Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais Jaron Lanier

Resenhas - Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Ruan 16/12/2020

Um livro muito interessante e profundo sobre o funcionamento das redes sociais.

O livro não é um guia de como largar as redes sociais, muito menos um apelo para você abandonar a internet (como o próprio autor diz, a internet é uma coisa boa). O propósito do livro é te levar a considerar/questionar seu comportamento e suas ações no mundo digital. Está longe de ser uma condenação as redes sociais, mas sim levar a uma busca individual sobre a melhor forma de usá-las (ou deixar de usá-las).

Durante todo o livro há notas de rodapé com artigos nos quais se baseiam o texto e informações extras, que são muito interessantes e relevantes.

No fim, é como se nos abrisse os olhos para o que realmente acontece nas redes, mas cabe ao leitor escolher se os manterá abertos...

Simone.Pedroso 27/12/2020

Repensar, sempre
Questionar e reavaliar tudo - isso é imprescindível é necessário para nossas vidas. Vale muito a leitura, e também assistir o ?dilema das redes?. Não precisamos necessariamente nos afastar totalmente das redes, mas é muito importante sabemos o quanto de manipulação há nesses mecanismos.

Carol.Silverio 28/12/2020

Perda de tempo
O autor promete 10 argumentos, mas no fim gira em circulos em torno de um só: a manipulação. Ele nos apresenta as consequências comportamentais disso em um teor muito apocalíptico, como se estivessemos fadados a ruína se as redes sociais ainda existirem. Porém, a manipulação sempre existiu e sempre existirá, devido ao capitalismo. No mais, é possível tirar algumas boas reflexões com a leitura.

Cláudio Jr. 30/12/2020

Leitura esclarecedora!
Indico a todos a leitura desse livro. Não irei deletar nenhuma rede social, acho até que a maioria não o faz mas entender os meandros de como elas funcionam através de algoritmos e bots é essencial. Eu já usava um app para me policiar no uso demasiado do celular, esse livro só veio a complementar esse raciocínio, como já quase não utilizo facebook e nem Instagram já tenho meio caminho andando, agora preciso diminuir o twitter, esse é meu calcanhar. È bastante esclarecedor como ele explica o funcionamento dos algoritmos, conforme nossas curtidas e comentários, eles vão sugerindo sempre assuntos, pessoas com pensamentos parecidos e assim entramos numa bolha com pessoas que pensam parecido e, dessa forma, não aceitam pensamentos diferentes de fora da bolha. A lição não é deletar mas reduzir o acesso as redes sociais e saber com as mesmas funcionam para te manipular.

Leonardo 04/01/2021

Poderia ser melhor
Eu deletei meu instagram e twitter. Não porque li o livro. Inclusive, deletei antes de ler.
Deletei por alguns motivos expostos e outros não expostos na obra, sendo o principal a sua privacidade.
O livro tem como objetivo principal apresentar argumentos para deletar as suas redes sociais, mas também serve como uma forma do autor tentar se livrar da culpa que ele tem na máquina Bummer, como ele chama.
Se desde o começo ele tinha consciência do problema, porque só veio a público em 2018 falar sobre? Essa ideia eu não compro.
Achei o livro bem repetitivo também, principalmente para quem é da área de computação como eu.
Enfim, é um bom livro para plantar a sementinha da desconfiança na cabeça e começar a maturar a ideia de sair das redes sociais.

Mariana 06/01/2021

Achei ok. Os argumentos são interessantes e apesar dos pontos principais serem coisas que todo mundo já tem noção, algumas das discussões secundárias são estruturadas com falas novas e que realmente fazem o leitor parar para pensar. Infelizmente não deixa de ser um livro de um estadunidense que acaba tentando jogar a maior parte dos problemas de espionagem e falta de privacidade das redes sociais no colo dos russos rs Mas no geral dá pra refletir bem com os comentários do livro.

Renato 12/01/2021

Necessário
Livro necessário para os dias de hoje. Para o entendimento da máquina esfomeada que nos prente nas nossas telas da atualidade, do comportamento modificado pela IA e das intenções cegas e desenfreadas das Big Techs.
É essencial para compreender os fenômenos de hoje, como as questões sociopolíticas estão sendo manipuladas e realmente modificadas pela tecnologia (ou até pela high tech) e, num turbilhão de mudanças abruptas egrandes, a sociedade é incapaz de discernir a verdade da mentira e, muitas vezes, de compreender essas mudanças.
Recomendo demais a leitura!

