Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais Jaron Lanier

Resenhas - Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Thais M 07/03/2021

Um livro para refletir!
Começo informando que esse é um livro que foi escrito por um autor que é um atuante na área, pois é um cientista da computação e contribuiu na era do desenvolvimento da internet desde a sua criação até ao modelo que conhecemos hoje.

Ao longo do livro Lanier nos apresenta dez argumentos que nos propõe a deletar nossas redes sociais, mas se não o fizermos pelo menos nos colocar a refletir sobre o papel dela em nossas vidas. Pois o autor nos leva a visualizar que um mundo que nos propõe como "livre", no fundo acaba sendo mais controlador e influenciador do que poderíamos imaginar.

Além disso, no decorrer da leitura nos é apresentado alguns pontos tais como:
- Através das redes sociais estamos sendo observados e controlados e até mesmo sendo transformados para tomar certas atitudes que talvez não tomaríamos.

- Somos afetados sem perceber por essas redes, pois elas tem grande poder de influência nas mentes sem que se perceba. Já que elas trabalham com o inconsciente das pessoas. Por exemplo, pode dar prazer as pessoas e isso pode ser visto pelas estatísticas nas pesquisas científicas apresentadas nos artigos de psicologia.

Portanto, esse é um assunto que muito tem que ser debatido, afinal é um tema muito em alta nos dias atuais. Por isso recomendo muito a leitura, pois se de tudo os argumentos não o convencerem, pelo menos vai deixá-los com uma pulguinha atrás da orelha rsrsrs.

Rafa 18/03/2021

Sejamos como os gatos nas redes sociais
"Os gatos domesticaram a si próprios." ?

"Este livro é sobre como ser um gato, à luz das seguintes perguntas: como permanecer independente em um mundo onde você está sobre vigilância contínua e é constantemente estimulado por algoritmos operados por algumas corporações mais ricas da história, cuja única forma de ganhar dinheiro é manipulando o seu comportamento? Como ser um gato, apesar disso tudo?" ?

Particulamente acho um tema muito interessante, com aplicações diretas no nosso cotidiano, sejam elas relacionadas à nossas particularidades, mas também para a gente como participante de vários grupos sociais, dentre estes, muitos virtuais facilmente manipuláveis.

O que vocês acham do tema? Vamos agir como gatos nas redes sociais? ??

Aah, e eu super indico a leitura deste livro, ele tem pouco menos de 200 páginas, dá pra ler bem rápidinho... E legal que ele traz exemplos para cada um dos 10 argumentos.

Franciele143 20/03/2021

"Se você não paga o produto você é o produto! Somos manipulados por uma nova versão de capitalismo, eles tem todos nossos dados, funciona como se fossemos avatar, para as empresas de redes sociais, eles nos controlam por algoritmos para poderem ter mais seguidores e curtidas e automaticamente gerar lucro, capital. A produção online hoje é primordial para enriquecer esses empresários, eles entendem como nossa mente funciona, nossa mente é vuneravel, eles transformam nosso comportamento a tecnologia é persuasiva, ela modifica nosso comportamento. Nossa geração está inserida em uma bolha mecanizada que nos programa em um nível inconsciente. São técnicas psicológicas, eles fazem frequentemente pequenos experimentos de comportamento em longa escala com os seguidores, são experiências de manipulação. Estamos aos poucos desconhecendo a verdade as redes sociais nos seduzem e desconstroem nosso intelecto. Mesmo sabendo como esses truques funcionam somos sucetiveis a ele. Rede social é uma droga, ela afeta a produção de dopamina no setor de recompensa, ela é viciante."
Porém essa ferramenta moderna e tecnológica, se bem usada é muito eficaz, sabemos que vivemos em período capitalista e que não há como fugir disso, mas conserteza podemos ter domínio sobre ele isso desde o controle pessoal do consumismo a visão ampla do uso dessa ferramenta. Eu uso para fins de estudos, comunicação e em outra página para vendas, e para minhas necessidades eu não tenho o que reclamar.

