Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais Jaron Lanier

Resenhas - Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Paulo Morais Coach 24/01/2021

Recomendo
Terceiro livro do ano. Resolvi fazer uma leitura diferente do que tenho costume.
Esse livro me fez pensar como as redes sociais manipulam os seus usuários, criando neles uma bolha onde cada um acha que está certo.
Para quem pensa que seu mundo pode ser mais que uma rede social, indico a leitura.

Heloiche 26/01/2021

Conhecimento necessario
Lido. Não digerido. Como alguém que conhece tecnologia, só posso concordar com todos os argumentos. A solução radical ainda me incomoda. Tem que haver um meio termo. A pensar.

Izabel 27/01/2021

LIVRO DESAFIADOR

Até mais ou menos a metade do livro, confesso que mantive a leitura por persistência, pois muitas vezes a linguagem e as voltas que o autor dava me cansavam e dificultava a compreensão, no entanto da metade para o final não larguei o livro até concluir.
Os argumentos e as informações são excelentes e é desafiador o que ele propõe. Aliás, o título é um tanto pobre para o que esse livro realmente é, mas também não sei que título seria melhor.
Pretendo reler o livro a fim de digerir e compreender melhor algumas coisas, porém esta primeira leitura já foi suficiente para compreender a dimensão daquilo que ele trata.
Recomendo muito.

imnotgabem 02/02/2021

livro bem interessante de ser lido nesse século. a criatividade de colocar 10 argumentos é bem válida, porém linguagem muito técnica, dificultando o entendimento de alguns argumentos. para mim o livro inteiro poderia ser argumentado como foi na conclusão.

Helô 07/02/2021

Reflexos das redes socias
É intrigante os reflexos que as redes sociais causam em nossas vidas. Ainda que imperceptível as redes deixam as pessoas infelizes, segundo o autor. Quando ficamos muito tempo conectados temos um esgotamento/ cansaço mental grande. Parece que a energia está sendo sugada. Somos uma geração cansada mentalmente e ansiosa.
Deixar de ter rede rede social depois de ler esse livro como o autor sugere é pouco provável porém, é um passo importante para diminuirmos o tempo de acesso e focarmos em outras atividades.

Bia 09/02/2021

então, achei que fosse gostar mais do livro, mas linguagem assim técnica mais o meu cérebro inculto não deram o resultado que estava à espera. uns argumentos entendi melhor, outros nem tanto. não acho que seja um livro que te vá fazer eliminar as redes sociais (nem esse é o propósito do autor), mas, provalmente, vai fazer-te repensar sobre o seu uso.

Lais.Lagreca 13/02/2021

Um bom livro para sabermos onde pisamos
Um bom livro para conhecer (melhor) o funcionamento, o propósito, das redes sociais. O autor do livro não espera que você delete definitivamente suas redes sociais, mas sim que você se permita conhecer-se sem interferência delas, ainda que temporariamente, ou apesar delas.
Acho que é um livro que ajuda a olharmos para algo que parece tão ?natural? - ter uma rede social - de forma mais crítica e menos envolvida afetivamente. Achei uma boa leitura!
Existir está além (ou somente fora...) das redes sociais.

Bruno 14/02/2021

A materialização de tudo aquilo que você já suspeitava
Há 2 anos excluí minha conta no Twitter.
Há 1 ano limitei meu tempo de redes sociais a 20 minutos ao dia (nunca acrescentei um segundo sequer).
Consegui ficar de fora, com custo, das modas que surgiram de lá para cá.
No começo, não sabia muito bem porque estava fazendo isso. Após ler o livro de Lanier, sou capaz de ter uma noção desses motivos.
Lanier traz cerca de 200 boas referências em seus 10 argumentos. Ele sabe o que fala - ele foi parte do processo de criação do monstro que se tornou a rede social.
Não concordo com sua visão política, mas dou mérito a todo autor que não a esconde para manipular. Lanier deixa bem claro o que acredita. Até certo ponto isso não interfere em sua argumentação.
Talvez você precise de um empurrão para sair das redes de uma vez por todas e voltar ao controle de sua vida. Lanier pode ser o começo.

