livro é de 2018, porém ele trouxe todos esses elementos muito bem contextualizados com os últimos anos que vivemos por aqui durante a pandemia: um governo que controla as notícias, o uso das rede sociais para influenciar qualquer tomada de decisão, as fake news, o ensino remoto e o questionamento de sua qualidade e se traz resultados na sua aplicação.

Entretanto, a parte fantástica não fica muito bem desenvolvida, ela caba sendo um pouco rasa demais e muito corrida em todo o livro.

Essa correria também se reflete nos personagens, pois não há como se apegar a ninguém, e só o que segura a leitura é a trama e a curiosidade (eu sempre tenho essa curiosidade), de saber se haverá explicações sobre os krystallos, sobre os povos e raças daquele mundo e até mesmo o funcionamento dessa possível magia.

Infelizmente o final foi bem fraco e conveniente demais.

Foi muito rápido, tudo começando, acontecendo e se resolvendo no mesmo capítulo não dando tempo de se importar com o que acontece.

Além disso, a falta de consequência em alguns momentos atrapalha muito na aceitação dos acontecimentos.

Mesmo com esses problemas, é um livro legal, fácil de ler e acompanhar, e talvez, se o leitor for do público alvo “certo”, a experiência pode ser melhor.

Amanda 17/07/2023

Um bom livro nacional
Antes de comentar sobre o enredo em si, vou falar sobre a minha experiência pessoal na leitura desse livro. Em primeiro lugar, eu esperava uma fantasia adulta, no estilo de Eragon ou Senhor dos Anéis. Não sei se, por acompanhar o autor nas redes sociais há anos, esperei que fosse algo mais adulto. Essa minha expectativa fez com que eu me decepcionasse com o que encontrei. Mas, aqui, a culpa é inteiramente minha e, por isso, não tirei estrela devido a isso. Seria injusto da minha parte descontar porque eu tinha outra expectativa.

Agora, sobre o enredo: é uma distopia boa. Tem todos os traços de distopia e traz questões de distopia que são muito boas, como dizer que a criança não estuda em escola particular porque seus pais são vagabundos e nada esforçados, tirando do governo a obrigação de fornecer uma educação de qualidade e pública. A parte de ensino à distância também achei muito bom!

Sobre os personagens: aqui está o motivo de eu ter tirado uma estrela. Não me apeguei a nenhum deles. Sem contar que teve várias situações em que crianças estavam ensinando adultos a como gerir uma situação. Oras, o Vilar planejou tudo e no final a Gray que o aconselhou sobre os krystallos?! Não faz sentido. Ficou infantil demais.

Maaaaas eu recomendo a leitura, em especial para crianças. Universo é muito vasto e a ideia principal é muito boa!
Uma boa leitura de fantasia distopica nacional para o público infantil.
Tem romance??

Amanda 06/09/2023minha estante
Não tem!

LuaTeresa 06/09/2023minha estante
Queria um romancezinho levekkkk

Sara Férrer 13/07/2023

Uma boa leitura
O livro não me prendeu tanto principalmente por eu não ser o público alvo. Ler essa história já com uma bagagem de leituras de fantasia ressalta as falhas em alguns pontos da obra.
O que mais me pegou foi a imaturidade dos personagens e falta de desenvolvimento deles. Apesar disso eu gostei bastante da trama e dos plots, e senti que o autor cresceu muito durante a escrita. Estou ansiosa para ler o segundo.
Recomendo

Sara Férrer 29/08/2023minha estante
O enfoque não é no romance sabe? apesar de eu perceber que alguns casais vão se formar no futuro ( espero eu kkkkk)

LuaTeresa 29/08/2023minha estante
Quando terminar a trilogia, você me fala ?

Sara Férrer 29/08/2023minha estante
kkkk claro, estou pra começar o segundo essa semana kkk

LuaTeresa 29/08/2023minha estante
Boa leitura!?

Gabriela.Black 11/07/2023

Livro perfeito
Esse livro é maravilhoso!! E se alguém falar que a literatura brasileira é ruim, mostre esse livro para ela, e provará que ela está errada.
Tem romance na trilogia?

Gabriela.Black 09/09/2023minha estante
Olhei, no primeiro livro tem algumas migalhas, o resto eu não sei porque eu estou sem dinheiro pra comprar os outros

*Olha

LuaTeresa 09/09/2023minha estante
Entendi. Obrigada por me responder!

De nada

Babih Bolseiro 31/05/2023

É de dar arrepios!
Foi uma releitura igualmente emocionante! Arrepio atrás de arrepio de emoção! Os personagens são fabulosos, as referências show de bola, a história eletrizante e é impossível não se apegar aos "mocinhos". César, Maggi, os piratas e por aí vai! É uma jornada fabulosa que envolve piratas, criaturas mágicas, organizações secretas, tudo e todos na luta para combater a corrupção, preservar a democracia e salvar o povo. E isso é apenas uma pitadinha do que é Krystallo! Bora para o segundo volume!
Tem romance na trilogia?

Iguer 31/05/2023

Muito massa!! :D
Acho muito massa como nesse universo existe, misturado, todos aqueles elementos recorrentes da fantasia (ambientação "medieval", etc.) e coisas super corriqueiras da vida real moderna. Tudo isso coexistir enriquece o universo e o contraste dessas realidades é uma parte super importante do enredo. Achei essa proposta muito incrível!!

E como não mencionar o orgulho de saber que essa saga é de um autor recifense? ? Espero um dia contribuir também para a produção literária de fantasia recifense e ler a obra de Raphael Fraeman me dá ainda mais inspiração pra isso. E por isso, obrigado, Raphael!