Andrea 25/03/2021

"É a mudança gradual, leve e imperceptível em seu comportamento e percepção que é o produto." - Jaron Lanier no documentário "O Dilema das Redes"

Há um dito popular na internet que diz que "se você não paga por um produto, então você é o produto" (junto com o "não existe almoço grátis") e, nesse documentário, o Jaron consegue aprofundar um pouco mais e dizer que não apenas você é o produto, como a sua gradativa mudança é o almejado pelas grandes corporações. E isso é mais explicado no "Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais".

Assistir o documentário e ver entrevistas com o autor me fez ficar com mais vontade ainda de ler este livro, que conheci no blog Vida Organizada. Eu já tinha um pé atrás com redes sociais, mas ultimamente, precisava de um baque pra me ajuda a sair delas.

Apesar de curtinho, o livro traz, como diz o título, dez argumentos que explicam o que os algoritmos das redes fazem com os usuários, como eles agem e qual o impacto disso na sociedade. É bastante material pra te fazer pensar. De todos, os argumentos 3 ("as redes sociais estão tornando você uma pessoa babaca") e o 7 ("as redes sociais deixam você infeliz") são os que mais me marcaram. É muito fácil se transformar em um troll nas redes e elas te deixam infelizes no final do dia (por mais que você ache que se divirta com memes e tal).

Meu ponto fraco é o twitter e estou há 1 semana praticamente sem usá-lo (excluindo alguns acessos sem querer e uma pesquisa em um perfil sobre máscaras pff2). E não me surpreendo de estar menos irritada com o mundo e sem passar tanta raiva. Fiquei meio triste quando me dei conta que o Skoob está virando (ou tentando virar) uma rede social "clássica" e já estou limitando meu uso aqui também.

Definitivamente, o autor te faz questionar muitas coisas. Recomendo demais esse livro! E quero ler outros dele também.

[Período de leitura: de 22/03 a 24/03/2021]

HISTÓRICOS DE LEITURA

20/02/2021 - 20% (39 de 192)
"Comecei a ler ontem, online, mas já parei porque eu pre-ci-so desse livro impresso. Quero rabiscar e reler e voltar pra ele sempre que tiver uma recaída."

23/03/2021 - 21% (40 de 192)
"Voltei a ler ontem, dia 22/03, mas resolvi começar de novo e só cheguei até a página 22 (nem terminei o primeiro capítulo). Estou marcando aqui só pra lembrar mesmo."

25/03/2021 - 100% (192 de 192)
"Terminei ontem, dia 24/03, e que livro, minha gente, que livro! Das redes sociais, meu maior problema é o twitter. Facebook eu tive há muitos anos e foi super fácil sair na época (em 2012, acho); instagram, eu só me rendi quando o site começou a exigir login para ver as fotos (e isso foi no começo da pandemia, que eu estava entediadíssima); mas o twitter... Ainda mais que você pode acessar sem conta, era meu ponto fraco. É uma rede social que me deixa extremamente mal e, mesmo assim, eu não conseguia parar de bisbilhotar. Mas aqui estou, há 1 semana sem acessá-lo, aêêê! (Excetuando uma matéria que fui ler e tinha prints de tweets e um link que abriu na rede social; mas nem li nesse caso.) É chover no molhado, mas realmente, faz um bem danado se livrar das contas. E, o pior, foi que descobri que o Skoob tá seguindo o mesmo caminho. *chorrindo* | Um off-topic aqui: eu entendo que o site consome recursos e precisa fazer dinheiro, mas as mudanças não estão me agradando. (Interessante reclamar de uma rede na própria rede, né? XD) Eu, pessoalmente, me sinto sufocada com os desafios, sem contar que a timeline fica cheia de históricos de leituras incongruentes; odiei a obrigatoriedade de se fazer resenhas para validar uma leitura já que, quando você vai pesquisar um livro, são páginas e mais páginas de resenhas com 3 linhas que não dizem nada; todo mundo pode dar um like nas suas atualizações e isso vira um vício... Por isso, decidi, desde a semana passada, continuar usando o Skoob apenas como registro de leituras: eu apago todas as atualizações na minha timeline e não abro o aplicativo mais. Não faço mais históricos frequentes, só quando quero mesmo registrar alguma coisa; ou anoto e incluo aqui depois. Estou mais satisfeita assim. | Maaaas, voltando ao livro em questão: o Jaron te dá razões embasadas em estudos e pesquisas sobre o uso de redes sociais e o mal que isso acarreta. Eu fui convencida (ou talvez, só seja uma confirmação de viés, como sempre, hahaha). Fiquei interessada em ler outros livros dele agora."