levi.varjao 19/02/2021

Extremamente necessário
Com cada argumento muito bem embasado cientificamente o autor nos convida a fazer uma reflexão a cerca de como usamos as redes sociais e como eles nos manipulam individualmente e a sociedade como um todo.
São apresentados mais de 10 argumentos em todo o livro, alguns chocantes, outros conhecidos, mas todos extremamente reais, tenho certeza que cada um de nós já vivenciou alguma cena minimamente parecida as citadas.
Indo de como nos tornamos babacas, passando em fake News, ansiedade, tristeza e chegando em como as redes sociais querem a atenção apenas para elas e vão te manipular de uma forma muito vil para isso ao final da leitura você se pegará triste com a situação atual das redes e menos otimista que o escritor com o futuro.
Ele pede, ao final do livro, para que saíamos das redes sociais. Não para sempre, mas pelo menos por um tempo suficiente para que possamos descobrir como é a vida sem olhar para a tela do celular o dia inteiro.
É preciso destacar que ele não culpa os celulares ou a internet, desde de o início fica claro que ele trata das redes sociais, com mais ênfase a Google e Facebook.

Ny 25/02/2021

10 argumentos para deletar suas redes sociais agora
O livro trás uma perspectiva diferente sobre as redes sociais, associado a uma linguagem mais técnica.
Pontos positivos: Da para refletir bastante sobre esse livro e tirar um bom proveito.
Lados negativos: As vezes acabava ficando maçante, porém depois vinha partes mais interessantes.
Recomendo esse livro para quem quer da um passo inicial para sair das redes sociais(ou pelo menos de algumas delas).

Laísa 26/02/2021

É um livro muito interessante com vários argumentos plausíveis contra a dominação Bummer. A mensagem que fica é que a Internet tem o lado bom, devemos saber onde e o que fazer com ela. Entender o seu funcionamento é um caminho seguro para evitar as fake News e mazelas das redes sociais.
Nota pessoal: Apesar da leitura fluída não estava no clima para o livro. Além de já ter assistido ao documentário "O dilema das redes" que trata do mesmo tema com discussões parecidas. Logo, não me animei com a leitura.

Jess_ 06/03/2021

Eu gostei bastante, me fez refletir sobre muitas coisas, e depois de umas conversas até mudei meu modo de pensar o que para mim é muito válido e importante, então acho que é uma leitura ótima.
Pontos que eu não dei 5 estrelas foram, o fato de ele usar muito a palavra "bummer" e citar isso tipo metade do livro inteiro kkkk da uma coisa meio chata, uma irritação.
E umas coisas básicas pelas quais não concordei muito depois de pensar, mas a maioria dos argumentos são ótimos, na verdade uns 7, são perfeitos.
Se alguém quiser dizer que tudo oque ele diz é mentira nem vai rolar porque tem tantos links para comprovar oque ele está dizendo que nem dá para dizer que ele está se baseando de acordo com as vozes da cabeça dele.
Alguns argumentos são até cientificos demais, mas não e nada que chega a atrapalhar, te ajuda até a entender umas coisas sobre as redes.
Eu recomendo ??

Thais M 07/03/2021

Um livro para refletir!
Começo informando que esse é um livro que foi escrito por um autor que é um atuante na área, pois é um cientista da computação e contribuiu na era do desenvolvimento da internet desde a sua criação até ao modelo que conhecemos hoje.

Ao longo do livro Lanier nos apresenta dez argumentos que nos propõe a deletar nossas redes sociais, mas se não o fizermos pelo menos nos colocar a refletir sobre o papel dela em nossas vidas. Pois o autor nos leva a visualizar que um mundo que nos propõe como "livre", no fundo acaba sendo mais controlador e influenciador do que poderíamos imaginar.

Além disso, no decorrer da leitura nos é apresentado alguns pontos tais como:
- Através das redes sociais estamos sendo observados e controlados e até mesmo sendo transformados para tomar certas atitudes que talvez não tomaríamos.

- Somos afetados sem perceber por essas redes, pois elas tem grande poder de influência nas mentes sem que se perceba. Já que elas trabalham com o inconsciente das pessoas. Por exemplo, pode dar prazer as pessoas e isso pode ser visto pelas estatísticas nas pesquisas científicas apresentadas nos artigos de psicologia.

Portanto, esse é um assunto que muito tem que ser debatido, afinal é um tema muito em alta nos dias atuais. Por isso recomendo muito a leitura, pois se de tudo os argumentos não o convencerem, pelo menos vai deixá-los com uma pulguinha atrás da orelha rsrsrs.