Iguer 10/09/2023minha estante
Não! O que pra mim é mais uma vitória kkk (no máximo o protagonista tem um leve e breve interesse romântico, mas não é nada grande nem particularmente relevante no e pro enredo)

Aff queria um romancezinho KKKK
Obrigada por me responder

Iguer 10/09/2023minha estante
Nossa, romance iria estragar muito a história pra mim. Olha, pra não dizer que não tem, no segundo livro, tem um casal, mas não são tãaao centrais eu acho, n sei

Entendi. Obrigada!

LuaTeresa 10/09/2023minha estante
Conhece alguma fantasia com romance sem ser esses hypados? Ou alguma fantasia boa?

Iguer 11/09/2023minha estante
Vixe "sem ser esses hypados" me quebrou pq eu só conheço justamente os hypados kkkkk inclusive se tu souberes de algum eu aceito recomendações, especialmente se for nacional. Um que taaaalvezzzz nao seja hypado (acho que depende do nicho, não sei) é A Arma Escarlate, conheces? Se não, recomendo muuuito!!! Mas também não tem romance kk

Jeon Bruna 29/05/2023

É uma fantasia bem diferente do que eu estou acostumada, e por isso estranhei um pouco.
Sou uma grande fã de migalhas de romance, e esse não teve nenhuma, apenas a questão politica. (O que é legal também, eu amo um barraco)
Entretanto, eu demorei bastante pra entender tudo, e achei que o livro todo foi muito acelerado. Por exemplo, um conflito que aparecia no capitulo, era reasovido no mesmo, depois de poucas páginas, sem espaço pra nos deixar nervosos e tensos.
Acho que no fim nem conaegui me apegar direito nos personagens. Veremos se minha opinião muda no próximo livro.

Andy 28/05/2023

Estou completamente apaixonado pela escrita do Raphael Fraemam. Krystallo jornadas para além das fronteiras é uma trilogia nacional que me deixou muitas vezes de boca aberta, é uma história que me fez ficar eufórico não teve como não devorar as páginas desse livro para saber o que iria acontecer, com reviravoltas surpreendentes e personagens carismáticos Krystallo me deixou com um gosto de quero mais, e eu que amo trilogia digo que essa aqui já ganhou meu coração, super recomendo. Cigui Rail meus caros!

Samuel1106 22/05/2023

Bom livro, com muito personagens interessantes. Gostei da forma como foi trabalhado a política na, trazendo vários pontos de vista e a hipocrisia dos dois maiores países e como eles manipulam seus cidadãos para se manterem no poder.

MateusCantele 23/04/2023

Uma jornada de desenvolvimento dos personagens.
Krystallo começa interessante. Um mundo diverso geopoliticamente e com um poder que todas as nações buscam: Os Krystallos. Acompanhamos dois protagonistas que questionam a realidade de seus países. Ambos são jogados em uma aventura para lidar com um mal maior que pretende transformar todo o mundo que eles conhecem.
Gostei bastante do livro! Tive alguns problemas em me acostumar com o protagonista Tomé pela sua falta de agência em seu próprio ponto de vista. Em alguns momentos ele é irrelevante. O que torna desinteressante seguí-lo. Entretanto, a narrativa corrige isso na metade do livro em diante, tornando a leitura engajante nos dois pontos de vista. Os personagens crescem muito em suas jornadas. O que é um ponto super positivo para a obra.
Os paralelismos com a ascenção do Totalitarismo Facista são muito bem retratadas, evidenciando um dos principais problemas da nossa sociedade atual, que está buscando retomar essas ideias nefastas.
Kristallo é inteligente, rico e divertido. Recomendo demais!

guiiswiftie 14/04/2023

"Um governo ruim não justifica outro pior"??????
AMEI ESSE LIVRO!!!!!???? As vezes quando tem muito protagonista eu não gosto muito de um e fico querendo que o capitulo dele acabe, isso não aconteceu nesse livro. Gostei de todos os protagonistas e de alguns secundários, amei a história, gostei muito da escrita e gostei muito das críticas que esse livro faz. Com certeza um dos melhores livros nacionais e um dos melhores livros de fantasia que já li.

Lays @la.livros 05/04/2023

Kristallo - Rafael Fraeman

Não sei como o insta @saga apareceu para mim, não posso negar que a capa me conquistou. Amei de cara.

Comecei a seguir e vi a simpatia que o Rafael é, e como ele incentiva todo tipo de leitura (inclusive ele lê de tudo). E isso me animou ainda mais.

Então lógico que comprei. Mas a lista de livros para ele está grande... e fui deixando para depois.

Até que ele resolveu fazer uma LC, como comentarios do autor. E achei demais, lá vai eu entrar nessa LC.

Amei a LC, amei a leitura. Achei uma distopia BEMMMM real, se é que isso é possivel. Leia que vc vai me entender.

Uma escrita muito gostosa, com várias referências as coisas que ele gosta, isso ficou com uma pegada pessoal, que eu adorei.

A história é do Tomás e da Gray, mas poderia ser minha e sua.

Uma luta por mais direitos, e acima de tudo por verdades.

"Quantas guerras já começaram por conta de um homem estúpido que acredita ter mais poder do que realmente tem?"

"O gosto da liberdade nunca tinha sido tão saboroso."

"Ridicularizar o discurso de alguém só por discordar de sua opinião era uma das piores formas de covardia. "

"INFLUÊNCIA É PODER."

Valeu muito a pena.