ka 02/04/2021

Repense!
?Dez argumentos para você deletar suas redes sociais? é um livro que te faz repensar toda a sua jornada pelas redes, com ênfase no Facebook e no Instagram. Nossas informações pessoais como relacionamentos, viagens, trabalhos e interesses despertam algo único nas pessoas que te assistem nestas redes.

O mundo é movido por um desejo inconsciente (ou não) de provocar amargura e discórdia na vida dos demais, gerando uma péssima energia em torno da sua vida. É por isso que você deve deletar (ou filtrar) suas redes sociais.

Nanda 03/04/2021

É um bom livro
Sempre fui do tipo de pessoa que fica vidrada numa rede social e depois simplesmente some. Já exclui meu Facebook mesmo umas 10 vezes! Sempre acabava voltando por logar em tudo que era site, usando o próprio perfil deste!
O livro me deu muito o que pensar e realmente eu gostaria de poder excluir tudo! Nem que por um tempo... infelizmente usam o WhatsApp no trabalho.

hdcavalcante 04/04/2021

Dez argumentos para voce deletar agora suas redes sociais
Desprender-se da máquina Bummer e analisar o uso da redes sociais por outra ótica. Eis o experimento a ser tentado após argumentos irrefutáveis colocados por Jaron Lanier. Até breve Google e Facebook!

Wansheuda 09/04/2021

Superou.
Não tinha tantas expectativas para esse livro, mas superou bastante. O autor abrange diversos tópicos importantes na sociedade. Mostrando o quanto redes sociais afetam nosso dia a dia, como somos escravos delas e como podemos nos afastar desse meio. Li esse livro porque assisti o documentário "o dilema das redes" da Netflix, o autor está presente nesse documentário e cita esse livro. Eu já tinha visto esse livro na Amazon, mas não tinha me interessado tanto. Recomendo assistir o documentário primeiro ( muito bom, inclusive ) depois ler o livro, o livro se aprofunda mais sobre as redes sociais.

Alysson 26/04/2021

Até onde temos controle sobre nossa privacidade online? Estamos realmente preparados para o que de ruim acontecer por conta da BUMMER? Em geral, é um livrinho que tenta responder essas duas perguntas se forma pessoal na visão do autor, óbvio! Em alguns momentos parece que ele tem raiva de alguma empresa e deixa isso implícito na escrita, e algo que ele tenta fazer é discutir a ideia de que todos nós deveríamos ficar um tempo sem redes sociais para nos conectarmos conosco e aproveitar a internet de outras formas.

Tamy 26/04/2021

É um livro muito denso, demorei muito pra ler mas o tema é super interessante e faz pensar na relação do ser humano com as redes sociais e como isso transforma a sociedade. Farei o teste que o autor propôs no fim do livro, ver se consigo e como irá mudar meu dia a dia

Bruno 29/04/2021

Motivos para excluir suas redes sociais
Um livro bastante conciso e que entrega o que promete, apresentar os problemas que as redes sociais estão causando em nossa sociedade.

pjograce 05/05/2021

Repetitivo
Bastante informativo, mas ao mesmo tempo, extremamente repetitivo, deixando a leitura arrastada

Iara18 10/05/2021

Ótimo pra refletir
O livro aborda muitas questões sobre como as redes sociais nos afetam e nos nem percebemos. Em alguns momentos a leitura foi um pouco confusa pra mim e um pouco entediante, mas houveram capítulos que eu realmente amei e me fizeram refletir bastante, tenho uma relação de neutralidade com este livro por causa disso. No mais, é um livro que vale a pena se ler pelo menos uma vez na vida (retendo o que for bom pra si). Me ajudou bastante a reforçar algumas ideias que eu já tinha e abriu meus olhos pra outras que estavam bem óbvias e outras que não estavam tão óbvias assim (pra mim).