Paulo.Sergio 05/06/2024

Ainda muito relevante hoje!
Livro de 2018 que ainda tem muito a falar hoje sobre as mídias sociais e o que Boomer faz conosco, e o que as empresas como Google e Meta podem influenciar cada pessoa para um determinado fim por conta dos algoritmos e de tudo aquilo que nós mesmos fornecemos a todo tempo e de graça para as plataformas.
Fala sobre o uso político e vários outros temas nos 10 argumentos que coloca.
Vale a pena ler, ainda mais agora que também estou lendo os clássicos de Zigmund Baumann.
Este livro é um excelente e atual complemento as teses da pós-modernidade ou modernidade líquida.

Wyndissa 16/01/2021

Motivos para ler esse livro!
É um livro com uma abordagem técnica e estatística sobre o assunto, ele mostra que deletar a sua rede social, vai te fazer bem, no sentido de fazer você se proteger do mercado, que usa a rede social para vender, ou seja, o assunto saúde mental não é abordado! A leitura não é muito fluída e fácil, mas achei muito interessante o assunto em si!

Janaine.Mioduski 16/01/2021

Ótimas reflexões e embasamentos temperados com um tantinho de extremismo.
O autor traz reflexões interessantes sobre as implicações da nossa sociedade estar tão imersa e dependente das redes sociais. Por ser um profissional do Vale do Silício, mesmo que sendo um crítico ferrenho, ele tem uma visão que é ao mesmo tempo de dentro e de fora dessa realidade.

Em alguns momentos ele pode ser bastante extremista e repetitivo, porém nada que um bom filtro não resolva (filtro esse que é vital nas redes sociais).

Por fim, apesar do título, o livro não é um manifesto exclusivo para quem pensa em excluir suas contas. Acima disso ele é ótimo para quem busca maneiras mais independentes e autocríticas para utilizar estas ferramentas, tendo consciência (mesmo que superficial) dos fios, tramas e nós que coordenam todas as redes por baixo dos panos. Recomendo!

Andressa.Araujo 18/01/2021

Como seria a sua vida sem redes socias?
Como as aulas estão voltando e decidi "abandonar as redes sociais" achei uma boa essa leitura curta que o autor nos faz refletir sobre o mal uso dessas plataformas e como elas podem contribuir para o nosso declinio mental, e por fim gerar guerras com o proximo, nesse livro o autor fala sobre 10 argumentos para vc sair do facebook, Wpp e Twitter e Instagram e ultilizar redes sociais mais saudaveis, apesar que nessa altura de um mundo totalmente conectado sair do wpp é dificil ja que o aplicativo ja virou mecanismo de trabalho, porém se dar uma folga do facebook, Instagram e Twitter é uma boa ideia.
Para o aprofundamento do debate recomendo verem "Dilemas das redes" na Netflix.

Rafaele 18/01/2021

Apesar da temática do livro ser super interessante e estar sempre em alta pelos mais diversos motivos, a forma como foi escrito se tornou um pouco inacessível pra mim. Talvez seja pelas metáforas ou por alguns termos técnicos, senti que havia um distanciamento entre o tema e a fala do autor, não sei bem explicar, mas de uma forma geral, apesar de entender os motivos listados, a ideia geral do livro não foi muito apelativa pra mim, pessoalmente.

Vanessa Bracoli 20/01/2021

Utilidade pública
Recomendo, pois após ler passei a considerar esse livro de utilidade pública, é importantíssimo os argumentos que o autor apresenta. Nos dias de hoje lidamos diariamente com redes sociais, usufruímos muitas horas do dia, é como se fosse uma fonte inesgotável de informações mas nesse livro apresenta alertas que valem a pena nossa atenção. Assim como em dilema das redes o documentário da Netflix, nesse livro apresenta críticas a como empresas como Facebook e google usam nossas informações para nos engajar/manipular/viciar em seus sites. Não é exagero apenas dê uma chance a essa leitura, você vai se surpreender. "Eles começam a decidir quem você conhecerá, no que está interessado, o que deve fazer."

Cássia 20/01/2021

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais
Muito interessante, os argumentos são válidos, porém achei a linguagem muito técnica.

Za.lima 23/01/2021

Impressionante
Já se perguntou, porque você não tem tempo ? Ja se perguntou quantas horas vc passa por dia na internet sendo manipulado ? Quantas vezes você ficou triste por conta de uma publicação de alguém no seu feed? Tudo isso meu amigo foi manipulado pelos desenvolvedores das redes sociais, se vc ficar feliz e satisfeito vc não vai precisar das redes sociais, então não é lucrativo para os donos dessas redes
Esse livro abriu meus olhos em diversos aspectos, recomendo a todos